Abiogenese eh um paralelepipedo no sapato dos ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:

Nada disso. É o contrário. Distribuir probabilidades e a forma de fazer com que o improvável se torne provável. :emoticon5:

Distribuir probabilidades?Se eu tenho um conjunto de dez unidades e pretendo formar um conjunto específico de três unidades específicas selecionadas aleatoriamente tenho 3/10 chances de atingir meu objetivo.Se eu porventura selecionar duas unidades específicas tenho 2/10 chances de atingir meu objetivo.

Logo conclui-se que quanto mas simples e restritiva for a combinaçâo requerida dentro um dado número de combinaçôes possíveis,menos provável será a sua concretizaçâo.

Acontece que os processos que levaram à vida não são tão aleatórios como o seu exemplo.

Quando uma coisa acontece, aumenta a chance da coisa seguinte acontecer. Não é uma probabilidade cada vez menor de que todas as etapas aconteçam.

Como no jogo da forca, se você já encontrou algumas letras, há menos espaços a preencher e menos letras para tentar. Só que, ao contrário do jogo, você tem todo o tempo do mundo para tentar (bilhões de anos , para ser mais exato).

o pensador

Re: Re.: Abiogenese eh um paralelepipido no sapato dos ateus

Mensagem por o pensador »

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:Nã... Nã. Tu queres brincar ao jogo dos porquês... e queres parar em Deus com uma definição espúria. Isso equivale a fugires dos amigos do recreio para brincares sozinho. Podes fazer isso se quiseres. Mas ninguém fica convencido. Olha... é tão snob que quer brincar sozinho... :emoticon16:

E que contra argumento vc tem a apresentar além de alegaçôes vazias contra a veracidade de meu argumento?

Não há argumentos contra a veracidade da hipótese de um deus que sempre existiu.
O que há é falta de argumentos a favor.
Sem argumentos, não há porque complicar as coisas. Fiquemos com o universo que sempre existiu.
Deus é uma hipótese desnecessária que só serve para substituir um mistério por outro.

Qual o valor de X? Ora, é Y!
E qual o valor de Y? Ora, está além de nosso alcance.

Um Deus detentor de infinita carga de energia útil nâo teve princípio de existência.

o pensador

E Deus nâo está além de nosso alcançe.Já provei isto aqui e já criei tópicos com este objetivo.Mas poucos parecem dispostos a arrazoar seriamente...

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:

Nada disso. É o contrário. Distribuir probabilidades e a forma de fazer com que o improvável se torne provável. :emoticon5:

Distribuir probabilidades?Se eu tenho um conjunto de dez unidades e pretendo formar um conjunto específico de três unidades específicas selecionadas aleatoriamente tenho 3/10 chances de atingir meu objetivo.Se eu porventura selecionar duas unidades específicas tenho 2/10 chances de atingir meu objetivo.

Logo conclui-se que quanto mas simples e restritiva for a combinaçâo requerida dentro um dado número de combinaçôes possíveis,menos provável será a sua concretizaçâo.

Acontece que os processos que levaram à vida não são tão aleatórios como o seu exemplo.

Quando uma coisa acontece, aumenta a chance da coisa seguinte acontecer. Não é uma probabilidade cada vez menor de que todas as etapas aconteçam.

Como no jogo da forca, se você já encontrou algumas letras, há menos espaços a preencher e menos letras para tentar. Só que, ao contrário do jogo, você tem todo o tempo do mundo para tentar (bilhões de anos , para ser mais exato).

O que vc nâo entende Fernando é que a probabilidade de que a primeira etapa,a mais simples,se realize aleatoriamente é incalculavelmente inferior do que a probabilidade de realizaçâo do processo inteiro.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:E Deus nâo está além de nosso alcançe.Já provei isto aqui e já criei tópicos com este objetivo.Mas poucos parecem dispostos a arrazoar seriamente...

