Dez descobertas Científicas pisicografadas por espíritos!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
JoePussy

Re: Re.: Dez descobertas Científicas pisicografadas por espí

Mensagem por JoePussy »

Benetton escreveu:Claro. Com todo o respeito, mas o que poderíamos esperar de céticos? Que aceitassem passivamente tudo o que os Espíritas dizem?

no meu caso particular, nada específico contra espíritas. Qqer coisa que dependa de fé, como a DE e religiões, ou que use de pseudociência para se justificar, como homeopatia, esbarra no meu ceticismo.

Benetton escreveu:O que você chama de desculpa são as premissas básicas do L.E. Para você pode não ter valor algum, mas sinceramente, e Eu já disse isso : Este Livro não foi escrito com a preocupação de convencer os céticos. Ele só tem valor para os Espíritas e para aqueles que aceitam a mediunidade. Só isso. Assim como o Alcorão não tem valor para os Espíritas ( embora respeitemos essa religião ), o L.E certamente não tem valor para eles também. Cada um segue sua religião ou ceticismo. Simples assim.

foi o que eu disse pro Botanico alguns posts atrás. Esse tópico inteiro é meio que uma armadilha pros espíritas, pq não podemos discutir esse tema enqto não nos acertarmos nas premissas lógicas dele. Minha premissa: nada é comprovado, não aceito logicamente nenhum livro psicografado ou dito religioso. A sua: o L.E. e similares são a base de sua argumentação.
dito isto, não temos mto o que fazer, exceto trocar palavras por um tempo, até chegarmos no limite onde nossas premissas nos permitem: nós pedindo provas e vcs recitando trechos de livros que não consideramos fidedignos para esse fim. Mas prefiro isso, que acho honesto, a respostas ad hocs.

Por outro lado, não considero aceitáveis argumentações que tentem dar respaldo científico a DE, pelo msm motivo: a DE se baseia no LE e vice-versa.

só de curiosidade, o LE foi importante pra formação dos valores do meu caráter. Até hj não esqueci que aprendi a expressão 'querelas infantis' dele :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Benetton »

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu: ...contar com a Ciência Médica do Hospital de Southampton, no sul da Inglaterra que já corroborou muito para evidenciar a continuidade da vida, pós mortem.

é ? de q forma ? eu não li a respeito, vc pode me indicar onde posso ler, por favor ?

Mas com muito prazer. Além do que já lancei aqui no RV, por favor, visite também minha HP :

http://us.geocities.com/jeffersonhpbr/entrada.html

No Menu, à esquerada, clique em "Textos" e depois em "Texto 10".

Veja também :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=21 ... 55963e51d4

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:Mas, no entando, existem Universidades e Instituição de prestígios Internacionais, e PhD em Harvard que estudam e analisam hipóteses da reencarnação, comunicação inter planos e a clarividência dos Médiuns.

e eu quero mais que estudem msm. não sou contra isso, desde q o estudo seja imparcial. não quero nem um cientista espírita que, em vez de estudar, vai cavar provas a favor, nem um cientista de mente fechada que vai só para cavar provas contrárias e ignorar as indicações positivas.

Apenas para provar as referências indicadas, aí vão os Links :

S.P.R - Society for Psychical Research
http://www.spr.ac.uk/expcms/index.php?section=50

University of Virginia Health System homepage
http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... tystudies/

Cientista Americano admite Mediunidade - Arizona University
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=286

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:Talvez seja por isso que a D.E mereça ter alguns de seus princípios estudados pela Ciência. É só isso.

e eu tbm acho. Queria mto q o fossem, pra sair desse impasse q dura séculos. Mais ainda, queria mto q fossem verdade, eu não iria sair de centros, tentando falar com certas figuras históricas :)

Os estudos ainda estão muito no começo. Dezenas de anos não representam muito em se tratando de analisar fenômenos dessa natureza. Tenho convicção plena de muito há para descobrir e testar.

