Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Bellé
Gênero: Masculino

Mensagem por Bellé »

O Bellé, como todo nietzcheano é um cara apaixonado, que defende com todo fervor seus pensamentos. Eu sei disso mesmo pq eu já fui um nietzcheano, igualzinho ao Bellé. Eu estou tentando estabelecer uma estratégia para que eu e ele comecemos a conversar. Pq com toda essa paixão zaratustriana, fica complicado.

Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido, que tenta...tenta, erra...erra, e nunca está feliz com suas escolhas, como macaco salta de galho em galho em busca do que somente ele pode dar e acreditando que está nas alturas o pote com a agua da verdade....ilusão!!!

Deixei de acreditar em deus pelas suas instituições, isso a anos atrás, e agora consegui, justamente lendo a sua obra, a deixar de deixar de acreditar...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Fernando

Mensagem por Fernando »

Bellé escreveu:Armadilhas só existem se você cair nelas...

Que sejam rebeldes, mas saibam o que estão fazendo...

Nosso mairo prazer é poder... fazer o certo podendo fazer o errado e não precisar de deus algum para ditar as normas da minha conduta, isso cristão nenhum vai aceitar!!!

Que confuso! Cristãos tb podem fazer o que quizerem. Mas nem tudo os convém. Assim como um ateu. Pode fazer tudo. Mas nem tudo é conveniente.

Não consigo ver nenhuma "vantagem" em ser ateu segundo o que vc está propondo. Todos temos que prestar contas. Seja a um Deus, ou a um Estado.

A única diferença possível, segundo o que vc mesmo está propondo é que o ateu deve ser rebelde e não se submeter a nada. Se todo mundo pensasse assim a vida em sociedade estaria em perigo.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Re: Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Fernando »

aknatom escreveu:Não vai aceitar e não vai entender.
E vão cair na "falácia VM", se pode fazer o errado, então por que fazer o certo, se geralmente o errado é o mais prazeroso. Visão típica de uma mente simples que não enxerga com profundidade o resultado dos atos.

Que belo sentimento comunitário. :emoticon1: :emoticon1: :emoticon1:

Não vou repetir o que já disse ao Manoel.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Fernando quem foram seus professores? Padres ou filósofos?

O que podemos dizer da eficiência de alguns métodos de lavagem cerebral? Eficientes ou falhos?

Meus professores são TODOS, sem excessão, ateus.

Lavagem cerebral existe em todo lugar. É só abrir os olhos e ver.

Acontece o mesmo com família que fuma, geralmete os filhos optam pelo não fumar...

Pelo visto fizeram um bom trabalho...

Bellé

Fernando

Mensagem por Fernando »

Bellé escreveu:Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido

Ótimo... Eu fui e não fui nietzcheano ao mesmo tempo... O cara nem me conheceu e fica fazendo uma dúzia de juízos morais sobre mim, e, pior, ainda de forma auto-contraditória...

Vc sabe conversar sobre um assunto sem ficar cometendo ad hominen em cada parágrafo. Vc está sempre tentando me desmoralizar de alguma forma ao invés de replicar. Vamos parar com isso? Eu não tenho nenhum interesse em saber o que vc pensa da minha pessoa. Ficaria mais interessante se conversássemos sobre idéias, soble interpretações. Conversar sobre pessoas, nesse sentido que vc está fazendo, é algo muito chato.

aknatom

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por aknatom »

Não precisa repetir... e quanto a quem prestar contas, é bem diferente prestar contas a uma realidade, baseados numa realidade, e prestar contas a uma fantasia, que só é real para o indivíduo. Realidades se ajustam aos padrões comunitários e fantasias pessoais se ajustam aos padrões pessoais.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Bellé escreveu:Acontece o mesmo com família que fuma, geralmete os filhos optam pelo não fumar...

Pelo visto fizeram um bom trabalho...