Ou poucos viram sentido no seu "arrazoado".
Acho muita pretensão uma ínfima criatura julgar que entende seu criador eterno e infinito quando não consegue sequer entender o resto da criação.

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:E Deus nâo está além de nosso alcançe.Já provei isto aqui e já criei tópicos com este objetivo.Mas poucos parecem dispostos a arrazoar seriamente...

Ou poucos viram sentido no seu "arrazoado".
Acho muita pretensão uma ínfima criatura julgar que entende seu criador eterno e infinito quando não consegue sequer entender o resto da criação.

De modo algum.Um Criador eterno e infinito é que impossivelmente conseguiria se esconder da razâo humana.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:O que vc nâo entende Fernando é que a probabilidade de que a primeira etapa,a mais simples,se realize aleatoriamente é incalculavelmente inferior do que a probabilidade de realizaçâo do processo inteiro.

Mas ela não é zero e é isto que importa. Se ela é possível, temos que levar em conta a possibilidade, já que ela é infinitamente mais provável que explicações místicas.

Mas é difícil argumentar com alguém que julga entender o próprio criador nos mínimos detalhes.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acho muita pretensão uma ínfima criatura julgar que entende seu criador eterno e infinito quando não consegue sequer entender o resto da criação.

De modo algum.Um Criador eterno e infinito é que impossivelmente conseguiria se esconder da razâo humana.

Da razão humana falível e limitada.

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:O que vc nâo entende Fernando é que a probabilidade de que a primeira etapa,a mais simples,se realize aleatoriamente é incalculavelmente inferior do que a probabilidade de realizaçâo do processo inteiro.

Mas ela não é zero e é isto que importa. Se ela é possível, temos que levar em conta a possibilidade, já que ela é infinitamente mais provável que explicações místicas.

Mas é difícil argumentar com alguém que julga entender o próprio criador nos mínimos detalhes.

Nâo estou debatendo misticismo.Um Criador inteligente nâo deve necessariamente ser imaterial e etéreo.Ele pode ser um Ser de energia.E a hipótese de que um Criador inteligente fundou nosso universo e formou a vida é extremamente mais plausível.

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acho muita pretensão uma ínfima criatura julgar que entende seu criador eterno e infinito quando não consegue sequer entender o resto da criação.

Da razão humana falível e limitada.

Um Deus infinito que é um axioma da própria razâo.Um Deus infinito que se identifica com a própria Existência em valor ontológico e sabemos que a Existência em si é Irrrefutável desde que o Nada nada é

aknatom

Mensagem por aknatom »

o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:

Orra meu... será que a gente prcisa te lembrar que vc não entende merda nenhuma de estatística e de probabilidade, e que foi sumariamente humilado naquele tópico do ForumNow? Olha o tamanho da merda que vc escreveu aí em cima...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

o pensador escreveu:Nâo estou debatendo misticismo.Um Criador inteligente nâo deve necessariamente ser imaterial e etéreo.Ele pode ser um Ser de energia.E a hipótese de que um Criador inteligente fundou nosso universo e formou a vida é extremamente mais plausível.

Mas não passa de uma hipótese.

o pensador

Nâo é necessário connhecer em minúcias o universo inteiro.Porém,mesmo que a Existência nâo fosse interpretável cognitivamente a própria certeza de sua Realidade fundamentaria a existência de um Deus infinito pois um Deus infinito equivale e se identifica em valor ontológico à própria Existência em si;um Ser dotado de todos os atributos essenciais possíveis em infinito grau se identifica com o máximo potencial da Existência em si.

o pensador

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:Nâo estou debatendo misticismo.Um Criador inteligente nâo deve necessariamente ser imaterial e etéreo.Ele pode ser um Ser de energia.E a hipótese de que um Criador inteligente fundou nosso universo e formou a vida é extremamente mais plausível.

Mas não passa de uma hipótese.

