Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Alcioneijr escreveu:Já foi provado de forma ciêntifica (não por falácias como vocês fazem) que ateísmo não tem relação nenhuma com progresso, ao contrário do discurso de muitos aqui.


Querido ser errante, não associamos o ateísmo com progresso, apenas afirmamos que este não se dá devido às religiões, e sim apesar delas. Não procuramos para nós alguma importância para os idos da história humana, apenas negamos o que seres errantes como você têm a dizer sobre uma entidade mítica forjada culturalmente por tribos da Idade do Bronze, por pura inépcia de perscrutação.

Agora, sobre sua prova científica: o que é uma prova científica, ser errante? E cadê a prova de que o ateísmo não tem relação nenhuma com progresso? Não que eu acredite nisso, mas por isso mesmo quero saber do que se trata. Quanta confusão nesta sua cabecinha, não?. Por que insistes em vir aqui, se é para continuar fugindo e se escondendo? Isso é sintoma de gente delirante, mas gente delirante não sabe que é.
Quantas fugas deliberadas para não lidar com o que sabes muito bem não poder lidar.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

E como é fácil falar em provas científicas quando nem ao mesmo sabes o que isso significa. A propósito, uma boa maneira de identificar quem não entende sobre a dinâmica da ciência é escolher quem fala em "provas científicas".
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:Se fatos concretos e pequisas ciêntíficas são distorções pra você, então eu desistirei com todo o prazer.


Dá para, pelo menos, escrever a palavrinha "científicas" direitinho? Olhe a sílaba tônica e acentue. É diferente de Ciência. Percebeu? :emoticon16:

E que fatos e pesquisas CIENTÍFICAS seriam estes?
Imagem

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Caros Pseudo-Intelectuais,

Quanto ódio nesses coraçõezinhos!
Já disse que agora estou sem tempo. Aguardem por favor!
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Sim, "aguardem até eu achar alguma coisa na internet, já que não tenho argumentação própria".

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:
Alcioneijr escreveu:Já foi provado de forma ciêntifica (não por falácias como vocês fazem) que ateísmo não tem relação nenhuma com progresso, ao contrário do discurso de muitos aqui.


Querido ser errante, não associamos o ateísmo com progresso, apenas afirmamos que este não se dá devido às religiões, e sim apesar delas. Não procuramos para nós alguma importância para os idos da história humana, apenas negamos o que seres errantes como você têm a dizer sobre uma entidade mítica forjada culturalmente por tribos da Idade do Bronze, por pura inépcia de perscrutação.

Agora, sobre sua prova científica: o que é uma prova científica, ser errante? E cadê a prova de que o ateísmo não tem relação nenhuma com progresso? Não que eu acredite nisso, mas por isso mesmo quero saber do que se trata. Quanta confusão nesta sua cabecinha, não?. Por que insistes em vir aqui, se é para continuar fugindo e se escondendo? Isso é sintoma de gente delirante, mas gente delirante não sabe que é.
Quantas fugas deliberadas para não lidar com o que sabes muito bem não poder lidar.



Quanto desprezo você tem por mim Dick. O que eu te fiz para você me tratar com tanto ódio?
Fale-me mais sobre o que você pensa de pessoas como eu? Por exemplo: O que deveria ser feito com "criaturas errantes" como eu segundo a suas crenças?
Estou realmente curioso pra saber a opinião de um ser de moralidade elevadíssima como você?
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Alcioneijr escreveu:
Pedro Reis escreveu:Todo o progresso e conhecimento que desfrutamos hoje devemos a alguns sujeitos que, há 2400 anos na Grécia Antiga, tiveram a ousadia de procurar as explicações da Natureza na própria Natureza, e não em algum outro mundo externo e sobrenatural. Pois se tal mundo existir com ele o Homem irá se relacionar através do transe, dos rituais mágicos, das liturgias, dos amuletos, da superstição ou de qualquer outro sistema considerado arbitrário pela razão, mas não pela Ciência que é uma ferramenta inócua perante o sobrenatural.

