O estado e a cultura
Re.: O estado e a cultura
novela > qualquer filme brasileiro
pronto, falei
pronto, falei
- Ilovefoxes
- Gênero: Masculino
Re: Re.: O estado e a cultura
Isso me lembra que os caras que fizeram o Tropa de Elite se fuderam. Resolveram usar ator da Globo, dois dias depois as músicas e trecos do filme estavam sendo usados em comercial barato de cerveja nacional.SickBoy escreveu:novela > qualquer filme brasileiro
pronto, falei

Putz, como eu vou saber?mi9 escreveu:Procedure escreveu:Eu acho que ele estava ironizando, Ilovefoxes.
Há uma espécie de autismo que torna um pouco difícil reconhecer ironias, metáforas...
Tendem a ser literais.
Não tou de saca
O Abmael que postou uma mensagem igual a essa no início do tópico, se bem me lembro... se não me engano falava de "auto-estima nacional" e coisas parecidas.

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Mas o Estado tambem nao faz nada disso.
Ele nao incute nenhum "bom gosto" nas pessoas, por mais discutivel que seja qualquer criterio de bom gosto.
O museu nao enche de favelados quando uma determinada exposicao gratuita e aberta; financiada pelo ministerio da cultura. Nem peca de teatro, nem orquestra. Vao continuar indo a essas exibicoes as mesmas pessoas que consomem esse tipo de produto cultural, sendo ele pago ou "gratuito". A unica diferenca, e que na primeira situacao eles pagam o ingresso, na segunda sou eu que pago pra eles.
A pobretada e boa parte da classe media e alta continuarao a consumir a tal cultura pop que o mercado fornece e que voce tanto critica. Se as pessoas querem ouvir pagode em vez de ir ver uma exposicao de Picasso, elas vao fazer isso, nao importa o que o Estado esteja investindo.
O que o Estado esta fazendo e sustentando "artistas", "empresarios" e muitos burocratas que nao teriam seus empregos se dependessem so do mercado.
Mas nao esta disseminando "cultura" nenhuma.
A tal vulgarizacao, ou socializacao da "arte superior" e apenas uma desculpa esfarrapada para algumas pessoas terem acesso a determinadas verbas publicas. A arte superior nunca precisou ser vulgarizada, ela sempre foi sustentada por uma elite e produzida para o consumo desta.
Talvez eles pensem que se os musicos de Viena eram sustentados pelos aristocratas do Imperio, os artistas de hoje devam ser bancados pelos novos aristocratas, os burocratas do partidao.
Pelo menos naquela epoca os aristocratas nao tentavam empurrar um discurso canalha de socializacao da cultura.
Você tomou o caso do Brasil, que possui uma população média de erudição quase nula, como exemplo absoluto.
Para mim, a boa intervenção cultural do Estado separa uma França de um Brasil, particularmente.
Além disso, a idéia de haver "protetores das artes" privados é pré-capitalista e EXTREMAMENTE perigosa, porque essa "proteção" foi empreendida muitas vezes por Estados, a partir dos gostos particulares de determinados governantes e foi a partir dessa imposição que essa cultura foi, por assim dizer, vulgarizada.
Também acho que cheguei a comentar, por alto, essa canalhice que você bem observou, embora ache que você generaliza neste ponto.
user f.k.a. Cabeção escreveu:
Fora que esse argumento de que o mercado nao produz algo culturalmente significativo e caduco.
Mesmo dentro da propria cultura pop que voce critica, em casos onde ela e bem desenvolvida, como nos Estados Unidos, nao e dificil encontrar exemplos de expoentes dentro de campos como a musica rock e Jazz (Jimi Hendrix e Miles Davis me vem a mente), ou filmes holywoodianos (Quentin Tarantino ou Francis Ford Coppola), ou mesmo em historias em quadrinhos (Alan Moore, Neil Gaiman) e seriados de televisao (Matt Groening por exemplo), cujos trabalhos se tornaram obras atemporais e ao mesmo tempo tendo conquistado grande aprovacao do publico e grandes lucros.
Muitos dos "artistas serios" que o Estado brasileiro financia nao serao lembrados por um decimo do tempo que estes ai.
Eu não disse que o "mercado" não forma bons artistas, eu disse que ele tende a formar uma cultura mais acessível a venda.
Você sabe muito bem que se eu estivesse desdenhando dos empreendimentos individuais e "alternativos" como forma de cultura, eu estaria negando basicamente TODA a minha cultura, que você bem conhece.
- Apo
- Gênero: Feminino
Adoro estas perguntas jogadas no ar assim. Depende do Estado, depende do seu povo e do que seja cultura para este povo.
Se estão se referindo à Brasil, que cultura? Cinema nacional? Ou quem sabe curso de capoeira? Talvez street dance...O Estado brasileiro não sabe nem o que é gastar em educação. Um museu com a responsabilidade que teria que ter o MASP ( o queridinho dos paulistanos ) fez o que fez, é porque nosso Estado investindo ou não, somos incapazes de levar alguma coisa à sério.
Falar em cultura em terra de gente que acha que é e não é, pode ser um tremendo desperdício de dinheiro público.
Se estão se referindo à Brasil, que cultura? Cinema nacional? Ou quem sabe curso de capoeira? Talvez street dance...O Estado brasileiro não sabe nem o que é gastar em educação. Um museu com a responsabilidade que teria que ter o MASP ( o queridinho dos paulistanos ) fez o que fez, é porque nosso Estado investindo ou não, somos incapazes de levar alguma coisa à sério.
Falar em cultura em terra de gente que acha que é e não é, pode ser um tremendo desperdício de dinheiro público.

