Aborto

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é a favor do aborto?

SIM
36
77%
NÃO
11
23%
 
Total de votos: 47

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Aborto

Mensagem por salgueiro »

Res Cogitans escreveu:Vocês não acham que deve ter uma maneira melhor de aproveitar o feriado que discutir com o videomaker??
Aqui tá chovendo e aí onde vcs estão?


Aqui também :emoticon16:

Bjs


Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Aborto

Mensagem por videomaker »

Res Cogitans escreveu:Vocês não acham que deve ter uma maneira melhor de aproveitar o feriado que discutir com o videomaker??
Aqui tá chovendo e aí onde vcs estão?


Se for de argola ... deixa pra lá .
:emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

videomaker escreveu:Tá bom Flavio , é que vc é extremamente seletivo !
Agora que a gravidez depende exclusivamente de um NÃO delas ... esgotou .

Não sou tão seletivo quanto o Hrrr :emoticon12:, mas como dizia o finado Spitfire, não achei meu pinto no lixo.

Na verdade ela até que nem era lixo e para te consolar eu posso confessar que até pensei em pegar, mas pensei no assunto e achei melhor não. Não é tão difícil assim, é só querer. Se os seus valores são outros isso é com você, mas o que você acredita não lhe isenta da responsabilidade pelos seus atos.

E a gravidez depende de dois, a reprodução do ser humano não é assexuada como um pólipo ou uma planária.
Editado pela última vez por Flavio Costa em 02 Nov 2006, 19:38, em um total de 1 vez.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Cris »

salgueiro escreveu:
Res Cogitans escreveu:Vocês não acham que deve ter uma maneira melhor de aproveitar o feriado que discutir com o videomaker??
Aqui tá chovendo e aí onde vcs estão?


Aqui também :emoticon16:

Bjs



Aqui está chovendo fraquinho, fraquinho... :emoticon16:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Jack Torrance
Mensagens: 4488
Registrado em: 30 Out 2005, 16:56
Gênero: Masculino
Localização: São José do Rio Preto/SP
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Jack Torrance »

Como é que pode existir alguém tão ignorante assim?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

Para uma mulher engravidar é necessário que dois queiram:

1 (homem)+1(mulher)=2

A matemática do Video é assim:

1/2 (homem) + 3/2 (mulher)= 2

O problema é que não existe número fracionário quando se contabiliza número de decisões.Não existe 1 decisão e meia e nem meia decisão.Até o mais ignorante em matemática sabe disso.

A noção do Video é que o homem tem menos culpa que a mulher quando corneia, já que ele simplesmente "deixou de dizer NÃO" na situação.A prática de incesto por parte de um irmão assediado por uma irmã seria menos reprovável que o inverso seguindo este raciocínio.
Editado pela última vez por Huxley em 02 Nov 2006, 19:22, em um total de 1 vez.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Mr. Crowley »

Cris escreveu:
salgueiro escreveu:
Res Cogitans escreveu:Vocês não acham que deve ter uma maneira melhor de aproveitar o feriado que discutir com o videomaker??
Aqui tá chovendo e aí onde vcs estão?


Aqui também :emoticon16:

Bjs



Aqui está chovendo fraquinho, fraquinho... :emoticon16:


eu nem to discutindo com ele(mandá-lo calar a boca, na minha opinião, é mais produtivo), mas aqui tá chovendo bem forte...
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Aborto

Mensagem por salgueiro »

Jack Torrance escreveu:Como é que pode existir alguém tão ignorante assim?


Isso é machismo puro. Antigamente ( e hoje ainda tem ) era obrigação do macho comer todas que surgissem pela frente

Mulheres da minha geração estão ensinando aos seus filhos que o pinto " não foi achado no lixo ", que ser HOMEM é mais do que comer todas.