[inonic mode]
Claro. Meus professores morrem de vergonha de serem ateus e doutrinam todos os seus alunos para que eles evitem esse mal da humanidade.
[/inonic mode]

Eu repito. Prefiro discutir sobre idéias.

PS: Editei a msg pra corrigir erros de português.
Editado pela última vez por Fernando em 13 Set 2007, 10:03, em um total de 2 vezes.

Fernando

Mensagem por Fernando »

aknatom escreveu:Não precisa repetir... e quanto a quem prestar contas, é bem diferente prestar contas a uma realidade, baseados numa realidade, e prestar contas a uma fantasia, que só é real para o indivíduo. Realidades se ajustam aos padrões comunitários e fantasias pessoais se ajustam aos padrões pessoais.

Não precisa mas eu vou, pq vc está insistindo:

Eu estou conversando com o Bellé, e estou fazendo perguntas pra ele. Essas perguntas, e mesmo as minhas respostas, não são o que EU penso. São apenas um caminho de debate. Isso é uma técnica argumentativa que se chama maiêutica. Posso usar dela sem que vcs continuem defendendo o Bellé e se contrapondo a cada vírgola que eu falo como se fosse a minha opinião? Ou maiêutica é algo condenado pelos usuários do forum? Pq se for, eu peço desculpas e paro.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Fernando escreveu:
aknatom escreveu:Não precisa repetir... e quanto a quem prestar contas, é bem diferente prestar contas a uma realidade, baseados numa realidade, e prestar contas a uma fantasia, que só é real para o indivíduo. Realidades se ajustam aos padrões comunitários e fantasias pessoais se ajustam aos padrões pessoais.

Eu estou conversando com o Bellé, e estou fazendo perguntas pra ele. Essas perguntas, e mesmo as minhas respostas, não são o que EU penso. São apenas um caminho de debate. Isso é uma técnica argumentativa que se chama maiêutica. Posso usar dela sem que vcs continuem defendendo o Bellé e se contrapondo a cada vírgola que eu falo como se fosse a minha opinião? Ou maiêutica é algo condenado pelos usuários do forum? Pq se for, eu peço desculpas e paro.

Desculpe atrapalhar o teu debate com o Bellé... até onde eu saiba, o forum permite a participação de várias pessoas nos debates também. Não vou mais interferir... sugiro inclusive que vcs troquem msn, dessa forma o debate se torna mais direto e sem intervenções que atrapalham.
Se contrapor a cada vírgula é bem diferente de colocar outro ponto de vista sobre algumas virgulas específicas. Desculpe novamente se minha forma não "acadêmica" de conduzir meu diálogo num forum atrapalha seu exercício de masturbação mental. Não me interporei entre vc e seus neuro-genitais mais uma vez.
Abraços.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido

Ótimo... Eu fui e não fui nietzcheano ao mesmo tempo... O cara nem me conheceu e fica fazendo uma dúzia de juízos morais sobre mim, e, pior, ainda de forma auto-contraditória...

Vc sabe conversar sobre um assunto sem ficar cometendo ad hominen em cada parágrafo. Vc está sempre tentando me desmoralizar de alguma forma ao invés de replicar. Vamos parar com isso? Eu não tenho nenhum interesse em saber o que vc pensa da minha pessoa. Ficaria mais interessante se conversássemos sobre idéias, soble interpretações. Conversar sobre pessoas, nesse sentido que vc está fazendo, é algo muito chato.

Não se preocupe é só para ver onde doi!!!

Bellé

Fernando

Mensagem por Fernando »

Já que a opção de apagar as msgs indesejadas não existe mais, vou apagar o conteúdo dessa msg que foi postada várias vezes indesejadamente.
Editado pela última vez por Fernando em 13 Set 2007, 10:55, em um total de 1 vez.

