Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

TrueReligion escreveu:Prefiro ter uma fé que me dê a evidência da presença de Deus do que viver com dúvidas e poucas evidências

Alo True, bem vindo.

Podes dizer-me qual seria o problema de viver com dúvidas?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Alenônimo
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual

Mensagem por Alenônimo »

TrueReligion escreveu:energia que vem daonde?
Hidrogênio que vem daonde?
Se geraram daonde? com o que?

Eu não sei, mas o que te faz pensar que você sabe? E o que te faz pensar que a origem dessas coisas deve ser inteligente? E daonde vem essa coisa complexa e inteligente?

TrueReligion escreveu:Porcaria criacionista que lentamente convencia Einstein, Q.I. maior que o seu, eu acredito...

Mentir é pecado. Quanto mais tempo Einstein vivia, mais ateu ele ficava. Aliás, ele aborreceu muitos religiosos contemporâneos por isso.

Pena que os de hoje preferem simplismente distorcer tudo o que ele fala só para colocar um cientista importante do lado dos religiosos. A propósito, por que os religiosos vivem criticando a ciência, mas fazem de tudo para ter sua aprovação?

TrueReligion escreveu:Escolho a fé porque a razão é muito insuficiente. Deixa muitas perguntas no ar e não admite que a complexidade do universo é maior que a capacidade de raciocinio humano

Se o seu problema é ficar com dúvida, então nasceu no universo errado. Continua com sua crença e não encha o saco.

Enquanto isso, pessoas que trabalham de verdade procuram satisfazer as dúvidas existentes de maneira satisfatória, ao invés de falar abobrinha.

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

clara campos escreveu:
TrueReligion escreveu:Prefiro ter uma fé que me dê a evidência da presença de Deus do que viver com dúvidas e poucas evidências

Alo True, bem vindo.

Podes dizer-me qual seria o problema de viver com dúvidas?

Ele tem "medinho" do desconhecido, como todo crente cagão. :emoticon12:

Pug!

Mensagem por Pug! »

Bem vindo, isto tem parecido um deserto sem crentes em Deus por cá :emoticon1:

Se desse modo sua vida é mais aprazível, então bendita fé :emoticon16:

Devemos viver em paz connosco mesmos, o que os outros dizem não interessa, sobretudo se o desejarem convencer que é infeliz :emoticon12:

Res Cogitans

Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Mensagem por Res Cogitans »

Parti de um pressuposto equivocado: o de que os crentes identificariam com certa facilidade quais descobertas entrariam em choque com suas crenças. Nem isso eles conseguem.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Pug!

Re: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Mensagem por Pug! »

Res Cogitans escreveu:Quais das situações, caso ocorresse, abalaria sua crença?

(1)Descoberta de vida extraterrestre não-inteligente.

(2)Descoberta de vida extraterrestre inteligente.

(3)Criação de inteligência artificial equivalente a inteligência humana.

(4)Criação de vida em laboratório. Considere duas hipóteses:
A-baseda em carbono.
B-não baseada em carbono.

(5)Clonagem humana.

(6)Criação de quimeras humanóides em laboratório.

(7)Suspensão e reanimação de seres humanos (ex: pessoas clinicamente mortas são congeladas e reanimadas num tempo posterior).

(8)Destruição iminente do planeta.

(9)Integração homem-máquina no âmbito cerebral (ex: implantes de chips no cérebro possam acelerar a aprendizagem, melhorar a memória, fazer cálculos pesados etc).

(10)Criação de máquinas autoconscientes.

Na falta de candidatos

1 - Deus criou o universo

2 - Deus criou o universo

3 - Gostaria de ver matéria inorgânica tornar-se vida biológica.

4 - Já existe vida não baseada em carbono ( talvez seja um delírio ou equivoco, mas parece que algures no fundo dos mares se descobriu algo fabuloso...
Gostaria de ver matéria inorgânica tornar-se vida biológica.
( até lá deixemos a ficção cientifica no lugar adequado

5 - Nada mais do que uma cópia

6 - Nada demais

7 - Nada demais. Engraçado seria reanimar um morto para lá de clinicamente morto. A diferença é subtil.

8 - Finalmente o dia chegou

9 - Nada demais

10 - Gostaria de ver.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Deus o Cavaleiro Solitário

Era uma vez uma imenso nada onde não existia nada e tudo não existia. Passeava por entre o meio e o meio um cavaleiro que não veio e não vai a lugar algum. Um certo dia depois de tanta solidão resolveu criar tudo com o objetivo de deixar de ser nada, pois nada era até que tudo seja.
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

TrueReligion escreveu:
Qual energia? Gravitacional, força fraca, eletromagnética ou nuclear?

ualquer uma, nenhuma me dá uma idéia de princípio...

