Dez descobertas Científicas pisicografadas por espíritos!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Checker

Mensagem por Flavio Checker »

.

Gilghamesh escreveu:Caro sr. flavio.

Primeiramente, gostaria que ficasse bem claro o seguinte:

Simplesmente copiar e colar um artigo, nada vale aqui neste fórum, se não houver uma continuidade com a análise do artigo, pelo forista que postou tal artigo.

Para uma seita que se diz “científica”, nada mais lógico que ela apresentasse argumentos confiáveis, e não desculpinhas pré-fabricadas, tiradas da manga como essa que vc postou.

É muito fácil colocar abobrinhas desse tipo, na vã esperança que incautos menos desavisados caiam nesse conto do vigário.

É muito fácil dizer: isso pode e isso não pode, porque é proibido por uma “lei carmica” qualquer.

Mas o fato é que depois de mais de duzentos anos que essa podre seita deu as caras no ocidente, como a “boa nova”, jamais em tempo algum, apesar de se dizer “cientifica”, apresentou qualquer PROVA CIENTÍFICA que corrobore aquilo que ela alega ser verdade.

Como sempre, apresenta desculpas esfarrapadas: isso pode, isso não pode, e não se fala mais nisso.

Oras, vocês nos apresentam simplesmente DOGMAS, nada mais.

E ainda tem a petulância, quando se encontram acuados contra a parede, de nos acusar de não conhecermos profundamente a doutrina, que precisamos “estudar” a DE.

Ora, se não conhecemos a doutrina, então, por favor, nos explique, elimine nossas dúvidas, apresente argumentos que possam ser debatidos, mas não nos apresente dogmas, por favor, isso já cansou!

Então flavio, explique, por que é que um pintor morto, pode dar continuidade ao seu trabalho, ou mesmo um escritor, mas um cientista não pode?

Porque é uma lei?

Dizer isso é proclamar aos surdos ventos um dogma, nada mais.

Claro, e como você mesmo disse : "simplesmente copiar e colar um artigo, nada vale aqui neste fórum, se não houver uma continuidade com a análise do artigo, pelo forista que postoutal artigo". E você não apresentou nenhuma continuidade, ou seja, copiou e colou o mesmo conteúdo do tópico antigo e formou um novo tópico, sem refutar ou apresentar qualquer fato novo ao que já tinha sido respondido lá no antigo.

Desculpinhas pre-fabricadas tirada da manga? Mas essa resposta já estava no L.M há mais de 150 anos. E não é questão de novatos ou desavisados cairem em conto do vigário. É caso simplesmente de ler o que a Doutrina prega para daí refutar ou argumentar contra. E esse não foi o caso, pois adiantar descobertas científicas traria mais problemas do que benefícios em função de que ninguém faria mais nada, só ficava na mesa esperando as respostas PRONTAS para aplicar. Ou seja, os cientistas deixariam de se esmerar em pesquisas e virariam vagabundos. E se as respostas parassem de repente de vir? A vagabundada não teria mais saco pra nada pois já estariam mal acostumados...

Se alguém tem petulância de dizer que os ateus não conhecem a D.E, esse alguém não sou eu. Nunca disse isso aqui.

Com relação as pinturas mediúnicas, acho ( aí vai uma opinião PESSOAL ) é só para passar algum tipo de comunicação entre planos. Não é para adiantar nada, não é para trazer qualquer tipo de progresso. Talvez seja para TENTAR passar a idéia de que a vida continua, embora não haja provas cabais. É apenas uma opinião.

E quanto a veracidade dessas obras mediúnicas, já foi debatido aqui uma dissertação de mestrado da Unicamp e que você também já viu, e que testa a originalidade desses trabalhos :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=183937#183937

E quanto a possíveis evidências de espíritos, que tenha colaboração da ciência, o único tópico ( acho que foi do Betoni )que pode apresentar alguma credibilidade, e que eu já li, foi um tópico que até a Ana, cética desse Fórum, admitiu estudar um pouco mais, embora ela não opinasse aí logo abaixo. Ela disse isso em outro tópico, onde o Betoni reproduziu isso como resposta secundária em outro tema :

MEDICINA EUROPÉIA E A PRESENÇA DE ESPÍRITOS EM NOSSO MEIO !

.

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Dez descobertas Científicas pisicografadas por espírito

Mensagem por Gilghamesh »

Interessante isso seu flavio.

Então quer dizer que os cientistas se tornariam vagabundos...

Mas não estou questionando sobre os cientistas vivos, mas sim aqueles que morreram sem terminar seu trabalho.

Se um pintor ou escritor pode fazer isso, segundo alega sua seita, porque os cientistas mortos não podem dar continuidade aos seus projetos?

Veja, não se trata dos vivos, se trata dos mortos que deixaram projetos inacabados.

Além do mais, pela sua premissa, então todos os pintores e escritores vivos são vagabundos?

Que eu saiba, eles não ficam esperando um cavalo baixar algum pintor ou escritor morto para dar idéias para eles.

Da mesma forma, se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Percebe o quão frágil é a sua alegação, caro flavio?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Flavio Checker

Re: Re.: Dez descobertas Científicas pisicografadas por espí

.

Gilghamesh escreveu:Interessante isso seu flavio.

Mas não estou questionando sobre os cientistas vivos, mas sim aqueles que morreram sem terminar seu trabalho.

Se um pintor ou escritor pode fazer isso, segundo alega sua seita, porque os cientistas mortos não podem dar continuidade aos seus projetos?

Veja, não se trata dos vivos, se trata dos mortos que deixaram projetos inacabados.

Além do mais, pela sua premissa, então todos os pintores e escritores vivos são vagabundos?

Que eu saiba, eles não ficam esperando um cavalo baixar algum pintor ou escritor morto para dar idéias para eles.

Da mesma forma, se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Engraçado, essa sua última frase lembra um pouco o estilo do Fedeli do Site Montfort... :emoticon12:

Muito bem. Vamos ao que interessa. Não disse que todos os cientistas se tornariam vagabundos, mas muitos se aproveitariam dessa moleza e não se dedicariam as pesquisas, ainda mais em se tratando de brasileiros...

Antes de continuar, não tenho nada contra ou a favor da D.E ( muito pelo contrário :emoticon12: ). Massss ... pela minha premissa a conclusão é outra, ou seja, aqueles mediuns que pintam telas admitem que não é obra deles e sim uma comunicação mediunica. Os quadros ficam expostos para simplesmente mostrar a comunicação espiritual, sem envolvimento financeiro. Ninguém nesse caso é vagabundo, pois os grandes mestres ( vivos ) da pintura continuam existindo e nem se importam com essas pinturas do além. Mas como toda regra tem exceção, a família Gaspareto ganha uma bela grana vendendo livros e quadros.