Bjs


Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

videomaker escreveu:Cris eu realmente não queria que vcs mulheres sabias , ficassem P da vida comigo , só gostaria que vcs entedessem que só existe duas possibilidades de se ter sexo com uma mulher , seria ela PERMITINDO ou com violencia , ou seja a mulher é quem permite SEMPRE !
Quanto aos HOMENS (Fora o Flavio que é seletivo ) basta vir sem roupa ... tá entendendo .


Como não ficar, quando você diz bobagens como:que o melhor método de não engravidar é fechando as pernas, que a responsabilidade da gravidez é nossa, que nós é dizemos sim ou não para o homem ( como se isso fosse uma obrigação só nossa). E se você não entende que para haver sexo é necessário que os dois queiram, e que sim, existem filhos nascidos "das coxas"?! E como o Flávio bem citou aí em cima, os homens têm todo o direito de dizer não para nós também, e se ser seletivo é não achar o pinto no lixo, eu também não achei minha "periquita no lixo", portanto o dizer não, tanto vale para as mulheres, quanto para os homens. Eu mesma, já recebi não de homems e nem por isso, os achei menos homens ou menos machos. Estavam no total direito deles de me dizerem "não vai rolar". E eu mesma, já disse para vários "Não vai rolar"e a saber, mesmo eu dizendo isso, eles tentaram, seduziram e com alguns em virtude da "insistência" conseguiram me "convencer" :emoticon12: , mas aí a boa e velha camisinha estava aí para isso e a pílula também. E não sou eu que não quero entender, é você que não quer aceitar os argumentos que estamos dando a mais de uma hora para você.
Editado pela última vez por Cris em 02 Nov 2006, 20:01, em um total de 1 vez.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Mr. Crowley »

o vm consegue aliar idiotismo com burrice + reacionarismo... pqp...
Imagem

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Apáte »

Este tópico estava sendo tão interessante até o vídeo vim com esta estória que é só a mulher fechar as pernas e estamos resolvidos.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re.: Aborto

Mensagem por Deise Garcia »

Sal, o Vídeo já queimou o filme aqui por várias vezes! Não estamos mais na fase de seguir qualquer conceito religioso porque estamos sendo obrigados. Aliás estamos sendo absolvidos em nome da liberdade, do conhecimento tecnológico e da evolução da ciência. Mas nunca seremos absolvidos em nome da falta de moral. Parece-me uma falta de propósito continuar a discussão especificamente com o Video que não tem acrescentado nada, até porque são pessoas como ele, na maioria das vezes, responsáveis pelo que temos atualmente como realidade do país.

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Apáte »

Então... que tal voltarmos à discussão racional (moral-científica-religiosa) e largar os preconceitos de lado?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Aborto

Mensagem por salgueiro »

Deise Garcia escreveu:Sal, o Vídeo já queimou o filme aqui por várias vezes! Não estamos mais na fase de seguir qualquer conceito religioso porque estamos sendo obrigados. Aliás estamos sendo absolvidos em nome da liberdade, do conhecimento tecnológico e da evolução da ciência. Mas nunca seremos absolvidos em nome da falta de moral. Parece-me uma falta de propósito continuar a discussão especificamente com o Video que não tem acrescentado nada, até porque são pessoas como ele, na maioria das vezes, responsáveis pelo que temos atualmente como realidade do país.



Já discuti várias vezes o assunto com o Video e acredito que as pessoas possam mudar sua maneira de pensar. Ainda faço dele uma feminista :emoticon16:

Bjs


Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Cris »

salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:Sal, o Vídeo já queimou o filme aqui por várias vezes! Não estamos mais na fase de seguir qualquer conceito religioso porque estamos sendo obrigados. Aliás estamos sendo absolvidos em nome da liberdade, do conhecimento tecnológico e da evolução da ciência. Mas nunca seremos absolvidos em nome da falta de moral. Parece-me uma falta de propósito continuar a discussão especificamente com o Video que não tem acrescentado nada, até porque são pessoas como ele, na maioria das vezes, responsáveis pelo que temos atualmente como realidade do país.



