Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Edson Jr escreveu:Está difícil saber qual seu elemento mais forte: fogo, terra e água, pois parece haver um certo equilíbrio entre eles. Acho melhor você ver as descrições de cada um e ver qual deles você se encaixa melhor. Será o mais forte.
Quais elementos que falta eu colocar: Já coloquei terra, ar. Coloquei água e fogo?!
Não sei dizer porque no meu vc está colocando na relação entre planetas, não esqueça que não tenho quase noção do que é um mapa.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
Edson Jr escreveu:Se aparecer um nome diferente do seu, é porque me descuidei na troca. É que estou com uma base de dados onde troco o nome anterior pelo atual.
Ok
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Vamos para Plutão na casa 3 (meu Plutão também está na casa 3)...
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
PLUTÃO NA CASA 3 E A TRANSFORMAÇÃO DE PADRÕES MENTAIS INCORRETOS
Salgueiro, chegamos então ao momento de falarmos sobre o planeta Plutão. Sendo o planeta mais distante do Sol, podemos dizer que - simbolicamente - Plutão representaria aquilo que está "mais afastado da consciência" sendo, portanto, uma parte do seu mapa que exige uma atenção particularmente especial.
Aquilo que não integramos à consciência termina invariavelmente se manifestando na forma de "fardo" ou "destino", e exatamente por este motivo Plutão também tem este significado de uma área de nossas vidas onde nossa vontade consciente pouco ou nada importa. Seria, portanto, uma parte de nossas vidas onde não temos controle e temos que nos sujeitar a um desígnio de destino, coisa difícil de aceitar em nossa sociedade que faz tanta propaganda do chamado "livre arbítrio".
Plutão vem nos ensinar que por maior que seja a nossa livre vontade, existem coisas que estão além do nosso mero controle pessoal. A área em que Plutão se manifesta em seu mapa, Salgueiro, pode ser interpretada como um setor de fatalidades, em que você descobre que existem forças maiores do que as do ego pessoal.
Levar a luz da consciência (Sol) ao reino escuro e distante de Plutão não é tarefa fácil, mas é possível... Com esforço e compreensão de que nem tudo tem que ser do jeito que nosso ego deseja. Através da consciência, Plutão assume então outro significado: não mais o anunciador de fardos implacáveis, mas o de doador de riquezas infinitas. A área em que Plutão se manifesta em seu mapa, Salgueiro, pode ser portanto vista também como um setor de vastas riquezas.
Com Plutão na Casa 3, Salgueiro, você provavelmente sente uma necessidade imensa de compreender a vida e as coisas de uma forma mais profunda.
Respostas simples, do estilo "porque sim", simplesmente não funcionam para você. O setor que Plutão ativa num mapa sugere uma área da vida em que a pessoa não tolera superficialidades.
No seu caso em particular, foi o setor 3, da compreensão mental, dos estudos, da inteligência.
Esta posição plutoniana representa - num sentido positivo - uma mente profunda, astuta, que possui "olhos de raios X", e que sente necessidade de mergulhar o máximo possível no cerne das questões.
Em alguns casos, a pessoa chega a considerar que conhecimento é poder, e isso se manifesta de muitas formas:
Num nível, Plutão na Casa 3 pode sugerir alguém que busca se tornar um mestre em alguma área do conhecimento, mergulhando ao máximo nesta área, como uma forma de ter poder no sentido de ter "mais conhecimento" do que os outros.
Em outro nível, é muito comum observar que as pessoas em geral confiam segredos a você, Salgueiro, que tem Plutão na Casa 3.
Não deixa de ser uma forma de poder ter tanto conhecimento sobre as outras pessoas. Não que necessariamente você busque estas informações como uma forma de "obter poder", mas é o que termina acontecendo, de uma forma ou de outra. Você termina conhecendo as fraquezas das pessoas, os segredinhos mais ocultos delas... E tudo isso é dado espontaneamente por elas mesmas!
Por outro lado, Salgueiro, lhe é provavelmente fácil esconder dos outros o que você está pensando. Um lado seu percebe como as palavras e a linguagem são delicadas e perigosas, de modo que é possível que você tenha muitas opiniões sobre as coisas, mas não necessariamente as emita, assim como talvez não coloque tudo aquilo que tem vontade, como uma forma de se defender.
Num sentido negativo, Salgueiro, você precisa tomar muito cuidado com pensamentos obsessivos, do tipo que insistem em não abandonar a mente e ficam martelando repetidamente a mesma coisa, sem cessar.
