Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Os que já largaram a fase do Pensamento Mágico. Os que já assumem a solidão do ser, as dúvidas e vicissitudes sem ter todas as respostas. Os que buscam sem ser doutrinados. A teta é cômoda como fonte de alimento.
Editado pela última vez por Apo em 19 Mai 2009, 22:25, em um total de 1 vez.
Deus é um só... ...mas com várias caras: uma para cada religião O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
Isso é palhaçada e não explica o círculo interminável de forças criadoras.
Deus é um só... ...mas com várias caras: uma para cada religião O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?
Video tendencioso. No final, o ateu estava mais parecendo mais um pastor de uma igrejinha de esquina. A propósito, as crentinhas do video tavam mais é precisando de uma "aula de reprodução assistida".
Você acredita que com este videozinho idiota ( e provavelmente feito por um crente idiota e raso de estudo ), vai nos demonstrar que o seu deus é mais do crença apenas?
Zebabão666, você já não disse que os crentes crêem que a Bíblia é a palavra do tal senhor não sei das quantas? Se é tudo questão de fé, nada mais a ser dito sobre a questão. Vocês acreditam e pronto. Assim como eu acredito que nem todos enxergam as cores da mesma forma. É uma espécie de intuição, absolutamente pessoal e baseada em uma fantasia de criança, que não tem muito espaço na minha vida adulta pois é irrelevante.Além disto, não posso provar que seja assim e nem costumo querer convencer os demais sobre isto.
Sendo deuses também um assunto de fé, pare de postar estas bobagens, cara.
Eu não vou muito com a cara ( e nem com a obra ) do comuna do Bertold Brecht, mas o último verso do poema dele "Hino a Deus" até que faz sentido:
Bertold Brecht(1898-1956)
HINO A DEUS Tradução de Paulo César de Souza
No fundo dos vales escuros morrem os famintos. Mas você lhes mostra o pão e os deixa morrer. Mas você reina eterno e invisível Radiante e cruel, sobre o plano infinito.
Deixou os jovens morrerem, e os que fruíam a vida Mas os que desejavam morrer, não permitiu... Muitos daqueles que agora apodreceram Acreditavam em você, e morreram confiantes.
Deixou os pobres pobres, ano após ano Porque o desejo deles era mais belo que o seu céu Infelizmente morreram antes que chegasse com a luz Morreram bem-aventurados, no entanto e apodreceram imediatamente.
Muitos dizem que você não existe e que é melhor assim. Mas como pode não existir o que pode assim enganar? Se tantos vivem de você, e de outro modo não poderiam morrer Diga-me, que importância pode ter então que você não exista?
Cara, aqui onde eu moro só dá pra ter conexão “banda larga” de até 256 kbps, o que significa que eu levo uns dez minutos pra assistir um videozinho de cinco minutos.
Potanto dava para você fazer uma sinopse dos outros vídeos porque se eles forem tão bobos quanto o primeiro eu não perco meu tempo assistindo.
Mas acho que, de qualquer maneira, você perde o seu tempo e ocupa o nosso.
Pra nada!
Para nada não, porque esses vídeos que você postou me mostraram como pôr vídeos aqui no RV. Uma coisa que eu já tinha tentado antes.
Falando apenas por mim e esperando não parecer grosseiro, mas essa foi a única parte aproveitável dentre todas as suas mensagens. Se Deus tinha um propósito quando o enviou aqui, certamente era este, me ensinar a postar vídeos, porque todo o resto é inteiramente sem propósito.
Sobre o video em si, o único que acessei, não há muito o que dizer. É patético.
Uma propagandinha rasa, com argumentos do nível de jardim de infância, e o pior, todas as falácias já tinham sido respondidas antes. Eu mesmo já tinha debatido todas estas questões contigo, mas acontece que você não lê. Você vê as palavras mas a sua mente fanatizada filtra os sentidos, suas tréplicas comumente não se relacionam com as réplicas, mas insistem naquilo que já foi objetado, e sem que a falha da objeção tenha sido apontada.
O que pode ser mais sem propósito do que isto? Porque se estes são os fatos e considerações que você tinha para apresentar saiba que não são novidades, e eles mais reforçam as nossas convicções céticas do que as abalam. Mas se por outro lado a sua pretensão era reforçar a fé que você arbitrariamente abraçou, testando-a contra argumentos adversários, então você teria feito melhor se não tivesse saído da igreja, onde todos de comum acordo se esforçam para retroalimentar as crenças uns dos outros, evitando embaraçosos questionamentos.
Agora você tem mais coisas para ignorar e esquecer, mais coisas para varrer para debaixo do tapete. E em quê isso ajuda a salvação da sua alma?
Em relação especificamente ao vídeo nós já dissemos a você que supor um Deus como origem e causa de tudo não resolve o problema da origem e da causa de tudo, apenas o posterga e complica. Ainda precisaríamos explicar a origem e causa de Deus, e sendo Deus presumivelmente superior ao universo uma causa e origem para Ele parece ainda mais implausível que uma causa e origem para o próprio universo. Supor que Deus sempre foi e é incausado é, pela mesma razão, ainda mais difícil de aceitar que a Natureza sempre foi e é incausada, junto com os seus princípios intrínsecos que de alguma forma deram origem ao universo.