Já discuti várias vezes o assunto com o Video e acredito que as pessoas possam mudar sua maneira de pensar. Ainda faço dele uma feminista :emoticon16:

Bjs



:emoticon12: :emoticon12:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Re.: Aborto

Mensagem por Deise Garcia »

salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:Sal, o Vídeo já queimou o filme aqui por várias vezes! Não estamos mais na fase de seguir qualquer conceito religioso porque estamos sendo obrigados. Aliás estamos sendo absolvidos em nome da liberdade, do conhecimento tecnológico e da evolução da ciência. Mas nunca seremos absolvidos em nome da falta de moral. Parece-me uma falta de propósito continuar a discussão especificamente com o Video que não tem acrescentado nada, até porque são pessoas como ele, na maioria das vezes, responsáveis pelo que temos atualmente como realidade do país.



Já discuti várias vezes o assunto com o Video e acredito que as pessoas possam mudar sua maneira de pensar. Ainda faço dele uma feminista :emoticon16:

Bjs



Eu tenho certeza que as pessoas podem mudar! Mas as vezes o investimento é a longo prazo. Aqui estamos falando sobre investimento a curto prazo até porque todo esse lixo circula pelos fóruns. O Vídeo se denomina espírita. Eventualmente se diz afastado da religião e usa a DE para não parecer ateu, mas passa a compromete-la com um discurso que foge a qualquer postura filosófico, científico, religioso, da doutrina


Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re.: Aborto

Mensagem por Cris »

Falando sobre o tópico agora. Depende, em casos como estupro ou anencefalia ou ainda problemas com alto risco tanto para a mãe como para o bebê, eu acharia correto. Agora, aborto é uma decisão entre os pais e ela é intrasferível e talvez eu receba críticas por isso, mas até onde entendo a decisão de abortar não cabe somente à mulher, mesmo porque ela não fez o filho sozinha. Seria muita crueldade por exemplo, engravidar, a gravidez não ser desejada ou vir "no susto" ou como dizem por acidente e a mulher simplesmente abortar sem participar ao pai da criança o fato e já chegar com a notícia do aborto efetuado, sendo que a responsabilidade é dos dois. É uma decisão que gera muita polêmica. Uma mulher decide pelo aborto, por várias razões e em muitos casos, principalmente quando é por acidente, algumas se sentem muito culpadas, porque muitas até querem ser mães e têm este desejo, mas as vezes não está nos planos do parceiro ser pai... e aí, vem toda a preocupação, onde é gerada por muita confusão mental, emocional, medo, culpa. Então, muitas mulheres abortam por isso, para não interromper nem a vida delas e nem a do parceiro.
Editado pela última vez por Cris em 02 Nov 2006, 21:02, em um total de 2 vezes.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Deise escreveu:Eu tenho certeza que as pessoas podem mudar! Mas as vezes o investimento é a longo prazo. Aqui estamos falando sobre investimento a curto prazo até porque todo esse lixo circula pelos fóruns. O Vídeo se denomina espírita. Eventualmente se diz afastado da religião e usa a DE para não parecer ateu, mas passa a compromete-la com um discurso que foge a qualquer postura filosófico, científico, religioso, da doutrina


As pessoas não vêem o todo da mesma forma, Deise. Vejo o Video como espírita sim, dá para sentir o carinho enorme que ele tem pela doutrina. A compreensão de cada um é que muda, não somos iguais, seria utópico imaginar um grupo que conseguisse ter todos os pontos em comum. Até seria contraditório com os ensinamentos dela

E sou uma mula de tão teimosa :emoticon16: , quando enxergo bondade num ser humano não meço esforços para ampliar seus horizontes. Nesse quesito, aborto, nada melhor que ele ouça mulheres falando do assunto, apesar dos pqp's no meio do caminho :emoticon4:

Bjs


Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Aborto

Mensagem por o anátema »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
ímpio escreveu:Não coloco a definição de ser humano em questão em qualquer momento. Apenas digo que há diferentes estágios de desenvolvimento do ser humano. Alguns mais parecidos com óvulo, teratoma ou feto anencefálico do que seres humanos plenamente desenvolvidos, e que não vejo como pior a interrupção do desenvolvimento nesses estágios mais do que a interrupção do desenvolvimento de óvulos, teratomas ou fetos anencefálicos.