- Apo
Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
Não, não deve gastar.

- Aranha
- Contato:
Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
- Não tenho opinião formada se o estado deve investir, gastar ou seja lá o que for, ACHO que a princípio ele deveria proteger, principalmente quando vejo o desprezo de alguns pela cultura, justamente por não ter compreensão de sua importância.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:ACHO que a princípio ele deveria proteger, principalmente quando vejo o desprezo de alguns pela cultura, justamente por não ter compreensão de sua importância.
É por isso que eu acho que eu mereço verbas do estado para bancar a exposição de minhas fezes dentro de frascos de vidro. Trata-se da mais pura arte.
Aqueles que desprezam esse tipo de manifestação artística só o fazem porque não a conhecem, portanto está justificada a concessão de verbas para mim.
Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
Entenda, aqui, "gastar" e "investir" como a mesma coisa.
- Aranha
- Contato:
Procedure escreveu:Abmael escreveu:ACHO que a princípio ele deveria proteger, principalmente quando vejo o desprezo de alguns pela cultura, justamente por não ter compreensão de sua importância.
É por isso que eu acho que eu mereço verbas do estado para bancar a exposição de minhas fezes dentro de frascos de vidro. Trata-se da mais pura arte.
Aqueles que desprezam esse tipo de manifestação artística só o fazem porque não a conhecem, portanto está justificada a concessão de verbas para mim.
- Só tem duas falhas básicas na sua analogia:
. Eu não escrevi nada de verbas do estado.
. Todo mundo entende de fezes.
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
- Apo
Abmael escreveu:Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
- Não tenho opinião formada se o estado deve investir, gastar ou seja lá o que for, ACHO que a princípio ele deveria proteger, principalmente quando vejo o desprezo de alguns pela cultura, justamente por não ter compreensão de sua importância.
Abraços,
Proteger lixo eu tenho certeza que não deve. E parece que é isto que ele faz. Acoberta, cria benefícios, inventa moda, apóia coisas populares que são tradição e folclore, e que se viram por si só. Aquelas danças do norte, por exemplo, os participantes que gastam com as roupas, e nem tem o que comer. Mas é só isto que eles entendem ( e tem orgulho ) por cultura. Quem sabe se o governo ( em todas as esferas ) não devesse mostrar outras coisas a eles? Eu ACHO que sim.