A Casa 3 também sugere a sua relação com o meio ambiente circundante, principalmente na fase escolar, as suas primeiras relações sociais. Com Plutão na Casa 3, Salgueiro, pode haver um profundo sentimento de diferenciação em sua alma, até mesmo alguma inadequação inicial. Um sentimento de que o mundo é ameaçador e perigoso pode ter lhe levado a fechar-se por um bom tempo, e mesmo ainda hoje em dia eventualmente assumir uma postura algo arredia.
Num nível mais mundano, viagens curtas e simples passeios podem ser repentinamente carregadas por experiências intensas e estranhas. A pessoa sai pra dar uma volta na cidade do lado, e se descobre envolvida em situações dramáticas, extremas.
Finalizando, Salgueiro, é preciso compreender que, com Plutão na Casa 3, você é um agente transformador do plano mental. Você tem um papel especial, que é o de mostrar para as pessoas que é preciso ter um olhar mais profundo em relação ao mundo.
Vivemos num mundo muito superficial, em que as coisas são avaliadas de maneira muito "chapada", tudo muito "preto e branco".
Seu papel, com Plutão na Casa 3, é mostrar que existe uma dimensão chamada "profundidade" que é essencial para a compreensão das coisas.
Nota para Plutão na casa 3
Urano representa uma área de sua vida onde você necessita de liberdade para exercer sua criatividade. Representa o "ponto" do mapa em que você recebe o chamado para a superação dos limites. Mas também, por outro lado, representa uma área da vida em que podem ocorrer "choques", sustos, instabilidades e descontrole. Quando tais coisas ocorrem, a mensagem é clara: quem não desperta por si mesmo, despertará via choque elétrico.
Com Urano na terceira casa astrológica, Salgueiro, podemos falar um pouco sobre seu funcionamento mental e sua forma de se relacionar com o meio ambiente circunvizinho. Como sempre ocorre com Urano, há a face luminosa e a face sombria deste planeta.
Num sentido mais negativo e imaturo, evidente em pessoas muito jovens e ainda não abertas a uma autoconsciência maior, Urano na Casa 3 se manifesta como uma predisposição natural à discordância. Algo no fundo da sua alma lhe impele à diferenciação, só que ao invés de você afirmar isso de uma forma saudável, termina apenas parecendo uma pessoa esquisita. Assim sendo, Salgueiro, é possível que você tenha se sentido inúmeras vezes como uma pessoa muito diferente do seu ambiente. Você pode não perceber, mas dentro de sua alma há um desejo de chocar, de não ser como os outros, de não seguir as linhas convencionais de pensamento.
Tudo isso é muito saudável, entretanto a não-integração deste movimento à consciência é que lhe leva a achar que os outros é que não lhe entendem, que o mundo lhe exclui.
Mas a pergunta aqui é: como poderiam os outros lhe entender, se você se esforça tanto pelo oposto, e quando alguém finalmente lhe entende você arranja um jeito de embolar o pensamento da pessoa? Como o mundo poderia lhe inserir, se você repetidas vezes se coloca de fora?
Num sentido mais positivo, que brota na medida em que você se abre para o autoconhecimento, Urano na Casa 3 se manifesta como um saudável questionamento em relação às ditas "verdades absolutas".
Não aceitando nada passivamente, mas exercendo uma saudável liberdade de pensamento, você elimina os dogmas, desfaz as certezas e dá uma lição de inteligência lúcida.
Sua mente uraniana lhe permite não apenas inventar, como também encontrar soluções inusitadas para os problemas. Pode ser um pouco difícil para as pessoas acompanhar estes seus processos mentais, pois às vezes você simplesmente "antevê" as coisas, e tem raciocínios muito à frente do seu tempo.
A maneira uraniana de pensar é bilateral, funciona melhor dentro de um fluxo errático e inconvencional do que "certinho".
Não é de estranhar que pessoas com este tipo de posicionamento aprendam melhor em ambientes mais originais do que convencionais, e mais experimentais do que teóricos. Podem ser excelentes autodidatas, diga-se de passagem.
Existe algo que crepita em torno da sua atmosfera, Salgueiro, por conta deste Urano na Casa 3. Há um "quê" de agitação nervosa que pode se manifestar como movimento incessante (melhor, portanto, para trabalhos que demandem atividade) ou mesmo manias e tiques nervosos.
A nível mundano, seu trabalho ou ocupação lhe levarão a muitas viagens repentinas.