Quanto a continuidade dos trabalhos científicos de mestres que já se foram, já tinha lido aqui neste fórum algo que tange esse assunto. Acho que é isso :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=51244#51244

Irã escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Irã escreveu:
"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornarse sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria."

Ao que tudo indica, os espiritos devem ser PROIBIDOS de divulgarem suas pesquisas cientificas na terra. Tem aquela estória do Kardec ter recebido de um espirito a dica do Pneu. Conhece? Mas, deixando isso de lado, já que muitos kardecistas pensam que essa estoria do pneu é furada, gostaria de saber a sua opinião.

Os espiritos não podem ajudar as pessoas na terra com o conhecimento mas podem ajudar a encontrar objetos perdidos. Podem escrever poemas e livros, pintar quadros, etc. Parace que só não podem nos passar conhecimento.

Por quê isso?

Na minha opinião, o médium conseguiu enrolar Kardec pois ele poderia solicitar a divulgação de alguma descoberta cientifica ao espirito e ai teria pego o Medium com as cuecas na mão. (Veja bem: estou considerando que Kardec era apenas mais um iludido. OK?)

Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.

Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso.

Não conheço a história do Pneu. Pelo que sei, Dunlop criou o pneu com camera, uns 30 anos após Kardec lançar seu primeiro Livro. Não sei se tem alguma coisa a ver.

.

.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Flavio Checker escreveu:.

Engraçado, essa sua última frase lembra um pouco o estilo do Fedeli do Site Montfort... :emoticon12:

Muito bem. Vamos ao que interessa. Não disse que todos os cientistas se tornariam vagabundos, mas muitos se aproveitariam dessa moleza e não se dedicariam as pesquisas, ainda mais em se tratando de brasileiros...

Antes de continuar, não tenho nada contra ou a favor da D.E ( muito pelo contrário :emoticon12: ). Massss ... pela minha premissa a conclusão é outra, ou seja, aqueles mediuns que pintam telas admitem que não é obra deles e sim uma comunicação mediunica. Os quadros ficam expostos para simplesmente mostrar a comunicação espiritual, sem envolvimento financeiro. Ninguém nesse caso é vagabundo, pois os grandes mestres ( vivos ) da pintura continuam existindo e nem se importam com essas pinturas do além. Mas como toda regra tem exceção, a família Gaspareto ganha uma bela grana vendendo livros e quadros.

Quanto a continuidade dos trabalhos científicos de mestres que já se foram, já tinha lido aqui neste fórum algo que tange esse assunto. Acho que é isso :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=51244#51244

Irã escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Irã escreveu:
"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornarse sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria."

Ao que tudo indica, os espiritos devem ser PROIBIDOS de divulgarem suas pesquisas cientificas na terra. Tem aquela estória do Kardec ter recebido de um espirito a dica do Pneu. Conhece? Mas, deixando isso de lado, já que muitos kardecistas pensam que essa estoria do pneu é furada, gostaria de saber a sua opinião.

Os espiritos não podem ajudar as pessoas na terra com o conhecimento mas podem ajudar a encontrar objetos perdidos. Podem escrever poemas e livros, pintar quadros, etc. Parace que só não podem nos passar conhecimento.

Por quê isso?

Na minha opinião, o médium conseguiu enrolar Kardec pois ele poderia solicitar a divulgação de alguma descoberta cientifica ao espirito e ai teria pego o Medium com as cuecas na mão. (Veja bem: estou considerando que Kardec era apenas mais um iludido. OK?)

Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.

Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso.

Não conheço a história do Pneu. Pelo que sei, Dunlop criou o pneu com camera, uns 30 anos após Kardec lançar seu primeiro Livro. Não sei se tem alguma coisa a ver.

.

.

Imagem
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Ah, não disse?

E isso aqui:

Flavio Checker escreveu:E esse não foi o caso, pois adiantar descobertas científicas traria mais problemas do que benefícios em função de que ninguém faria mais nada, só ficava na mesa esperando as respostas PRONTAS para aplicar. Ou seja, os cientistas deixariam de se esmerar em pesquisas e virariam vagabundos. E se as respostas parassem de repente de vir? A vagabundada não teria mais saco pra nada pois já estariam mal acostumados...

Flavio Checker escreveu:[Antes de continuar, não tenho nada contra ou a favor da D.E ( muito pelo contrário :emoticon12: ). Massss ... pela minha premissa a conclusão é outra, ou seja, aqueles mediuns que pintam telas admitem que não é obra deles e sim uma comunicação mediunica. Os quadros ficam expostos para simplesmente mostrar a comunicação espiritual, sem envolvimento financeiro. Ninguém nesse caso é vagabundo, pois os grandes mestres ( vivos ) da pintura continuam existindo e nem se importam com essas pinturas do além. Mas como toda regra tem exceção, a família Gaspareto ganha uma bela grana vendendo livros e quadros.

Enrolou, enrolou e não disse o porque de cientistas não continuarem seus trabalhos após a morte...

Tsc, tsc, tsc...

Nunca ví argumentação tão fraquinha, sem contar que foge do proposto como o diabo foge da cruz... :emoticon12:

Sem contar que o que vc acha em relação às tais pinturas, não está embasado em qualquer prova.

Vamos lá, de novo seu flavio:

Não estou questionando sobre os cientistas vivos, mas sim aqueles que morreram sem terminar seu trabalho.

Se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Explique por que tal coisa não ocorre seu flavio, por que os cientistas não baixam para dar continuidade aos seus projetos inacabados?
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

Toda essa enrolação, de que espíritos não podem divulgar informações científicas porque senão os humanos não iriam mais se esforçar, poderia até fazer sentido, se não fosse por um detalhe: Diversos livros ditos psicografados possuem informações que são passíveis de averiguação científica, mas que se demonstraram COMPLETAMENTE FALSAS! Uma delas é a de que existiriam civilizações menos evoluidas habitando outros planetas do nosso sistema solar. Ora, pela doutrina kardecista, os espíritos menos evoluidos habitam formas corporais mais grosseiras, e portanto totalmente visíveis para nós humanos, e sinais de sua presença poderia ser detectada pelas sondas e satélites enviadas a esses planetas (não me lembro exatamente quais, admito). No entanto, isso NUNCA aconteceu. Outra, é a idéia expressa de várias origens para a vida e para a humanidade, bem como a afirmação absurda de uma superioridade dos brancos em relação aos negros...
A alegação de que o lado oculto da Lua possuiria mares e atmosfera, do capitulo Uranografia Geral do livro A Genese, supostamente ditado pelo espirito de Galileu através de Camile Flamarion...
Ah, outra coisa!
"40. Os cometas seriam, como agora se pensa, um começo de condensação da matéria, mundos em vias de formação? "
R:"Isso está certo; absurdo, porém, é acreditar na sua influência. Quero dizer, a influência que vulgarmente lhe atribuem; porque todos os corpos celestes têm a sua parte de influência em certos fenômenos físicos."