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:Obrigado.

De nada. :emoticon4:

:emoticon45:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Teoria conspiratória esquizofrênica... combina muito bem com ver espíritos, falar com eles e fenômenos correlatos.

DESCOBRI!!!!!!!!!!!!

Os mantras Nhhhhaããããããããããããmmmmmmmmmmmmmm .... Huuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmm .... Hõõõõõõõõõõõõõõõõõõõõõõõmmmmmmmmmmmmmmmmmm fazem parte dessa teoria conspiratória que promove a dissociação e a assintonia das funções psíquicas, disto decorrendo fragmentação da personalidade e perda de contato com a realidade, ou seja, esquizofrenia. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E que me perdoem os comunistas masssss.....

A SAÍDA DO FARAÓ AGORA FOI PELA DIREITA!!!!!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Benê... vc está bem? Precisa de ajuda? Tomou as pílulas hj?
Fique calmo, é a McLaren que está fora do mundial 2008...

Mas Eu estou calmíssimo. Estou bem relaxado. Seus posts me divertem muito, sabia?

Ah, que bom que a McLaren está fora não só de 2008, mas também de 2007. Assim quem sabe a Renault ( homenageada no meu avatar ), sucessora da Benetton, tenha alguma chance de ser pelo menos vice... :emoticon12:

Como alegria de espírita dura pouco, parece que a McLarem reencarnou no campeonato.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Reencarnou mas vai quitar um belo carma de 100 milhões de dólares por espionagem...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

salgueiro escreveu:Bom trabalho !!
[/color]

não consigo ir! :)
me dá crise de abstinência :)

vou tentar trabalhar e olhar o fórum de vez em qdo :)

"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

JoePussy escreveu:
salgueiro escreveu:Bom trabalho !!
[/color]

não consigo ir! :)
me dá crise de abstinência :)

vou tentar trabalhar e olhar o fórum de vez em qdo :)

Eu sei bem o que é isso. Estou fazendo um bolo, assistindo o campeonato mundial de judô e lendo o fórum :emoticon16:

Bjs

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:O que você chama de desculpa são as premissas básicas do L.E. Para você pode não ter valor algum, mas sinceramente, e Eu já disse isso : Este Livro não foi escrito com a preocupação de convencer os céticos. Ele só tem valor para os Espíritas e para aqueles que aceitam a mediunidade. Só isso. Assim como o Alcorão não tem valor para os Espíritas ( embora respeitemos essa religião ), o L.E certamente não tem valor para eles também. Cada um segue sua religião ou ceticismo. Simples assim.

foi o que eu disse pro Botanico alguns posts atrás. Esse tópico inteiro é meio que uma armadilha pros espíritas, pq não podemos discutir esse tema enqto não nos acertarmos nas premissas lógicas dele. Minha premissa: nada é comprovado, não aceito logicamente nenhum livro psicografado ou dito religioso. A sua: o L.E. e similares são a base de sua argumentação.
dito isto, não temos mto o que fazer, exceto trocar palavras por um tempo, até chegarmos no limite onde nossas premissas nos permitem: nós pedindo provas e vcs recitando trechos de livros que não consideramos fidedignos para esse fim. Mas prefiro isso, que acho honesto, a respostas ad hocs.

Não é questão de aceitar livro psicografado. Quer alguns estudos científicos sobre mediunidade, comunicação inter planos e reencarnação? Veja os links que eu postei anteriormente.

E também não é questão de recitar isso ou aquilo. O que foi mostrado é apenas um dos princípios secundários da Doutrina, não é prova, é apenas um princípio dos que seguem a D.E.

JoePussy escreveu:Por outro lado, não considero aceitáveis argumentações que tentem dar respaldo científico a DE, pelo msm motivo: a DE se baseia no LE e vice-versa.