Fernando

Mensagem por Fernando »

aknatom escreveu:Desculpe atrapalhar o teu debate com o Bellé... até onde eu saiba, o forum permite a participação de várias pessoas nos debates também. Não vou mais interferir... sugiro inclusive que vcs troquem msn, dessa forma o debate se torna mais direto e sem intervenções que atrapalham.
Se contrapor a cada vírgula é bem diferente de colocar outro ponto de vista sobre algumas virgulas específicas. Desculpe novamente se minha forma não "acadêmica" de conduzir meu diálogo num forum atrapalha seu exercício de masturbação mental. Não me interporei entre vc e seus neuro-genitais mais uma vez.
Abraços.

Desculpe a grosseiria. Mas pq vc precisa ficar refutando tudo que eu digo? Não é questão de exigir forma acadêmica de debate. Nunca exigi isso de ninguém. Eu vejo há muito tempo que vc formou uma imagem de mim. A imagem de um erudito que, de certa forma fica se colocando acima dos que não são eruditos. Mas eu não faço questão nenhuma de ser erudito. E não faço nenhuma questão de me achar melhor que ninguém. Eu não sou o Reverendo Sérjio Miller. Nunca fiquei arrotando minha graduação e meu mestrado pra dizer que sou melhor que alguém.

Só que eu vejo um companheirismo exagerado que me faz ter que ficar dizendo a cada post "essa não é a minha opinião, eu sei que os ateus são muito mais inteligentes que isso. Eu sei que o ateísmo não é assim, nem assado." Toda mensagem eu preciso ficar me desculpando com vcs. Mas vcs sabem que eu não penso assim. Eu só expliquei pra vc pra que vc não fique levando tão a sério tudo o que eu falo.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando escreveu:

Estou sendo analisado, e minhas frases serão suas armas...

Parei com o psicólogo pois não gostava deste tipo, método, de se fazer debate...

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

Fernando escreveu:
aknatom escreveu:Desculpe atrapalhar o teu debate com o Bellé... até onde eu saiba, o forum permite a participação de várias pessoas nos debates também. Não vou mais interferir... sugiro inclusive que vcs troquem msn, dessa forma o debate se torna mais direto e sem intervenções que atrapalham.
Abraços.

Desculpe a grosseiria. Mas pq vc precisa ficar refutando tudo que eu digo? Não é questão de exigir forma acadêmica de debate. Nunca exigi isso de ninguém. Eu vejo há muito tempo que vc formou uma imagem de mim. A imagem de um erudito que, de certa forma fica se colocando acima dos que não são eruditos. Mas eu não faço questão nenhuma de ser erudito. E não faço nenhuma questão de me achar melhor que ninguém. Eu não sou o Reverendo Sérjio Miller. Nunca fiquei arrotando minha graduação e meu mestrado pra dizer que sou melhor que alguém.

Só que eu vejo um companheirismo exagerado que me faz ter que ficar dizendo a cada post "essa não é a minha opinião, eu sei que os ateus são muito mais inteligentes que isso. Eu sei que o ateísmo não é assim, nem assado." Toda mensagem eu preciso ficar me desculpando com vcs. Mas vcs sabem que eu não penso assim. Eu só expliquei pra vc pra que vc não fique levando tão a sério tudo o que eu falo.

Não formei imagem nenhuma de vc, nem de arrogante nem de nada... seria muita presunção formar imagem tendo lido sua participação em apenas dois ou três tópicos.
Também entendeu errado o meu companheirismo. Na minha opinião, o Bellé e extremamente conciso, em demasia, não consigo acompanhar muito bem por onde está fluindo o diálogo quando ele se expressa... se vc consegue, parece que estou sendo repetitivo, mas eu não consigo, provavelmente é uma falha minha.
Não estou achando que vc pensa assim ou assado, sei bem que vc está expressando idéias... mesmo porque, mesmo que pensasse, seria inútil dialogar se não aceita a hipótese de estar enganado. Em resumo, não faz diferença pensar assim ou não, a intenção do forum é um debate de idéias.
Ainda assim, sugiro o debate pelo msn, me parece que vai ser mais produtivo. Pode ter webcam... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: (desculpe, não podia perder a piada). :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando escreveu:

Voce tem suas técnicas e eu tenho as minhas "tenicas"... e vc não imagina o quanto ela funciona... quanta "pedrada" você está disposto a receber???
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Ai o que acontece... você no prócimo post cita o fato de eu estar te querendo jogar pedra e fala que isso é coisa de ateu...