O LIVRO DOS ESPíRITOS
CAPÍTULO III
CRIAÇÃO
I FORMAÇÃO DOS MUNDOS

Bem, há diversas outras coisas... mas já deu pra notar que a desculpa é totalmente FURADA!
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

ade

Mensagem por ade »

Flavio Checker escreveu:E quanto a possíveis evidências de espíritos, que tenha colaboração da ciência, o único tópico ( acho que foi do Betoni )que pode apresentar alguma credibilidade, e que eu já li, foi um tópico que até a Ana, cética desse Fórum, admitiu estudar um pouco mais, embora ela não opinasse aí logo abaixo. Ela disse isso em outro tópico, onde o Betoni reproduziu isso como resposta secundária em outro tema :

Pois é, e espíritas gostam de usar fenomenos ainda mal conhecidos como se fossem evidencias concretas de suas teorias, e normalmente selecionam só o que confirmaria suas opiniões, sobre este assunto existe muita controversia:

http://www.infidels.org/library/modern/keith_augustine/HNDEs.html

Flavio Checker

aknatom escreveu:É que essa desculpinha fajuta de "precisamos ganhar o pão pelo suor" não cola muito bem... garndes descobertas morais, grandes obras de arte, grandes verdades científicas incomprováveis (tipo seres habitantes de vênus), e nadinha de nada de alguma coisa que possa ser testada?
Pior que essa, só a desculpinha da falta de fé pra não ser curado.
A "resposta" é bem conhecida, não foi ignorada... ela só não é levada em conta por ser ridícula.
O que foi copiado e colado estava no L.E, que é um dos pilares da Doutrina.
Se você acha isso ridículo, deveria achar mais ridículo escapar da roda dos nascimentos para se chegar ao nirvana, como prega DE FORMA MAIS RIDÍCULA AINDA A SUA RELIGIÃO BUDISTA HINAIANA OU MAAIANA, OU SEJA LÁ QUE RAIOS FOR!

Flavio Checker

.

Gilghamesh escreveu:

Ah, não disse?

E isso aqui:

Flavio Checker escreveu:E esse não foi o caso, pois adiantar descobertas científicas traria mais problemas do que benefícios em função de que ninguém faria mais nada, só ficava na mesa esperando as respostas PRONTAS para aplicar. Ou seja, os cientistas deixariam de se esmerar em pesquisas e virariam vagabundos. E se as respostas parassem de repente de vir? A vagabundada não teria mais saco pra nada pois já estariam mal acostumados...

Não, não disse. O que está aí acima é um exemplo do seria a vida de muitos que se dizem cientistas, como seria fácil de entender, no caso da vagabundada brasileira.

Gilghamesh escreveu:
Flavio Checker escreveu:[Antes de continuar, não tenho nada contra ou a favor da D.E ( muito pelo contrário :emoticon12: ). Massss ... pela minha premissa a conclusão é outra, ou seja, aqueles mediuns que pintam telas admitem que não é obra deles e sim uma comunicação mediunica. Os quadros ficam expostos para simplesmente mostrar a comunicação espiritual, sem envolvimento financeiro. Ninguém nesse caso é vagabundo, pois os grandes mestres ( vivos ) da pintura continuam existindo e nem se importam com essas pinturas do além. Mas como toda regra tem exceção, a família Gaspareto ganha uma bela grana vendendo livros e quadros.

Enrolou, enrolou e não disse o porque de cientistas não continuarem seus trabalhos após a morte...

Tsc, tsc, tsc...

Nunca ví argumentação tão fraquinha, sem contar que foge do proposto como o diabo foge da cruz... :emoticon12:

Me parece que quem demonstrou enrolação clara aqui foi o senhor, seu Gilmané ( como diz o Encosto :emoticon12: ), pois quando refutei o senhor láááá em cima, relacionado as experinecias científicas de NDE, as quais até a Anna ( conhecida cética desse fórum ) se prontificou a estudar, o senhor ficou quietinho, quietinho e desviou logo o assunto...

Em termos de argumentação fraquinha, a sua tá precisando de um belo reforço :emoticon12:

Tsc, tsc, tsc, digo eu!

Gilghamesh escreveu:Sem contar que o que vc acha em relação às tais pinturas, não está embasado em qualquer prova.

Vamos lá, de novo seu flavio:

Não estou questionando sobre os cientistas vivos, mas sim aqueles que morreram sem terminar seu trabalho.

Se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Explique por que tal coisa não ocorre seu flavio, por que os cientistas não baixam para dar continuidade aos seus projetos inacabados?

As pinturas são expostas até em programas de TV, como aconteceu na band, Programa Gilberto Barros.

Mas isso já foi respondi trocentas vezes. Um pintor morto passa para um pintor vivo alguma continuação do seu trabalho porque tal ato não vai mudar drasticamente nada na evolução social ou científica de uma sociedade. Já a continuação de uma pesquisa de cunho científico, essa sim, se passada de graça pode revolucionar e mudar radicalmente o meio social em que se vive.

Mas isso já estava previsto no L.E, repito aqui pela 4ª ou 5ª vez :

29ª. O sábio e o inventor nunca são assistidos, em suas pesquisas, pelos Espíritos?

"Oh! isto é muito diferente. Quando há chegado o tempo de uma descoberta, os Espíritos encarregados de lhe dirigirem a marcha procuram o homem capaz de a levar a efeito e lhe inspiram as idéias necessárias, mas de maneira a lhe deixarem todo o mérito da obra, porquanto essas idéias preciso é que ele as elabore e ponha em execução. O mesmo se dá com todos os grandes trabalhos da inteligência humana. Os Espíritos deixam cada homem na sua esfera. Daquele que só é apto a cavar a terra, não farão depositário dos segredos de Deus; mas, sabem tirar da obscuridade aquele que seja capaz de lhes secundar os desígnios. Não deixeis, pois, que a curiosidade ou a ambição vos arrastem por um caminho que não corresponde aos fins do Espiritismo e que vos conduziria às mais ridículas mistificações."

Sendo ou não uma continuidade de um trabalho de um cientista já morto, o resultado seria o mesmo, pois a humanidade receberia os benefícios dessa pesquisa inacabada do mesmo jeito. Mas o que já se encontra acima responde em parte essa pergunta.