Por isso Ciência não trabalha com a "hipótese Deus". Porque quando Deus for, a Ciência já não é.


Pedro Reis,

Essa afirmação da sua ultima frase não faz o menor sentido. Dizer que filósofos não consideravam a hipótese de Deus existir também não procede. Vide abaixo:

"A primeira concepção de Deus foi exposta com clareza em Platão (428/27 a.C. — 347 a.C) na obra Timeu, em que o Demiurgo seria Deus, o fabricante ou artesão do mundo que, conhecendo as idéias existentes, foi capaz de reproduzi-las. O poder de Demiurgo é ilimitado, mas ele criou o mundo por um ato livre e, por isso, é considerado também um ato de bondade. A partir daí, foi instituída a idéia de que Deus, além de Causa do mundo, é também o Bem.

Em Aristóteles (384–322 a.C.), o pensamento platônico foi aperfeiçoado. Aristóteles tratou Deus como Causa Primeira, mas não só potência, como também ato. Aristóteles definiu Deus como o motor imóvel, causa primeira que colocou o universo em movimento.

Obviamente, o pensamento dos filósofos anteriormente citados foi bastante mudado. "

"O homem para Platão era dividido em corpo e alma. O corpo era a matéria e a alma era o imaterial e o divino que o homem possuía. Enquanto o corpo está em constante mudança de aparência, a alma não muda nunca. Desde quando nascemos, temos a alma perfeita, porém não sabemos. As verdades essenciais estão inscritas na alma eternamente, porém, ao nascermos, nós as esquecemos, pois a alma é aprisionada no corpo.

Para Platão a alma é divida em três partes:

* 1 Racional: cabeça; esta tem que controlar as outras duas partes. Sua virtude é a sabedoria ou prudência (phrónesis).

* 2 Irascível: tórax; parte da impetuosidade, dos sentimentos. Sua virtude é a coragem (andreía).

* 3 Concupiscente: baixo ventre; apetite, desejo, mesmo carnal (sexual), ligado ao libido. Sua virtude é a moderação ou temperança (sophrosýne).

Platão acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo, mas a alma que se ocupava com a filosofia e com o Bem, esta era privilegiada com a morte do corpo. A ela era concedida o privilégio de passar o resto dos seus tempos em companhia dos deuses.

Por meio da relação de sua alma com a Alma do Mundo, o homem tem acesso ao mundo das Idéias e aspira ao conhecimento e às idéias do Bem e da Justiça. A partir da contemplação do mundo das Idéias, o Demiurgo, tal como Platão descreveu no Timeu, organizou o mundo sensível. Não se trata de uma criação ex nihilo, isto é, do nada, como no caso do Deus judaico-cristão, pois o Demiurgo não criou a matéria (Timeu, 53b) nem é a fonte da racionalidade das Idéias por ele contempladas. A ação do homem se restringe ao mundo material; no mundo das Idéias o homem não pode transformar nada. Pois o que é perfeito, não pode ser mais perfeito."



Pedro Reis,

Ainda estou aguardando uma retratação sua a respeito das inverdades que você disse.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Alcioneijr escreveu:
Dick escreveu:
Alcioneijr escreveu:Já foi provado de forma ciêntifica (não por falácias como vocês fazem) que ateísmo não tem relação nenhuma com progresso, ao contrário do discurso de muitos aqui.


Querido ser errante, não associamos o ateísmo com progresso, apenas afirmamos que este não se dá devido às religiões, e sim apesar delas. Não procuramos para nós alguma importância para os idos da história humana, apenas negamos o que seres errantes como você têm a dizer sobre uma entidade mítica forjada culturalmente por tribos da Idade do Bronze, por pura inépcia de perscrutação.

Agora, sobre sua prova científica: o que é uma prova científica, ser errante? E cadê a prova de que o ateísmo não tem relação nenhuma com progresso? Não que eu acredite nisso, mas por isso mesmo quero saber do que se trata. Quanta confusão nesta sua cabecinha, não?. Por que insistes em vir aqui, se é para continuar fugindo e se escondendo? Isso é sintoma de gente delirante, mas gente delirante não sabe que é.
Quantas fugas deliberadas para não lidar com o que sabes muito bem não poder lidar.



