Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Edson escreveu:Devo estar deixando passar alguma coisa. Bom, mas no geral creio que estou acertando mais que se fosse ao acaso.
Tenho Sol e Mercúrio em escorpião. Em outras palavras, odeio errar e só sossego quando percebo onde foi o erro. Houve uma dissonância entre Lua e Vênus que resultou numa tensão. E é nesse ponto que alguma coisa não está batendo.
Ainda não percebi o que foi
Como vc já bem apontou o que existe são características e tendëncias que naturalmente vão interagir com o meio o que pode parecer estar errado é que o meio mexeu nesse quadro inicial.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
salgueiro escreveu:Felipe é quase um hiperativo então ir com calma não é a dele. Já Alé é a calma.
Eu já sou hiperativo mesmo. Não largo minha Ritalina.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
Apo escreveu:Nooosssaaaa, que coisa mais complexa! Isto aí é mais rápido que qualquer terapia.
É uma viagem fascinante, mesmo quando se erra, alguma coisa fica para reflexão. Venha viajar junto...
Tentarei! Se eu descer do barco em algum momento, são coisas do meu signo, ok?
Qual seu signo?
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
Edson Jr escreveu:Escorpião - é o meu signo. Sem dúvida, o melhor de todos. Não existe lado negativo. É dócil, amável e gentil. Totalmente incapaz de praticar qualquer maldade ou tipo de vingança.
Existe lado negativo, sim. Esta descrita " total incapacidade de praticar maldade ou vingança" não é bem assim nos nativos de Escorpião. Como bem descreveu uma colega minha psiquiatra sobre alguns perfis " calminhos e bonzinhos", na superfície pode parecer água tranquila, mas nas profundezas... O que me parece a todo escorpiano que conheço, é que ele boicota seus impulsos sobre maldade e vingança ( num processo inconsciente, talvez), se deixando conduzir, ou persuadir, ou usar, ou abusar. Não suporta conflitos, enfrentamentos, talvez por medo do que possa surgir daí. Parece sempre cordato, educado, meio "psicólogo", meio "amigo", " confiável". Leva chutes no traseiro e custa a se convencer de que foi permissivo. Por isto, popularmente se diz que escorpião é um signo " difícil " de conhecer a fundo. Psicologicamente, este jogo emocional inconsciente pode estourar em outras áreas ou momentos da vida.
Edson Jr escreveu:Escorpião - é o meu signo. Sem dúvida, o melhor de todos. Não existe lado negativo. É dócil, amável e gentil. Totalmente incapaz de praticar qualquer maldade ou tipo de vingança.
Existe lado negativo, sim. Esta descrita " total incapacidade de praticar maldade ou vingança" não é bem assim nos nativos de Escorpião. Como bem descreveu uma colega minha psiquiatra sobre alguns perfis " calminhos e bonzinhos", na superfície pode parecer água tranquila, mas nas profundezas... O que me parece a todo escorpiano que conheço, é que ele boicota seus impulsos sobre maldade e vingança ( num processo inconsciente, talvez), se deixando conduzir, ou persuadir, ou usar, ou abusar. Não suporta conflitos, enfrentamentos, talvez por medo do que possa surgir daí. Parece sempre cordato, educado, meio "psicólogo", meio "amigo", " confiável". Leva chutes no traseiro e custa a se convencer de que foi permissivo. Por isto, popularmente se diz que escorpião é um signo " difícil " de conhecer a fundo. Psicologicamente, este jogo emocional inconsciente pode estourar em outras áreas ou momentos da vida.
Mas enfim...
...não espalha não, Apo...
Mas enfim...
...não espalha não, Apo...
hahaha. Sou casada com 1 destes faz 20 anos, babe!
Apo escreveu: Não suporta conflitos, enfrentamentos, talvez por medo do que possa surgir daí.
Somente aqui que discordo. O Escorpião não vive sem conflitos. É o conflito, o perigoso e o misterioso o que mais o seduz.
]Virgem - quer tudo certinho, arrumadinho, jeitosinho...inho...inho...e como gosta de criticar! Altamente detalhista e perfeccionista. Se por um lado pode ser bom, as vezes é um saco
Que inferno, mas sou eu! hahahahaa! Estes inhosinhos aí estão um pouco exagerados. Sou bem desleixada também. Mas me culpo por isto. Ou seja, é o famoso conflito, entre o que somos e o que os astros "gostariam" que fôssemos. Meu outro eu também gostaria de ser mais oganizada também. É uma bagunça, mas é assim mesmo.
Pode ter relação com o seu ascendente. Você sabe qual é?!
Peixes!?
Apo escreveu: Não suporta conflitos, enfrentamentos, talvez por medo do que possa surgir daí.
Somente aqui que discordo. O Escorpião não vive sem conflitos. É o conflito, o perigoso e o misterioso o que mais o seduz.