Assim como há infância, juventude, maturidade e velhice. E são todos portadores de dignidade humana que deve ser respeitada.

Não vejo porque deve-se considerar alguns estágios mais dignos do que coisas que podem ser bastante análogas a teratomas, óvulos ou fetos anencefálicos, apenas porque são fases do desenvolvimento normal.


Fetos anencefálicos podem ser considerados legalmente análogos a pessoas com morte cerebral, e assim como estas, poderiam ser abortados. Mas a gestação deveria estar num estágio em que o cérebro deveria já ter se formado. Não seria um direito extensível aos períodos pré-cerebrais dos embriões, portanto.

Considero como importante o estado atual, não o futuro potencial, pelo qual se salvaria também o óvulo.


ímpio escreveu:Isso já começa em dizer que o óvulo não é humano, quando é, quando só precisa ser fecundado para ter salva sua vida.


Um óvulo não tem individualidade, na medida que diferentes seres humanos poderiam surgir na medida que o mesmo óvulo fosse fecundado por diferentes espermatozóides.

Mas você já está considerando aí a individualidade final do indivíduo, não individualidade no sentido de não ser mais uma célula com o genoma materno, mas com um genoma individualizado, único, ainda que não definitivo.

(diria que mesmo que não fosse, isso não importa, porque não são os genes a meu ver que contam... se uma mãe por alguma anomalia viesse a gestar o próprio clone, ótimo, poderia abortá-lo se assim quisesse antes de dado estágio de desenvolvimento, mas não após)

Mas o ponto é que a individualidade genética vem antes da fecundação, mesmo que não seja a definitiva. E não é por não ser definitiva, que não valha nada indiscutivelmente; se o definitivo é o importante, pode-se apontar aspectos não-genéticos não-definitivos ao momento da fecundação e após, como sustentação do direito de se poder abortar, e justamente é o que faço, só que com a ausência de formação do cérebro.



O mesmo até poderia ser dito dos estados iniciais da gestação, na qual os blastócitos poderiam se dividir em dois gerando duas pessoas diferentes, mas o aborto nunca é realizado em fase tão recente, pois em geral a gestação não é descoberta nos primeiros dias. O aborta se realiza quando o indivíduo ali dentro já está definido, e isso o torna imoral.

Nem sempre, há anti-gestativos vendidos legalmente, meio como se fossem contraceptivos, mas o que fazem é impedir a fixação do zigoto, que é então abortado. Mas se é antes do período limite em que não é mais possível a formação de gêmeos então você não deve se importar.


ímpio escreveu:A solução mais responsável é aquela que não vai colocar uma criança não planejada, talvez indesejada, no mundo, apenas para sustentar uma pose de moralismo barato. Se é a mais fácil, em nada a desqualifica, só é "ruim" por não dar mais material àqueles que gostam de se gabar das dificuldades pelas quais passaram.



Non sense travestido de apelo à piedade. A lógica consiste em aniquilar uma criança simplesmente porque esta não teria sido planejada ou desejada.

Afirmar qualquer coisa com relação ao seu futuro é achismo puro.

Não é "aniquilar uma criança"; isso é do ponto de vista apenas de quem já vê como crianças efetivas os estágios anteriores à formação do SNC.