Nota para Urano na casa 3
Ps: Pessoalmente acho esse aspecto muito bonito.
salgueiro escreveu:É o que estou esperando aparecer no mapa porque só sou ligada no lado material da vida por expressa necessidade da sobrevivëncia física.
Salgueiro, no geral, o que o mapa menos diz é isso. Uma pessoa idealista, que se preocupa com os outros, empática, filosófica, profunda (avessa a tudo que é superficial). O mapa esteve a todo momento reforçando isso. Claro que a questão material entra em cena, mas com um peso tão pequeno diante de outras característica que fica até difícil de você perceber tal influência.
Tudo isso é muito saudável, entretanto a não-integração deste movimento à consciência é que lhe leva a achar que os outros é que não lhe entendem, que o mundo lhe exclui.
Nunca me senti excluída ao contrário.
salgueiro escreveu:É o que estou esperando aparecer no mapa porque só sou ligada no lado material da vida por expressa necessidade da sobrevivëncia física.
Salgueiro, no geral, o que o mapa menos diz é isso. Uma pessoa idealista, que se preocupa com os outros, empática, filosófica, profunda (avessa a tudo que é superficial). O mapa esteve a todo momento reforçando isso. Claro que a questão material entra em cena, mas com um peso tão pequeno diante de outras característica que fica até difícil de você perceber tal influência.
É a minha ignoräncia astrológica.
Talvez por você ter a integração desse movimento à consciência. Essa sensação de exclução seria para os que ainda não tiveram esse movimento integrado à consciência.
Talvez por você ter a integração desse movimento à consciência. Essa sensação de exclução seria para os que ainda não tiveram esse movimento integrado à consciência.
Sim mas poderia acontecer facilmente, acho que o grande contrapeso na verdade foi ter sido uma filha muito amada o que bloqueou essa tendëncia.
O mapa é basicamente isso. Espero que tenha gostado. Astrologia não é sobrenatural, nem mesmo determinista. Apenas indica tendências, umas mais fortes, outras menos.
Edson Jr escreveu:O mapa é basicamente isso. Espero que tenha gostado. Astrologia não é sobrenatural, nem mesmo determinista. Apenas indica tendências, umas mais fortes, outras menos.
Sou obrigada a mudar o conceito que tinha de Astrologia, comecei literalmente para "brincar" achando que vc nem chegaria perto de me descrever como o pouco contato que tive do assunto durante a vida que sequer tinha chegado perto das minhas características.
Brigada Edson.
Como não me dou por satisfeito, Salgueiro, gostaria de fazer uma reinterpretação para o Sol em Conjunção com Saturno, que obtive nota 1.
Sol em Conjunção com Saturno - A Busca pelo EU VERDADEIRO
"O nosso ouro não é o ouro comum" (Máxima alquímica medieval)
Buscar o valor das coisas incomuns: este é o grande trabalho associado ao seu mapa, Salgueiro, uma vez que quando você nasceu os astros Sol e Saturno conectavam-se entre si num poderoso aspecto.
Astrologicamente falando, Sol e Saturno representam duas forças naturalmente antagônicas: o Sol seria a representação do ouro interior, daquela parte nossa que é brilhante, consciente e luminosa; Saturno, em contrapartida, está associado ao chumbo - o oposto diametral do ouro, na Alquimia - e àqueles pontos mais limitados e restritos de nós mesmos.
Não é de estranhar, portanto, que os aspectos entre Sol e Saturno tragam consigo um significado de conflito interior que tem por objetivo uma autoconsciência que parece urgente para o indivíduo que possui este aspecto.
Você, Salgueiro, com este aspecto, é um ser orientado para o autoconhecimento e não descansa enquanto não puder mergulhar no mais profundo de si mesmo. E é esta "dimensão mais profunda" que pode lhe tornar eventualmente uma pessoa mais densa e difícil de entender, neste mundo que cultiva sobremaneira a superficialidade e o dito "comportamento light".
Um dos maiores objetivos dos antigos alquimistas consistia na transformação do chumbo - um metal comum, grosseiro (Saturno) - em ouro (Sol). Este objetivo era uma metáfora, daí a afirmação que surgia ao início dos compêndios, reproduzida no início deste texto, que nos recorda que o objetivo não era o vil metal, e sim um algo mais, incomum. O ouro de que nos falam os alquimistas é mais do que um pedaço de metal, é um estado de consciência, de plenitude e realização. E é este desejo quase doloroso de realização que move você, Salgueiro, que tem este contato especial de Sol com Saturno.