Bellé

Bellé

Mensagem por Bellé »

Como dizia Raul Seixas:

"Sonho que se sonha só...é sonho que se sonha só...
Sonho que se sonha junto é realida...de."

Bellé

Fernando

Mensagem por Fernando »

Bellé escreveu:Estou sendo analisado, e minhas frases serão suas armas...

Parei com o psicólogo pois não gostava deste tipo, método, de se fazer debate...

Não. Eu não estou analizando vc. Estou propondo algumas dificuldades teóricas para chegar a um ponto onde possamos começar a nos entender. Pq vc é muito radical e passional no que pensa, mais uma coisa normal em nietzcheanos. E por isso acaba não compreendendo mais precisamente o que eu quero dizer. Então me vi obrigado a adotar um método diferente de debate.

Agora. A bem da verdade, quem está me analisando é vc. Vc é quem está fazendo análises da minha formação, do meu medo de algo superior ao qual devo temer, de que eu nunca fui nietzcheano, etc. Vc é quem está deixando os posts repletos de ad hominen.

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
Fernando escreveu:
Abraços.

Não formei imagem nenhuma de vc, nem de arrogante nem de nada... seria muita presunção formar imagem tendo lido sua participação em apenas dois ou três tópicos.
Também entendeu errado o meu companheirismo. Na minha opinião, o Bellé e extremamente conciso, em demasia, não consigo acompanhar muito bem por onde está fluindo o diálogo quando ele se expressa... se vc consegue, parece que estou sendo repetitivo, mas eu não consigo, provavelmente é uma falha minha.
Não estou achando que vc pensa assim ou assado, sei bem que vc está expressando idéias... mesmo porque, mesmo que pensasse, seria inútil dialogar se não aceita a hipótese de estar enganado. Em resumo, não faz diferença pensar assim ou não, a intenção do forum é um debate de idéias.
Ainda assim, sugiro o debate pelo msn, me parece que vai ser mais produtivo. Pode ter webcam... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: (desculpe, não podia perder a piada). :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

É... mas aí, o Ferdinando fica mais nervoso ainda... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ele bem que vem tentando dialogar, Aknaton. Dá uma chance pra ele... :emoticon1: Do que ele já foi para o que ele vem tentando ser hoje em dia, eu garanto que mudou bastante. :emoticon16:
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

aknatom escreveu:Não formei imagem nenhuma de vc, nem de arrogante nem de nada... seria muita presunção formar imagem tendo lido sua participação em apenas dois ou três tópicos.

Vc já me chamou de erudito, nesse sentido, em outro tópico há um bom tempo atrás. Por isso falei da imagem. Mas tudo tranquilo. Deixemos isso de lado.

Fernando

Mensagem por Fernando »

Najma escreveu:É... mas aí, o Ferdinando fica mais nervoso ainda... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ele bem que vem tentando dialogar, Aknaton. Dá uma chance pra ele... :emoticon1: Do que ele já foi para o que ele vem tentando ser hoje em dia, eu garanto que mudou bastante. :emoticon16:

Irrito não, sô. O problema é que eu sempre tive uma encrenca maior com vc. Pq vc me tratava como se eu fosse o Penseitor. Tá certo. Eu reconheço que era muito pretencioso. Mas poxa, nunca fiquei propondo todas aquelas maluquices que ele propõe. E tb, sempre que tinha um ponto de vista diferente do seu tentava dar um argumento racional compreensível, não probabilidade quântica da terceira lei do não sei o que, logo Deus existe. E vc me respondia com um leve ar de ironia que me deixava brabo.

