Alcioneijr escreveu:Pedro Reis escreveu:Todo o progresso e conhecimento que desfrutamos hoje devemos a alguns sujeitos que, há 2400 anos na Grécia Antiga, tiveram a ousadia de procurar as explicações da Natureza na própria Natureza, e não em algum outro mundo externo e sobrenatural. Pois se tal mundo existir com ele o Homem irá se relacionar através do transe, dos rituais mágicos, das liturgias, dos amuletos, da superstição ou de qualquer outro sistema considerado arbitrário pela razão, mas não pela Ciência que é uma ferramenta inócua perante o sobrenatural.
Por isso Ciência não trabalha com a "hipótese Deus". Porque quando Deus for, a Ciência já não é.
Pedro Reis,
Essa afirmação da sua ultima frase não faz o menor sentido. Dizer que filósofos não consideravam a hipótese de Deus existir também não procede. Vide abaixo:
"A primeira concepção de Deus foi exposta com clareza em Platão (428/27 a.C. — 347 a.C) na obra Timeu, em que o Demiurgo seria Deus, o fabricante ou artesão do mundo que, conhecendo as idéias existentes, foi capaz de reproduzi-las. O poder de Demiurgo é ilimitado, mas ele criou o mundo por um ato livre e, por isso, é considerado também um ato de bondade. A partir daí, foi instituída a idéia de que Deus, além de Causa do mundo, é também o Bem.
Em Aristóteles (384–322 a.C.), o pensamento platônico foi aperfeiçoado. Aristóteles tratou Deus como Causa Primeira, mas não só potência, como também ato. Aristóteles definiu Deus como o motor imóvel, causa primeira que colocou o universo em movimento.
Obviamente, o pensamento dos filósofos anteriormente citados foi bastante mudado. "
"O homem para Platão era dividido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possuía. Enquanto o corpo está em constante mudança de aparência, a alma não muda nunca. Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades essenciais estão inscritas na alma eternamente, porém, ao nascermos, nós as esquecemos, pois a alma é aprisionada no corpo.
Para Platão a alma é divida em três partes:
* 1 Racional: cabeça; esta tem que controlar as outras duas partes. Sua virtude é a sabedoria ou prudência (phrónesis).
* 2 Irascível: tórax; parte da impetuosidade, dos sentimentos. Sua virtude é a coragem (andreía).
* 3 Concupiscente: baixo ventre; apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Sua virtude é a moderação ou temperança (sophrosýne).
Platão acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo, mas a alma que se ocupava com a filosofia e com o Bem, esta era privilegiada com a morte do corpo. A ela era concedida o privilégio de passar o resto dos seus tempos em companhia dos deuses.
Por meio da relação de sua alma com a Alma do Mundo, o homem tem acesso ao mundo das Idéias e aspira ao conhecimento e às idéias do Bem e da Justiça. A partir da contemplação do mundo das Idéias, o Demiurgo, tal como Platão descreveu no Timeu, organizou o mundo sensível. Não se trata de uma criação ex nihilo, isto é, do nada, como no caso do Deus judaico-cristão, pois o Demiurgo não criou a matéria (Timeu, 53b) nem é a fonte da racionalidade das Idéias por ele contempladas. A ação do homem se restringe ao mundo material; no mundo das Idéias o homem não pode transformar nada. Pois o que é perfeito, não pode ser mais perfeito."