A fé dos Ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
chagas
Gênero: Masculino

Re: Re.: A fé dos Ateus

Mensagem por chagas »

Let me think for a while escreveu:
chagas escreveu:...lá no mundinho dos ignorantes dizer que, ser mais velho é uma condição para ser mais experiente, e por isso o mais jovem sabe menos, é realmente o que importa.

Então fique lá, no mundinho dos ignorantes. Se não queres ser algo mais que isto, nada há mais para ser feito aqui.

chagas escreveu:Se o resultado é complexo, e funciona perfeitamente, não é justo julgar que, a causa seja inteligente?
Mesmo sendo esta causa, "A CASUALIDADE" ?

Rapaz, sua confusão interna e enorme entre artefatos complexos produzidos pelo homem e estruturas complexas naturalmente formadas não te permite ir a diante. O velho argumento do relógio sem um relojoeiro já prestou seu (des) serviço à humanidade, mas está tão batido e para lá de refutado que, insistir em seu emprego, é um sinal claro de desistência formal ao pensar e um regozijo inconsciente de não ter que passar mais trabalho intelectual. Vir com estes argumentos sem dar uma pesquisada antes para saber o quão ultrapassados estão e, ainda por cima, dizer "e quem precisa saber destas coisas?", fica ridículo para uma pessoa (supostamente) adulta. "E quem precisa saber destas coisas?". São idéias como esta que fazem o ateu dizer Meu deus! :emoticon12:

Não, se posso ficar lá e cá.
Não vejo como não comparar estas coisas, se algo que tem certa complexidade é fruto direto de uma mente inteligente, como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?
Ou acaso é outra coisa? Pois tenho por acaso algo que não cosidera o mérito, que só resulta em coincidências, nada mais.
Se deu certo, é complexo, como pode ser por acaso?
Já sei, se estamos aqui, isso já prova. Não prova absolutamente nada!
E deve ser bastante divertido ser teu amigo. Ver você em uma discussão dizendo que isto ou aquilo é uma falacia! Assim bem ali, em um bar da esquina, deve ser interessante.

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Porque os teístas continuam pressionando a mesma tecla apesar de todos os seus argumentos já terem sido sistematicamente refutados?
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

chagas

Mensagem por chagas »

Insane_Boy escreveu:Porque os teístas continuam pressionando a mesma tecla apesar de todos os seus argumentos já terem sido sistematicamente refutados?

Olha eu nem me cosidero um teista de fato. Sou apenas um desconfiado.
Mas porque vocês acham que refutaram alguma coisa?
No maximo vocês deram um explicação meia boca.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

chagas escreveu:Olha eu nem me cosidero um teista de fato. Sou apenas um desconfiado.

Eu vejo Jesus em sua aura. :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Insane_Boy

É complicado... o analfabetismo funcional é uma praga... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Insane_Boy

chagas escreveu:Não, se posso ficar lá e cá.
Não vejo como não comparar estas coisas, se algo que tem certa complexidade é fruto direto de uma mente inteligente, como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?
Ou acaso é outra coisa? Pois tenho por acaso algo que não cosidera o mérito, que só resulta em coincidências, nada mais.
Se deu certo, é complexo, como pode ser por acaso?
Já sei, se estamos aqui, isso já prova. Não prova absolutamente nada!
E deve ser bastante divertido ser teu amigo. Ver você em uma discussão dizendo que isto ou aquilo é uma falacia! Assim bem ali, em um bar da esquina, deve ser interessante.

Com a PG quebramos um dos mais utilizados argumentos criacionistas, popularizado e imortalizado pelo reverendo William Paley, que poderia ser resumido em: “Vamos supor que, ao atravessar um deserto, eu encontrasse um relógio. Seria difícil imaginar que ele sempre esteve ali ou que se formou por acaso. Verificando sua arquitetura e o funcionamento de seus componentes, concluímos que o relógio precisou de um relojoeiro, que o projetou com uma finalidade. O mesmo raciocínio pode ser feito para a vida, ao verificar sua complexidade, muito superior a de um relógio, chegamos à conclusão que ela necessitou de um projetista.” A analogia de Paley é imperfeita porque simplesmente relógios não se auto-replicam, não sofrem seleção natural, não seguem os mecanismos existentes na vida. Agora e se colocássemos a analogia em moldes mais próximos? E se fosse possível que circuitos eletrônicos, programas de computadores, dentre outras coisas, possuíssem as condições necessárias para a aplicação do darwinismo? A pergunta que poderia ser considerada mera especulação, é respondida pela PG.

Fonte: http://biociencia.org/index.php?option= ... &Itemid=83

Dick

Mensagem por Dick »

chagas escreveu:"Não vejo como não comparar estas coisas, se algo que tem certa complexidade é fruto direto de uma mente inteligente, como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?" ... "Se deu certo, é complexo, como pode ser por acaso?"

Leia, por favor, este seu comentário umas três vezes antes de continuar lendo esta frase. Pronto? Caro chagas, você sinceramente não consegue perceber como se aportas em seu desconhecimento ("como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?") como argumento?

chagas escreveu:Ver você em uma discussão dizendo que isto ou aquilo é uma falacia! Assim bem ali, em um bar da esquina, deve ser interessante.

Não é todo mundo que vive em bares de esquina, chagas. O mundo é maior e mais diverso do que você acredita ser o quotidiano. Existem pessoas que conversam seriamente, que procuram seriamente por respostas, e que estudam realmente as coisas que despertam sua curiosidade. Dissestes que não era um teísta de fato. Mas suas atitudes contrárias às explicações não aportadas em deus têm deixado o placar favorável à uma crença cega. Porém, só por estares aqui, no ReV, mostras que as coisas podem não ficar assim. Conhecer e evitar falácias, por exemplo, é, sim, um bom começo. Não digo que somos livres disto. Certamente muitos por aqui as cometem, incluindo eu, evidentemente, mas estar sempre alerta em seus próprios erros é uma trilha intelectual honesta, melhor que varrer para debaixo do tapete as incoerências nossas do dia a dia.

Em tempo: seu problema com a complexidade sem um "complexificador" pode ser resolvido com este aqui:

Imagem

Já se tornou clichê, mas continua sendo um bom guia inicial para suas angústias de compreender o complexo, do menor para o maior grau. Se não quiseres ler por ser do Dawkins, aquele ímpio, não terás dificuldade alguma em achar, no google mesmo, bons textos sobre os mecanismos da evolução. Vamos lá, confie em sua capacidade humana de entender e de explicar, sem o auxílio de entidades mitológicas, folclóricas, para isto.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

chagas

Mensagem por chagas »

Let me think for a while escreveu:
chagas escreveu:"Não vejo como não comparar estas coisas, se algo que tem certa complexidade é fruto direto de uma mente inteligente, como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?" ... "Se deu certo, é complexo, como pode ser por acaso?"

Leia, por favor, este seu comentário umas três vezes antes de continuar lendo esta frase. Pronto? Caro chagas, você sinceramente não consegue perceber como se aportas em seu desconhecimento ("como algo muito mais complexo pode ter o acaso como autor?") como argumento?

chagas escreveu:Ver você em uma discussão dizendo que isto ou aquilo é uma falacia! Assim bem ali, em um bar da esquina, deve ser interessante.

Não é todo mundo que vive em bares de esquina, chagas. O mundo é maior e mais diverso do que você acredita ser o quotidiano. Existem pessoas que conversam seriamente, que procuram seriamente por respostas, e que estudam realmente as coisas que despertam sua curiosidade. Dissestes que não era um teísta de fato. Mas suas atitudes contrárias às explicações não aportadas em deus têm deixado o placar favorável à uma crença cega. Porém, só por estares aqui, no ReV, mostras que as coisas podem não ficar assim. Conhecer e evitar falácias, por exemplo, é, sim, um bom começo. Não digo que somos livres disto. Certamente muitos por aqui as cometem, incluindo eu, evidentemente, mas estar sempre alerta em seus próprios erros é uma trilha intelectual honesta, melhor que varrer para debaixo do tapete as incoerências nossas do dia a dia.

Em tempo: seu problema com a complexidade sem um "complexificador" pode ser resolvido com este aqui:

Imagem

Já se tornou clichê, mas continua sendo um bom guia inicial para suas angústias de compreender o complexo, do menor para o maior grau. Se não quiseres ler por ser do Dawkins, aquele ímpio, não terás dificuldade alguma em achar, no google mesmo, bons textos sobre os mecanismos da evolução. Vamos lá, confie em sua capacidade humana de entender e de explicar, sem o auxílio de entidades mitológicas, folclóricas, para isto.

Acho que faltou eu te dizer uma coisa, eu não sou criacionista!
Talvez agora a sua postura quanta a minha posição de não teista, fique explicado. Tenho a plena convicção de que a ciência mostra como as coisas aconteceram, apenas desconfio que exista um mecanismo inteligente por traz do efeito.
Você entende a minha pespectiva de deus?. Só não sei ao certo se ele existe.
Mas desconfio.