.

Flavio Checker

ade escreveu:
Flavio Checker escreveu:E quanto a possíveis evidências de espíritos, que tenha colaboração da ciência, o único tópico ( acho que foi do Betoni )que pode apresentar alguma credibilidade, e que eu já li, foi um tópico que até a Ana, cética desse Fórum, admitiu estudar um pouco mais, embora ela não opinasse aí logo abaixo. Ela disse isso em outro tópico, onde o Betoni reproduziu isso como resposta secundária em outro tema :

Pois é, e espíritas gostam de usar fenomenos ainda mal conhecidos como se fossem evidencias concretas de suas teorias, e normalmente selecionam só o que confirmaria suas opiniões, sobre este assunto existe muita controversia:

http://www.infidels.org/library/modern/keith_augustine/HNDEs.html

Ninguém disse que as pesquisas sobre a NDE constituíam provas. Evidências existem dos dois lados tanto contra quanto a favor. Enquanto não se provar inquestionavelmente o contrário do que foi apontado na página indicada deste fórum, as evidências pró continuam valendo. Muitas teorias que procuravam descaracterizar a NDE, como falta de oxigenação no cérebro, giro angular direito, etc, já foram derrubadas pelos cientistas médicos da Inglaterra ( não me lembro os nomes mas estão lá no link indicado )

ade

Mensagem por ade »

Flavio Checker escreveu:Evidências existem dos dois lados tanto contra quanto a favor. Enquanto não se provar inquestionavelmente o contrário do que foi apontado na página indicada deste fórum, as evidências pró continuam valendo.

Ah sei, só as evidencias pró, né, as incongruencias do link que postei são solenemente ignoradas, bem como as falhas em comprovar a veracidade da hipotese da consciencia separada do cérebro, como no caso do Doutor Bruce Greyson, da University of Virginia e da professora doutora da University of North Texas, Janice Holden, ou Jan Holden, que buscando calar os criticos e céticos bolaram uma forma prática e consistente para confirmar ser verdadeiro o que diziam individuos que, enquanto estavam sendo atendidos em hospitais, relataram poder observar de cima a mesa operatória e os médicos e enfermeiras que estavam trabalhando em seus corpos desacordados. Pois bem, eles usam um laptop programado para mostrar algumas imagens que mudam de tempos em tempos, e deixam ele aberto e com a tela voltada para cima, e o colocam de forma a poder ser visto somente por quem estiver abaixo do teto, mas não ao nivel do solo. Após o procedimento médico, se o paciente relatar a tal experiencia fora do corpo, eles pedem a ele qual imagem estava aparecendo no laptop, e a pergunta é repetida depois de 6 meses, já que as vezes o que aconteceu durante o procedimento demora a ser recordado. Apesar deste tipo de experiencia já ser feita a vários anos, e de que muitos relatos com o laptop presente já foram obtidos, o indice de acerto continua suspeitosamente em zero...

Segundo o seu ponto de vista, como isto não prova inquestionavelmente o contrario, as evidencias pró devem continuar valendo, né...

Engraçado, se a pessoa ao acordar disser que fez uma "viagem" linda, viu um tunel com luzes no fim, e encontrou entes queridos mortos, ela é levada a sério, já se ela falar que durante a experiencia foi torturada por elfos, demonios ou gigantes, como já aconteceu, a credibilidade não será a mesma, embora em ambos os casos as "evidencias" sejam iguais...

Botanico

Mensagem por Botanico »

É engraçada essa sua colocação. Então o cientista terminar o seu trabalho... Bem, será que lá no mundo espiritual teríamos reatores nucleares que seria IDÊNTICOS aos nossos? Se não tiver, como o falecido cientista terminará o seu trabalho?

Ah! Se não tem reatores por lá, então o falecido cientista pode incorporar-se num médium e este então iria continuar o trabalho do camarada. Certo? Então me diga aí como reagiriam os responsáveis por reatores quando o médium se apresentar a eles e dizendo que vai continuar o trabalho do falecido. Ô meu caro! O dia que isto acontecer, o Espiritismo será disciplina científica na Universidade... E aí quero ver o que sobrou da comunidade cética. Mas não precisamos só falar de reatores, vamos pensar nos micrótomos, microscópios eletrônicos, estufas de germinação, excursões, material químico, etc e tal. Tudo equipamento caro e que nenhum responsável por isso tudo colocaria nas mãos de médium algum. Sacou meu? Nunca pensou nisso não? Ah! Você é um cético. Não deve ter pensado mesmo.

Gilghamesh escreveu:Se um pintor ou escritor pode fazer isso, segundo alega sua seita, porque os cientistas mortos não podem dar continuidade aos seus projetos?

Bem, o motivo já foi exposto acima. Espíritos de pintores, poetas, romancistas, poderiam ainda continuar a sua arte, sem que isso implicasse em grande sacrifício financeiro ao médium. Já os recursos e equipamentos científicos...

Gilghamesh escreveu:Veja, não se trata dos vivos, se trata dos mortos que deixaram projetos inacabados.

E? Se pintores e romancistas podem ser inspirados, por que o mesmo não aconteceria com os cientistas? Não é isso que diz o LE?

Gilghamesh escreveu:Da mesma forma, se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Ah! É isso? Bem, talvez algum cientista espírita poderia considerar o projeto que lhe foi enviado por algum espírito através de algum médium... Talvez... Mas mesmo eu, que sou um cientista e espírita, ficaria esperto. Ainda mais se nesse projeto eu tiver que botar uma nota preta, e teria que ser talvez do meu bolso, pois jamais poderia dizer ao CNPq, ou FAPESP que "recebi um projeto do Ayrton B. Joly (falecido em 1975) para pesquisar uma espécie de alga desconhecida no fundo de uma caverna lá no raio que o parta...

Que sugere você?

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

ade escreveu:
Flavio Checker escreveu:Evidências existem dos dois lados tanto contra quanto a favor. Enquanto não se provar inquestionavelmente o contrário do que foi apontado na página indicada deste fórum, as evidências pró continuam valendo.