Eu não disse em momento algum que existem respaldos científicos baseados em quaisquer Livros da D.E. Os ditos respaldos estão em Universidades e Instituição de Estudos Psicológicos da Inglaterra e Estados Unidos. Basta ver os já citados links.

JoePussy escreveu:só de curiosidade, o LE foi importante pra formação dos valores do meu caráter. Até hj não esqueci que aprendi a expressão 'querelas infantis' dele :)

Talvez você também não esquecesse os métodos escusos que certos ateus usam em prol de suas crenças céticas, quando Leo Vines, Soutto Maior, da STR e o Dantas daqui mesmo usam para afirmar suas posturas, mesmo usando de flagrantes mentiras. Quer ver ? Acesse :

Modus Operandi Adventista
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=283688#283688

Autor Desconhecido.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

salgueiro escreveu:Eu sei bem o que é isso. Estou fazendo um bolo, assistindo o campeonato mundial de judô e lendo o fórum :emoticon16:

cadê a tarja do ministério da saúde avisando sobre isso ? antes de ser um viciado, eu não tinha idéia desse vício potencial! :)

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

Benetton escreveu:
Não é questão de aceitar livro psicografado. Quer alguns estudos científicos sobre mediunidade, comunicação inter planos e reencarnação? Veja os links que eu postei anteriormente.

E também não é questão de recitar isso ou aquilo. O que foi mostrado é apenas um dos princípios secundários da Doutrina, não é prova, é apenas um princípio dos que seguem a D.E.

sim, queria ver e vou lê-los. cheguei a entrar em sua página, mas não posso parar pra ver isso agora, vou ver de casa. senão, não trabalho :)

Eu entendi a sua intenção ao citar o trecho.

Benetton escreveu:
JoePussy escreveu:Por outro lado, não considero aceitáveis argumentações que tentem dar respaldo científico a DE, pelo msm motivo: a DE se baseia no LE e vice-versa.

Eu não disse em momento algum que existem respaldos científicos baseados em quaisquer Livros da D.E. Os ditos respaldos estão em Universidades e Instituição de Estudos Psicológicos da Inglaterra e Estados Unidos. Basta ver os já citados links.

não foi pra vc vestir a carapuça, não o acusei disso. :)
Foi a msm coisa q disse atrás, eu respeito as religiões conquanto estas aceitem que é um exercício de fé, não de método científico. Qdo entra nessa seara, eu costumo retrucar. Mas não quis insinuar que é o seu discurso. Como disse, respeito sua posição, msm discordando dela.

Benetton escreveu:Talvez você também não esquecesse os métodos escusos que certos ateus usam em prol de suas crenças céticas, quando Leo Vines, Soutto Maior, da STR e o Dantas daqui mesmo usam para afirmar suas posturas, mesmo usando de flagrantes mentiras. Quer ver ? Acesse :
Modus Operandi Adventista
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=283688#283688

Vou ver, mas não me surpreende que isso ocorra. Não li ainda o post, mas calúnia, infâmia, supressão tendenciosa de fatos, mentira deslavada, etc, são erros humanos, não somente religiosos. Vide o sul coreano que mentiu em suas pesquisas de clonagem. Como vc apontou, neste fórum nos temos exemplos desse tipo de comportamento em ambos os lados da cerca. Sem contar os que ficam em cima do muro :)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

JoePussy escreveu:
salgueiro escreveu:Eu sei bem o que é isso. Estou fazendo um bolo, assistindo o campeonato mundial de judô e lendo o fórum :emoticon16:

cadê a tarja do ministério da saúde avisando sobre isso ? antes de ser um viciado, eu não tinha idéia desse vício potencial! :)

O meu já dura mais de três anos :emoticon4:

Bjs

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:

não foi pra vc vestir a carapuça, não o acusei disso. :)
Foi a msm coisa q disse atrás, eu respeito as religiões conquanto estas aceitem que é um exercício de fé, não de método científico. Qdo entra nessa seara, eu costumo retrucar. Mas não quis insinuar que é o seu discurso. Como disse, respeito sua posição, msm discordando dela.

Veja, a religião que entrar no campo das ciências, terá que mostrar evidências de cunho eminentemente científico sobre aquilo que afirma.

Você pode discordar do que consta nos Livros da D.E, mas ao menos poderá ponderar sobre o que os Cientistas e Instituições respeitadas no mundo como Sam Parnia, Peter Fenwick, Van Lommel, Michael Sabom, Prof. Gary Schwartz, PhD em Harvard, a S.P.R - Society for Psychical Research e um segmento da University of Virginia Health System e Arizona State University. Todos esses citados estudam e apresentam evidências de alguns princípios da D.E.

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:Não existem dirigentes ou líderes espíritas com o dom da "Infabilidade", como os privilegiados papas do vaticano, que podem dizer qualquer bobagem que esta será assimilada incondicionalmente por todos os católicos, pois afinal, papa é papa e ponto final.

putz, cara, não me lembra disso, não... dói essa bula que prega a infabilidade... engraçado que minha esposa, católica praticante, acho que eu estava implicando com ela e inventando, qdo mencionei essa pérola para ela :emoticon19:

É Deus no céu e o Chico Xavier na Terra..... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E as estátuas do Buda enfeitando a sua mesinha de estudos... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Benê... algum problema com eu ser budista? Algum momento escondí esse fato? Se sentiu traído, apunhalado pelas costas por eu não ser areligioso e apenas ateu? Existe um acordo secreto de religiosos não se atacarem mutuamente que exclue apenas adventistas e eu não sei?
Não é nada disso? Então só tá com tesão recolhido?
Qual é?

O fato é que você desafia, critica, zomba ri, faz piada do Espiritismo e não quer que Eu faça o mesmo com relação à sua religião. Engraçado isso, não? Se tudo o que você faz são apenas brincadeirinhas inocentes, então sinta que Eu apenas faço o mesmo. É só isso.

Vou apelar....
Para fazer isso seria bom vc CONHECER o budismo primeiro......

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
JoePussy escreveu:
Benetton escreveu:Não existem dirigentes ou líderes espíritas com o dom da "Infabilidade", como os privilegiados papas do vaticano, que podem dizer qualquer bobagem que esta será assimilada incondicionalmente por todos os católicos, pois afinal, papa é papa e ponto final.

putz, cara, não me lembra disso, não... dói essa bula que prega a infabilidade... engraçado que minha esposa, católica praticante, acho que eu estava implicando com ela e inventando, qdo mencionei essa pérola para ela :emoticon19:

É Deus no céu e o Chico Xavier na Terra..... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E as estátuas do Buda enfeitando a sua mesinha de estudos... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Benê... algum problema com eu ser budista? Algum momento escondí esse fato? Se sentiu traído, apunhalado pelas costas por eu não ser areligioso e apenas ateu? Existe um acordo secreto de religiosos não se atacarem mutuamente que exclue apenas adventistas e eu não sei?
Não é nada disso? Então só tá com tesão recolhido?
Qual é?

O fato é que você desafia, critica, zomba ri, faz piada do Espiritismo e não quer que Eu faça o mesmo com relação à sua religião. Engraçado isso, não? Se tudo o que você faz são apenas brincadeirinhas inocentes, então sinta que Eu apenas faço o mesmo. É só isso.

Vou apelar....
Para fazer isso seria bom vc CONHECER o budismo primeiro......

Farei isso, mas não antes de você demonstrar um MÍNIMO DE CONHECIMENTO do Espiritismo. E Eu não sou Bogus da Deise.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Autor Desconhecido.

aknatom

Re.: Dez descobertas Científicas pisicografadas por espírito

Mensagem por aknatom »

sei os livros bases da doutrina... apesar de não ter lido... e sei que A LISTA CONTINUA VAZIA... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:sei os livros bases da doutrina... apesar de não ter lido... e sei que A LISTA CONTINUA VAZIA...

Ah, você "sabe" ( SIC ) os livros mas não os leu... Legal, né?

Sim, a lista continua e continuará vazia, mas SOMENTE PARA OS ANALFABETOS FUNCIONAIS.
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Autor Desconhecido.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

Benetton escreveu:Veja, a religião que entrar no campo das ciências, terá que mostrar evidências de cunho eminentemente científico sobre aquilo que afirma.

exatamente meu ponto.

Benetton escreveu:Você pode discordar do que consta nos Livros da D.E, mas ao menos poderá ponderar sobre o que os Cientistas e Instituições respeitadas no mundo como Sam Parnia, Peter Fenwick, Van Lommel, Michael Sabom, Prof. Gary Schwartz, PhD em Harvard, a S.P.R - Society for Psychical Research e um segmento da University of Virginia Health System e Arizona State University. Todos esses citados estudam e apresentam evidências de alguns princípios da D.E.

vou ler, com certeza, e postar aqui a minha opinião depois. :)

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:sei os livros bases da doutrina... apesar de não ter lido... e sei que A LISTA CONTINUA VAZIA... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O seu conhecimento é o nome dos livros que compôem a Codificação :emoticon71:

Agora é que entendi a dificuldade de compreensão do que o Video dizia :emoticon8:

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:
aknatom escreveu:sei os livros bases da doutrina... apesar de não ter lido... e sei que A LISTA CONTINUA VAZIA... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Agora é que entendi a dificuldade de compreensão do que o Video dizia :emoticon8:

Bjs

Tentei ler... muito chato.. preferí o diálogo. Conversei já por várias horas, por várias vezes, com pessoas que são espiritas.
E quem disse que precisa ler a codificação pra saber algo de espiritismo... pode-se saber o básico e perguntar o resto. Pra isso que serve forum e outros meios de diálogo.

Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

JoePussy escreveu:boa tarde.

Boa tarde

O mecanismo de ambos é semelhante. No caso da INSPIRAÇÃO, é apenas umas "dicas", umas idéias principais passadas, as quais o encarnado trabalhará à sua maneira. Na INCORPORAÇÃO é quando a influência é mais forte, as idéias já não são do médium[/quote]

JoePussy escreveu:mais uma vez, eu editei a sua citação, pra reduzir espaço. Espero não ter tirado nada do conceito original.

Obrigado pela explicação do mecanismo. Apesar de não achar que fosse como no filme, confesso que nunca tinha parado para pensar como seria exatamente.

Mas isso não muda a proposta inicial desse tópico; eu entendi qdo vc disse que os casos são diferentes, mas pessoalmente não acredito serem justificáveis. A minha opinião pessoal é que o caso dos pintores e autores de livro envolve fraude deliberada ou delusão, uma vez que pintar e escrever são talentos acessíveis a qqer um.

Bem, Joe, vou ter de discordar um pouco. Há tempos atrás havia uma propaganda não lembro do que, mas que comparava um "tocador de piano" (que simplesmente batia nas teclas desafinadamente) com um pianista (que tocava afinadamente uma melodia). Também comparava o "tocador de violino" com o violinista. Pintar, eu pinto também; até fiz cursos de pintura e desenho com o lado direito do cérebro. Mas não sou nenhum pintor, nem artista. Se pintasse algum quadro, só poderia cobrar por ele o material e um pouco da minha mão de obra... Também já escrevi romances, mas desses eu vou falar mais adiante, no caso do livro de Dickens.
Pintores, escritores, artistas, etc e tal, estou falando dos bem sucedidos e aclamados pelas suas obras (um Don Brown, com o seu Código da Vinci, não serve!) têm um TALENTO para fazer a sua arte. Não é uma arte qualquer. Não é uma tela suja de tinta, nem uma estorieta boba, que pode impressionar, mas não tem consistência se vista com mais técnica.