A transformação do chumbo em ouro tem um quê de místico e de profundamente psicológico: representa a mutação daquilo que é inepto e feio em algo digno de admiração.
Os aspectos Sol-Saturno, com sua forte carga psicológica, representam que você possui uma excessiva consciência do vil, do fraco e do feio em si, como também sugerem uma busca intensa pela nobreza, pela maestria, pela individualidade plenamente realizada, realização esta que não provém apenas de elementos externos, mas é antes algo que nasce de dentro para fora.
É a realeza que não advém de títulos ou posses, mas da consciência plena dos próprios talentos especiais, do orgulho positivo que brota quando alguém identifica fraquezas e inércias em si mesmo e não descansa enquanto não as supera.
continua...
Em geral, a pessoa Sol-Saturno passou por uma infância difícil, em que aprendeu desde cedo que precisava acautelar-se contra a vida e contra as pessoas.
A relação com a figura do pai é particularmente importante, se desejarmos compreender o funcionamento do psiquismo deste tipo de indivíduo: em geral o pai é fraco ou ausente, ou é visto como alguém que fracassou em seus intentos ou, ainda em casos mais positivos, o pai é apreciado e admirado, mas para ele a vida "é uma barra".
Ou seja, independentemente do fato da relação com o pai ser boa ou má, é exatamente com o pai que a pessoa passa a não acreditar na generosidade da vida, é justamente com o pai que a pessoa aprende a acautelar-se, a ficar com o pé atrás.
Este é um aspecto particularmente comum em pessoas cujos pais foram alcoólatras ou fisicamente doentes, ou até podem ter sido um estrondoso sucesso financeiro, mas não deram à criança aquele senso de conforto amoroso necessário para que uma criança cresça confiante em si mesma.
De uma forma ou de outra, a pessoa precisa desligar-se um pouco do pai para poder construir uma existência de realização individual plena, caso contrário será apenas uma sombra deste pai.
Para a mulher com este aspecto, uma tarefa difícil se apresenta: a de buscar o masculino dentro de si mesma, ao invés de buscá-lo incessantemente nos homens.
É muito comum que a mulher Sol-Saturno tenda a viver a sua realização através da realização dos homens. Este tipo de mulher Sol-Saturno não se responsabiliza pelo seu próprio sucesso pessoal, mas despende um tempo e uma energia consideráveis cuidando de seu macho.
O que ela procura, no fundo, é a aprovação do pai. Obviamente, a verdadeira felicidade apenas virá quando ela perceber que é preciso lutar por si mesma, e não pela conquista de um homem pois, se assim for, este "homem" sempre terminará sendo um desapontamento para ela.
A mulher Sol-Saturno precisa primeiro realizar-se enquanto pessoa para só então investir num relacionamento com o sexo oposto.
Quanto ao homem Sol-Saturno, ocorre um abalo no núcleo central de sua auto-estima, uma vez que a relação com o pai provavelmente precisa ser revisada.
E como o pai é o primeiro exemplo de "ser masculino" que o indivíduo recebe, não é de se estranhar que o homem Sol-Saturno cresça com um sentimento de fraqueza, que só é superado quando ele percebe que tende a repetir inconscientemente a história do pai que ele próprio critica.
"Fazer as pazes com o pai", num sentido psicológico, não significa necessariamente tornar-se amigo do pai, mas sobretudo compreendê-lo enquanto ser humano que é ou, como canta a canção, "criança como você, o que você vai ser quando você crescer".
De qualquer forma, independentemente do sexo do indivíduo, é importante que a pessoa com este aspecto cesse de estabelecer culpas e culpados - coisa que faz muitas vezes sem sequer perceber -, rompendo com o círculo de maniqueísmo vicioso ao qual está acostumada e que não serve para coisa alguma, a não ser para que ela se defenda da própria vida e das próprias potencialidades de sucesso e realização.
Pois é ela, e tão somente ela, quem atrasa seu próprio destino.
E, por ironia, é justamente este tipo de pessoa que tem maior potencialidade de compreender, com o tempo, o quanto o sucesso - em todas as suas acepções, que vão do dinheiro ao sentimento de felicidade - sempre esteve na ponta do seu nariz.
continua...
Você, Salgueiro, com a conexão Sol-Saturno em seu mapa de nascimento, sente que não pode relaxar enquanto não tiver vencido todos os limites que lhe impedem de Ser.