Quanto desprezo você tem por mim Dick. O que eu te fiz para você me tratar com tanto ódio?
Fale-me mais sobre o que você pensa de pessoas como eu? Por exemplo: O que deveria ser feito com "criaturas errantes" como eu segundo a suas crenças?
Estou realmente curioso pra saber a opinião de um ser de moralidade elevadíssima como você?


Minhas carinhas sorridentes acima não são de dezprezo: são de sátira às suas (supostas) tentativas de argumentação. Não tenho o mínimo ódio por ti, pois ódio é algo que exige um gasto de energia que certamente não vale o esforço. Conversa dentro de um mínimo de objetividade é o que vale o esforço. E, quando se recusas a fazer isso, apenas consegues o ar de nossa graça. Experimente ser objetivo em suas argumentações para ver se não fazemos o mesmo. Experimente.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Johnny escreveu:
Fernando Silva escreveu:Benfeitores ateus como Bill Gates sempre serão minoria.

Aí entro com o mesmo argumento anti Chico: Faz por que é benfeitor ou para se exibir/deixar seu nome "limpo" junto à sociedade?


Já houvi dizer (a boca pequena) que doações no EUA são restituíveis de IR. Sendo isso verdade, toda essa boa vontade pode ser resumida em marketing pessoal.
Se alguém quiser averiguar o assunto, também estou curioso para saber.
Editado pela última vez por Alcioneijr em 09 Mar 2010, 17:30, em um total de 1 vez.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:Minhas carinhas sorridentes acima não são de dezprezo: são de sátira às suas (supostas) tentativas de argumentação. Não tenho o mínimo ódio por ti, pois ódio é algo que exige um gasto de energia que certamente não vale o esforço. Conversa dentro de um mínimo de objetividade é o que vale o esforço. E, quando se recusas a fazer isso, apenas consegues o ar de nossa graça. Experimente ser objetivo em suas argumentações para ver se não fazemos o mesmo. Experimente.


Sinceramente não é isso que parece. Sempre pensei que objetividade fosse um defeito meu. Tanto é que não costumo gastar muitas linhas pra dizer o que penso. Mas tudo bem... vou tentar ser mais objetivo então.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

A propósito, sem querer defender o Pedro Reis, mas:

o que ele disse não foi nenhuma inverdade, como o acusas. Você mostrou um texto que fala sobre Platão e Aristóteles, e estes já são pós-socráticos, cuja agenda filosófica começa a ultrapassar os interesses meramente explicativos de uma filosofia natural. Usa-se Sócretes como um divisor de águas neste sentido, sendo que são os pré-socráticos (Anaxímenes, Heráclito, Demócrito, Tales, Anaximandro), sujeitos da antiga grécia que, exatamente como o Pedro falou, rompem com as explicações míticas de anteriormente. Seus sistemas filosóficos eram incipientes, como naturalmente só podiam ser, mas essa diletância produziu o que poderíamos chamar, hoje, de ciência. Sócrates tinha outras preocupações, assim como seu aluno Platão. O aluno deste, por sua vez, Aristóteles, retornou um pouco às explicações das coisas, mas seu sistema filosófico (bem diferente do Platônico) sempre tangenciou uma perscrutação ideal, mas com muitos compromissos ideológicos e arbitrários. Interessante perceber que, apesar de seus estudos com lógica e observações acuradas em biologia, praticamente tudo o que conjecturou sobre física estava errado. Evidentemente não se está, aqui, depreciando a obra do grande filósofo, apenas enfatizando que o que o Pedro colocou não são inverdades diante do posto aqui. Apenas escolhestes arbitrariamente fixar "Grécia Antiga" com Platão e Aristóteles, e o Pedro fez alusão (acertadamente) aos pensadores pré-socráticos que, de fato, representam uma ruptura com as explicações míticas. Pegue qualquer livro de história da filosofia para ratificar o posto aqui.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