Mas quanto a afirmar qualquer coisa, pode ser "achismo" se for uma previsão específica que pretende se aplicar em todos os casos, mas dizer simplesmente que não se pode dizer qualquer coisa é essencialmente dizer que planejamento familiar é uma bobagem insignificante e as pessoas podem procriar como coelhos que isso não terá efeitos negativos para ninguém. Certamente você não vê a coisa assim (a menos que veja o planejamento familiar como apenas uma outra face esquerdista insana e burra da economia planificada), apenas vê como suficientes meios os contraceptivos disponíveis ou mesmo abortivos pré-estágio em que não se podem mais formar gêmeos. Não tenho nada contra esses métodos, só acho que outros abortivos poderiam ser liberados até certo grau adicionalmente.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Aborto

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:

Diga NÃO AO ABORTO ! Fechem as pernas !!!!!! :emoticon4:

Meninas não me odeim por isso .
:emoticon1:



e não precisa-se nem de contraceptivos, que podem então ser proibidos e se gastar o dinheiro com coisas mais importantes e menos pecaminosas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Aborto

Mensagem por o anátema »

Res Cogitans escreveu:
videomaker escreveu:A pergunta tambem esta a sua disposição ! responda


A menos que você esteja praticando menàge, swing ou grupal, o sexo precisa do consenso de DUAS pessoas. Só quando estas DUAS pessoas dizem SIM o sexo consensual ocorre.


Mas ai Res, voce se esquece dos casos em que quer se permitir aborto no estupro, bem lembrado

eh importante que alehm de dizer nao, que a mulher tenha boas noçoes de auto-defesa, talvez um taser para apagar o cara, porque ela pode estar usando uma roupa meio provocante, aí nao temos culpa, somos homens... mesmo que nao estivermos muito afim, tem a pressão da galera tambem, então além dela dizer saber dizer não tem que saber se defender bem.


e nada de abortos de filhos vindos de estupro, fechem as pernas, e nao usem roupas provocantes... se usarem, estejam preparadas para se defenderem
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

Cris escreveu:
videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:Quando a Mulher diz NÃO tem sexo ? é sim ou não .

Que asneira, quando o homem diz NÃO também não tem sexo.



Um Homem dizendo NÃO ! Por Favor Flavio ...


Ué, e qual o problema?!


...alguns tem que aproveitar toda oportunidade quando finalmente aparece alguma, qualquer que seja :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

ímpio escreveu:Não vejo porque deve-se considerar alguns estágios mais dignos do que coisas que podem ser bastante análogas a teratomas, óvulos ou fetos anencefálicos, apenas porque são fases do desenvolvimento normal.

Considero como importante o estado atual, não o futuro potencial, pelo qual se salvaria também o óvulo.



Errado. Veja como o seu argumento do "estado atual" é moralmente inaceitável, bastando considerar o caso de uma pessoa em coma. Essa pessoa será preservada pelo seu futuro potencial.

Da mesma forma, um feto tem um futuro potencial como indivíduo.

Já um óvulo não, a menos que seja fecundado e a partir daí se desenvolva um indivíduo.


ímpio escreveu:Mas você já está considerando aí a individualidade final do indivíduo, não individualidade no sentido de não ser mais uma célula com o genoma materno, mas com um genoma individualizado, único, ainda que não definitivo.


Um óvulo é um gameta, não é um indivíduo. Seres humanos não são haplóides, logo, o óvulo não é humano.

Ele até pode ser individualizado, mas não como um ser humano. E o argumento é construído todo em sima do respeito à dignidade e potencialidade humana, e não de gametas.


ímpio escreveu:(diria que mesmo que não fosse, isso não importa, porque não são os genes a meu ver que contam... se uma mãe por alguma anomalia viesse a gestar o próprio clone, ótimo, poderia abortá-lo se assim quisesse antes de dado estágio de desenvolvimento, mas não após)

Mas o ponto é que a individualidade genética vem antes da fecundação, mesmo que não seja a definitiva. E não é por não ser definitiva, que não valha nada indiscutivelmente; se o definitivo é o importante, pode-se apontar aspectos não-genéticos não-definitivos ao momento da fecundação e após, como sustentação do direito de se poder abortar, e justamente é o que faço, só que com a ausência de formação do cérebro.


