KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re: KARDECISMO e voo 447 - Hora de prestar conforto espiritual

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:Mas então...eles que expliquem o sentido da cadeia alimentar vista pelos dois ângulos: o do devorador e o do devorado.

A cadeia alimentar é necessária para a manutenção da vida material.

Não brinca?

Assim sendo, o devorador necessita buscar a matéria que irá sustentar o seu corpo em vegetais ou em outros animais (mesmo que o tal animal seja o humano - vivo ou morto).

Não brinca?
No caso de o devorador ser o animal irracional ( irracional pelos parâmetros humanos, so...),por que ele necessita buscar matéria deste tipo, sacrificando a vida material outro, que assim, perde o que deus lhe deu como instrumento para se manter em sua passagem aqui na Terra: o livre arbítrio? Deus deu o livre arbítrio, mas ele acaba quando outro animal mais forte ( fisica e materialmente falando) aparece e o devora. Deus decidiu que este espírito humano deve interromper seu carma aqui através da dor de ser devorado? Que coisa mais besta e sem propósito!

O devorador, assim como o devorado, sendo ambos animais, têm o princípio inteligente que apenas pode somar suas experiências de forma inconsciente, pois não têm consciência de si mesmos.

"Princípio inteligente que apenas pode somar experiências de forma inconsciente?" :emoticon12:
Mas que bosta é esta que você inventou agora?
E como assim? Quando você caça um bicho e enfia na panela, você não tem consciência? E quando enfeita para ficar mais bonito e apetitoso, combina o vinho e a sobremesa e ainda calcula as calorias do prato, você não tem consciência? Esta não é uma experiência inteligente e consciente, além de social? E poderia ter escolhido não comer um animal, mas um vegetal...

O que é princípio inteligente? Onde se situa que não no nível neuronal? Se não é no cérebro, então a evolução da inteligência e sua diferenciação entre os animais, é irrelevante. Logo, o ser humano não é ninguém para determinar que é assim porque a DE assim codificou ( esta de codificar é a maior prepotência de todas...).
É assim, porque é assim e não há explicação, mas tentativas e teorias tentando dar sentido. Todas cheias de falhas.

Enfim...continue exlicando qual o propósito da cadeia alimentar, que esolhe comer uma coisa, e não outra. Pense na cadeia TODA, que não se resume a um devorador e um devorado.

Quanto ao devorador humano, ele serve-se da morte de outros animais para também se sustentar.

Putz, a gente pergunta pensando em toda a complexidade da cadeia e recebe uma resposta de pré-escola...

A evolução do cérebro humano está ligada à alimentação carnívora, pois nesta o rendimento proteína-gordura é bem maior do que a massa vegetal equivalente.

:emoticon30:

Contudo, o próprio humano também tem feito a seleção e processamento de vegetais, que lhe permite obter atualmente fontes de proteína e gorduras sem necessidade de que animais sejam mortos por conta disso, mas o costume arraigado e gosto pela coisa ainda persiste.

:emoticon30: :emoticon30: :emoticon30:
A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é. É como dizia o Lamarck: "Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

Não explicou NADA que dê lógica à cadeia em sua amplitude e nem disse como é que os dogmas se encaixam no que REALMENTE acontece na face do planeta Terra.

A DE é rasa, cheia de lacunas, arbitrariedades e enrolação.

Comer cachorro deve melhorar minha evolução e eu a dele. Vou passar a pensar nisto a partir de hoje...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
mig.... escreveu:"A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é."

Eu sabia. O espiritismo é uma conspiração Vegan...

Tô fora dela: como carne e não me acho tão errado. Mas se no futuro o meu espírito sentir que tal não pode mais ser aceitável...

:emoticon266: :emoticon266:
:emoticon266: :emoticon266:

Conversa fiada!

Para-se de comer coisas por motivos bem terrenos!

- A comida é risco por algum motivo de saúde.
- A comida desaparece da natureza por alguma razão ecológica.
- A comida some das prateleiras por questões de sazonalidade ou por razões econômicas.
- A comida é muito onerosa para o seu bolso.
- Você não sabe preparar.
- Você inventa que algum dogma religioso impede que você a consuma.

TUDO, menos a vontade de um espírito!
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Assim sendo, o devorador necessita buscar a matéria que irá sustentar o seu corpo em vegetais ou em outros animais (mesmo que o tal animal seja o humano - vivo ou morto).

