Ayyavazhi escreveu:Luis Dantas escreveu:Ter até tem, mas ele está fazendo algum tipo de suposição implícita e indevida.
Suspeito que seja a de que direitos de viver e de morrer são assunto exclusivo da religião, e por isso você os trataria de forma zombeteira "para atacar a religião".
É absurdo, mas é a única coisa que consigo imaginar para explicar o que ele disse.
Luis, lembro de nossos debates, no antigo RV, e surpreende-me que você tenha chegado a essas conclusões sobre o que eu escrevi. Este tópico tem estranhos poderes...
Bom sinal que você esteja surpreso, pois como eu disse,
acho um absurdo. Agora tenho pelo menos a esperança de que você não acredite nesse absurdo.
Agora volto à estaca zero, ou seja, a completa perplexidade diante da sua postagem original:
Em condições normais de temperatura e pressão (...)
Alguns pensamentos expressos pelos que defendem o direito ao suicídio (se é que podemos colocar desta forma) são dignos de nota. Manifestar minha opinião, como fiz uma ou duas vezes, não diminui meu respeito por muitas das idéias antagônicas que estas negras páginas terão o privilégio de eternizar. O problema, o grande problema, é perceber que tanta empatia só existe quando estamos intimamente interessados na causa.
Essa seria a crítica à participação da Apo em outros tópicos, então? Eu não consigo imaginar em que a atitude dela em outros tópicos possa tornar mais (ou menos) válidas as colocações que fez neste, mas nunca se sabe.
Ainda assim, mesmo pressupondo que haja mesmo incoerência de postura na Apo, isso ainda não diz nada sobre o mérito das argumentações dela neste tópico.
Poucas vezes, em minha vida, conheci uma pessoa tão intolerante quanto a Apo, e taí uma coisa fácil de se provar. Posso encher centenas de páginas, apenas quotando suas declarações ofensivas, exageradamente críticas e intolerantes com todos os que não fazem parte do seu pequeno mundo. Os religiosos são o alvo principal, pela própria natureza do fórum, mas estão longe de ser o único alvo. O material é farto.
Deixe ver se entendi: a Apo é intolerante, principalmente contra religiosos; por isso, está errada em defender o direito ao suicídio. É isso?
Desculpe, mas para mim isso não faz qualquer sentido lógico.
É extraordinário que alguém sinta tanto desprezo por quem apenas crê na existência de Deus, enquanto demonstra tanta compreensão e tolerância quando o assunto lhe interessa.
Não sabia que a Apo tinha aversão por teístas. Ainda assim, é bastante normal que ela, como qualquer outra pessoa, tenha compreensão e tolerância em assuntos de seu interesse. O que mais se poderia esperar?
A mente de um teísta é, no mínimo, muito por baixo, desequilibrada, perturbada por ilusões e necessidades tolas. E isso é o mínimo, lembrem-se. Mas NUNCA, JAMAIS julgue a mente de um suicida. Pelos motivos extremamente pessoais que ela já deixou quase explícito, o suicídio e o suicida contam com sua simpatia e compreensão. Algumas de suas declarações, pela lucidez e humanidade, me impressionaram mais do que eu poderia demonstrar neste breve relato, principalmente vindo de alguém que, costumeiramente, só enxerga o pior do ser humano.
Você acha mesmo que a Apo "só enxerga o pior do ser humano"? Eu não vejo evidência nesse sentido.
Fantástico. Realmente, fantástico. Eu nunca vou deixar de ficar maravilhado com a mente humana. Quisera que ela pudesse ver o mesmo. Um cético, como eu, não alimenta tais ilusões. E antes que alguém pense que estou apenas defendendo os teístas, já que o assunto ME interessa, asseguro que só os utilizei como ilustração. Mesmo sem eles, temos os nordestinos, os negros, os favelados, os motoristas de ônibus, as lavadeiras, as mulheres de minissaia, tudo, enfim, que não faz parte do bom e confortável microcosmo em que ela vive.
Novamente, se é que consigo entender o que você quer dizer, caímos no "Ad Hominem" - Apo é supostamente preconceituosa, por isso não deve ser ouvida quando defende o direito ao suicídio.
Humilde e sinceramente, eu te peço desculpas, Apo, por fazer uma crítica como esta, mas beira o inverossímil ler suas declarações neste tópico contra TODOS os outros.
Todos QUEM, cara-pálida?
Tudo, absolutamente tudo o que você aqui escreveu, com muita propriedade, poderia ser usado em defesa de todos os outros seres humanos deste planeta que você já criticou violentamente, na grande maioria das vezes apoiada em achismos.
Se você está propondo que crença em Deus, etnia e situação sócio-econômica são todos idênticos aos dilemas de que passa por angústias particularmente graves, suponho que até seja verdade, pelo menos na sua opinião.
Mas por que você faria isso?