Não se trata de unicidade genética. Gêmeos idênticos têm genes iguais e ainda assim são indivíduos diferentes. Foi o que eu tentei dizer para a Clara.


ímpio escreveu:Nem sempre, há anti-gestativos vendidos legalmente, meio como se fossem contraceptivos, mas o que fazem é impedir a fixação do zigoto, que é então abortado. Mas se é antes do período limite em que não é mais possível a formação de gêmeos então você não deve se importar.


Me refiro apenas as cirurgias abortivas, não a "pílula do dia seguinte".

Eu não estou estabelecendo que no momento da fecundação surge um indivíduo, até pelo fato de poderem ser dois ou mais ou até nenhum. A "pílula do dia seguinte" viria a ser o último recurso para impedir o surgimento de um indivíduo.

Já no momento em que as cirurgias abortivas são realizadas, esse indivíduo existe sim, e aniquilá-lo por razões mesquinhas é imoral.


ímpio escreveu:Não é "aniquilar uma criança"; isso é do ponto de vista apenas de quem já vê como crianças efetivas os estágios anteriores à formação do SNC.


Mas a formação do SNC é um critério tão idiota quanto qualquer outro. O indivíduo em fase embrionária é o mesmo, antes e depois da formação do SNC. O que os separa é apenas um intervalo de tempo na história de um mesmo ente.

Se considerarmos um com dignidade suficiente em si para não ser aniquilado, esta se estenderá automaticamente ao outro ( a menos que este tenha violado alguma lei nesse intervalo que preveja como punição a sua execução ).

Caso contrário a dignidade humana seria produto de seus caracteres, e não da própria condição humana. Alguém com um diploma de Harvard teria mais dignidade humana que alguém com um canudo da Estácio de Sá.


ímpio escreveu:Mas quanto a afirmar qualquer coisa, pode ser "achismo" se for uma previsão específica que pretende se aplicar em todos os casos, mas dizer simplesmente que não se pode dizer qualquer coisa é essencialmente dizer que planejamento familiar é uma bobagem insignificante e as pessoas podem procriar como coelhos que isso não terá efeitos negativos para ninguém. Certamente você não vê a coisa assim (a menos que veja o planejamento familiar como apenas uma outra face esquerdista insana e burra da economia planificada), apenas vê como suficientes meios os contraceptivos disponíveis ou mesmo abortivos pré-estágio em que não se podem mais formar gêmeos. Não tenho nada contra esses métodos, só acho que outros abortivos poderiam ser liberados até certo grau adicionalmente.



A questão é: considerando o feto um indivíduo, é tolerável que este seja aniquilado com base em estatísticas que dizem que ele terá grandes chances de vir a ser uma pessoa violenta?
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

ímpio escreveu:
Cris escreveu:
videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:Quando a Mulher diz NÃO tem sexo ? é sim ou não .

Que asneira, quando o homem diz NÃO também não tem sexo.



Um Homem dizendo NÃO ! Por Favor Flavio ...


Ué, e qual o problema?!


...alguns tem que aproveitar toda oportunidade quando finalmente aparece alguma, qualquer que seja :emoticon12:


Estou começando a achar que você é discípulo do Video... e cuidado hein, se seu pingulin cair por aí... você já sabe porque né? hehe! Veja lá o que você "anda comendo". :emoticon16:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Aborto

Mensagem por Johnny »

Das amigas que tinha no colégio 70% fizeram aborto. Não é necessário haver uma lei para isso, a "natureza" já faz sua parte (vide milhares de abortos clandestinos). Não adianta, nosso país é cheio de carolas moralistas que fariam a vida de uma pessoa virar um inferno, entre outras coisas. Na clandestinidade pelo menos ela estará ...protegida.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado