Cansaço, cansaço... infelizmente eu não me interesso tanto pelo assunto a ponto de me aprofundar mais do que o que já foi dito no tópico, mas vou responder o que ainda consigo... de resto, levando bandeira branca. Desisto.
Botanico escreveu:E tal como costuma acontecer com evangélicos e outros religiosos, os religiosos céticos também recorrem a este expediente: pega-se só o que interessa e quanto ao resto, esconde-se ou se faz de conta que não é com eles.
Tal como você, religioso que é fez diversas vezes neste mesmo tópico... não é um expediente que diferencie evangélicos, católicos ou espíritas.
Botanico escreveu:Se não cabe ao perito provar o que diz (imagine se isso virasse regra nas perícias!), nem aos céticos que AFIRMAM ter sido truque, então não cabe a nós espíritas fazer também qualquer demonstração até que os céticos nos tenham apresentado a metodologia e as formas de registros comprovadamente infalíveis e irrefutáveis. Já passou o tempo em que médiuns e espíritas perderiam tempo em fazer demonstrações aos céticos para sempre ouvirem as mesmas refutações.
O perito apresentou uma explicação adequada a seus conhecimentos que deve ser considerada satisfatória frente a todas as possibilidades...
Concordo com a metodologia...
Desistência dos médiuns: não me lembro de nenhum fenônemo da natureza ou conceito científico que tenha deixado de SER (diferente de SER CONSIDERADO) verdadeiro ou falso porque seus defensores desistiram de professá-lo. Se os médiuns não aceitam mais diálogos com a comunidade científica cética, devem estar prontos a assumir o ônus da própria atitude e se acostumar com a conclusão pela irrelevância de sua crença para os propósitos científicos.
Botanico escreveu:Ah é? Onde mesmo? Qual o defeito da aparição da médium e da filha fantasma da Florence Marryat? E da aparição onde Crookes viu a fantasma e a médium juntas, iluminadas pela lâmpada de fósforo? E qual o defeito auditivo, no caso, quando Crookes via a fantasma e ouvia a voz da médium?
Cansaço... não vou reler o tópico inteiro...
Aparição da médium com a fantasma juntas no quarto, explicação mais simples veiculada pelo Lord: cabeça mecânica do fantasma manipulada pela médium.
Defeito auditivo, explicação mais simples e UM TANTO ÓBVIA: VENTRILOQUIA.
Botanico escreveu:Invente outra: a fantasma aparecia DESCALÇA.
OUTRA explicação mais simples: pés adicionais. Borracha, plástico, etc.
Botanico escreveu:Há fotos que mostram diferenças entre a médium e a fantasma E PODEM SER ANALISADAS POR COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Pena que muitas se perderam... Vai querer me dizer que as máquinas e filmes também ficam sugestionados?
Não. Vou dizer que das análises das fotos que eu já vi, apontou-se que as semelhanças eram numerosas a ponto de justificar a conclusão de que se tratavam da mesma pessoa. Um laudo, então, deveria apontar para esta conclusão com uma margem razoável de certeza.
É tão engraçado que o espírito invocado seja tão semelhante à médium... um espírito, se tivesse interesse de provar sua realidade, deveria colaborar para extirpar todas as possíveis dúvidas a respeito. Mas não, parece que eles se divertem gerando confusões entre as pessoas, não? Engraçadinhos. Seriam a Kate um espírito de porco?
Botanico escreveu:Além disso foi vista por VÁRIAS outras pessoas: estariam todas elas sugestionadas?
A sugestão e a ilusão coletivas são fenômenos bastante conhecidos. Você os conhece?
Botanico escreveu:Já disse que médiuns AUTÊNTICOS também foram apanhados em fraude, pois em geral faziam sessões pagas e... se a coisa não acontecia, então tentavam fraudar para não perder o pagamento. E aí as fraudes eram muito grosseiras. Que estranho, não acha? Sob investigação científica e fiscalização severa, até produziram fenômenos que não se podiam explicar (nem os céticos podem: em geral apelam para a canalhice dos cientistas para tapar esse buraco...), mas de repente sem mais ne menos, eram pegos em truques banais que nem um iniciante de mágica faria...