E é isso então que se tem de verificar na obra que sai das mãos de um médium: há algo nela em que possamos reconhecer a presença do artista que a assina? É coisa mesmo do artista ou é só uma paráfrase ou paródia? Devo lhe dizer que desconheço quem tenha analisado esses pontos de fato e com imparcialidade.

JoePussy escreveu:As alegações de que é o estilo de um mestre para mim representam o desejo de acreditar no fenômeno.

Por isso falei que o exame tem de ser isento e imparcial. O examinador só deveria ser informado que o texto em questão é cópia de um manuscrito que alguém alega ser autêntico, mas que também pode ser uma falsificação. Um perito teria condições de avaliar isso. Mesmo até que seja documento eletrônico. Lembra-me um caso relatado em "Detetives Científicos" (ou algo assim) no Discovery Channel, onde uma prova de envolvimento do criminoso era um documento digital que o criminoso o teria escrito, mas atribuindo a outra pessoa. A análise feita constatou a fraude, pois embora não se tivesse a letra do criminoso para avaliar, a sua forma de se expressar e colocar as palavras eram como uma "assinatura de personalidade". E não deu outra... Tal técnica pode muito bem ser aplicada a textos psicografados. Da mesma forma, a análise de quadros revela o estilo e forma de como o pintor colocava as pinceladas na tela. Isso também poderia ser verificado num quadro mediúnico... Portanto, essas obras podem ser falseadas também.

JoePussy escreveu:São provas falseáveis, acho que o termo é esse. Uma contribuição científica, por outro lado, seria mto mais difícil de falsear, desde que não seja num campo de difícil comprovaçaõ. Alegar, por exemplo, que o planeta extrasolar GJ 317 b, que orbita Gliese 317, a 30 anos-luz, pode ter vida, não é uma prova que seja satisfatória. Mas dizer: a proteína xyz é a chave para o controle do câncer de tal tipo já seria uma excelente prova. Msm que levasse 5 ou 10 anos, seria passível de comprovação.

Quando as provas falseáveis abundam, mas as que seriam capazes de confirmação são inexistentes, eu me vejo com duas opções: aceitar a palavra que o fenômeno existe (fé) ou duvidar do msm até provas satisfatórias (razão). Por enqto, estou com a última opção.

Qdo eu quis dizer que esse assunto era difícil de ser debatido pq vc usa fé e os céticos a razão, foi pq nós usaremos a razão para argumentar e você relatará acontecimentos ou teorias conforme sua interpretação religiosa.

Se os céticos usassem de fato a razão, eu até ficaria um pouco contente, pois depois que deixei de discutir com os religiosos e busquei os céticos, esperava ver deles aquilo que não via entre os da fé: razão e lógica. Só que infelizmente, o que encontrei foi mais e mais fé.
Já disse aqui que mais de 200 cientistas investigaram médiuns e tudo o que os céticos me disseram deles é que eram burros, tapados, imbecis e, quando tudo isso falhava, eram acusados de serem canalhas. Com tal nível de argumentação, o que eu posso dizer?

JoePussy escreveu:dá um desconto pra mim, sou leitor de sci-fi e similares, foi o termo que me veio na cabeça. Fico lisonjeado com o título de sábio, obrigado, mas sou obrigado a recusá-lo. :)

E, não, não tenho vergonha de dizer que não sei algo. Claro, às vezes rola um constrangimento qdo vc percebe que só vc não sabe, mas acontece; pega-se um cidadão por MP e se pede esclarecimentos :)

Mas continua o que eu quis dizer: vcs podem usar a DE como explicação da mediunidade. Católicos podem alegar contato com anjos ou demônios; um fã de UFO pode dizer que são alienígenas invisíveis, usando sua tecnologia incomparável, para se comunicar de forma aceitável; um esóterico pode dizer que são elementais ou formas-pensamento; um cético pode alegar distúrbios mentais. Cada um explica com bem entende - nesse caso, devemos tentar analisar primeiro os resultados, pra depois partir pra análise das teorias religiosas envolvidas.