Que “princípios intrínsecos” foram estes? Ninguém tem idéia, a única diferença entre teístas e agnósticos é que os primeiros fingem que sabem. A hipótese “Deus”, escolhida arbitrariamente, é apenas uma entre infinitas outras, mas ela tem problemas seríssimos. Problemas que se tornam particularmente sem solução se usarmos o modelo judaico-cristão de Deus.
O grande problema com a hipótese “Deus” é a quase totalidade caótica, deletéria ou contraproducente do universo. Os exemplos de ordem que você costuma pinçar são raríssimas exceções de um mundo quase que totalmente desordenado, vazio de vida, onde existir e ter consciência invariavelmente significa sofrer. Basicamente a sua fé lida com esta realidade retendo seletivamente apenas os aspectos que podem sugerir a existência de uma inteligência criadora, organizadora, mantenedora, enquanto ignora a quase totalidade das evidências indicando o contrário.
Quando você fala sobre a complexidade do DNA, por exemplo, com todos aqueles sofismas sobre “informação” - que não passam de besteira – você ignora algo crucial. Ignora que é possível explicar a parte funcional do genoma pelas leis naturais aplicadas à bioquímica e á biologia. No entanto é IMPOSSÍVEL explicar a parte não funcional, supérflua, redundante, e particularmente a porção deletéria de um DNA, sob uma perspectiva teísta.
Você tem idéias de quantas doenças congênitas existem? É uma quantidade absurda!
Você sabe quantos genes recessivos existem que quando são ativados causam problemas terríveis?
Se na sua visão simplória das coisas o DNA foi escrito por um deus de maneira tão premeditada e calculada quanto eu estou escrevendo este texto, isso implica também em um deus premeditadamente “escrevendo” os gens que causam a hemofilia e a síndrome de down, e coisas muito piores. Mas você quer ver só as coisas bonitinhas, o olhinho azul e o narizinho arrebitado, então não vem falar comigo, fica lá na igreja, onde ninguém vai te mostrar uma criança com lábio leporino ou hidranencefalia.
Ah, mas o DNA é “informação com significado” e isso só pode ser produzido por uma inteligência! Bullshit! Informação é este texto que você está lendo neste momento. Ele está sendo produzido por uma modesta inteligência e com um modesto propósito, motivo pelo qual você não encontra nele frases sem sentido, parágrafos que se contradizem, palavras que não existem. Totalmente diferente do seu DNA.
Você acha que o genoma do Homo Sapiens é o maior e mais complexo? Teria que ser se existisse um Designer inteligente. Não poderia não ser. Mas não, o maior genoma conhecido é o da amoeba dubia, uma ameba! Duzentas vezes maior que o nosso!
Simplesmente porque esse bichinho é velho pra caramba e tá cheio de lixo lá. Mas você acredita que Deus criou o homem e a ameba ao mesmo tempo, só que teve duzentas vezes mais trabalho para projetar o genoma da ameba!!! Chame de “designer” se quiser, mas inteligente nunca, do contrário é melhor guardar essas estorinhas pros crentes porque para seres raciocinantes nunca vão fazer sentido.
Percebe o quanto esse vídeo é infantil, ridículo? Mostrando professores e cientistas como se fossem demônios travestidos em gente... Provavelmente eu também só estou escrevendo estas verdades porque pertenço às hostes de Satã.
Mas sabe o que é mais que tudo interessante? Esse vídeo é propagandinha do DI e você é um criacionista Terra Velha. O DI é tão incompatível com CTV e CTJ quanto a verdadeira ciência que todos os três rejeitam. Behe aceita a ancestralidade comum e a teoria da evolução e só discorda do neo-darwinismo a nível de biologia molecular.
Mas é curioso como estas 3 correntes não debatem entre si e ainda usam argumentos uns dos outros. Sobre isso dá uma lida no que eu escrevi ontem no fórum do Clube Cético.
Resumindo, Angelo, não perca o seu tempo com esse tipo de propaganda ingênua com pessoas que já percebem que a realidade ao redor é incompatível com o que se esperaria de um universo projetado.
O limite de racionalidade sustentável para um conceito de deus teria que supô-lo como uma entidade consciente que estabeleceu, da melhor maneira que pôde, as leis fundamentais pelas quais se desenvolve o universo. Ou seja, o mundo ao seu redor, tal qual ele é, só pode ser compatibilizado com a idéia de um Criador se abandonarmos a idéia de onipotência.
Para um Deus que fez o melhor que pôde, e com a melhor das intenções, até que foi um grande trabalho. Mas para o Deus judaico-cristão, que tudo pode, Ele teria muito que explicar porque nada faz sentido.
Mas se você não quiser abrir mão da onipotência do seu Deus a opção que resta é terrível porque este mundo só poderia ser explicado do jeito que é se apesar de Todo Poderoso, Deus não for amoroso e nem justo.
Estas contradições são irreconciliáveis e a maioria das pessoas aqui não foi capaz de se convencer da existência desse Deus judaico-cristão justamente porque tem consciência destas contradições, e não serão videos bobocas e argumentos pueris como os que vocês repetem, sempre os mesmos, que podem resolver estas inconsistências.
Pedro Reis escreveu:Se Deus tinha um propósito quando o enviou aqui, certamente era este, me ensinar a postar vídeos, porque todo o resto é inteiramente sem propósito.
E você ainda teima em ser ateu, mesmo Deus lhe concedendo sabedoria. Tsc tsc...
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."