Ah sei, só as evidencias pró, né, as incongruencias do link que postei são solenemente ignoradas, bem como as falhas em comprovar a veracidade da hipotese da consciencia separada do cérebro, como no caso do Doutor Bruce Greyson, da University of Virginia e da professora doutora da University of North Texas, Janice Holden, ou Jan Holden, que buscando calar os criticos e céticos bolaram uma forma prática e consistente para confirmar ser verdadeiro o que diziam individuos que, enquanto estavam sendo atendidos em hospitais, relataram poder observar de cima a mesa operatória e os médicos e enfermeiras que estavam trabalhando em seus corpos desacordados. Pois bem, eles usam um laptop programado para mostrar algumas imagens que mudam de tempos em tempos, e deixam ele aberto e com a tela voltada para cima, e o colocam de forma a poder ser visto somente por quem estiver abaixo do teto, mas não ao nivel do solo. Após o procedimento médico, se o paciente relatar a tal experiencia fora do corpo, eles pedem a ele qual imagem estava aparecendo no laptop, e a pergunta é repetida depois de 6 meses, já que as vezes o que aconteceu durante o procedimento demora a ser recordado. Apesar deste tipo de experiencia já ser feita a vários anos, e de que muitos relatos com o laptop presente já foram obtidos, o indice de acerto continua suspeitosamente em zero...

Segundo o seu ponto de vista, como isto não prova inquestionavelmente o contrario, as evidencias pró devem continuar valendo, né...

Engraçado, se a pessoa ao acordar disser que fez uma "viagem" linda, viu um tunel com luzes no fim, e encontrou entes queridos mortos, ela é levada a sério, já se ela falar que durante a experiencia foi torturada por elfos, demonios ou gigantes, como já aconteceu, a credibilidade não será a mesma, embora em ambos os casos as "evidencias" sejam iguais...

Olá Ade,

Pelo visto, o meu nome foi citado ( mesmo que de forma errada ) pelo seu debatedor. Então, se me permite, gostaria de citar algumas pesquisas que fiz no periódico "The lancet", o qual é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por Médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com .

Muito bem, a parte que interessa ao caso sob análise e que relata uma metodologia análoga a que Você citou pode ser acessada através do link :

http://www.thelancet.com/journals/lance ... 1/fulltext

"Having said that, the OBE component of the NDE offers probably the best hope of launching any kind of serious attack on current concepts of the relationship between consciousness and brain function. Parnia and colleagues1 had hidden targets on boards suspended from the ceiling of the wards used in their study, in the hope that if any patient reported an OBE during their cardiac arrest, they would subsequently be able to identify the targets. Unfortunately, none of the four patients who experienced an NDE in the study experienced an OBE as part of the NDE. However, if reports of veridical perception during OBEs were to be forthcoming in future studies, they would represent a very strong challenge to any non-paranormal explanation of the NDE."

Ou seja :

OBE ou EFC - Out-of-Body Experience ou Experiência Fora do Corpo
NDE ou EQM - Near Death Experiences ou Experiência de Quase Morte

Então teremos :

"Com isso, o componente EFC da EQM oferece probabilidades de melhores expectativas de emitir todo tipo de crítica a conceitos atuais de relações entre consciência e função cerebral. Parnia e colegas tem escondido objetos em táboas suspensas no teto das salas de hospital, usados em seus estudos, na expectativa de que algum paciente relate uma EFC durante seus ataques cardíacos. Eles deveriam, a seguir, serem capazes de identificar os objetos. Infelizmente, nenhum dos quatro pacientes que experimentaram uma EQM no estudo, experimentaram também uma EFC como parte da EQM. Entretanto, se relatos de percepção verídica durante EFC estavam para aparecer em futuros estudos, eles deveriam representar um forte desafio para qualquer explicação não-paranormal de EQM."

Dessa forma, nem todas as NDEs apresentam EFCs simultâneos, o que demanda muito acompanhamento e criteriosa metodologia nas experiências.

Além disso, ainda neste conceituado periódico temos :

"Van Lommel and colleagues ask, “How could a clear consciousness outside one's body be experienced at the moment that the brain no longer functions during a period of clinical death with flat EEG?"

OU

Van Lommel e colegas perguntam : “Como poderia uma consciência vívida [ evidente ] fora de um corpo ser sentida [ percebida ] no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?”

Creio que ainda teremos muitas pesquisas pela frente. O caso não é conclusivo e demonstra apenas evidências, mas que já justificam mais investimentos e estudos nesta área.

Editado pela última vez por Benetton em 12 Set 2007, 09:22, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Ahura-Mazda

Mensagem por Ahura-Mazda »

ignoraram meu post...
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Ahura-Mazda escreveu:ignoraram meu post...

Relaxa. Acontece nos melhores argumentos... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Os kardecistas se acham não dogmaticos mas não perdem a oportunidade de se agarrarem com as duas mãos no seu tosco "livro dos espiritos". É o mesmo que fazem os crentões:

"Evolução não existe pois lá no inicio da biblia tá escrito que Deus criou todas as coisas".
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então quer dizer que os cientistas se tornariam vagabundos...

É engraçada essa sua colocação. Então o cientista terminar o seu trabalho... Bem, será que lá no mundo espiritual teríamos reatores nucleares que seria IDÊNTICOS aos nossos? Se não tiver, como o falecido cientista terminará o seu trabalho?
Bem, o motivo já foi exposto acima. Espíritos de pintores, poetas, romancistas, poderiam ainda continuar a sua arte, sem que isso implicasse em grande sacrifício financeiro ao médium. Já os recursos e equipamentos científicos...

Saudações.

Boa parte do trabalho dos teóricos do século XX foi feito na prancheta e no papel. Einstein desenvolveu a teoria da relatividade enqto trabalhava num escritório. Qdo morreu, trabalhava sozinho em casa. Ele, como uma grande parte, não dependia de materiais ou equipamentos além de lápis e papéis.

Acho q é a esse respeito que o gilgamesh estava falando.
Editado pela última vez por JoePussy em 11 Set 2007, 11:35, em um total de 2 vezes.

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:

Ah! Se não tem reatores por lá, então o falecido cientista pode incorporar-se num médium e este então iria continuar o trabalho do camarada. Certo? Então me diga aí como reagiriam os responsáveis por reatores quando o médium se apresentar a eles e dizendo que vai continuar o trabalho do falecido. Ô meu caro! O dia que isto acontecer, o Espiritismo será disciplina científica na Universidade... E aí quero ver o que sobrou da comunidade cética. Mas não precisamos só falar de reatores, vamos pensar nos micrótomos, microscópios eletrônicos, estufas de germinação, excursões, material químico, etc e tal. Tudo equipamento caro e que nenhum responsável por isso tudo colocaria nas mãos de médium algum. Sacou meu? Nunca pensou nisso não? Ah! Você é um cético. Não deve ter pensado mesmo.

Gilghamesh escreveu:Se um pintor ou escritor pode fazer isso, segundo alega sua seita, porque os cientistas mortos não podem dar continuidade aos seus projetos?

Gilghamesh escreveu:Veja, não se trata dos vivos, se trata dos mortos que deixaram projetos inacabados.

E? Se pintores e romancistas podem ser inspirados, por que o mesmo não aconteceria com os cientistas? Não é isso que diz o LE?