Apo escreveu:Não brinca?
No caso de o devorador ser o animal irracional ( irracional pelos parâmetros humanos, so...),

Fico no aguardo da sua apresentação de algum outro animal não humano que seja racional.

Apo escreveu:por que ele necessita buscar matéria deste tipo, sacrificando a vida material outro, que assim, perde o que deus lhe deu como instrumento para se manter em sua passagem aqui na Terra: o livre arbítrio? Deus deu o livre arbítrio, mas ele acaba quando outro animal mais forte ( fisica e materialmente falando) aparece e o devora. Deus decidiu que este espírito humano deve interromper seu carma aqui através da dor de ser devorado? Que coisa mais besta e sem propósito!

Livre-arbítrio SÓ FAZ SENTIDO para quem pode raciocinar, pensar, decidir. Os animais são governados PELO INSTINTO. Logo, NÃO TÊM LIVRE-ARBÍTRIO.
Quanto ao humano, seu livre-arbítrio é condicionado à sua evolução espiritual. Quanto maior esta, maior é o seu livre-arbítrio. E madame, livre-arbítrio DO ESPÍRITO é como se deveria ser por aqui se houvesse justiça: quem faz besteira, tem de pagar por ela. A menos é claro que você concorde com a política de defesa dos direitos humanos, aquela que diz que os criminosos não devem pagar pelos seus crimes...

O devorador, assim como o devorado, sendo ambos animais, têm o princípio inteligente que apenas pode somar suas experiências de forma inconsciente, pois não têm consciência de si mesmos.

Apo escreveu:"Princípio inteligente que apenas pode somar experiências de forma inconsciente?" :emoticon12:
Mas que bosta é esta que você inventou agora?
E como assim? Quando você caça um bicho e enfia na panela, você não tem consciência? E quando enfeita para ficar mais bonito e apetitoso, combina o vinho e a sobremesa e ainda calcula as calorias do prato, você não tem consciência? Esta não é uma experiência inteligente e consciente, além de social? E poderia ter escolhido não comer um animal, mas um vegetal...

Acho que ou eu não escrevi direito ou a madame não entendeu direito e está misturando estação. Eu pensei em animal devorando animal, sem incluir o humano na parada, tanto que falei em PRINCÍPIO INTELIGENTE e não em ESPÍRITO. Bem, suponho que a madame nunca leu o Livro dos Espíritos e por isso não sabe do que estou falando. Mas estou pouco a fins de dar aula de Espiritismo.

Apo escreveu:O que é princípio inteligente? Onde se situa que não no nível neuronal? Se não é no cérebro, então a evolução da inteligência e sua diferenciação entre os animais, é irrelevante. Logo, o ser humano não é ninguém para determinar que é assim porque a DE assim codificou ( esta de codificar é a maior prepotência de todas...).
É assim, porque é assim e não há explicação, mas tentativas e teorias tentando dar sentido. Todas cheias de falhas.

Princípio inteligente é o espírito em condição rudimentar, criado simples e ignorante, que através de processos cada vez mais complicados de interação com a matéria, vai somando as experiências acumuladas até que, quando a somatória se torna muito ampla, ele adquire consciência de sua existência. Só aí então é que ele passa a ser ESPÍRITO. O cérebro é o VEÍCULO de interação do espírito (e do princípio inteligente também, quando o animal tem cérebro), mas não é o CAUSADOR da evolução da inteligência.

A DE NÃO CODIFICOU e sim foi codificada. E quanto a coisas cheias de falhas, bem, que estuda por cima, apenas de orelhada ou apenas ouvindo o que os Turattis da vida têm a dizer, pode achar mais falhas do que realmente teria. Não a pretendemos perfeita, mas ao menos no que se refere a interpretar as questões das dores humanas, que têm embaraçado os filósofos e confundido as religiões, ela é a que se saiu melhor a meu ver.

Apo escreveu:Enfim...continue exlicando qual o propósito da cadeia alimentar, que esolhe comer uma coisa, e não outra. Pense na cadeia TODA, que não se resume a um devorador e um devorado.

Cadeia (ou talvez devesse dizer teia) alimentar é uma constatação que os cientistas observam no comportamento dos seres vivos para a sua manutenção e não uma coisa que tenha um propósito de per si (a menos que seja a favor do Projeto Inteligente...). Quanto a devoradores e devorados, já falei o que tinha de falar.

Quanto ao devorador humano, ele serve-se da morte de outros animais para também se sustentar.