A ideia de Deus também não dá nenhuma ideia de principio.
Se deus criou tudo quem criou deus ?
Crentes tendem a responder que Deus sempre existiu.
Qual o problema em admitir que talvez o universo sempre existiu ?

TrueReligion escreveu:
O azathoth falou da nucleosíntese. Procure no Google (bendito seja!).

Procurei na wikipedia, que deve fazer parte duma trindade do googleismo, e vi que é uma criação de novos núcleos atômicos a partir dos núcleos preexistentes, então daonde viriam esses prótons e neutrôns.

Ai você já quer demais de nós relez mortais...

O mais sensato é admitir que ainda não sabemos (ainda), ao invez de dizer foi "deus".

Crentes tem mania de acharem que as lacunas que se encontram no conhecimento ciêntifico são insolucionáveis e que
somente a fé em deus fornece a explicação.

TrueReligion escreveu:
Aprenda a conviver com a dúvida e creia somente em evidências.

Prefiro ter uma fé que me dê a evidência da presença de Deus do que viver com dúvidas e poucas evidências

"Evidencias" de cunho estritamente pessoal, não servem para absolutamente nada.
Por acaso tu acredita nas evidências proporcionadas pela fé de um hunduista ou maometano ?

Eu prefiro viver com explicações que não recorram a dogmas infundados.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

A fé não lhe dá evidência de nada. A fé é apenas a vontade de acreditar em algo para não ter que viver com dúvidas. Você finge que é verdade e se acalma.
Você está se auto-iludindo, mais nada.
Bem, se isto o deixa feliz, tudo bem. Eu é que não consigo me forçar a acreditar de novo em Papai Noel.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual

Res Cogitans escreveu:Parti de um pressuposto equivocado: o de que os crentes identificariam com certa facilidade quais descobertas entrariam em choque com suas crenças. Nem isso eles conseguem.

Nada entra em choque com suas crenças. Tudo pode ser adaptado e "explicado", nem que seja com "Deus é incompreensível para nós. Temos que aceitar sem discutir".

TrueReligion

Mensagem por TrueReligion »

A ideia de Deus também não dá nenhuma ideia de principio.
Se deus criou tudo quem criou deus ?
Crentes tendem a responder que Deus sempre existiu.

O problema é que é irracional pensar que o universo sempre existiu, e vocês não aceitam algo que ultrapasse os limites da razão... Nós aceitamos e entendemos que existe uma solução racional para esse fato de Deus ter existido sempre, mas o nosso raciocínio só será capaz de entender isso quando formos perfeitos e morarmos com Deus.

Crentes tem mania de acharem que as lacunas que se encontram no conhecimento ciêntifico são insolucionáveis e que
somente a fé em deus fornece a explicação.

E por que vocês não admitem que nós não somos tão bons assim e que somente uma inteligência superior poderia solucionar essas dúvidas. Não dispenso a pesquisa, acho indispensável os avanços da ciência, admiro quem pesquisa, mas só acho errado o fato de uma teoria sem comprovações, como o evolucionismo, ser exposto como um fato ou uma verdade indubitável.
"O pior cego é aquele que não quer ver"

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:

O problema é que é irracional pensar que o universo sempre existiu, e vocês não aceitam algo que ultrapasse os limites da razão...

Por que é mais irracional achar que o universo sempre existiu?
TrueReligion escreveu:Nós aceitamos e entendemos que existe uma solução racional para esse fato de Deus ter existido sempre, mas o nosso raciocínio só será capaz de entender isso quando formos perfeitos e morarmos com Deus.

Por que é mais racional achar que Deus sempre existiu?
Como você sabe que um dia vai morar com Deus e entender?
Como você pode aceitar cegamente uma coisa que você nem entende nem sabe que existe?
O universo, pelo menos, mesmo sem entender nós sabemos que existe. E Deus?
TrueReligion escreveu:E por que vocês não admitem que nós não somos tão bons assim e que somente uma inteligência superior poderia solucionar essas dúvidas.

Talvez, mas quem lhe garante que essa inteligência existe?
TrueReligion escreveu:Não dispenso a pesquisa, acho indispensável os avanços da ciência, admiro quem pesquisa, mas só acho errado o fato de uma teoria sem comprovações, como o evolucionismo, ser exposto como um fato ou uma verdade indubitável.

Esta discussão já é velha aqui no RV, portanto não vou repetir os argumentos. Faça um busca antes de dizer esse tipo de coisa.
Em resumo: o evolucionismo já está tão confirmado por fatos que agora é o criacionismo que tem que lutar para provar que os cientistas estão errado, e não o contrário.

O ônus da prova agora cabe aos criacionistas (que, aliás, têm que derrubar não apenas o evolucionismo, mas todos os mitos da criação de todos os outros povos).

TrueReligion

Por que é mais irracional achar que o universo sempre existiu?

Por que é mais racional achar que Deus sempre existiu?