Gilghamesh escreveu:Da mesma forma, se os cientistas mortos dessem as caras, em nada interferiria no andamento do trabalho de cientistas vivos, pois os desencarnados enviariam mensagens sobre os próprios projetos que deixaram inacabados e não meteriam a colher no trabalho dos vivos, como é o que "acontece" nos alegados casos de desencarnados pintores e escritores...

Ah! É isso? Bem, talvez algum cientista espírita poderia considerar o projeto que lhe foi enviado por algum espírito através de algum médium... Talvez... Mas mesmo eu, que sou um cientista e espírita, ficaria esperto. Ainda mais se nesse projeto eu tiver que botar uma nota preta, e teria que ser talvez do meu bolso, pois jamais poderia dizer ao CNPq, ou FAPESP que "recebi um projeto do Ayrton B. Joly (falecido em 1975) para pesquisar uma espécie de alga desconhecida no fundo de uma caverna lá no raio que o parta...

Que sugere você?

Que argumento mais furado.

Instituições espiritas recebem centenas de milhares de reais em doações para caridade.

Esse dinheiro poderia continuar sendo usado para caridade: doação de remedios contra a DEngue desenvolvido por espiritos.

É só um exemplo.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

JoePussy escreveu:
Botanico escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então quer dizer que os cientistas se tornariam vagabundos...

Saudações.

Boa parte do trabalho dos teóricos do século XX foi feito na prancheta e no papel. Einstein desenvolveu a teoria da relatividade enqto trabalhava num escritório. Qdo morreu, trabalhava sozinho em casa. Ele, como uma grande parte, não dependia de materiais ou equipamentos além de lápis e papéis.

Acho q é a esse respeito que o gilgamesh estava falando.

Tenho lá as minhas dúvidas de que Einstein tenha chegado a ser o físico que foi só com papel e lápis. E se foi, é EXCEÇÃO e não REGRA. E se a Ciência fosse feita só à base de elucubrações teóricas, onde pensa que teríamos chegado?

O que o Gilga está chutando aí talvez é que seria lógico pensar que se um cientista morreu antes de terminar o seu trabalho, ele então poderia "voltar" para dar um fim na coisa. Se o trabalho é bom, haverá quem o termine sem que o cientista precise "voltar".

Coisas outras, como poesias, romances, pinturas, etc, escritas por supostos autores falecidos, servem mais como eventuais provas da continuidade da existência do que pelo seu valor artístico em si. Dickens faleceu antes de terminar o seu último romance, o Mistério de Edwin Drood. Dois anos depois, um mecânico americano, de pouca instrução, concluiu esse romance incompleto. Ele continuava onde Dickens parou, falando o inglês britânico, demonstrando pleno conhecimento de Londres (onde o mecânico jamais estivera), reproduzindo de forma bem fiel o estilo de Dickens.

Bem, podemos nós espíritas supor daí que o Charles Dickens "voltou" e terminou sua obra incompleta, o que para nós tem mais significado do que algum suposto cientista "voltar" e terminar alguma elucubração teórica que tenha feito. Só sei que para vocês céticos, um e outro quer dizer a mesma coisa.

Já que não dá para contentá-los...

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Que argumento mais furado.

Instituições espiritas recebem centenas de milhares de reais em doações para caridade.

Esse dinheiro poderia continuar sendo usado para caridade: doação de remedios contra a DEngue desenvolvido por espiritos.

É só um exemplo.

Mas você tem provas de que há dengue no mundo espiritual? E que lá não existe nenhum Lulla, nem um Meirelles, nem um Palocci ou Mantega, dizendo que os recursos têm de ir para aumentar os lucros dos banqueiros e, assim, os sanitaristas espirituais disporiam de amplos e bem equipados laboratórios para fazer suas pesquisas? E que essa dengue espiritual, que é lógico você tem provas comprovadas para me apresentar, é EXATAMENTE IDÊNTICA À do nosso mundo, de forma que os remédios lá fabricados podem ser copiados aqui e funcionariam beleza?

Fico no aguardo.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:

É só um exemplo.

Mas você tem provas de que há dengue no mundo espiritual? E que lá não existe nenhum Lulla, nem um Meirelles, nem um Palocci ou Mantega, dizendo que os recursos têm de ir para aumentar os lucros dos banqueiros e, assim, os sanitaristas espirituais disporiam de amplos e bem equipados laboratórios para fazer suas pesquisas? E que essa dengue espiritual, que é lógico você tem provas comprovadas para me apresentar, é EXATAMENTE IDÊNTICA À do nosso mundo, de forma que os remédios lá fabricados podem ser copiados aqui e funcionariam beleza?

Fico no aguardo.

Não esqueça do Dogma espirita: No plano espiritual, todo mundo fica com a conciencia pesada. Lá, todo mundo fica refletindo sobre seus erros. E, segundo VOCÊ, um monte de espiritos caretas ficam forçando os demais espiritos a pensarem melhor sobre suas ações quando encarnados.
O ENCOSTO

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:

É só um exemplo.

Fico no aguardo.

Não esqueça do Dogma espirita: No plano espiritual, todo mundo fica com a conciencia pesada. Lá, todo mundo fica refletindo sobre seus erros. E, segundo VOCÊ, um monte de espiritos caretas ficam forçando os demais espiritos a pensarem melhor sobre suas ações quando encarnados.

Escuta. E o que essa consciência pesada e essa azucrinação tem a ver com o que estamos discutindo?

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

Botanico escreveu:
(...)
O que o Gilga está chutando aí talvez é que seria lógico pensar que se um cientista morreu antes de terminar o seu trabalho, ele então poderia "voltar" para dar um fim na coisa. Se o trabalho é bom, haverá quem o termine sem que o cientista precise "voltar".
(...)
Coisas outras, como poesias, romances, pinturas, etc, escritas por supostos autores falecidos, servem mais como eventuais provas da continuidade da existência do que pelo seu valor artístico em si.
(...)
Bem, podemos nós espíritas supor daí que o Charles Dickens "voltou" e terminou sua obra incompleta, o que para nós tem mais significado do que algum suposto cientista "voltar" e terminar alguma elucubração teórica que tenha feito. Só sei que para vocês céticos, um e outro quer dizer a mesma coisa.
Já que não dá para contentá-los...

Olá.

eu parti e removi algumas partes de seu texto para não deixá-lo na íntegra ocupando espaço.

Sobre o primeiro assunto que quotei, concordo com a idéia do Gilga. Para mim, é mto mais crucial que venha alguma ajuda concreta do que uma obra de arte. Até pq, se a alegação que os espíritos 'inspiram' os cientistas, poderiam da msm forma 'inspirar' artistas, em vez de "voltar". Por isso que eu entrei nessa conversa, para ver se conseguia exprimir, de outra forma, a questão levantada pelo Gilga. Pq, ao meu ver, ou ambos os casos se dariam por incorporação ou por inspiração. Não faz mto sentido, para mim, ter essa diferenciação de manifestação de ação espiritual.

Sobre o segundo tópico, da prova da continuidade: só serve de prova se vc aceitar que as "obras" vêm de entidades desencarnadas. Se procurarmos outras explicações, podemos achá-las e usá-las, pq são tão impossíveis de provar adequadamente, do ponto de vista do método científico, do que esta da incorporação: poderíamos dizer que são poderes psiônicos (nada oriundo de inteligências desencarnadas), poderíamos dizer que na verdade são manipulações por extraterrestres invisíveis (tão difícil de provar qto de não-provar), que é fraude ou que é delírio. É uma questão de escolha aqui, uma vez que diversas hipóteses podem ser sugeridas e não serem nem provadas nem desqualificadas, já que o fenômeno não é passível de comprovação pelo método científico.

sobre o livro do Dickens, confesso que já havia visto vc escrever a respeito dele, lembro de ter visto refutações, mas nem conhecia o tal livro. Gastei uns neurônios aqui e achei que o suposto médium foi T. P. James. Não li, não conheço a obra, nunca li um livro do Dickens, logo não estou qualificado para autenticar ou não essa obra. Por outro lado, presumo que vc esteja em um barco parecido com o meu e tenha repetido essa história conforme lhe foi contada (ou lida). Dessa forma, procurei no Google por versões desse caso. Encontrei um aqui: http://www.survivalafterdeath.org/artic ... umship.htm

Spiritualists believe that dead authors have sometimes returned and dictated posthumous works through mediums. One such case concerned Charles Dickens, who died suddenly leaving unfinished his last novel, The Mystery of Edwin Drood(10). Four years later there was published a completion of the story, supposedly written automatically by the medium T. P. James, an uneducated mechanic of Brattleboro, Vermont. The style was in many ways an excellent parody of Dickens. Certain passages seemed flat and uninspired, but others were quite successful. Some Spiritualists hailed the 'return of Dickens' with enthusiasm, claiming that an uneducated man could not have produced such a parody unaided. However, as the case of Hélène Smith shows, one cannot easily set limits to what latent powers of dramatization may accomplish, and in this instance there is some direct evidence against the spiritistic interpretation. Many years after Dickens's death, a manuscript was discovered containing a later portion of the story of Edwin Drood. This portion does not feature at all in the James version. Moreover, Dickens's intentions as to the end of his story were very definite and well known to his son, Charles Dickens the Younger, and to his illustrator, Sir Luke Fildes. There are many indications in the completed portion of the novel that he was sticking closely to his declared plan. In the James version the plot is rather clumsily changed, and no use is made of various pointers to the solution of the mystery that Dickens had incorporated in the first half of the book.

Não achei outros relatos exceto em passagens curtas, sem mencionar fatos a respeito do assunto. Usei essa string de pesquisa no google: "T.P. James" +Brattleboro +dickens

Dessa forma, temos seu relato da autenticidade do caso, e outro que aponta dúvidas sobre ele, como o fato do filho de Dickens e de seu ilustrador conhecerem o enredo que faltava ser escrito e que destoaria do que foi publicado pelo suposto médium. Além disso, e do livro desconsiderar partes da primeira metade escrita pelo Dickens vivo, um manuscrito foi encontrado, do próprio autor, que continha uma porção não publicada do livro e que nada tinha a ver com o que foi dito pelo TD James.

Eu, na ausência de provas irrefutáveis a favor da teoria da mediunidade nesse caso do Dickens, e levando-se em conta o manuscrito encontrado e as versões do filho e do ilustrador, acho que o caso está mais provavelmente classificado como fraude ou auto-ilusão do que incorporação. Mas é opinião e conclusão minha apenas.

Sobre céticos, o problema é que nós precisamos de algo mais palpável para trabalhar. Nós não temos a fé de religiosos.

Agora, eu acho que esse tipo de debate, qdo chega a esse ponto, não faz sentido prosseguir. Nós não temos como continuar a conversa no atual esquema se nossas premissas não são iguais. Vcs consideram os livros psicografados como autênticos e através dos mesmos (LE e acho q LM), basearam toda sua fé.

Nós, sem essa fé, questionamentos cientificamente teorias que vcs respondem pela fé.

Não há como nós chegarmos a um ponto comum de discussão.

Os céticos podem propor testes e comprovações do fenômeno, mas não discutir na seara religiosa, pq a fé, por definição, não pede uma prova real; ficarão os céticos pedindo provas e os espíritas dizendo que tais provas ou já existem (se não satisfazem os céticos não é problema dos religiosos) ou que não são passíveis de comprovação científica por n fatores ad hoc.

Respeito seu direito à sua teoria espiritual, mas discordo fortemente da msm. Mas concordo tbm que não vale a pena prolongarmos a discussão nessas bases.

Abraços!

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

aknatom

Re.: Dez descobertas Científicas pisicografadas por espírito

Mensagem por aknatom »

O problema todo é a tal da FÉ RACIOCINADA e do ESPIRITISMO CIENTÍFICO.
Pode usar todo seu bom senso Joe, eles não vão aceitar o fim da discussão.
E enquanto isso, lista vazia...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

JoePussy escreveu:Olá.

eu parti e removi algumas partes de seu texto para não deixá-lo na íntegra ocupando espaço.

Sobre o primeiro assunto que quotei, concordo com a idéia do Gilga. Para mim, é mto mais crucial que venha alguma ajuda concreta do que uma obra de arte. Até pq, se a alegação que os espíritos 'inspiram' os cientistas, poderiam da msm forma 'inspirar' artistas, em vez de "voltar". Por isso que eu entrei nessa conversa, para ver se conseguia exprimir, de outra forma, a questão levantada pelo Gilga. Pq, ao meu ver, ou ambos os casos se dariam por incorporação ou por inspiração. Não faz mto sentido, para mim, ter essa diferenciação de manifestação de ação espiritual.

O mecanismo de ambos é semelhante. A diferença é o grau de envolvimento. Quando se fala em "incorporação" fica a idéia de que um espírito entraria no corpo ocupado pelo dono (como mostra lá no filme Ghost), mas não é nada disso. A influência é externa e apenas captada pelo corpo e pelo "espírito-dono". No caso da INSPIRAÇÃO, é apenas umas "dicas", umas idéias principais passadas, as quais o encarnado trabalhará à sua maneira. Na INCORPORAÇÃO é quando a influência é mais forte, as idéias já não são do médium e, por meio disso, ele é capaz de dizer e saber de coisas que normalmente não saberia. Aí no caso sua influência é mais passiva, embora nunca ausente.