Apo escreveu:Putz, a gente pergunta pensando em toda a complexidade da cadeia e recebe uma resposta de pré-escola...

Bem, estou querendo me restringir a um aspecto da questão, mais simples e direto: a comparação entre seres racionais e os não-racionais na questão da alimentação. Não me interessa a complexidade da teia alimentar no momento.

A evolução espiritual acumulada no futuro poderá enfim fazer com que o humano deixe se matar animais para o seu consumo, por desnecessário que é. É como dizia o Lamarck: "Haverá um dia no qual o homem conhecerá o íntimo dos animais e neste dia, um crime contra um animal será o mesmo que um crime contra a humanidade".

Apo escreveu:Não explicou NADA que dê lógica à cadeia em sua amplitude e nem disse como é que os dogmas se encaixam no que REALMENTE acontece na face do planeta Terra.

Nem era a minha intenção. A coisa é bem simples: os animais têm de devorar alguma coisa para se manter, sejam elas plantas ou outros animais. Suas "escolhas" estão restritas ao instinto de cada espécie. Não tendo livre-arbítrio, fazem o que lhes é determinado pelo instinto fazer. Já o homem tem condições de escolher e pode matar animais para se alimentar ou pode prescindir isso, cabendo-lhe aqui o direito de escolha. Quem tem a complexidade da teia alimentar a ver com o caso?

Apo escreveu:A DE é rasa, cheia de lacunas, arbitrariedades e enrolação.

Comer cachorro deve melhorar minha evolução e eu a dele. Vou passar a pensar nisto a partir de hoje...

Bem, você tanto poderia estudar a DE mais a fundo e se informar melhor, caso quisesse, ou pegar informações rasas e lacunosas minhas e dos outros e assim formar sua opinião. Você tem livre-arbítrio para isso.

Cabula
Gênero: Masculino

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:
Se a reencarnação existiu sempre e foi sempre responsável pelo desenvolvimento espiritual por que demorou tanto para ser codificado o espiritismo?

Porque sim, como diria o Conselheiro Acácio.

Bem, meu caro, a Terra sempre girou em torno do Sol desde a sua origem, mas só depois de 1700 AD e lá vai fumo é que a Santa Madre Igreja Católica admitiu isso...

Preciso explicar a codificação do Espiritismo ou já entendeu?

Ou seja, os espíritos de milhares de anos atrás não se esforçaram nem um pouco para explicar essa coisa toda

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Ah, é verdade! inclusive os faraós eram colocados nas pirâmides acreditando-se que no futuro eles poderiam reencarnar no próprio corpo, essa aí pode ser desmentida porque eles não voltaram. Bastou juntar as coisas em que já se acreditavam e dar as desculpas necessárias, tipo: o esquecimento é importante encarna-se em outros corpos novos, etc. Muito bom esse Allan.

Conhecimento parcial dos antigos não é de se surpreender.

Os espíritos não explicaram nada aos antigos e eles também não tinham tanta "sensibilidade" como se tem hoje. Os antigos egípcios acreditavam e pronto, nenhum espírito real chegou a falar-lhes nada. Uma coisa inventada pelos homens seria mais lógico.

Deus é um só...
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:agora eu já sei porque o mundo dos bichos é tão sanguinário e injusto. Os bichos matam um ao outro para se alimentar ou para defender seu território ou até mesmo para garantir sua reprodução, então, como ele é espírito, na outra encarnação escolhe ser um bicho qualquer que tenha uma vida com um desfecho tal que pague todos os assassinatos que ele cometeu anteriormente. E assim o ciclo continua. E os homens que matam os animais "escolhem" pagar por isso também?

Os animais não têm espíritos. O que neles os anima é o chamado "princípio inteligente", que é um espírito ainda em fase inicial de evolução, sem consciência de si mesmo. Logo ele não pode escolher: é conduzido no processo.

Sim, o homem que mata animais por razões abusivas, por diversão, por esporte, etc e tal, quando se dá conta de seu erro moral, vê-se na contingência de pagar por eles.

O espírito humano inicialmente passa pela fase de animal mas convenientemente não tem consciência do que faz. Devem ser iguais aos malucos.

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É porque eles acham que o espiritismo é científico, desta maneira estão mais próximo dos céticos então nós é qua não estamos entendendo a DE porque ela seria lógica.

O Espiritismo é científico somente no que se refere ao experimental mediúnico, mas aqui no Brasil isso não tem feito nenhuma falta.
Não estamos próximos dos céticos: eles é que estão mais próximos dos clérigos cristãos quando desfiam seus argumentos contra nós.
Lógica tem várias medidas, o que é necessário para caber no cérebro de cada um...

