Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por aknatom »

Bellé escreveu:
aknatom escreveu:Questionar nossa existência implica que existe uma intenção por trás da mente, ou por trás do funcionamento do sistema nervoso primitivo do verme... se não existe intenção,não existe questionamento. Mas, até que ponto, nós, seres humanos, que tanto questionamos, podemos deduzir que temos "intencionalidade" simplesmente porque questionamos? Não seria nosso questionamento simplesmente um condicionamento a estar insatisfeito, promovendo uma melhor forma de sobrevivência para nosso código genético?

A nossa existência promove o questinamento e não o contrário penso eu, a evolução nos fez perguntar e perguntando evoluímos, somos feitos de intenções somente após eliminada a intenção de questionarmos...

Podemos ser sim somente caixas-protetoras-modificadoras de DNA que este não vai estar nem aí para sua casca... mas se é esta casaca que questiona e determina os rumos da evolução o que podemos dizer sobre o que é???

Para tanto, acho imprescindível o questionamento sobre a intencionalidade da minhoca.
Se o verme possui intenção, então mesmo cérebros mais primitivos já estão equipados com tudo que é necessário ao questionamento, portanto, questionamento é consequência direta da exist~encia.
Se o mesmo não ocorrer, fica claro que questionamento é mais uma das artimanhas evolutivas para que consigamos dar eternidade fajuta a cadeias de cromossomos.. assim como compaixão, tesão e vários outros ãos e ônios..
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Mas seria isso uma intenção ou apenas um impulso?
Percebe a profundidade da questão Najma?

Percebo sim. A questão é que vendo bebês hipopótamos que ao nascerem já sabem nadar e já procuram as tetas da mãe, da mesma forma que içás já sabem que, ao perderem as asas têm que cavar buracos para começarem a postura de ovos, o problema da intencionalidade parece residir apenas em nós. Para os animais, o impulso é o de sobrevivência. Nosso também mas mascaramos isso com o lixo que criamos, ao que damos o nome de intenção, consciência, leis morais, ética...

Nada me tira da mente que seguimos um programa... :emoticon13:
Imagem

spink
Contato:

Mensagem por spink »

completei nove anos dividindo a cama e por enquanto está muito bom.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Bellé

Mensagem por Bellé »

aknatom escreveu:
Bellé escreveu:
aknatom escreveu:Questionar nossa existência implica que existe uma intenção por trás da mente, ou por trás do funcionamento do sistema nervoso primitivo do verme... se não existe intenção,não existe questionamento. Mas, até que ponto, nós, seres humanos, que tanto questionamos, podemos deduzir que temos "intencionalidade" simplesmente porque questionamos? Não seria nosso questionamento simplesmente um condicionamento a estar insatisfeito, promovendo uma melhor forma de sobrevivência para nosso código genético?

A nossa existência promove o questinamento e não o contrário penso eu, a evolução nos fez perguntar e perguntando evoluímos, somos feitos de intenções somente após eliminada a intenção de questionarmos...

Podemos ser sim somente caixas-protetoras-modificadoras de DNA que este não vai estar nem aí para sua casca... mas se é esta casaca que questiona e determina os rumos da evolução o que podemos dizer sobre o que é???

Para tanto, acho imprescindível o questionamento sobre a intencionalidade da minhoca.
Se o verme possui intenção, então mesmo cérebros mais primitivos já estão equipados com tudo que é necessário ao questionamento, portanto, questionamento é consequência direta da exist~encia.
Se o mesmo não ocorrer, fica claro que questionamento é mais uma das artimanhas evolutivas para que consigamos dar eternidade fajuta a cadeias de cromossomos.. assim como compaixão, tesão e vários outros ãos e ônios..

Intenção acredito ser diferente de ação tal como instinto e razão, nossos atos são pensáveis ou impensáveis...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Bellé escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:

Intenção acredito ser diferente de ação tal como instinto e razão, nossos atos são pensáveis ou impensáveis...

"Minhoca que voa, é fastfood para passarinho..." :emoticon13:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Bellé

Mensagem por Bellé »

manoelmac escreveu:
Bellé escreveu:
aknatom escreveu:
Bellé escreveu:

"Minhoca que voa, é fastfood para passarinho..." :emoticon13:

Deve ser por isso que ela evita evoluir, mas o fato dela voar também não tornaria ela uma besta com assas...que sairia por ai se jogando dentro dos afiados bicos dos passaros!!!