Nâo uma hipótese.Uma certeza matemática fundada na própria natureza do Ser.O Deus infinito representa a própria Existência em si,que é indubitável,posto que é um ser dotado de todos os atributos naturais possíveis em infinito grau.

o pensador

aknatom escreveu:
o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:

Orra meu... será que a gente prcisa te lembrar que vc não entende merda nenhuma de estatística e de probabilidade, e que foi sumariamente humilado naquele tópico do ForumNow? Olha o tamanho da merda que vc escreveu aí em cima...

Falácia Ad Hominem.

o pensador

E aknatom,pensei que tinhamos combinado estar em paz e nâo discutir mais..

aknatom

Mensagem por aknatom »

o pensador escreveu:
aknatom escreveu:
o pensador escreveu:
Zzzz escreveu:

Falácia Ad Hominem.

Falácia Ad Pensêitor...

Vou explicar tá, mas só desta vez.
Se eu tenho um conjunto de 10 bolas e quero formar uma sequência específica de 3 bolas, tenho o seguinte:

No sorteio da primeira bola, tenho 1 chance em 10 de tirar a bola certa. 1/10.
No sorteio da segunda bola, tenho 1 chance em 9 de tirar a bola certa. 1/9.
No sorteio da terceira bola, tenho 1 chance em 8 de tirar a bola certa. 1/8.
A chance de todos estes fatos acontecerem ao mesmo tempo, adivinha só, não é de 3/10. É de algo perto de 1/1000.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

o pensador escreveu:E aknatom,pensei que tinhamos combinado estar em paz e nâo discutir mais..

Não estamos mais discutindo sobre o tema do tópico, nem estamos discutindo. Só estou te lembrando que vc não entende porra nenhuma de probabilidade. :emoticon12:

Imagem

o pensador

aknatom escreveu:
Falácia Ad Pensêitor...

Se eu tenho um conjunto de 10 bolas e quero formar uma sequência específica de 3 bolas, tenho o seguinte:

A chance de todos estes fatos acontecerem ao mesmo tempo, adivinha só, não é de 3/10. É de algo perto de 1/1000.

Vc separou em diversos sorteios um ato que pode perfeitamente ser simultâneo Aknatom.Nâo é preciso dividir quando todas as açôes podem ser resumidas numa só.

Ou seja,posso estipular uma regra pela qual devamos retirar três bolas simultâneamente de um saco contendo dez bolas.Nesta circunstância meu cálculo é perfeitamente válido e foi nestes termos que eo empreguei.
Editado pela última vez por o pensador em 16 Fev 2006, 12:21, em um total de 1 vez.

o pensador

aknatom escreveu:
o pensador escreveu:E aknatom,pensei que tinhamos combinado estar em paz e nâo discutir mais..

Não estamos mais discutindo sobre o tema do tópico, nem estamos discutindo. Só estou te lembrando que vc não entende porra nenhuma de probabilidade. :emoticon12:

Vamos apostar que eu entendo pra caramba :emoticon3: ?? :emoticon3:

aknatom

Mensagem por aknatom »

o pensador escreveu:
aknatom escreveu:
Falácia Ad Pensêitor...

Vc separou em diversos sorteios um ato que pode perfeitamente ser simultâneo Aknatom.Nâo é preciso dividir quando todas as açôes podem ser resumidas numa só.

Certo, então num grupo de 10 bolas, vou sortear 3 bolas ao mesmo tempo.
Para determinar quantos arranjos são possíveis, ou seja, quantos sorteios diferentes eu posso ter, uso a formula de arranjo simples, que é Arr(m,n)=m elevado a n.
Para determinar quantos arranjos eu tenho de 3 bolas sendo que tenho 10 bolas, tenho Arr(10,3), que é 10 elevado a 3, que é 1000.
Como as bolas são 3, tenho 6 sequencias possíveis de bolas:
(123,132,213,231,312,321).
Querendo as bolas em qualquer ordem, minhas chances são de 6/1000.
Quenredo as bolas numa ordem específica, minhas chances são de 1/1000.