Petição de princípio? Você parte da SUPOSIÇÃO de que EXISTEM médiuns VERDADEIROS.
Sobre o desmascaramento posterior: analisadores mais espertos, mais observadores, menos crédulos e menos sugestionáveis? Lord expôs a situação em que no experimento de Crookes o espírito foi impedido de ser preso entre os braços de um dos presentes por outras pessoas. No experimento seguinte em que tal aconteceu, Cook não teve a mesma sorte.
Botanico escreveu:Se os céticos não têm explicação para os fenômenos, não sabem explicar ou demonstrar como teria havido uma fraude CONCORDANTE com os relatos apresentados, então não vejo porque considerar seus argumentos.
O QUE você está fazendo aqui?
betossantana escreveu:Bem, então coloco os céticos religosos entre os negativistas do Holocausto. Por que é que eu devo DESCONSIDERAR os mais de 200 cientistas que estudaram médiuns ao longo de mais de 80 anos e concluíram ter observado fenômenos estranhos que não puderam explicar e CONSIDERAR os negativistas que NUNCA testaram qualquer médium, nem são concordes quanto às "falhas metodológicas" ou ao caráter dos cientistas, e baseiam suas afirmações "com base nas leis naturais?"
Não tenho mais argumentos que já não tenham sido expostos pelo Lord ou por outras pessoas neste mesmo tópico.
Mas vale uma observação que já aprendi em minha parca navegação cética: a ausência de uma explicação não gera a aceitação automática de uma outra, sob pena de validar-se todas as outras explicações que "pareçam" se adequar ao fenômeno, tais como ação de uma inteligência extraterrestre, ação de um demônio, ação de um djinn, ação de um orixá, ação de fadas, ação de energia mental concentrada pelos presentes, ad infinitum. Nesse estágio do conhecimento sobre determinado fato, todas são aparentemente adequadas, mas escolher uma delas por crença pessoal não é científico. A ciência categorizaria como "em aberto".
Botanico escreveu:O que não entendi é o que há de errado: foram testados VÁRIOS MÉDIUNS, mas está se insistindo que se deveria testar UM em vários laboratórios. O que se fez foi exatamente as duas coisas: um médium (Eusápia Paladino, por exemplo) foi testada e investigada por 26 comissões e diversos cientistas. E mesmos cientistas testaram vários médiuns e inclusive desmascararam farsantes. Não sei o que ficou faltando...
A função de submeter um mesmo médium a uma bateria de testes e cientistas é averiguar a realidade do fenômeno mediúnico apresentado por aquele médium, fenômeno este que, devido a seu caráter extraordinário, para que se concluísse por sua realidade precisaria de demonstração clara e exaustiva. Provando-se tal realidade em um único médium, estaria provado o fenômeno mediúnico por extensão.
Não conheço a história de Eusápia Paladino...
E não sou cientista. Procure você saber exatamente porque todos os testes realizados em médiuns até hoje foram considerados inconclusivos ou negativos pela comunidade científica. É do SEU interesse, não meu.
Botanico escreveu:Ao ar livre, à plena luz do Sol? Beleza! As psicografias e psicofonias podem ser feitas tranquilamente desta maneira. Agora, por que cargas d'água eu não consigo revelar um filme ou fazer uma cópia fotográfica em plena luz do Sol? Você sabe me dizer?
Explique a analogia entre a materialização mediúnica e a revelação de um filme ou cópia fotográfica. O olho humano não capta as imagens como uma câmera fotográfica, nem tampouco uma equipamento de filmagem profissional, que poderia produzir um filme nítido, bem documentado e assistido tanto por pessoas presentes ao experimento quanto por pessoas em outro local com transmissão ao vivo.
Que tal uma materialização ao vivo em rede nacional na TV?