Nossas pescarias estariam ameaçadas!!!

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

Ao invés de pescarias, usaríamos minhocas para passarías...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bellé

Highlander

Mensagem por Highlander »

clara campos escreveu:Pouco interessa se a bíblia tem diferentes autores e diferentes estilos. Pouco interessa também se ela não passa de uma colectânea bem pensada e estudada para ajudar a consolidar um império. E muito menos importa se ela tem diferentes interpretações ou não.

Os cristão clamam que Ela é a palavra de deus, e se deus diz para se desdizer à frente, bem, das duas uma, ou é meio senil, ou não sabe escoilher bem os seus porta-voz.

De qualquer forma, tudo parece indicar que das duas três, ou deus é perfeito e não tem nada a ver com a bíblia, logo a bíblia nada tem de sacro, ou deus é imperfeitíssimo e a bíblia é um reflexo disso, ou deus não existe e a bíblia é apenas mais um - provavelmente o melhor - dos muitos livros que visam manipular consciências.
Não vou questionar a "ética" da Bíblia. Realmente existem coisas horrivelmente estúpidas dentro dela.

O meu ponto de vista é que não é na religião que está o veneno: é no instinto dessas praguinhas humanas.
Certas obras não nasceram necessariamente para manipular: na maioria das vezes é o manipulador que faz uso delas da maneira que lhe for mais conveniente.

Clara, se você mesma escrever uma obra cética com os mais grandiosos e exuberantes valores éticos, físicos, psicológicos e científicos, e esta obra tomar uma popularidade global - ou nacional - de modo a chegar ao patamar de uma religião - isto é, ao ponto de se tornar a filosofia de vida da coletividade, tendo a sua figura como ícone - NATURALMENTE aparecerão aqueles, com maior poder carismático e de liderança, que induzirão os "fiéis" mais ingênuos e menos questionadores a tomar uma posição a respeito da obra que seja proveitosa para ELE, o "líder", e suas derivações.

Perdoe a sinceridade: achar que o problema está simplesmente na existência da religião e de suas obras é ter um foco pouco abrangente. Mais do que isso, acredite ou não, culpar a religião é inocentar o homem - um erro clássico dos religiosos ("a culpa é do demônio").

A religião não é catalisadora da violência; ela é INSTRUMENTO humano, para o bem ou para o mal. Não foram os cristãos, não foram os muçulmanos, não foram os judeus que mataram alguém. Foram HOMENS usando as desculpas convenientes de suas respectivas épocas.

Bellé

Mensagem por Bellé »

"Desculpas convincentes..." :emoticon3:

Bellé

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

A religião não é catalisadora da violência; ela é INSTRUMENTO humano, para o bem ou para o mal. Não foram os cristãos, não foram os muçulmanos, não foram os judeus que mataram alguém. Foram HOMENS usando as desculpas convenientes de suas respectivas épocas.

Depois de toda merda feita, justificada em cima de texto sagrados e manipulações de terceiros...

Ao meu ver, a bela e filosófica religião, em sua maioria, só faz merda!!!

É muito simples inocentear as ideologias fracas e indiretas botando a culpa nos humanos... :emoticon3:

Historicamente as religiões se mostraram ideologias fracas e incosistentes, não adianta, os erros cometidos foram gravíssimos! e pedir simplesmente "desculpinhas" não cola!

Você perdoaria Hitler por matar todos aqueles judeus? Eu não!!!
Manoel Machado Henriques

Imagem

Highlander

Mas caro Manoel, você acha mesmo que, se religiões fossem proibidas desde o início dos tempos, as lideranças não encontrariam outros pretextos para conduzir o gado em função de disputas de poder? Essas disputas não aconteceriam e portanto teríamos paz e menos mortes?

Talvez eu seja mais darwinista do que muitos ateus porque, um dos pontos importantes que eu costumo enfatizar, e como os biologistas daqui devem saber, é que nossos primos primatas unem-se em gangues e cometem atrocidades e carnificinas em guerras assustadoras para controlarem um determinado território. Por acaso eles possuem senso de religião? Acho que ainda não...

