Herança

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Você é contra o direito de conceder herança?

Sim
6
26%
Não
17
74%

Total de votos: 23

Herf

Re.: Herança

Mensagem por Herf »

Que patético...

Se a idéia dessa gente é simplesmente acabar com as desigualdades de riqueza, por que não defendem logo algo como o imposto progressivo sobre posses e renda ou então um "teto" de riquezas ou renda?

E porque eu não poderia simplesmente conceder todas as minhas posses para meus filhos (ou qualquer outra pessoa) antes de morrer? E porque eu não poderia vender as minhas posses a eles por R$ 1,00?

Ah bom, tá me parecendo que querem dividir, mas só o que for dos outros!

E roubar de quem tem bastante não é, afinal de contas, algo errado, não é mesmo?

A moral de Robin Hood nos ensina que repartir o que foi construído pelos outros é mais sábio e justo do que construir algo por si próprio.

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Herança

Mensagem por clara campos »

Procedure escreveu:A moral de Robin Hood nos ensina que repartir o que foi construído pelos outros é mais sábio e justo do que construir algo por si próprio.

Quero abstrair-me de todo o contexto do tópico e comentar somente esta frase, da qual discordo.

A moral atente ao conto inglês não é contrária à construção. É sim uma denúncia a desigualdades injustas e injustificadas.

Queria falar um pouco de igualdade.

A igualdade total e absoluta não é de todo justa. Daí o mote ser "todos diferentes, todos iguais", e não apenas todos iguais.

Somos diferentes sim, em capacidades, em circunstâncias de nascimento, em tom de pele, em inteleco, em jeito para dançar, etc, etc, etc.

A nossa igualdade é nos direitos e deveres fundamentais e é contra o não reconhecimento desse imperativo que Robin luta na lenda.

Na altura não podia haver construção por parte da plebe, já que a mobilidade social ascendente era impossível, e a descendente improvável.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Clara

Na maioria dos contextos, o termo "moral Robin Hood" se restringe a maxima "tirar dos ricos para dar aos pobres", sem entrar em detalhes a respeito da lenda e da moral verdadeira desse personagem.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Herf

Mensagem por Herf »

Na verdade, se não me engano, Robin Hood não roubava dos ricos para dar aos pobres. Ele tomava dos ricos o que os ricos haviam roubado dos pobres, que dizer, devolvia aos pobres o que lhes pertencia.

Mas o rótulo de "roubar dos ricos para dar aos pobres" ficou.

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

Orbe escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Aliás, imposto de herança? A gente passa o dia inteiro reclamando que tem dois mil impostos, e agora querem mais um?
Ah bom, tá me parecendo que querem dividir, mas só o que for dos outros!

Pensei a mesma coisa. Querem o imposto sobre herança para distribuir renda. Mas a renda dos outros. Doar seus excedentes ninguem quer. O negócio é obrigar os outros a doar.
Retiro quando te chamei de comunista aquela vez!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Usuário deletado escreveu:Não sou contra, mas creio que seria interessante se existissem algumas restrições. Um cara que nunca trabalhou e que nunca estudou na vida ao meu ver não deveria ter direito à totalidade da herança.

Porque?

Não acho justo que um cara que nada fez na vida receba integralmente os bens conquistados com trabalho árduo (na maioria das vezes) de seus progenitores.

Como assim? Se eu achar que a minha filha é muito mais merecedora simplesmente porque é minha filha, ou porque é uma ótima pessoa ( e isto é uma questão de cunho estritamente íntimo ), ninguém pode apitar que não.
Quem disse que quando eu morrer ela não terá nem terminado os estudos e eu não deva ter o dever e o direito de deixá-la com todas as condições para prosseguir com seus planos, já que terá perdido os pais?

Não entendo mais nada. Quem vai julgar isto se não for eu mesma? Pelo menos enquanto de posse de meu direito de propriedade e de escolha...

Devo entregar o meu patrimônio que conquistei com sacrifício para gente estranha? Mas bem capaz!
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Imagem
Só uma dúvida: É imoral que eu deixe minha herança para uma ONG de negros?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Usuário deletado escreveu:Você é favorável à meritocracia?

Meritocracia = corrupção estatal. :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Jeanioz escreveu:

A maioria esmagadora dos esquerdistas anti-herança nasceram numa casa com carro, comida e roupa lavada e nunca se preocuparam em mijar dentro do vaso, para ter algum mérito.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:
Jeanioz escreveu:

A maioria esmagadora dos esquerdistas anti-herança nasceram numa casa com carro, comida e roupa lavada e nunca se preocuparam em mijar dentro do vaso, para ter algum mérito.

- Porque levar prá esse lado de esquerdaxdireita?