É igualmente irracional pensar que o universo sempre existiu, mas nós dispensamos a razão, substituindo ela pela fé em alguém que sentimos através de experiências pessoais.

Como você sabe que um dia vai morar com Deus e entender?
Como você pode aceitar cegamente uma coisa que você nem entende nem sabe que existe?
O universo, pelo menos, mesmo sem entender nós sabemos que existe. E Deus?

Pela fé, pela Bíblia, pela experiência pessoal, e pelo fato de o universo ser muito complexo para surgir do nada, logo tem que ter um Deus.

Em resumo: o evolucionismo já está tão confirmado por fatos que agora é o criacionismo que tem que lutar para provar que os cientistas estão errado, e não o contrário.

O ônus da prova agora cabe aos criacionistas (que, aliás, têm que derrubar não apenas o evolucionismo, mas todos os mitos da criação de todos os outros povos).

Já fui em alguns debates e não foi bem o que vi. O evolucionismo trazia respostas vazias e milhões de perguntas sem respostas. O evolucionismo só é unanimidade entre os ateus e alguns cabeçinha de osso pra sopa que acreditam em Deus e evolucionismo. E por favor, uma teoria cujo ícone atual é um tal de Dawkins, um cara arrogante, odiado pelos próprios colegas de trabalho, com argumentos que só tem como objetivo destruir o criacionismo e não constroem praticamente nada. E, desculpem a expressão, mas é uma teoria inspirada pelo diabo.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

TrueReligion escreveu:É igualmente irracional pensar que o universo sempre existiu, mas nós dispensamos a razão, substituindo ela pela fé em alguém que sentimos através de experiências pessoais.

Ou seja, Fé cega mesmo !
Você acreditaria nas provas pela fé e sentimentos pessoais de individuos de outras religiões que não a cristã ?

Pela fé, pela Bíblia, pela experiência pessoal, e pelo fato de o universo ser muito complexo para surgir do nada, logo tem que ter um Deus.

Pela fé em Brahma, pela "Vedas", pela experiência pessoal, e pelo fato de o universo ser muito complexo para surgir do nada, logo tem que ter um Deus (Brhama).
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

TrueReligion

Ou seja, Fé cega mesmo !
Você acreditaria nas provas pela fé e sentimentos pessoais de individuos de outras religiões que não a cristã ?

Não são apenas experiências pessoais, minha religião é baseado completamente no livro da Bíblia e esta tem muitas profecias que se cumpriram, fala do dilúvio que é repleto de evidências, e essas evidências me dão base para crer que o tal "literalismo", como vocÊs dizem, não é inventado.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

TrueReligion escreveu:Não são apenas experiências pessoais, minha religião é baseado completamente no livro da Bíblia.

O Hinduismo e Islamismo também tem seus livros sagrados que possuem o mesmo valor para seus fieis como a biblia para cristãos.

TrueReligion

TrueReligion
-------------------------------------------------------------
Citação:
e esta tem muitas profecias que se cumpriram, fala do dilúvio que é repleto de evidências, e essas evidências me dão base para crer que o tal "literalismo", como vocÊs dizem, não é inventado.

Não creria por que o livro sagrado deles não tem evidências e até religiões que se baseiam na bíblia têm interpretações erradas...

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

TrueReligion escreveu:Não creria por que o livro sagrado deles não tem evidências e até religiões que se baseiam na bíblia têm interpretações erradas...

Agora precisa ter evidência ?
A fé e a experiência pessoal não servem pra provar os deuses não cristãos ?

:emoticon5: :emoticon5:

TrueReligion

Satanás tem o poder de enganar. Mas se formos buscar o verdadeiro Deus, ter devoção diária com ele, e uma comunhão realmente eficaz, sabemos diferenciar as artimanhas do inimigo da voz de Deus.
Evidências são para leigos, com pouca fé, e para os que não acreditam em nada...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

TrueReligion escreveu:

Satanás tem o poder de enganar. Mas se formos buscar o verdadeiro Deus, ter devoção diária com ele, e uma comunhão realmente eficaz, sabemos diferenciar as artimanhas do inimigo da voz de Deus.
Evidências são para leigos, com pouca fé, e para os que não acreditam em nada...

As evidências são artimanhas de satanás para tirar-lhes a atenção da necessidade de ter fé.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

DIG

Mensagem por DIG »

"A religião dos outros é 1 falsa religião criada pelo demônio, só a minha que é verdadeira" :emoticon5: :emoticon8:

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

TrueReligion escreveu:É igualmente irracional pensar que o universo sempre existiu

Só temos duas opções: ou o tempo se extende infinitamente no passado ou houve um "início dos tempos".

Para ambas essas possibilidades, estaria correto dizer "o Universo sempre existiu" uma vez que "sempre" assume temporalidade. Há vários modelos cosmológicos explorando ambas as possibilidades.