Todos lançam argumentos contra todos

Deus é um só...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:Os espíritos não explicaram nada aos antigos e eles também não tinham tanta "sensibilidade" como se tem hoje. Os antigos egípcios acreditavam e pronto, nenhum espírito real chegou a falar-lhes nada. Uma coisa inventada pelos homens seria mais lógico.

Não ? Oráculos ?
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Apo escreveu:Mas então...eles que expliquem o sentido da cadeia alimentar vista pelos dois ângulos: o do devorador e o do devorado.

A cadeia alimentar é necessária para a manutenção da vida material. Assim sendo, o devorador necessita buscar a matéria que irá sustentar o seu corpo em vegetais ou em outros animais (mesmo que o tal animal seja o humano - vivo ou morto). O devorador, assim como o devorado, sendo ambos animais, têm o princípio inteligente que apenas pode somar suas experiências de forma inconsciente, pois não têm consciência de si mesmos.
Quanto ao devorador humano, ele serve-se da morte de outros animais para também se sustentar. A evolução do cérebro humano está ligada à alimentação carnívora, pois nesta o rendimento proteína-gordura é bem maior do que a massa vegetal equivalente. Contudo, o próprio humano também tem feito a seleção e processamento de vegetais, que lhe permite obter atualmente fontes de proteína e gorduras sem necessidade de que animais sejam mortos por conta disso, mas o costume arraigado e gosto pela coisa ainda persiste.

Significa que a vida de alguns seres vivos é inferior à de outros.

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É claro, se está procurando uma explicação para a vida sempre existirá por aí, a única diferença é a qual se encaixa mais no seu perfil.

Cabula, não quer mudar o seu nick para Conselheiro Acácio?

Cabula escreveu: Não.

Tudo bem, eu o mudo por minha conta.

Botanico escreveu:Lógico que estou à procura de algo que se encaixe no meu perfil, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS NESTE MUNDO, Ô MEU! Até o presente momento, o que melhor se encaixou no meu perfil é o Espiritismo. Nada de alternativo que me foi apresentado serviu.

Cabula escreveu:Na verdade não. Muitas pessoas procuram o" Deus verdadeiro" ou a "verdade"

Conselheiro Acácio, acho que você não entendeu: O HOMEM é que FAZ DEUS À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA. Idem na mesma data em relação à verdade. Há verdades que podem ser verificadas independentes de crença, mas esta aí determinará se as tais verdades serão aceitas ou não. Um bom testemunha de jeová sempre aceitará que o Corpo Governante é o Escravo Fiel e Discreto, que fala por Jeová Deus aqui na Terra. E cabe a ele, o bom testemunha de jeová, SEMPRE ACATAR E ACEITAR TUDO O QUE VIER DESSE TAL CORPO GOVERNANTE. Mesmo que eu mostre a esse bom testemunha de jeová (já fiz isso mais de uma vez) que suas publicações trazem pontos doutrinários contraditórios entre si, ele não aceitará isso e buscará explicações e justificativas que só ele consegue aceitar como válidas.

Inclusive com os céticos também é assim. Não importa que um eminente cientista como William Crookes tenha feito pesquisas com médiuns e, até onde sei, não houve quem demonstrasse que ele estava errado em seus procedimentos. Os céticos não aceitam o que ele fez porque seus dados contradizem os DOGMAS científicos. Porém os mesmos céticos ACEITAM QUALQUER BESTEIRA que os ajude a sustentar sua fé cética. Ainda aí no caso do Crookes: o jornalista Jules Bois veio em 1912 com uma publicação, dizendo ter sido amante de uma das médiuns com a qual Crookes fez pesquisas e que esta lhe teria confessado que enganara o cientista com truques bobos e infantis. E Bois até diz testou os truques revelados e confirmou a plena viabilidade deles. Os céticos NÃO DUVIDAM que Bois falou a verdade. Não perguntam quais foram esses truques bobos e infantis e nem veem necessidade disso. A palavra do jornalista já é o bastante. Para os céticos, Crookes poderia ter mentido; mas o jornalista jamais o faria.

É assim que a verdade caminha.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:O mundo é caótico e as religiões estão aí para tentar amenizar isso.

Pois é. E é por isso que os céticos/ateus devem se sentir muito frustrados em suas tentativas de desmoralizar as religiões, acreditando que apenas isso bastaria para eliminá-las.