Abmael escreveu:- Só tem duas falhas básicas na sua analogia:
- Você falou em o estado incentivar a cultura. Minha exposição é arte, é cultura, e merece ser incentivada. Só quem é ignorante, alienado e mauricinho não compreende.
- Que forma mais mesquinha de olhar para a arte! Seguindo este seu raciocínio, todo mundo entende de passar tinta em papel, logo uma Mona Lisa não tem o menor valor. Qualquer um pode soprar em um cano de ferro, logo toda música é sem valor. Todo mundo pode cagar em um frasco de vidro, logo a arte escatológica não possui o menor valor. Absurdo!
- Aranha
- Contato:
Apo escreveu:Abmael escreveu:Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
Abraços,
Proteger lixo eu tenho certeza que não deve. E parece que é isto que ele faz. Acoberta, cria benefícios, inventa moda, apóia coisas populares que são tradição e folclore, e que se viram por si só. Aquelas danças do norte, por exemplo, os participantes que gastam com as roupas, e nem tem o que comer. Mas é só isto que eles entendem ( e tem orgulho ) por cultura. Quem sabe se o governo ( em todas as esferas ) não devesse mostrar outras coisas a eles? Eu ACHO que sim.
- O fato das pessoas investirem nisto mesmo sem ter o que comer so denota a importância dessas coisas, no dia que só pensarem no que comer e beber, viram animais.
Beijos,
Ben Parker
Ben Parker
- Aranha
- Contato:
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Só tem duas falhas básicas na sua analogia:
- Você falou em o estado incentivar a cultura. Minha exposição é arte, é cultura, e merece ser incentivada. Só quem é ignorante, alienado e mauricinho não compreende.
- Já tá me agredindo?!?!?! - Leia lá, não escrevi nada de estado incentivar cultura, pelo contrário!
Procedure escreveu:- Que forma mais mesquinha de olhar para a arte! Seguindo este seu raciocínio, todo mundo entende de passar tinta em papel, logo uma Mona Lisa não tem o menor valor.
- Justamente porque todo mundo entende de passar tinta em papel, todos sabem que a Mona Lisa tem valor e que merda não tem valor, tenta outra.
Procedure escreveu:Qualquer um pode soprar em um cano de ferro, logo toda música é sem valor. Todo mundo pode cagar em um frasco de vidro, logo a arte escatológica não possui o menor valor. Absurdo!
- Tenta de novo.
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
Abmael escreveu:- Já tá me agredindo?!?!?! - Leia lá, não escrevi nada de estado incentivar cultura, pelo contrário!
Ok, você falou em proteger a cultura. Minha exposição é cultura, uma cultura que merece $er protegita.
Não estou te agredindo, ora. Estou endossando o que você disse antes: acho que a princípio o estado deveria proteger a cultura, principalmente quando vejo o desprezo de alguns por formas de arte elevadas como a arte escatológica que pretendo apresentar, justamente por não terem compreensão de sua importância.
Abmael escreveu:- Justamente porque todo mundo entende de passar tinta em papel, todos sabem que a Mona Lisa tem valor e que merda não tem valor, tenta outra.
Não. Você disse que se todo mundo entende de fezes, então minha arte não tem valor. Dessa forma, se todos entendem de passar tinta em uma tela, Mona Lisa não tem qualquer valor.
- Apo
Abmael escreveu:Apo escreveu:Abmael escreveu:Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
Abraços,
- O fato das pessoas investirem nisto mesmo sem ter o que comer so denota a importância dessas coisas, no dia que só pensarem no que comer e beber, viram animais.
Beijos,
Sim, mas ficar empacado eternamente nisto, é ficar estagnado. O Estado deveria promover outras coisas em um nível mais universal. Mas é como eu disse em outro post, se nem SP consegue "proteger" seu queridinho da ação de bandidos, e o presidente do Brasil abre a boca só para dizer absurdos ( como prometer computadores para TODAS as escolas brasileiras, que nem luz elétrica tem ou gente capacitada para fazer um login), o que seria "investir" em cultura? Brincar de teatrinho de fantoches?
Veja bem, ainda fazemos campanha com a conscientização de que nossos filhos devem ter uma certidão de nascimento! Quando vamos partir para coisas mais desenvolvidas?

- Aranha
- Contato:
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Já tá me agredindo?!?!?! - Leia lá, não escrevi nada de estado incentivar cultura, pelo contrário!
Ok, você falou em proteger a cultura. Minha exposição é cultura, uma cultura que merece $er protegita.
- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
Procedure escreveu:Não estou te agredindo, ora. Estou endossando o que você disse antes: acho que a princípio o estado deveria proteger a cultura, principalmente quando vejo o desprezo de alguns por formas de arte elevadas como a arte escatológica que pretendo apresentar, justamente por não terem compreensão de sua importância.
- Claro que todos tem a compreensão da importância de sua "arte".
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Justamente porque todo mundo entende de passar tinta em papel, todos sabem que a Mona Lisa tem valor e que merda não tem valor, tenta outra.
Não. Você disse que se todo mundo entende de fezes, então minha arte não tem valor. Dessa forma, se todos entendem de passar tinta em uma tela, Mona Lisa não tem qualquer valor.
- Não, eu disse que por todo mundo entender de fezes saberá dar o valor devido a sua "arte".
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker
- Apo
Procedure escreveu:Apo escreveu:Agora que percebi que o título do tópico contem o verbo "gastar", e não "investir".
Não, não deve gastar.
Entenda, aqui, "gastar" e "investir" como a mesma coisa.
Eu sei, querido. Eu quis grifar a diferença ( e existe ) com esta ironia.
Tem muita gastança com pseudo-cultura ( sob a falácia de proteger a cultura popular blablabla), o que para mim é preguiça de pensar e propiciar desenvolvimento cultural ao povo. Babando o povo e suas "expressões culturais", o povo fica se achando e não sái da mediocridade.
Se formos falar em erudição então...estamos a mil anos de atraso.