A propósito, ainda, se sinceramente estiveres disposto a debater honesta e objetivamente, então por favor evite Ctrl+C e Ctrl+V. Procure debater com o que há na sua cabeça: é mais coerente, mais honesto e mais elegante. Guarde as cópias (devidamente referenciadas) apenas para ratificar seus pontos de vista. Assim conseguirás, de fato, ensinar algo e aprender algo, sempre, como todos os assíduos por aqui gostam de fazer sempre que possível.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:A propósito, sem querer defender o Pedro Reis, mas:

o que ele disse não foi nenhuma inverdade, como o acusas. Você mostrou um texto que fala sobre Platão e Aristóteles, e estes já são pós-socráticos, cuja agenda filosófica começa a ultrapassar os interesses meramente explicativos de uma filosofia natural. Usa-se Sócretes como um divisor de águas neste sentido, sendo que são os pré-socráticos (Anaxímenes, Heráclito, Demócrito, Tales, Anaximandro), sujeitos da antiga grécia que, exatamente como o Pedro falou, rompem com as explicações míticas de anteriormente. Seus sistemas filosóficos eram incipientes, como naturalmente só podiam ser, mas essa diletância produziu o que poderíamos chamar, hoje, de ciência. Sócrates tinha outras preocupações, assim como seu aluno Platão. O aluno deste, por sua vez, Aristóteles, retornou um pouco às explicações das coisas, mas seu sistema filosófico (bem diferente do Platônico) sempre tangenciou uma perscrutação ideal, mas com muitos compromissos ideológicos e arbitrários. Interessante perceber que, apesar de seus estudos com lógica e observações acuradas em biologia, praticamente tudo o que conjecturou sobre física estava errado. Evidentemente não se está, aqui, depreciando a obra do grande filósofo, apenas enfatizando que o que o Pedro colocou não são inverdades diante do posto aqui. Apenas escolhestes arbitrariamente fixar "Grécia Antiga" com Platão e Aristóteles, e o Pedro fez alusão (acertadamente) aos pensadores pré-socráticos que, de fato, representam uma ruptura com as explicações míticas. Pegue qualquer livro de história da filosofia para ratificar o posto aqui.


" "Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Sócrates cifra toda a sua vida de sábio. O perfeito conhecimento do homem é o objetivo de todas as suas especulações e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia. A psicologia serve-lhe de preâmbulo, a teodicéia de estímulo à virtude e de natural complemento da ética.

Em psicologia, Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não define o livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência.

Em teodicéia, estabelece a existência de Deus: a) com o argumento teológico, formulando claramente o princípio: tudo o que é adaptado a um fim é efeito de uma inteligência; b) com o argumento, apenas esboçado, da causa eficiente: se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu; c) com o argumento moral: a lei natural supõe um ser superior ao homem, um legislador, que a promulgou e sancionou. Deus não só existe, mas é também Providência, governa o mundo com sabedoria e o homem pode propiciá-lo com sacrifícios e orações. Apesar destas doutrinas elevadas, Sócrates aceita em muitos pontos os preconceitos da mitologia corrente que ele aspira reformar."

Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates.htm
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Vide observação acima. Converse conosco. Nos mostre o que VOCÊ entende por provas científicas. Nos mostre o que VOCÊ pensa demonstrar a existência de deus. Evite as falácias ad hominen, evite subterfúgios escusos, evite atacar as características (que você desconhece) do ateu, e sim sua argumentação. Sempre, ou quase sempre, serás ouvido quando se dispõe a elucidar IDÉIAS. Quando te ocupas do raciocínio, e não do professador. Quando exiges explicações e ficas aberto à elas.
Editado pela última vez por Dick em 09 Mar 2010, 18:01, em um total de 1 vez.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:A propósito, ainda, se sinceramente estiveres disposto a debater honesta e objetivamente, então por favor evite Ctrl+C e Ctrl+V. Procure debater com o que há na sua cabeça: é mais coerente, mais honesto e mais elegante. Guarde as cópias (devidamente referenciadas) apenas para ratificar seus pontos de vista. Assim conseguirás, de fato, ensinar algo e aprender algo, sempre, como todos os assíduos por aqui gostam de fazer sempre que possível.