Cabula escreveu:Eu não me sinto frustrado, eu compreendo que muitos não tem a capacidade de admitir a realidade. Se precisam ir ao psicólogo que vão, se precisam ir ao pastor que vão mesmo que o cara só queira ganhar dinheiro contando estorinhas para ela ou se ela precisa apenas desabefar, se ela se sente bem é melhor do que surtar.

Você talvez não, mas fico pensando nos céticos militantes que dão as caras aí na mídia, fundam sociedades e lançam publicações...
Ah... O que é a realidade? Você conhece toda ela?

Botanico escreveu:Esquecem eles de que ter uma comida insossa para comer é melhor do que não ter coisa alguma...

Cabula escreveu:Verdade, isso é comida insonssa

Bem, o tal Pilatos perguntou ao suposto Deus em pessoa:
_ O que é a verdade?
E ficou sem resposta.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Muitos tem necessidades de suporte moral então eles só estarão satisfeitos se acharem algo que tente explicar nesta ótica.

NÃÃÃOOO! Só contaram pra você! Bem, eu já achei o que me deixou satisfeito. Mas se puderem me apresentar coisa melhor...

Cabula escreveu:Aí está: inventaram o judaísmo e para alguns foi a coisa melhor, o cristianismo idem, o islamismo idem, o espiritismo idem

Inclua também o ateísmo, ceticismo e outros ismos. Mas como eu disse, só o Espiritismo é que me deixou satisfeito. E não tenho nada a dizer da satisfação dos outros. Eu não sou eles.

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:Acontece o mesmo com os cristãos - muitos vivem mudando de igreja até que acham uma que se encaixe na sua visão de mundo e nessa ficam.

Não sei exatamente se essa sua afirmação está correta, quanto a cristãos ficarem mudando de igreja como se isso fosse o padrão. O padrão é FICAREM na igreja em que se formaram religiosamente mas, caso no momento em que começarem a pensar verificarem que não se encaixa no perfil deles, então sim partirão para outra.

Cabula escreveu:É Claro que não são todos, mas são muitos, os que questionam ou que acham que aquela igreja está querendo tirar dinheiro demais. É claro que existem os tradicionais e os que acham que Deus não pode estar em outro lugar. Por exemplo: entre as igrejas evangélicas existe algum rodízio até eles se acomodarem.

Bem, se alguém já esta INSATISFEITO com a igreja na qual cresceu, aí será mais crítico na hora de escolher alguma outra... Ou o ateísmo.

Quanto a experiências científicas não há necessidade . Se espíritos existem eles que se mostrem em geral e não apenas para alguns poucos. Assim parece os milagres dos neo pentencostais.

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:agora eu já sei porque o mundo dos bichos é tão sanguinário e injusto. Os bichos matam um ao outro para se alimentar ou para defender seu território ou até mesmo para garantir sua reprodução, então, como ele é espírito, na outra encarnação escolhe ser um bicho qualquer que tenha uma vida com um desfecho tal que pague todos os assassinatos que ele cometeu anteriormente. E assim o ciclo continua. E os homens que matam os animais "escolhem" pagar por isso também?

Os animais não têm espíritos. O que neles os anima é o chamado "princípio inteligente", que é um espírito ainda em fase inicial de evolução, sem consciência de si mesmo. Logo ele não pode escolher: é conduzido no processo.

Sim, o homem que mata animais por razões abusivas, por diversão, por esporte, etc e tal, quando se dá conta de seu erro moral, vê-se na contingência de pagar por eles.

Os animais são conduzidos no processo e os homens escolhem sofrer em outra vida para pagar o mal que fizeram na vida anterior, só para evoluir. Que besta esse homem!!

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Os espíritos não explicaram nada aos antigos e eles também não tinham tanta "sensibilidade" como se tem hoje. Os antigos egípcios acreditavam e pronto, nenhum espírito real chegou a falar-lhes nada. Uma coisa inventada pelos homens seria mais lógico.

Não ? Oráculos ?

Se foram os espíritos eles poderiam ter se reunido ,muito antes e ter falado tudo o que falaram a Kardec. A ressurreição dos faraós foi coisa humana acreditando na reencarnação e só podemos saber disso porque vivemos muito depois deles.

Deus é um só...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Cabula escreveu:Se foram os espíritos eles poderiam ter se reunido ,muito antes e ter falado tudo o que falaram a Kardec. A ressurreição dos faraós foi coisa humana acreditando na reencarnação e só podemos saber disso porque vivemos muito depois deles.