Ninguém me tratava assim no forum a não ser vc. Por isso com o tempo foi virando cada vez mais pessoal. E resultou num episódio do qual devo pedir-lhe desculpas. O qual foi vc sabe bem.

Mas vc tb mudou a forma de me tratar. E Jesus tb trabalhou mais no meu coração ( :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ) e hj nós conseguimas conversar pelo menos. hehehehe
Editado pela última vez por Fernando em 13 Set 2007, 11:28, em um total de 1 vez.

Bellé

Mensagem por Bellé »

...seria inútil dialogar se não aceita a hipótese de estar enganado...

Isso é um poderoso argumento e fim de papo para muita coisa...

Até onde vai nossa vontade...
Vontade de dialogar...
Enganamos a nós mesmos...
Para podermos conversar...

Não ter o que falar...
Não me faz um deus...
Dono das minhas verdades...
Sou um podre, pobre ateu...

Pensamento poderoso...

Bellé

Bellé

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Bellé »

Ecco... uma caverna em meio ao meio no meio do nada!!!

Bellé

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando escreveu:Não São apenas um caminho de debate. Isso é uma técnica argumentativa que se chama maiêutica. Posso usar dela sem que vcs continuem defendendo o Bellé e se contrapondo a cada vírgola que eu falo como se fosse a minha opinião? Ou maiêutica é algo condenado pelos usuários do forum? Pq se for, eu peço desculpas e paro.

Olha, não é condenado mas dificilmente é compreendido por foristas passantes.
Já tentei usar disso uma vez e o tópico virou um verdadeiro espetaculo, enxurradas de mensagens tentando me "refutar".
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
Fernando escreveu:Não São apenas um caminho de debate. Isso é uma técnica argumentativa que se chama maiêutica. Posso usar dela sem que vcs continuem defendendo o Bellé e se contrapondo a cada vírgola que eu falo como se fosse a minha opinião? Ou maiêutica é algo condenado pelos usuários do forum? Pq se for, eu peço desculpas e paro.

Olha, não é condenado mas dificilmente é compreendido por foristas passantes.
Já tentei usar disso uma vez e o tópico virou um verdadeiro espetaculo, enxurradas de mensagens tentando me "refutar".

Afffffffff.... agora entendi a Elisete*!!!

Acabei de ler o que é a Maiêutica... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

*Minha professora de filosofia do 2º grau. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Fernando escreveu:
Najma escreveu:É... mas aí, o Ferdinando fica mais nervoso ainda... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Irrito não, sô. O problema é que eu sempre tive uma encrenca maior com vc. Pq vc me tratava como se eu fosse o Penseitor. Tá certo. Eu reconheço que era muito pretencioso. Mas poxa, nunca fiquei propondo todas aquelas maluquices que ele propõe. E tb, sempre que tinha um ponto de vista diferente do seu tentava dar um argumento racional compreensível, não probabilidade quântica da terceira lei do não sei o que, logo Deus existe. E vc me respondia com um leve ar de ironia que me deixava brabo.

Ninguém me tratava assim no forum a não ser vc. Por isso com o tempo foi virando cada vez mais pessoal. E resultou num episódio do qual devo pedir-lhe desculpas. O qual foi vc sabe bem.

Mas vc tb mudou a forma de me tratar. E Jesus tb trabalhou mais no meu coração ( :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ) e hj nós conseguimas conversar pelo menos. hehehehe

Eu continuo chata E irônica, Fernando, acredite... :emoticon12: Mas que bom que você agora entendeu que nunca foi pessoal contra você. Meu jeito que é assim mesmo. Trato todo mundo desse jeito com algum tempo de convivência. Alguns amam, outros odeiam. Faz parte.

E fica frio que eu não guardo mágoa. Águas passadas. :emoticon1:

Beijos
Imagem

Trancado