Desculpa mas descordo da sua opinião. Sou um analista de sistemas e a minha especialidade é desenvolvimento de software. Nesse assunto eu até me arriscaria a dissertar com propriedade.
Quanto a assuntos que não são da minha especialidade eu prefiro acessar conteúdos compilados.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Dissestes absolutamente tudo o que precisávamos ouvir ao seu respeito. Também discordo (e não descordo) de muitas opiniões, mas, fundamentalmente, argumento sobre a discórdia em questão. Opinião e mera discórdia cai ao chão como qualquer fruto podre. Mas vamos ao fundamental: se você mesmo coloca que preferes compilar coisas que não são suas, afinal não são sua especialidade, como cargas d'água consegues filtrar o relevante do irrelevante? O coerente do incoerente? O fidedigno do engodo? E como mantens uma posição a respeito de algo cuja essência desconheces? Como lidas com isso?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Pedro Reis
Mensagens: 407
Registrado em: 05 Mar 2009, 06:16
Gênero: Masculino

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Pedro Reis »

Amigo,

Acho que você iinterpretou mal a minha colocação. Eu não disse que os gregos aboliram os deuses, todos sabemos que não. Sequer disse filósofos como Platão ou Aristóteles rejeitaram a idéia de um deus.

O pensamento de Aristóteles foi e é fundamental dentro da teologia católica.

Mas o que ocorreu na Antiga Grécia foi que pela primeira vez se ousou buscar na própria Natureza as explicações para
fenômenos naturais, e talvez não seja exagero dizer que esta tenha sido a gênese da moderna Ciência. Em outras culturas daquela época e região os homens preferiam o misticismo para explicar tudo que não entendiam no mundo natural.

Como você pode conferir no próprio texto bíblico.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:Dissestes absolutamente tudo o que precisávamos ouvir ao seu respeito. Também discordo (e não descordo) de muitas opiniões, mas, fundamentalmente, argumento sobre a discórdia em questão. Opinião e mera discórdia cai ao chão como qualquer fruto podre. Mas vamos ao fundamental: se você mesmo coloca que preferes compilar coisas que não são suas, afinal não são sua especialidade, como cargas d'água consegues filtrar o relevante do irrelevante? O coerente do incoerente? O fidedigno do engodo? E como mantens uma posição a respeito de algo cuja essência desconheces? Como lidas com isso?


Sendo bem objetivo: Da mesma forma que você filtra todos os conteúdos que você lê, com Feeling.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Não. Não existe "feeling" para assuntos que desconheces a este ponto. No mínimo, este feeling deve ser construído com formação adequada e conhecimento do estado da arte das pesquisas sérias. Por exemplo: o psicólogo evolucionista e professor de Harvard Steven Pinker diz que nossos atributos intelectuais são grandemente determinados por nossa história evolutiva, com todas suas vicissitudes, e que esta evolução é um fato e muito bem explicado, excetuando-se os constantes refinamentos teóricos. Já Michael Behe, também um acadêmico, professor da universidade de Lehigh, Pensilvânia, defende que a evolução não pode explicar totalmente os organismos, pois sempre haverá uma complexidade irredutível aos nossos modelos. Quem está com a razão, a julgar por seu feeling? Suponho que aquele que está de acordo com suas convicções pessoais, destituídas de maiores corroborações para além de suas preferências. Mas sim, há uma razão objetiva para excetuarmos Behe de uma lista de pensadores honestos, uma vez que vários outros acadêmicos apontaram suas falhas de raciocínio. Ou seja, só uma imersão honesta em autores compromissados com a honestidade intelcutal pode resolver as coisas. Leia o que puderes, mas não se limites a uma abordagem apenas, para não incorrer em um grande erro de julgamento. Behe é atacado por produzir um criacionismo disfarçado de ciência, quando de fato não o é, como a imensa maior parte dos outros acadêmicos irão te apontar e, se quiseres ouvir, chegar às suas próprias conclusões. Ou, o que normalmente é feito, rejeitar todos os argumentos, e te esconderes em suas subjetividades, suas opiniões frívolas. Mas com o grande ônus de não ser levado a sério por pessoas sérias.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