Ressurreição ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egi ... 3.BAnebres

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_dos_Mortos

Veja qual é o nome do Livro dos Mortos em egípcio antigo :emoticon4:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Cabula

Mensagem por Cabula »

salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Se foram os espíritos eles poderiam ter se reunido ,muito antes e ter falado tudo o que falaram a Kardec. A ressurreição dos faraós foi coisa humana acreditando na reencarnação e só podemos saber disso porque vivemos muito depois deles.

Ressurreição ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egi ... 3.BAnebres

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_dos_Mortos

Veja qual é o nome do Livro dos Mortos em egípcio antigo :emoticon4:

Os faraós, os nobres, os ricos e alguns sacerdotes construíam grandes túmulos de pedras para garantir a proteção dos corpos contra ladrões e profanadores, aqueles que invadem lugares sagrados ou câmaras funerárias. Eram feitos para garantir a longa espera no tempo até que a alma voltasse para a vida. Assim foram construídas mastabas, pirâmides e hipogeus ricamente adorados.

E daí?

Deus é um só...

Reid

Mensagem por Reid »

nao vi nenhum farao andando pelas ruas ainda :emoticon41:

:emoticon12: :emoticon12:

mig....

Mensagem por mig.... »

Essa coisa de espiritos feitos de fumo é invenção de Platão. A doutrina de S. Paulo segue a tradição Judaica. A morte é o fim. Não há alma imortal separável do corpo. Daí a doutrina da ressureição. A ressureição é do corpo e do espirito. Daqui tb vem a doutrina de que só há salvação em Cristo.

Mas que importa. Ninguém controla nem pode dizer que tem conhecimento destas coisas...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
Botanico escreveu:
Cabula escreveu:
Se a reencarnação existiu sempre e foi sempre responsável pelo desenvolvimento espiritual por que demorou tanto para ser codificado o espiritismo?

Bem, meu caro, a Terra sempre girou em torno do Sol desde a sua origem, mas só depois de 1700 AD e lá vai fumo é que a Santa Madre Igreja Católica admitiu isso...

Ou seja, os espíritos de milhares de anos atrás não se esforçaram nem um pouco para explicar essa coisa toda

Até explicaram, mas alguns adotaram o conceito, certo ou errado, e outros não. É como acontece hoje em dia...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
salgueiro escreveu:
Cabula escreveu:Ah, é verdade! inclusive os faraós eram colocados nas pirâmides acreditando-se que no futuro eles poderiam reencarnar no próprio corpo, essa aí pode ser desmentida porque eles não voltaram. Bastou juntar as coisas em que já se acreditavam e dar as desculpas necessárias, tipo: o esquecimento é importante encarna-se em outros corpos novos, etc. Muito bom esse Allan.

Conhecimento parcial dos antigos não é de se surpreender.

Os espíritos não explicaram nada aos antigos e eles também não tinham tanta "sensibilidade" como se tem hoje. Os antigos egípcios acreditavam e pronto, nenhum espírito real chegou a falar-lhes nada. Uma coisa inventada pelos homens seria mais lógico.

Até poderia ser se não fossem algumas dificuldades que espero então que você me resolva:
1) Quem foram os inventores?
2) POR QUE as inventaram (reencarnação e religião em geral)? Sim, pois se a coisa não existe, é muito improvável que existisse a necessidade dela.
3) E se não há necessidade de uma coisa que não existe, então por que foi tão amplamente aceita? E por que continua sendo aceita até hoje, mesmo com os valorosos ateus batalhando para eliminá-la, servindo-se de toda a lógica e racionalidade que lhe são peculiares?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
Botanico escreveu:

O espírito humano inicialmente passa pela fase de animal mas convenientemente não tem consciência do que faz. Devem ser iguais aos malucos.

Se puder me provar que os animais fazem coisas de forma consciente (= racional)...

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
Botanico escreveu:
Cabula escreveu:É porque eles acham que o espiritismo é científico, desta maneira estão mais próximo dos céticos então nós é qua não estamos entendendo a DE porque ela seria lógica.

O Espiritismo é científico somente no que se refere ao experimental mediúnico, mas aqui no Brasil isso não tem feito nenhuma falta.
Não estamos próximos dos céticos: eles é que estão mais próximos dos clérigos cristãos quando desfiam seus argumentos contra nós.
Lógica tem várias medidas, o que é necessário para caber no cérebro de cada um...