Insane_Boy

Re.: A fé dos Ateus

chagas, então você é agnóstico? :emoticon12:

Dick

Mensagem por Dick »

Sua desconfiança já é, por si só, um bom sinal. Mas o agnóstico (parce ser o seu caso) só o é enquanto não estuda a respeito. Espero que mantenhas uma procura sincera por suas curiosidades. O mecanismo inteligente que procuras, como já disse, pode facilmente ser contraposto com idéias mais simples, coerentes e consistentes que qualquer formulação de um design inteligente. O design inteligente só gera mais dúvidas, sem dar respostas. É um retrocesso, não uma alternativa à evolução por deriva natural. Espero que realmente não fiques com preguiça de ler coisas como o livro que te indiquei. Pois, se tiveres preguiça, terás que contar com a boa vontade do pessoal daqui em clarificar a situação. Não sei quanto a você, mas nunca gostei de depender da boa vontade dos outros para aprender.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

chagas

Mensagem por chagas »

Let me think for a while escreveu:Sua desconfiança já é, por si só, um bom sinal. Mas o agnóstico (parce ser o seu caso) só o é enquanto não estuda a respeito. Espero que mantenhas uma procura sincera por suas curiosidades. O mecanismo inteligente que procuras, como já disse, pode facilmente ser contraposto com idéias mais simples, coerentes e consistentes que qualquer formulação de um design inteligente. O design inteligente só gera mais dúvidas, sem dar respostas. É um retrocesso, não uma alternativa à evolução por deriva natural. Espero que realmente não fiques com preguiça de ler coisas como o livro que te indiquei. Pois, se tiveres preguiça, terás que contar com a boa vontade do pessoal daqui em clarificar a situação. Não sei quanto a você, mas nunca gostei de depender da boa vontade dos outros para aprender.

O livro que você indicou, parece ser leitura obrigatoria, para quem realmente quer entender e ter novas pespectivas. Vou procurar compra-lo o mais breve possivel.
Mas de qualquer forma, ainda é em mim relutante, não ver alguma possibilidade de um criador, como mola que "disparou o gatilho" do universo, mesmo que tudo tenha sido, da forma como a ciência nos apresenta.
Mas só desconfio.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

chagas escreveu:Mas de qualquer forma, ainda é em mim relutante, não ver alguma possibilidade de um criador, como mola que "disparou o gatilho" do universo, mesmo que tudo tenha sido, da forma como a ciência nos apresenta.
Mas só desconfio.

Se você acredita que houve um criador e que ele se preocupa conosco, você é um teísta.

Se você acredita num criador que não está nem aí para você e você não está nem aí para ele, você é um deísta.

O problema está em se crer num criador, achar que sabe exatamente o que ele espera de nós e mudar toda sua vida em função disto.

caco

Mensagem por caco »

Deus é AQUELE QUE É.
É O princípio e o fim de tudo.
Não há nada além da existência de Deus,nem mesmo o nada. :emoticon19:

Wallace

Mensagem por Wallace »

PQP... :emoticon5:

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Wallace escreveu:PQP... :emoticon5:

Calma, calma... :emoticon16:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

caco escreveu:Deus é AQUELE QUE É.

Não há nada alem da existência de Deus,
Logo você é a existencia de Deus, assim como todos os Ateus neste forum, logo você = ateus no RV = Existência de Deus
Então a Existência de Deus é atéia e não crê na existêcia dela própria.
Sendo onisciente e sabendo que ela não existe, logo a existência de Deus não existe e nem você e nem o RV com sua cambada de ateus
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Anansi

Mensagem por Anansi »

Um tomate é melhor do que nada.
Nada é melhor do que a felicidade eterna
Logo, um tomate é melhor que a felicidade eterna.

chagas

Mensagem por chagas »

Fernando Silva escreveu:
chagas escreveu:Mas de qualquer forma, ainda é em mim relutante, não ver alguma possibilidade de um criador, como mola que "disparou o gatilho" do universo, mesmo que tudo tenha sido, da forma como a ciência nos apresenta.
Mas só desconfio.

Se você acredita que houve um criador e que ele se preocupa conosco, você é um teísta.

Se você acredita num criador que não está nem aí para você e você não está nem aí para ele, você é um deísta.

O problema está em se crer num criador, achar que sabe exatamente o que ele espera de nós e mudar toda sua vida em função disto.

Equanto isso vou desconfiando.

DIG

Mensagem por DIG »

caco escreveu:Deus é AQUELE QUE É.

Só faltou você PROVAR o que disse :emoticon19: :emoticon19: ...

Trancado