Eu tinha entendido que o Alci tava sem tempo para responder. Mas agora desandou em apelos à emoção. Sei lá viu...
Imagem

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Dick »

Apo escreveu:Eu tinha entendido que o Alci tava sem tempo para responder. Mas agora desandou em apelos à emoção. Sei lá viu...


Ele está tentando... dê uma chance ao guri. :emoticon19:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

Dick escreveu:
Apo escreveu:Eu tinha entendido que o Alci tava sem tempo para responder. Mas agora desandou em apelos à emoção. Sei lá viu...


Ele está tentando... dê uma chance ao guri. :emoticon19:


Imagem

:emoticon12:

Brincadeirinha...
Imagem

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Dick escreveu:Não. Não existe "feeling" para assuntos que desconheces a este ponto. No mínimo, este feeling deve ser construído com formação adequada e conhecimento do estado da arte das pesquisas sérias. Por exemplo: o psicólogo evolucionista e professor de Harvard Steven Pinker diz que nossos atributos intelectuais são grandemente determinados por nossa história evolutiva, com todas suas vicissitudes, e que esta evolução é um fato e muito bem explicado, excetuando-se os constantes refinamentos teóricos. Já Michael Behe, também um acadêmico, professor da universidade de Lehigh, Pensilvânia, defende que a evolução não pode explicar totalmente os organismos, pois sempre haverá uma complexidade irredutível aos nossos modelos. Quem está com a razão, a julgar por seu feeling? Suponho que aquele que está de acordo com suas convicções pessoais, destituídas de maiores corroborações para além de suas preferências. Mas sim, há uma razão objetiva para excetuarmos Behe de uma lista de pensadores honestos, uma vez que vários outros acadêmicos apontaram suas falhas de raciocínio. Ou seja, só uma imersão honesta em autores compromissados com a honestidade intelcutal pode resolver as coisas. Leia o que puderes, mas não se limites a uma abordagem apenas, para não incorrer em um grande erro de julgamento. Behe é atacado por produzir um criacionismo disfarçado de ciência, quando de fato não o é, como a imensa maior parte dos outros acadêmicos irão te apontar e, se quiseres ouvir, chegar às suas próprias conclusões. Ou, o que normalmente é feito, rejeitar todos os argumentos, e te esconderes em suas subjetividades, suas opiniões frívolas. Mas com o grande ônus de não ser levado a sério por pessoas sérias.


Certo! Entendo o seu ponto de vista. Mas aceite também que cada pessoa desenvolve sua própria metodologia de pesquisa de acordo com a suas experiências.
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Alcioneijr
Mensagens: 230
Registrado em: 02 Jan 2009, 12:06
Gênero: Masculino
Localização: Santa Catarina

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Alcioneijr »

Apo escreveu:Eu tinha entendido que o Alci tava sem tempo para responder. Mas agora desandou em apelos à emoção. Sei lá viu...


Apelos a emoção? Você acha que um teísta não é capaz de apelar para a razão?
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Seria isso uma prova da existência do Deus Cristão?

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:Certo! Entendo o seu ponto de vista. Mas aceite também que cada pessoa desenvolve sua própria metodologia de pesquisa de acordo com a suas experiências.


Assim como criar métodos que validem sua fé?

Meu irmão quando pequeno jurava que sempre ele arrancava uma perninha de uma formiga, tirava notas melhores na escola. E não é que isto comprovou que formigas sem pernas são absolutamente eficazes quando a gente quer otimizar o intelecto? Só nega isto quem nunca fez a experiência.
Editado pela última vez por Apo em 09 Mar 2010, 19:40, em um total de 1 vez.
Imagem

Trancado