O problema é que geralmente a pessoa Sol-Saturno inicia a vida dentro de um processo de comiseração, ou seja, ela enxerga "fora de si" os limites que tanto a incomodam, quando em verdade os grilhões são todos internos.
Tomada por um profundo sentimento de frustração, a pessoa Sol-Saturno invariavelmente se sente como que "em desvantagem" diante das outras pessoas. E isso só é verdade na medida exata em que o indivíduo investe nesta idéia.
Você, Salgueiro, simplesmente não consegue deixar de ver suas próprias falhas e limites, e na comparação sempre parece que ela está perdendo.
Não é à toa que a tradicional literatura astrológica associa a conexão Sol-Saturno a um significado de sucessos e fracassos extremos. É como se você precisasse vivenciar do poço ao cume e não se satisfizesse com uma meia-existência.
Por isso, é tudo ou nada.
E não é inesperado que o geral das pessoas que, como você, possuem aspectos Sol-Saturno, costume inibir seu próprio sucesso durante um bom tempo, protelando-o ou dando excessiva prioridade a coisas que o desviarão de sua rota.
Pode ser desde um relacionamento não-construtivo, que apenas tira da pessoa e em troca lhe dá pouco até uma má escolha profissional, mas independente do que seja uma coisa é certa: quando a pessoa Sol-Saturno faz uma escolha errada, ela no fundo sabe o que está fazendo. Uma voz no mais íntimo de seu ser lhe diz que a estrada não é bem essa, mas ainda assim ela insiste porque algo dentro desta natureza tem grande necessidade de pressão.
Apenas na extrema frustração você é capaz de mover-se. É quando se vê dolorosamente acuado que você finalmente faz alguma coisa.
E, curiosamente, quando a pessoa Sol-Saturno faz sucesso, é um sucesso estrondoso, do tipo que termina deixando uma marca que sobrevive à sua própria morte. E este é o grande "tesão" da pessoa Sol-Saturno: criar algo que subsista à sua própria morte. Algo que fique para a posteridade. Podem ser: um livro, uma empresa, uma teoria nova, etc.
Saturno traz um sentido de eternidade, de durabilidade aos feitos do Sol. Mas este sucesso tem uma condição: que você vença seu próprio maniqueísmo interior, sua tendência a ver tudo chapada de "preto e branco", que lhe faz muitas vezes ser alguém que defende padrões de moralidade que têm mais a ver com o estabelecimento de culpas e culpados do que necessariamente com valores éticos positivos.
Em resumo: é importante aprender a não dividir o mundo em preto e branco, bem e mal, é preciso evitar radicalismos de posição.
Nota para Sol em Conjunção com Saturno
Salgueiro - Sol em Conjunção com Vênus - Uma Reinterpretação
O CASAMENTO DO SOL COM VÊNUS
A conjunção entre os astros Sol e Vênus, presente no céu no momento do seu nascimento, Salgueiro, sugere uma fusão entre a consciência (Sol) e a afetividade (Vênus), um comportamento afetivo e envolvente, que é impelido para a conquista do amor dos outros.
Você é uma pessoa acolhedora, dotada de um charme natural que independe, por sinal, da aparência física: você possui uma aura natural de atração.
A maior característica da conjunção Sol-Vênus, entretanto, é a consciência do próprio valor.
Não podemos esquecer que, para a astrologia, Vênus não é apenas a significante do amor, mas é - em primeiro lugar - o símbolo do valor das coisas e, a nível mais profundo, do valor que o indivíduo dá a si mesmo.
Uma conjunção solar-venusiana pode ser o claro indício de um excelente amor-próprio, e é justamente por isso que você, Salgueiro, tem uma capacidade superior de amar: quanto mais nos amamos, genuinamente, mais abundância temos em todos os níveis.
Na conjunção, ocorre uma coerência entre a natureza essencial do indivíduo (Sol) e seus objetos de afeto (Vênus), de modo que cuidar dos outros é quase como cuidar de si mesmo. Daí o charme, a afetividade e o grande poder de conquista associados a este aspecto.
Nota para Conjunção do Sol com Vênus.
Sol em Conjunção com Saturno - A Busca pelo EU VERDADEIRO 4
Sol, Saturno, a infância e os papéis adultos 3 tem muito a ver pela importäncia na formação de uma criança a figura paterna mas a influëncia sofrida por mim não foi nessa linha por ele não ter sido "fraco" nem ausente então os trilhos foram em outra direção mudando os ventos dessa tendëncia.
Testando os próprios limites 1 acredito que as outras tendëncias sobrepujem essa.