- No meu post na página anterior mostrei que tem muito direitista a favor de confisco de heranças também.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Abmael escreveu:
Apáte escreveu:
Jeanioz escreveu:

- Porque levar prá esse lado de esquerdaxdireita?

- No meu post na página anterior mostrei que tem muito direitista a favor de confisco de heranças também.

Abraços,

Que seja direitistas que acreditam na meritocracia. Até chegarem na idade adulta, o que fizeram para merecer todo o conforto que têm?

Queria ver o videomaker responder esta. :emoticon12:

Tally

Mensagem por Tally »

Minha mãe faleceu;estamos vivos meu pai, eu e meu único irmão, que reside com meu pai, porém não tem filhos.Eu os tenho.
Como é dividida essa herança?Caso eu queira abdicar de minha parte posso fazê-lo?E ao fazer isso, meus filhos terão que seguir meu procedimento?
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Clara

Na maioria dos contextos, o termo "moral Robin Hood" se restringe a maxima "tirar dos ricos para dar aos pobres", sem entrar em detalhes a respeito da lenda e da moral verdadeira desse personagem.

É verdade cabeção, mas o procedure resolveu fazer uma análise "mais profunda" e eu contestei.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

André

Mensagem por André »

Procedure escreveu:Na verdade, se não me engano, Robin Hood não roubava dos ricos para dar aos pobres. Ele tomava dos ricos o que os ricos haviam roubado dos pobres, que dizer, devolvia aos pobres o que lhes pertencia.

Mas o rótulo de "roubar dos ricos para dar aos pobres" ficou.

É por ai

A lenda conta que (pelo que me lembro):

Através de impostos excessivos a nobreza estava vivendo no luxo, enquanto o povo passava fome. Na ausência do rei Ricardo, se não me engano. Robin Hood começou a saquear os ricos para evitar essa exploração, usurpação absurda. Se os impostos se convertessem em comida, e condições melhores, ou algo de útil, como é feito na Inglaterra de hoje, teria como justificar.

Mas na verdade esses impostos não se convertiam em nada, era pura exploração que se construía com base na violência, pois os nobres controlavam o exercito.

Sobre o tema, sou favorável a herança, porém na transferência sou tb favorável a um imposto, sobre patrimônio, que aumenta para pessoas mais ricas. Nada absurdo, mas o suficiente para arrecadar. Seria interessante que esse dinheiro fosse utilizado unicamente em programas sociais voltados para reduzir a pobreza, e garantir direitos sociais como saúde, educação, segurança... Sendo mais uma fonte de arrecadação para isso. Porém a eficiência disso esbarra na incompetência e má fé da maioria dos políticos, a qual apenas um maior controle da população sobre o exercício do poder seria capaz de aplacar, e garantir que os recursos fossem utilizados de forma efetiva.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Ilovefoxes

que aumenta para pessoas mais ricas
Aí toda pessoa instruída vai querer morar no exterior...

André

Mensagem por André »

Ilovefoxes escreveu:

Depende, se for justo e bem justificado não todos, apenas alguns, que já queriam morar no exterior de qualquer sorte, na maioria dos casos, é que irão embora.

Essa história que os ricos correm é somente em casos extremos, se for bem feito, quem tem ligações comerciais, ou outras, com a terra, vai ficar, apesar do extra. Sendo que um dos maiores defensores, do imposto sobre herança, e distribuição de renda, como foi divulgado aqui no fórum, nos EUA, é um cara riquíssimo. Que sabe que ele vai pagar mais, porém sabe que é necessário a organização estatal em programas para de fato garantir o básico, para aqueles que não podem pagar por ele.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Usuário deletado escreveu:E você na época já havia citado essa mesma citação minha e respondido.

bem que eu senti que estava a ter um dejavú....mas tava estranho...então foi isto.
Imagem

Ilovefoxes

André escreveu:
Ilovefoxes escreveu:

Depende, se for justo e bem justificado não todos, apenas alguns, que já queriam morar no exterior de qualquer sorte, na maioria dos casos, é que irão embora.

Essa história que os ricos correm é somente em casos extremos, se for bem feito, quem tem ligações comerciais, ou outras, com a terra, vai ficar, apesar do extra. Sendo que um dos maiores defensores, do imposto sobre herança, e distribuição de renda, como foi divulgado aqui no fórum, nos EUA, é um cara riquíssimo. Que sabe que ele vai pagar mais, porém sabe que é necessário a organização estatal em programas para de fato garantir o básico, para aqueles que não podem pagar por ele.
Estão condenados por terem nascido aqui...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

André escreveu:Através de impostos excessivos a nobreza estava vivendo no luxo, enquanto o povo passava fome.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

André

Mensagem por André »

Apáte escreveu:
André escreveu:Através de impostos excessivos a nobreza estava vivendo no luxo, enquanto o povo passava fome.