Desculpe-me, mas o que os mais de 200 cientistas de que falei fizeram FOI EXATAMENTE ISSO O QUE VOCÊ DISSE: Eles analisavam os fenômenos... SEM LHES ATRIBUIR QUALQUER CAUSA ESPIRITUAL OU DIABÓLICA OU OUTRA QUALQUER. Primeiro queriam ver se os fenômenos existiam. Confirmado que existiam, então tentavam encontrar explicações para eles. A grande maioria queria encontrar explicações dentro DESTE MUNDO e aí formulavam explicações que tinham os tais nomes pomposos, bombásticos e retumbantes: criptomnésia, pantomnésia, e mais uma dúzia de outras anésias; ou criptestesia, hiperestesia, e mais outra dúzia de outras azias... No rabo da fila das explicações, ficavam as explicações espíritas. Teve gente que preciso de mais de 10 anos de estudos para finalmente "engolir o sapo dendrobrata de pernas abertas" e admitir que a explicação espiritual era a única que se encaixava nos fatos onde se falhou tudo o mais.

JoePussy escreveu:Pode ser que haja um fenômeno comprovável que se desconheça. POr exemplo, não era pq povos antigos tinham o hábito de fazer bastante barulho pra espantar o dragão que engolia o sol que os eclipses são falsos. Mas há que se separar o joio do trigo, e a ferramenta para isso é a razão. Um bom texto nesse sentido é o Dragão na minha garagem, do Carl Sagan.

Se a mediunidade tratar de assuntos verificáveis com exatidão, temos uma base de pesquisa. Não preciso testar o médium se ele me der informações estatisticamente improváveis de acontecerem, com antecedência. Por exemplo, dizer pra mim quais serão os 30 resultados exatos do rolamento de dois dados. Seria praticamente impossível atribuir isso ao acaso. Outros testes poderiam ser formulados, mas deveriam ser todos eles executados em ambiente controlado ao extremo, pra evitar contaminações/manipulações de provas. O Projeto Alpha, do caso das pesquisas da McDonnell Laboratory for Psychical Research, são um exemplo do que acontece qdo não se toma cuidado com os experimentos.

É... Teve um tal de George Price, num artigo na Nature em 1953, que disse que TODOS os cientistas que investigaram paranormalidade (e por extensão a mediunidade) ou eram uns panacas, pois cometeram erros experimentais, ou eram canalhas. Simples assim. Mas com relação ao que você propõe, temos de pensar bem sobre "o tal fenômeno verificável". Se a causa do fenômeno é um evento físico que bastaria o médium querer para que acontecesse, então não teríamos problemas quanto a essa verificabilidade. Mas como fica quando lidamos com fenômenos cuja causa é desconhecida e, mesmo que admitamos os espíritos, quais seriam os problemas com eles e será que sempre teriam boa vontade para agir?
O experimento que se baseia em AÇÃO E VONTADE HUMANAS já não pode ser considerado repetitível e verificável como se fosse o caso de examinar reações físico-químicas.
Para nós, o que interessa é o que se poderia provar que a causa é espiritual. Aí, meu caro, experimentos já foram feitos por décadas. A Leonore Piper, foi estudada por equipes de cientistas por mais de 15 anos e eles concluíram que o que ela revelava através de sua mediunidade não dava para ser atribuído ao acaso ou a informações trazidas por informantes secretos, pois inclusive ela era vigiada por detetives. Sabia? E de novo caímos na questão da explicação. A espiritual era a única que se encaixava. As outras podiam explicar uma ou outra situação, mas chegava sempre no bendito experimento onde não dava.