Hum, desconfio disto. Parece um vício. Mas não conflitos de briga. Talvez de causar o mal-estar ou se ver no meio dele e muito pouco fazer para colocar o preto no branco. É muito chato. Se bem que, há as diferenças dentro do mesmo signo e interferência externa e da vida em si, conforme sabemos. Lidar com os conflitos pode variar muito de pessoa para pessoa. Umas nem se dão conta do rolo armado ( por elas ou por outros), como se fizessem cara de paisagem ou fossem mesmo mesmo míopes.
ps: Esta é uma visão crítica de uma virgiana sobre alguns escorpianos. Ou seja, vai ser sempre meio distorcida. Então, vamos à análise científica!
VÊNUS EM GÊMEOS: O AMOR VIVIDO COMO UMA TROCA INTELECTUAL
Você, Lili, nasceu com Vênus no signo de Gêmeos. Desta maneira, os processos de troca e de comunicação são essenciais para o bom funcionamento da sua vida afetiva. A inteligência está atrelada ao seu senso de beleza, de modo que lhe é essencial estar ao lado de pessoas que lhe acrescentem, em termos de conhecimento, de informações, alguém que você possa conversar - e, de preferência, muito.
O estilo que melhor combina com você é o jovial, o informal e, em alguns casos, o intelectual. Com Vênus em Gêmeos, você seduz usando a inteligência, envolvendo a pessoa com os balões coloridos de suas idéias e histórias fascinantes.
continua...
Em geral, pessoas com Vênus em Gêmeos têm muitos relacionamentos durante a existência e, para elas, o amor é uma escola.
A inquietude geminiana pode se traduzir positivamente como uma capacidade de impedir que o relacionamento entre numa rotina chata e, negativamente, como uma insatisfação compulsiva que pode lhe levar a entediar-se com facilidade.
Outra dificuldade inerente a Vênus em Gêmeos, Lili, é que você pode se sentir mal ao lidar com emoções muito intensas, geralmente as próprias, pois as coisas que você não pode racionalizar (ou não consegue) lhe apavoram enormemente.
Gêmeos é um signo de controle mental e, a despeito de toda a sociabilidade, charme e verve para relacionamentos que naturalmente possui, quando o assunto é "emoções irracionais" ou "paixões intensas", a pessoa se sente adoentada.
Na verdade, situações desse calibre são grandes lições de vida, pois você aprende que nem todas as suas teorias são reais.
Gêmeos é um signo que muitas vezes lida com a vida como se tivesse um almanaque interno todo preparado, e apenas paixões fazem tal tipo compreender o que existe no fundo de sua alma. Em alguns casos, a pessoa de Vênus em Gêmeos "foge" das paixões, preferindo relações mais leves, onde se possa manter o controle mental.
continua...
Você, Lili, com Vênus em Gêmeos, sente atração por pessoas que lhe intriguem, que pareçam curiosas, fora do comum e que tenham algo exótico em suas atmosferas. E tem que ser, obrigatoriamente, alguém que você sinta que tem muito a lhe acrescentar, através de conversas infinitas.
A sexualidade de Vênus em Gêmeos é cerebral e, apesar de gostar de pessoas bonitas, fascina-se mais pela atmosfera de inteligência e de bom humor da pessoa. Tipos silenciosos ou mal-humorados cortam totalmente o seu tesão.
Para seus relacionamentos darem certo, você sente grande necessidade de espaço e de mudança. Tem um charme natural que não deriva do corpo, mas de uma aura que mescla jovialidade e poder de fascinar os outros com sua mente.
continua...
Precisa tomar cuidado com processos de insegurança afetiva, pois Gêmeos é um signo naturalmente inclinado a duvidar.
Quando não tem nada pra fazer, começa a ter idéias que questionam demais aquilo que é simples, correndo o risco de especular em demasia, inventando complicações.
O medo de envolver-se em relações íntimas pode conduzir tipos mais infantis a uma vida amorosa poligâmica e instável ou a comportamentos de "jogo".
Apo, dê sua nota (de 0 a 4) para Vênus em Gêmeos
Minha nota como observadora de Vênus em Gêmeos para a pessoa em questão é 4, com os seguintes senões:
Esta pessoa nem sempre costuma falar muito sobre determinados assuntos. Muitas vezes, prefere o silêncio absoluto, alguma espécie de "isolamento", através de pequenas demonstrações de alteração de humor. E se irrita profundamente com perguntas do tipo: " Aconteceu alguma coisa?", " Tudo bem?", " Quer conversar?". Ou seja, só dá valor para muita conversa quando tudo vai bem. Isto deve advir dese processo de ceticismo e complicação do que pode ser simples. Ou seja, faz sentido.
O outro senão é ainda meio precipitado: o discurso sobre poligamia não entra no cardápio dela. Ela preserva a lealdade. E não diz não gostar de jogos. Mas talvez a vida futura mostre outra coisa. É a juventude ainda que comanda.