Todos lançam argumentos contra todos

Óbvio ululante. Por isso estou sugerindo que mude o seu nick para Conselheiro Acácio.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
Botanico escreveu:

A cadeia alimentar é necessária para a manutenção da vida material. Assim sendo, o devorador necessita buscar a matéria que irá sustentar o seu corpo em vegetais ou em outros animais (mesmo que o tal animal seja o humano - vivo ou morto). O devorador, assim como o devorado, sendo ambos animais, têm o princípio inteligente que apenas pode somar suas experiências de forma inconsciente, pois não têm consciência de si mesmos.
Quanto ao devorador humano, ele serve-se da morte de outros animais para também se sustentar. A evolução do cérebro humano está ligada à alimentação carnívora, pois nesta o rendimento proteína-gordura é bem maior do que a massa vegetal equivalente. Contudo, o próprio humano também tem feito a seleção e processamento de vegetais, que lhe permite obter atualmente fontes de proteína e gorduras sem necessidade de que animais sejam mortos por conta disso, mas o costume arraigado e gosto pela coisa ainda persiste.

Significa que a vida de alguns seres vivos é inferior à de outros.

Outra obviedade típica do Conselheiro Acácio.
Mas eu acho hilariante a argumentação de certos teólogos cristãos quanto a isso. Para mostrar a enorme injustiça do Espiritismo e do processo reencarnatório sobre os animais, listam as perguntas de 592 a 606. Só que convenientemente "esquecem" as perguntas seguintes, que são aquelas de revelam que o espírito teve existências precedentes como princípio inteligente, evoluindo-se progressivamente na condição animal. Ou seja, a vida de alguns seres vivos é inferior à de outros, mas isso é decorrente do processo evolutivo e o princípio inteligente que animou tais entes um dia será também um espírito puro.
O Conselheiro Acácio não acha estranho que existam animais, como os meus sete gatos, que são bem alimentados, vacinados e tratados com carinho, enquanto que os corais ficam sempre lá, levando aquela mesma vida e ainda por cima ameaçados pelo aquecimento global?
E para os cristãos: por que seria injusto o processo reencarnatório para os princípios inteligentes e seria justo a Criação Divina, que já criou anjos, demônios, humanos, animais e plantas já em suas condições definitivas e sem qualquer possibilidade de mudança?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:
Quanto a experiências científicas não há necessidade . Se espíritos existem eles que se mostrem em geral e não apenas para alguns poucos. Assim parece os milagres dos neo pentencostais.

Se fosse tão fácil...
Mas sabe, Conselheiro Acácio, existe uma coisa muito típica na comunidade cética que se chama INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Quando aparecem médiuns dos bons, que inclusive foram investigados e validados por cientistas ou pelo menos por pessoas que fizeram merecer os títulos acadêmicos que obtiveram, NENHUM CÉTICO ESTÁ DISPONÍVEL PARA INVESTIGAR A COISA. Assim, voltando ao Crookes, seu colega Carpenter anunciou que o Crookes via os fantasmas porque estava sofrendo de alucinação. A mesma coisa dizia Edouard von Hartman. Já outro colega, Douglas Ramsay, disse que Crookes estava tão míope que não se poderia dar crédito ao que ele dizia... Mas veja bem que NENHUM desses sábios foi tirar a coisa a limpo. Nem Carpenter, nem Hartman juntaram Crookes e os médiuns para lhe demonstrar o fenômeno da alucinação. E nem aproveitaram para demonstrar o tão grande poder dessa alucinação, que era capaz até de alucinar uma chapa fotográfica! Não teríamos aí uma coisa cientificamente fantástica? Também Ramsay não foi ver a coisa, apesar de supostamente ter uma vista não nublada pela miopia...

E ATÉ HOJE A COISA CONTINUA ASSIM.

O James Randi desmascarou Uri Geller, certo? Errado, pelo menos até onde sei. O que Randi fez foi só fazer uns truques que reproduziam os fenômenos de Geller. Mas DESMASCARAR seria o seguinte: Randi deveria chegar como quem não quer nada, observar e, no momento certo, pegar o Geller no flagra. Aí sim seria um desmascaramento. Mas imitar os truques à distância e dizer que é assim que se faz...
Acho sim que Geller é um farsante, mas prefiro pensar que quem deu a dica disso foi cientista, cujo nome não lembro, que até montou um laboratório para estudar o "fenômeno Geller". Sob condições controladas, Geller nada conseguiu fazer. No fim o humilde cientista foi ridicularizado pelos colegas, enquanto Randi, que fez nada parecido, é aclamado.