Somos primatas refinados. Ainda assim, primatas.

Parece que todos os lados da moeda estão superestimando a religião...

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Mas caro Manoel, você acha mesmo que, se religiões fossem proibidas desde o início dos tempos, as lideranças não encontrariam outros pretextos para conduzir o gado em função de disputas de poder? Essas disputas não aconteceriam e portanto teríamos paz e menos mortes?

Mas isso seria uma justificativa para amá-las... se existisse outra forma, eu com certeza estaria aqui para detestá-la! :emoticon16:

A religião há séculos deixou de ser necessária...

Talvez eu seja mais darwinista do que muitos ateus porque, um dos pontos importantes que eu costumo enfatizar, e como os biologistas daqui devem saber, é que nossos primos primatas unem-se em gangues e cometem atrocidades e carnificinas em guerras assustadoras para controlarem um determinado território. Por acaso eles possuem senso de religião? Acho que ainda não...

Cara, desculpa, essa é a desculpa mais torpe que eu já li em defesa das religiões. Uma instituição que prega amor, justiça e paz assinar seu reinado com sangue não mudou muita coisa, não acha... Não agiu com a razão, e sim por puro impulso emocional!

Sou ateu e não tenho a menor vontade de sair urinando no poste e afastar outros grupos... prefiro agir com diplomacia, conversando... enquanto você é excluído de grupos teístas simplesmente por não acreditar em Deus, o contrário não. Cara, eu costumo dizer que sou mais cristão que muito crente fervoroso por aí...

Somos primatas refinados. Ainda assim, primatas.

Se quis estacionar por aí, o problema não é meu... Sou primata com orgulho, mas não vou deixar qualquer coisinha me abalar não... :emoticon16:

Parece que todos os lados da moeda estão superestimando a religião...

Nada... os religiosos que subestimam os ateus... são "pessoas dignas de piedade"... já cansei desse rótulo...
Manoel Machado Henriques

Imagem

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Essa pra mim é nova:
manoelmac escreveu:"Minhoca que voa, é fastfood para passarinho..."

Mas uma pro meu dicionário. :emoticon12:

Highlander

Cara, eu costumo dizer que sou mais cristão que muito crente fervoroso por aí...

Basta ler dois ou três posts seus para assinar embaixo!! :emoticon1:

E se quer saber, um ignorante que chega ao ponto de afirmar que alguém precisa de piedade por ter uma crença diferente é quem definitivamente necessitará de MUITA indulgência de Deus SE Ele existir. :emoticon4:
Se eu fosse você nem daria bola. Apesar da fachada, essas pessoas são extremamente infelizes...

Cara, desculpa, essa é a desculpa mais torpe que eu já li em defesa das religiões. Uma instituição que prega amor, justiça e paz assinar seu reinado com sangue não mudou muita coisa, não acha... Não agiu com a razão, e sim por puro impulso emocional!
Longe de mim defender uma instituição religiosa. Posso defender o direito de alguém ter religião, mas estou longe de defender qualquer instituição desse tipo.

enquanto você é excluído de grupos teístas simplesmente por não acreditar em Deus, o contrário não
É verdade. Essas pessoas se apegam a uma certeza de que seus atos e suas vidas são "especiais" e se rebelam contra qualquer um que "OUSE" insinuar o contrário. Isso não é ser religioso, é ser ARROGANTE. E a maioria é assim.

Mas eu digo por experiência própria que existem alguns poucos grupos que aceitam debater o tema numa boa. É um dos motivos pelo qual eu SIMPATIZO (não defendo, não pratico, não acredito cegamente) com o espiritismo: ali eles chamam para si a responsabilidade, alertando que TODOS os atos deverão ser, eventualmente respondidos, enquanto outras crenças culpam o demônio e oferecem a simples salvação...

A religião há séculos deixou de ser necessária...
É. Concordo até certo ponto. O ser humano ainda sente muita necessidade do vínculo social que ela causa, principalmente as massas. Temos no planeta de homens da caverna a gênios da mecatrônica, então isso é muito relativo...

Manoel, na realidade eu concordo com quase tudo que você falou, com uma exceção: não creio que é a religião a nascente do nosso comportamento militar... Ela pode até ser conseqüência. Mas não é a origem.

Trancado