Mais é, pelo menos parte dos nós impostos, os que não são roubados, ou gastos em projetos furados, se convertem em serviços importantes. Em países de democracias mais avançadas o sistema funciona ainda melhor, com por exemplo a socialização da saúde na Europa, e no Canadá.

Já naquela época eram impostos eram uma espécie de tributo apenas por usufruir das terras, era como se os nobres estivessem fazendo o favor de deixar as pessoas viverem e trabalharem nelas. E focados nos pobres era uma forma terrível de exploração.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

André escreveu:
Apáte escreveu:

Mais é, pelo menos parte dos nós impostos, os que não são roubados, ou gastos em projetos furados, se convertem em serviços importantes. Em países de democracias mais avançadas o sistema funciona ainda melhor, com por exemplo a socialização da saúde na Europa, e no Canadá.

Já naquela época eram impostos eram uma espécie de tributo apenas por usufruir das terras, era como se os nobres estivessem fazendo o favor de deixar as pessoas viverem e trabalharem nelas. E focados nos pobres era uma forma terrível de exploração.

Não André. Impostos são abusivos por você ser obrigado a pagar, mesmo que não precise ou não queira tal serviço/produto. Muitas vezes quem não paga usa, e quem paga não usa.
Pra mim, é visível que é moralmente superior pagar pra usar e usar pra pagar.

André

Mensagem por André »

Apáte escreveu:
André escreveu:
Apáte escreveu:

Não André. Impostos são abusivos por você ser obrigado a pagar, mesmo que não precise ou não queira tal serviço/produto. Muitas vezes quem não paga usa, e quem paga não usa.
Pra mim, é visível que é moralmente superior pagar pra usar e usar pra pagar.

Negativo, certas coisas tem que ser garantidas a todos independente se vc usa ou não.

Exemplo, bombeiros. Vamos supor que sua casa nunca tenha pegado fogo, ai tem o incêndio, como agora vc vai usar vai ter que pagar, enquanto sua casa pega fogo vc discute os valores, tentando pechinchar como todo bom consumidor. Vc vai me dizer que o exemplo é absurdo, mas pense um pouco sobre ele. Existem uma serie de serviços, que precisam de recursos de todos, e precisam estar disponíveis a todos, e vão ser utilizados apenas por aqueles que tiverem necessidade.

Um país que aplica em um setor essencial esse pague para usar é os EUA, no setor da saúde. Qual o resultado? mais de 2 milhões de famílias arruinadas por ano, se duvidar posto o estudo feito em Harvard. Pessoas morrendo pq não puderam pagar tratamento, e hoje algumas estão realizando casamentos falsos, apenas no papel, com canadenses para ter direito a saúde. Moralmente superior hum.

Outro detalhe, nem todos podem pagar, assim sociedades que entendem que é importante a universalização, ou seja ser garantido a todos, e não apenas a quem pode pagar, determinados serviços, o Estado garante. Não vejo nada moralmente superior em condenar quem não pode pagar por uma operação a morte, ou condenar crianças cujos os pais não podem pagar colegios particulares a crescerem sem educação e acesso ao conhecimento.

Existe um nome para o regime pautado nesse principio "moralmente superior", é oligarquia, um sistema elitizado, que apenas as elites tem garantido mediante a pagamento, o essencial, enquanto o resto se lasca. A própria Inglaterra vivia um sistema oligárquico e a democracia mudou muito isso, especialmente o trabalhismo inglês.

Hoje, sistemas que recuperam isso, são oligárquicos, se aproximando de uma plutocracia, aonde os benefícios são restritos a aqueles que tem posses. Bem moralmente superior, algo de tamanho autoritarismo, e desconsideração pela vida humana, chega a ser engraçado, lógico, se não fosse trágico.

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Usuário deletado escreveu:Tópico antigo, mudei minha opinião acerca do tema. Considero que a herança é indissociável do direito à propriedade, um dos pilares da sociedade humana.

Se o indivíduo obteve em vida licitamente um determinado número de bens, ele tem todo o direito de cedê-los a quem quer que seja, visto que foi ele quem os obteve com a força de seu trabalho.

E em termos práticos, é preferível que o patrimônio vá para o indivíduo escolhido pelo doador da herança a que o patrimônio vá para as mãos da burocracia estatal para enriquecer políticos hipócritas.

Na época do tópico eu tinha uma visão muito idealizada do que seria a meritocracia.

É bom saber que não sou apenas eu que estou gradualmente me curando de tendências comun*stas.
Imagem

Trancado