Depois de mais de 80 anos de pesquisas, com mais de 200 cientistas envolvidos, dezenas de médiuns estudados e milhares de experimentos feitos, a maioria os validando e ainda assim é dito que NADA se provou, então os espíritos resolveram ficar na deles (trabalhando nos centros espíritas) e que se dane a comunidade cética.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Cabula escreveu:Os animais são conduzidos no processo e os homens escolhem sofrer em outra vida para pagar o mal que fizeram na vida anterior, só para evoluir. Que besta esse homem!!

Pois é, meu caro. Se o espírito é bronco demais para decidir por si mesmo, a situação lhe é imposta. Afinal, se é praticado o mal, quem se ferrou vai querer ferrar quem o ferrou antes. Simples assim, né? E se o espírito quer ter paz, é bom que se acerte...
Mas se quer entender o processo, vá ler os livros espíritas. Não tô lá muito a fins de explicar nos mínimos detalhes.

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:

Se fosse tão fácil...
Mas sabe, Conselheiro Acácio, existe uma coisa muito típica na comunidade cética que se chama INFELIZ DESCOINCIDÊNCIA. Quando aparecem médiuns dos bons, que inclusive foram investigados e validados por cientistas ou pelo menos por pessoas que fizeram merecer os títulos acadêmicos que obtiveram, NENHUM CÉTICO ESTÁ DISPONÍVEL PARA INVESTIGAR A COISA. Assim, voltando ao Crookes, seu colega Carpenter anunciou que o Crookes via os fantasmas porque estava sofrendo de alucinação. A mesma coisa dizia Edouard von Hartman. Já outro colega, Douglas Ramsay, disse que Crookes estava tão míope que não se poderia dar crédito ao que ele dizia... Mas veja bem que NENHUM desses sábios foi tirar a coisa a limpo. Nem Carpenter, nem Hartman juntaram Crookes e os médiuns para lhe demonstrar o fenômeno da alucinação. E nem aproveitaram para demonstrar o tão grande poder dessa alucinação, que era capaz até de alucinar uma chapa fotográfica! Não teríamos aí uma coisa cientificamente fantástica? Também Ramsay não foi ver a coisa, apesar de supostamente ter uma vista não nublada pela miopia...

E ATÉ HOJE A COISA CONTINUA ASSIM.

O James Randi desmascarou Uri Geller, certo? Errado, pelo menos até onde sei. O que Randi fez foi só fazer uns truques que reproduziam os fenômenos de Geller. Mas DESMASCARAR seria o seguinte: Randi deveria chegar como quem não quer nada, observar e, no momento certo, pegar o Geller no flagra. Aí sim seria um desmascaramento. Mas imitar os truques à distância e dizer que é assim que se faz...
Acho sim que Geller é um farsante, mas prefiro pensar que quem deu a dica disso foi cientista, cujo nome não lembro, que até montou um laboratório para estudar o "fenômeno Geller". Sob condições controladas, Geller nada conseguiu fazer. No fim o humilde cientista foi ridicularizado pelos colegas, enquanto Randi, que fez nada parecido, é aclamado.

Depois de mais de 80 anos de pesquisas, com mais de 200 cientistas envolvidos, dezenas de médiuns estudados e milhares de experimentos feitos, a maioria os validando e ainda assim é dito que NADA se provou, então os espíritos resolveram ficar na deles (trabalhando nos centros espíritas) e que se dane a comunidade cética.

Como eu disse, se espíritos são comuns a todos não haveria necessidade de experimentos científicos, suas manifestações deveriam ser comuns a todos assim como não precisa experiências científicas para explicar o calor.

Deus é um só...

Cabula

Mensagem por Cabula »

Botanico escreveu:
Cabula escreveu:
Botanico escreveu:
Cabula escreveu:

Até explicaram, mas alguns adotaram o conceito, certo ou errado, e outros não. É como acontece hoje em dia...

Os pobres homens espertalhões ouviram o que os espíritos disseram mas resolveram adotar o conceito de certo ou errado e resolveram escrever sobre os antigos deuses gregos, romanos, judeus, e outros ao redor do mundo. Todas as pessoas que ouviram os espíritos os ignoraram se recusando a escrever a verdade, só Kardec resolveu dá ouvidos a eles.

Deus é um só...

Trancado