Apo escreveu:Esta pessoa nem sempre costuma falar muito sobre determinados assuntos. Muitas vezes, prefere o silêncio absoluto, alguma espécie de "isolamento", através de pequenas demonstrações de alteração de humor. E se irrita profundamente com perguntas do tipo: " Aconteceu alguma coisa?", " Tudo bem?", " Quer conversar?". Ou seja, só dá valor para muita conversa quando tudo vai bem. Isto deve advir dese processo de ceticismo e complicação do que pode ser simples. Ou seja, faz sentido.
Na realidade faz sentido, pois perguntas como: "Aconteceu alguma coisa?", possui um componente emocional. Na arena da emoção ela possui problemas, pois existe um forte bloqueio do elemento água, que veremos na próxima postagem.
BLOQUEIO DA ÁGUA – APRENDENDO A LIDAR COM AS EMOÇÕES
A escassez de elemento água em seu mapa, Lili, não representa ausência de emoções, muito embora você possa vir a encontrar tal descrição em muitos livros superficiais de Astrologia. Não existe pessoa sem sentimentos.
O que ocorre, no bloqueio da Água, é que ele pode representar uma certa repressão das qualidades emocionais. Você corre o risco de não dar atenção às próprias emoções, desconsiderando o que está sentindo em prol dos "deveres" ou mesmo por conta de "necessidades lógicas, racionais e práticas".
O que acontece, Lili, é que - conforme Carl Jung mesmo dizia - aquilo que reprimimos não deixa de existir, apenas explode em outro lugar, dramaticamente.
Muitas pessoas com falta de Água terminam nem percebendo aquilo que estão sentindo, uma vez que não estão acostumadas a dar atenção aos próprios sentimentos... Mas a emoção existe!
continua...
Em geral, uma característica típica das pessoas a quem falta Água é uma tendência a não terem muita auto-observação, de modo que muitas vezes nem percebem o que elas mesmas estão sentindo.
Muitas vezes ocorre uma confusão de emoções: se você sente zanga, fica triste. Se sente tristeza, transmite a idéia de que está tudo bem, e assim por diante.
Inconscientes de si mesmas, as pessoas com problemas de Água apontam com muita facilidade os defeitos alheios, cobram os outros, mas não enxergam as próprias necessidade emocionais sufocadas.
Em alguns casos, pode haver alguma crueldade e/ou agressividade no comportamento. Como diriam alguns, "falta empatia". Outras pessoas com falta de Água podem não manifestar esta crueldade e falta de empatia, mas podem ser muito duras consigo mesmas e com os demais.
Há também um outro tipo de pessoa com falta de Água, que têm uma aparência relaxada e jovial, sobretudo divertida, mas que vivem fugindo do confronto com o que elas mesmas estão sentindo.
Há também um outro sub-tipo, mais raro, que aparentemente é carinhoso e cheio de sentimentos, mas quando se olha de perto é que se percebe que a coisa é mais uma máscara do que algo verdadeiro.
Em suma, Lili: há, de acordo com seu mapa, um problema no que diz respeito a lidar com os sentimentos. Cabe a você observar até que ponto isso é verdade e, caso perceba realmente isso, empenhar-se em se trabalhar, sobretudo aprendendo que as emoções não são "ameaçadoras" e que não há nenhuma vergonha em se admitir o que se sente, que não se é "menor" por admitir as próprias inseguranças e carências emocionais.
Apo, dê sua nota para Bloqueio do Elemento Água
Falamos do elemento água, que está mais fraco, agora vamos falar do elemento ar, que é o mais poderoso no mapa da Lili.
continua...
De acordo com as posições planetárias do seu mapa, Lili, o Ar é um elemento extremamente forte em sua natureza.
O Ar é o elemento da civilização. Representa as funções racionais e o mecanismo do pensamento, que distingue o homem dos demais produtos da natureza.
Ar é o elemento que aborda tudo em termos de teorias, de análises, elucubrações e reconhecimentos de padrões. É o elemento da inteligência e da capacidade de fazer analogias.
O mundo do Ar é um mundo de conexões mentais. Não à toa, Lili, que este seu elemento é o elemento da comunicação - o que é bastante óbvio, pois sem Ar não conseguimos falar e o som não se propaga. O Ar comunica tudo. Pense um pouco, Lili, e você entenderá: para haver troca de Ar, basta existir. Estamos, a todo o momento, trocando gases uns com os outros. E se as moléculas realmente têm memória - como teorizam os físicos quânticos - é através do Ar que "contaminamos" os outros com nossas idéias, pensamentos e conceitos. Estamos continuamente inspirando e expirando, e a todo o momento pensando, falando, expressando. Mas as pessoas do Ar fazem todas estas coisas mais do que as outras.
As funções do Ar se equivalem às funções do córtex cerebral humano, que em você é particularmente desenvolvido: refreamos os impulsos e as pulsões primitivas porque vivemos em sociedade (Ar), e então elaboramos conceitos, ética, padrões de conduta.
E isso é necessário, mas em algumas pessoas este movimento se torna exagerado - justamente nas pessoas com excesso de Ar, que vivem em eterno estado de especulação e teorias, esquecendo-se de suas próprias pulsões instintivas e de seus desejos emocionais mais básicos.
continua...