JoePussy escreveu:Sobre o segundo tópico, da prova da continuidade: só serve de prova se vc aceitar que as "obras" vêm de entidades desencarnadas. Se procurarmos outras explicações, podemos achá-las e usá-las, pq são tão impossíveis de provar adequadamente, do ponto de vista do método científico, do que esta da incorporação: poderíamos dizer que são poderes psiônicos (nada oriundo de inteligências desencarnadas),

Esses tais poderes psiônicos são de comer ou de beber? Desculpe-me a brincadeira, mas o que tenho visto é que os sábios continuam usado da estratégia de recorrer a nomes sonoros, bombásticos e retumbantes, tudo para não terem de dizer a constrangedora frase que é: _ Não sei.

JoePussy escreveu:poderíamos dizer que na verdade são manipulações por extraterrestres invisíveis (tão difícil de provar qto de não-provar), que é fraude ou que é delírio. É uma questão de escolha aqui, uma vez que diversas hipóteses podem ser sugeridas e não serem nem provadas nem desqualificadas, já que o fenômeno não é passível de comprovação pelo método científico.

sobre o livro do Dickens, confesso que já havia visto vc escrever a respeito dele, lembro de ter visto refutações, mas nem conhecia o tal livro. Gastei uns neurônios aqui e achei que o suposto médium foi T. P. James. Não li, não conheço a obra, nunca li um livro do Dickens, logo não estou qualificado para autenticar ou não essa obra. Por outro lado, presumo que vc esteja em um barco parecido com o meu e tenha repetido essa história conforme lhe foi contada (ou lida). Dessa forma, procurei no Google por versões desse caso. Encontrei um aqui: http://www.survivalafterdeath.org/artic ... umship.htm

Spiritualists believe that dead authors have sometimes returned and dictated posthumous works through mediums. One such case concerned Charles Dickens, who died suddenly leaving unfinished his last novel, The Mystery of Edwin Drood(10). Four years later there was published a completion of the story, supposedly written automatically by the medium T. P. James, an uneducated mechanic of Brattleboro, Vermont. The style was in many ways an excellent parody of Dickens. Certain passages seemed flat and uninspired, but others were quite successful. Some Spiritualists hailed the 'return of Dickens' with enthusiasm, claiming that an uneducated man could not have produced such a parody unaided. However, as the case of Hélène Smith shows, one cannot easily set limits to what latent powers of dramatization may accomplish, and in this instance there is some direct evidence against the spiritistic interpretation. Many years after Dickens's death, a manuscript was discovered containing a later portion of the story of Edwin Drood. This portion does not feature at all in the James version. Moreover, Dickens's intentions as to the end of his story were very definite and well known to his son, Charles Dickens the Younger, and to his illustrator, Sir Luke Fildes. There are many indications in the completed portion of the novel that he was sticking closely to his declared plan. In the James version the plot is rather clumsily changed, and no use is made of various pointers to the solution of the mystery that Dickens had incorporated in the first half of the book.

Não achei outros relatos exceto em passagens curtas, sem mencionar fatos a respeito do assunto. Usei essa string de pesquisa no google: "T.P. James" +Brattleboro +dickens

Dessa forma, temos seu relato da autenticidade do caso, e outro que aponta dúvidas sobre ele, como o fato do filho de Dickens e de seu ilustrador conhecerem o enredo que faltava ser escrito e que destoaria do que foi publicado pelo suposto médium. Além disso, e do livro desconsiderar partes da primeira metade escrita pelo Dickens vivo, um manuscrito foi encontrado, do próprio autor, que continha uma porção não publicada do livro e que nada tinha a ver com o que foi dito pelo TD James.

Eu, na ausência de provas irrefutáveis a favor da teoria da mediunidade nesse caso do Dickens, e levando-se em conta o manuscrito encontrado e as versões do filho e do ilustrador, acho que o caso está mais provavelmente classificado como fraude ou auto-ilusão do que incorporação. Mas é opinião e conclusão minha apenas.

Sobre céticos, o problema é que nós precisamos de algo mais palpável para trabalhar. Nós não temos a fé de religiosos.

Olha, meu caro, não é tão simples assim. Esse lance do manuscrito encontrado, que foi chamado de fragmento Sapensa (Sapensa porque este era o nome do personagem no qual Dickens se detinha nesta parte) parece mais um estudo de Dickens, que decidiu não aproveitá-lo. O fragmento está incompleto: faltam as seis páginas iniciais e termina no meio de uma frase. NÃO PODE SER ENCAIXADO EM PARTE ALGUMA DO ROMANCE DE DICKENS, nem na parte autêntica, nem na mediúnica. Só que ele é muito usado pelos céticos para dizer que "foi encontrada a parte final do romance e que não é nada comparado com o que o médium escreveu". Só que o fragmento não ajuda em nada para apoiar isso.

JoePussy escreveu:Agora, eu acho que esse tipo de debate, qdo chega a esse ponto, não faz sentido prosseguir. Nós não temos como continuar a conversa no atual esquema se nossas premissas não são iguais. Vcs consideram os livros psicografados como autênticos e através dos mesmos (LE e acho q LM), basearam toda sua fé.

Nós, sem essa fé, questionamentos cientificamente teorias que vcs respondem pela fé.

Não há como nós chegarmos a um ponto comum de discussão.

Os céticos podem propor testes e comprovações do fenômeno, mas não discutir na seara religiosa, pq a fé, por definição, não pede uma prova real; ficarão os céticos pedindo provas e os espíritas dizendo que tais provas ou já existem (se não satisfazem os céticos não é problema dos religiosos) ou que não são passíveis de comprovação científica por n fatores ad hoc.

Respeito seu direito à sua teoria espiritual, mas discordo fortemente da msm. Mas concordo tbm que não vale a pena prolongarmos a discussão nessas bases.

Abraços!

Bem, quanto a investigação científica, o problema de hoje não me parece nada diferente do passado: os verdadeiros céticos, apoiados e aclamados por sua comunidade são os que fazem elucubrações teóricas, SEM NUNCA FAZER QUALQUER EXPERIMENTO. E os piores céticos, os considerados mais burros e tapados por sua comunidade, são aqueles que pesquisam e investigam e fazem experimentos DECENTES. São trouxas por perderem tempo com isso; e ficam ainda pior se disserem que:
_ Olha, realmente observamos coisas estranhas que não podem ser atribuídas ao acaso ou erro experimental nosso...

É isso.

Trancado