Imagem

aknatom

Re.: Abiogenese eh um paralelepipido no sapato dos ateus

Mensagem por aknatom »

Há, só existe uma argumentação possível. Me liste todas as possibilidades que existem, sorteando três bolas, sendo que eu tenha 10 bolas no saco, e me mostre que estas possibilidades são mais ou menos do que 1000, e que existem mais ou menos de 6 possibilidades de sairem as 3 bolas.
Dica: numere as bolas de 0 a 9, assim, as possibilidades abaixo são algumas:
(012,123,234,345,456,567,678,789,901,135,246,357,468,579,680,791,802,913,etc).

Imagem

o pensador

aknatom escreveu:
o pensador escreveu:
aknatom escreveu:
Falácia Ad Pensêitor...

Certo, então num grupo de 10 bolas, vou sortear 3 bolas ao mesmo tempo.
Para determinar quantos arranjos são possíveis, ou seja, quantos sorteios diferentes eu posso ter, uso a formula de arranjo simples, que é Arr(m,n)=m elevado a n.
Para determinar quantos arranjos eu tenho de 3 bolas sendo que tenho 10 bolas, tenho Arr(10,3), que é 10 elevado a 3, que é 1000.
Como as bolas são 3, tenho 6 sequencias possíveis de bolas:
(123,132,213,231,312,321).
Querendo as bolas em qualquer ordem, minhas chances são de 6/1000.
Quenredo as bolas numa ordem específica, minhas chances são de 1/1000.

1)Arranjos possíveis das três bolas retiradas:

ABC,ACB,BAC,BCA,CAB,CBA.Seis arranjos selecionados,ok.

2)Arranjos possíveis do total de bolas dentro do saco plástico:

ABCDEFGHIJ.As dez bolas nâo precisam necessariamente ser retiradas,e justamente porque somente três bolas serâo retiradas aleatoriamente.Logo o cálculo estatístico se restringe às três bolas do sorteio.

o pensador

aknatom escreveu:Há, só existe uma argumentação possível. Me liste todas as possibilidades que existem, sorteando três bolas, sendo que eu tenha 10 bolas no saco, e me mostre que estas possibilidades são mais ou menos do que 1000, e que existem mais ou menos de 6 possibilidades de sairem as 3 bolas.

Cara,Só tenho que listar todas as possibilidades de sorteio,somente as três bolas sortedas concomitantemente podem ser arranjadas e configuradas.As outras bolas nâo participam da equaçâo porque nâo sâo exigências do enunciado.A nâo ser é claro que vc reformule a questâo.

aknatom

Mensagem por aknatom »

o pensador escreveu:
aknatom escreveu:Há, só existe uma argumentação possível. Me liste todas as possibilidades que existem, sorteando três bolas, sendo que eu tenha 10 bolas no saco, e me mostre que estas possibilidades são mais ou menos do que 1000, e que existem mais ou menos de 6 possibilidades de sairem as 3 bolas.

Cara,Só tenho que listar todas as possibilidades de sorteio,somente as três bolas sortedas concomitantemente podem ser arranjadas e configuradas.As outras bolas nâo participam da equaçâo porque nâo sâo exigências do enunciado.A nâo ser é claro que vc reformule a questâo.

Entre todas as possibilidades de sorteio existentes, que envolvem sorteios que possuem as bolas que eu quero e sorteios que não envolvem as bolas que eu quero, preciso definir em quantas delas as bolas que eu quero serão as sorteadas. Isso significa probabilidade. Essa foi a questão que vc fez. Pra isso preciso determinar uma razão (n/m) cujo elemento de cima (n) seja o número de sorteios corretos, comas três bolas e cujo elemento de baixo (m) seja aquantidade total de sorteios possíveis, escolhendo aqueles que infelizmente, as bolinhas que eu queria não sairam.

Imagem

Trancado