Na verdade ainda há pelos uma terceira via, um Universo Gödeliano com um loop causal auto-contido.

A idéia de que existe uma mente que não possui nenhum lugar e tempo para pensar (Deus) é incoerente.

TrueReligion escreveu:substituindo ela pela fé em alguém que sentimos através de experiências pessoais.

Você está caindo em um non sequitur, o fato de você ter experiências pessoais significativas não implica que o Deus de Abraão criou o Universo.

Você precisa superar essa ilusão de que apenas cristãos como você podem ter experiências místicas. Hindus, budistas, muçulmanos e até ateus também podem tê-las, elas não possuem a menor dependência com os pronunciamentos metafísicos e históricos de sua religião como "Deus criou o Universo" ou "Jesus nasceu de uma virgem". Religiosos com experiências místicas as interpretam de acordo com suas crenças, criando a falsa impressão de auto-confirmação.

TrueReligion escreveu:Pela fé, pela Bíblia, pela experiência pessoal, e pelo fato de o universo ser muito complexo para surgir do nada, logo tem que ter um Deus.

Primeiro, "fé" não é uma forma de adquirir conhecimento. Fé é um recurso que quando utilizado pode torná-lo capaz de acreditar em qualquer coisa independente de seu amparo empírico.

Segundo, a Bíblia não é um bom indicador de coisas que deveriam ocorrer no futuro.

Terceiro, já cansei de reeiterar que o argumento da experiência pessoal é fraquíssimo. Se eu tiver uma poderosa intuição pessoal de que há um tesouro enterrado no meu jardim, isso não torna essa proposição verdadeira. Você precisa comparar essas proposições que você possui em sua vida interna, privada com a evidência empírica do mundo.

Quarto, você continua com a petição de princípio de que não podem ter entes fundamentais para a existência.

TrueReligion escreveu:Já fui em alguns debates e não foi bem o que vi. O evolucionismo trazia respostas vazias e milhões de perguntas sem respostas.

A julgar pelo seu entendimento de cosmologia, consigo imaginar também o alcance de suas percepções a respeito de evolução.

TrueReligion escreveu:O evolucionismo só é unanimidade entre os ateus e alguns cabeçinha de osso pra sopa que acreditam em Deus e evolucionismo.

Besteirol, o neodarwinismo é consenso na comunidade acadêmica que em grande parte não é composta por ateus. Toda pessoa intelectualmente esclarecida (leia-se: quem não aceita de forma dogmática os pronunciamentos de seu pastor a respeito de ciências naturais) irá aceitar sua validade.

TrueReligion escreveu:E por favor, uma teoria cujo ícone atual é um tal de Dawkins, um cara arrogante, odiado pelos próprios colegas de trabalho, com argumentos que só tem como objetivo destruir o criacionismo e não constroem praticamente nada.

Mesmo que sua caricatura a respeito do caráter, engajamento pessoal e produção intelectual de Richard Dawkins fosse verdadeiro, em nada isso desqualificaria o status científico de teorias evolutivas.

TrueReligion escreveu:E, desculpem a expressão, mas é uma teoria inspirada pelo diabo.

Que evidência você tem para essa proposição?

É mais legítimo aceitar que o criacionismo é que é inspirado pelo "pai da mentira", pela quantidade de ignorância, desonestidade intelectual e imoralidade que encontramos na literatura de Adauto Lourenço, Dra. Márcia e os demais heróis.

Eu poderia lhe recomendar inúmeras referências de divulgação científica claras, competentes e profissionais, mas você se daria ao trabalho de ler?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

(1)Descoberta de vida extraterrestre não-inteligente.

(2)Descoberta de vida extraterrestre inteligente.

(3)Criação de inteligência artificial equivalente a inteligência humana.

(4)Criação de vida em laboratório. Considere duas hipóteses:
A-baseda em carbono.
B-não baseada em carbono.

(5)Clonagem humana.

(6)Criação de quimeras humanóides em laboratório.

(7)Suspensão e reanimação de seres humanos (ex: pessoas clinicamente mortas são congeladas e reanimadas num tempo posterior).

(8)Destruição iminente do planeta.

(9)Integração homem-máquina no âmbito cerebral (ex: implantes de chips no cérebro possam acelerar a aprendizagem, melhorar a memória, fazer cálculos pesados etc).

SINCERAMENTE, não vejo porque qualquer desses pontos abalaria crenças...
"Noite escura agora é manhã..."

Leonardo

Mensagem por Leonardo »

(1) (...)).

Assumindo que seria um nível de consciência acima do que qualquer “outro” animal possa ter (além do homem), isto me levaria a ter de refazer boa parte de minha concepção da criação, não sei se seria possível “salvar algo”.
Abc
Leo

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

True: aguardo resposta ao post que te enderecei na página 9
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Trancado