Abmael escreveu:- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
Defina "cultura".
Abmael escreveu:- Claro que todos tem a compreensão da importância de sua "arte".
Não têm não!
Se pelo fato de não haver público o bastante para sustentar minha exposição ela pode ser tachada de "arte sem valor", o que poderíamos dizer daquelas culturas que você pensa que devem ser protegidas, muito embora elas também não tenham público o suficiente para sustentá-las? (Do contrário, não faria sentido dizer que elas merecem proteção, não é mesmo?)
Abmael escreveu:- Não, eu disse que por todo mundo entender de fezes saberá dar o valor devido a sua "arte".
Ora, uma dúzia de frasquinhos de tinta não custa muito. No entanto, há quem pague milhões pela Mona Lisa. Sim, pois o comprador não paga pelo material usado, mas sim pelo resultado da atuação do artista sobre este material.
Da mesma forma, a bosta por si só não tem valor, ela só ganha valor quando o artista atua sobre ela. Minha arte tem valor.
- Ilovefoxes
Você nunca viu uma televisão? É um monte de merda dentro de um vidro, mas dizem que é cultura.Abmael escreveu:- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
- Apo
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
Defina "cultura".Abmael escreveu:- Claro que todos tem a compreensão da importância de sua "arte".
Não têm não!
Se pelo fato de não haver público o bastante para sustentar minha exposição ela pode ser tachada de "arte sem valor", o que poderíamos dizer daquelas culturas que você pensa que devem ser protegidas, muito embora elas também não tenham público o suficiente para sustentá-las? (Do contrário, não faria sentido dizer que elas merecem proteção, não é mesmo?)Abmael escreveu:- Não, eu disse que por todo mundo entender de fezes saberá dar o valor devido a sua "arte".
Ora, uma dúzia de frasquinhos de tinta não custa muito. No entanto, há quem pague milhões pela Mona Lisa. Sim, pois o comprador não paga pelo material usado, mas sim pelo resultado da atuação do artista sobre este material.
Da mesma forma, a bosta por si só não tem valor, ela só ganha valor quando o artista atua sobre ela. Minha arte tem valor.
Você trabalha com...fezes, bosta, merda...enfim....excrementos?

Eu pinto quadros, mas as tintinhas não são baratas, não, nem as telas, e nem os pinceizinhos...
O que você faz,afinal?

- Sorrelfa
- Contato:
- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
Porque não ?
E se tiver milho junto ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- Apo
Ilovefoxes escreveu:Você nunca viu uma televisão? É um monte de merda dentro de um vidro, mas dizem que é cultura.Abmael escreveu:- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.

Apo escreveu:Você trabalha com...fezes, bosta, merda...enfim....excrementos?![]()
Eu pinto quadros, mas as tintinhas não são baratas, não, nem as telas, e nem os pinceizinhos...
Ok, mas são muito baratas se comparar com o preço que um quadro pintado com essas tintas pode ter se pintado por um gênio.
Da mesma forma, um monte de fezes e urina por si só não têm muito valor. O Abmael tentou usar isso como argumento de que fezes em frascos de vidro mergulhados em aquários cheios de urina não são arte, o que é obviamente falso, já que o valor artístico de uma obra não depende do valor do material usado para fazê-la.
- Aranha
- Contato:
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Premissa falsa, merda em vidro não é cultura.
Defina "cultura".
- Aí que está, é muito relativo, exatamente por isso não dá prá fazer analogia com merda que é de facílimo entendimento.
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Claro que todos tem a compreensão da importância de sua "arte".
Não têm não!
Se pelo fato de não haver público o bastante para sustentar minha exposição ela pode ser tachada de "arte sem valor", o que poderíamos dizer daquelas culturas que você pensa que devem ser protegidas, muito embora elas também não tenham público o suficiente para sustentá-las? (Do contrário, não faria sentido dizer que elas merecem proteção, não é mesmo?)
- "Público" é um termo que se aplica a espetáculos, neste caso o melhor termo seria comunidade, a cultura pertence a determinada comunidade enquanto representação de uma identidade comum, se a comunidade morre a cultura morre com ela, por outro lado, se se detecta que uma manifestação cultural está morrendo, isto pode estar acontecendo por que ela não é mais representativa, neste caso, ela deve descansar em paz.
- Por outro lado, a constante perda de valores culturais leva à desagregação social, que leva a todo tipo de mazela social: criminalidade, gravidez precoce, divórcios, gangs de rua, drogas, etc., porisso que sempre procuram criar centros de cultura onde esses problemas são crônicos.
Procedure escreveu:Abmael escreveu:- Não, eu disse que por todo mundo entender de fezes saberá dar o valor devido a sua "arte".
- Ok, suponhamos que sua arte tenha valor, então o estado deve protegé-la, tipo assim, determinando que sua exposição seja fotografada e imortalizada no acervo da biblioteca nacional para quem quiser ver, satisfeito?
Abraços,
Ben Parker
Ben Parker