Botanico escreveu:Olha, meu caro, não é tão simples assim. Esse lance do manuscrito encontrado, que foi chamado de fragmento Sapensa (Sapensa porque este era o nome do personagem no qual Dickens se detinha nesta parte) parece mais um estudo de Dickens, que decidiu não aproveitá-lo. O fragmento está incompleto: faltam as seis páginas iniciais e termina no meio de uma frase. NÃO PODE SER ENCAIXADO EM PARTE ALGUMA DO ROMANCE DE DICKENS, nem na parte autêntica, nem na mediúnica. Só que ele é muito usado pelos céticos para dizer que "foi encontrada a parte final do romance e que não é nada comparado com o que o médium escreveu". Só que o fragmento não ajuda em nada para apoiar isso.

JoePussy escreveu:entendi.
O fragmento não ter as páginas iniciais ou terminar no meio de uma frase não quer dizer nada, podemos elaborar várias ad hocs aqui para justificar isso, mas não vou perder meu tempo pq concordo com vc que se pode alegar tranquilamente tratar-se de um estudo apenas.
Mas ainda não responde aos comentários do filho do autor e do ilustrador do livro, que disseram que a parte mediúnica fugiu do contexto original. A análise do enredo da parte mediúnica mostrou que esta ignorou partes chave do enredo da parte original, além de que o enredo havia sido alterado de forma grosseira (In the James version the plot is rather clumsily changed).

Olha, lá no começo eu disse que escrevi romances (dois apenas) e é claro, ainda estão guardados comigo e ainda não tenho lá muita intenção de os publicar. Quem sabe um dia. Mas uma vez que estão comigo há tempos e às vezes os reviso, veja só o que aconteceu: as idéias originais se foram; à medida que os escrevia, novas idéias surgiam; um noticiário de televisão me dava um novo rumo para coisa. No fim, os romances, embora ainda guardem muito da primeira versão, estão agora numa condição muito distinta do início.
Pois bem. Foi só depois de dois anos que Dickens deu as caras com o médium para concluir o dito-cujo inacabado. Será que suas idéias então não teriam mudado?
Um padre, Lucien Roure, diz que o tal médium teria estudado o estilo de Dickens por aqueles dois anos e assim escreveu o pastiche. E que ainda havia outros, todos indignos do estilo de Dickens e que foi encontrado um manuscrito com a continuação da estória, etc e tal. Já ouvi muito disso, mas todas as fontes citam-se uma às outras e NINGUÉM APRESENTA AS PROVAS de que o tal mecânico iletrado teria de fato estudado Dickens. Não seria difícil descobrir: ele teria de comprar os livros de Dickens e certamente algum livreiro poderia ter vindo a público falar que sim, o tal mecânico lhe comprara a coleção completa, etc e tal. Mas... nada!

Então a declaração do filho e do ilustrador é uma referência, mas não sei até onde é válida. A minha questão é que anunciar livros psicografados, naquela época, não trazia prestígio a ninguém e seria um ponto contra a obra escrita. Se o mecânico tivesse dito que o pastiche era dele mesmo, talvez tivesse se saído melhor. E se ele se apresentasse como um Dickens II, tal como os imitadores de Elvis Presley, escrevendo obras inéditas ou invés de pastichar uma inacabada, ficaria melhor ainda.

Botanico escreveu:Bem, quanto a investigação científica, o problema de hoje não me parece nada diferente do passado: os verdadeiros céticos, apoiados e aclamados por sua comunidade são os que fazem elucubrações teóricas, SEM NUNCA FAZER QUALQUER EXPERIMENTO. E os piores céticos, os considerados mais burros e tapados por sua comunidade, são aqueles que pesquisam e investigam e fazem experimentos DECENTES. São trouxas por perderem tempo com isso; e ficam ainda pior se disserem que:
_ Olha, realmente observamos coisas estranhas que não podem ser atribuídas ao acaso ou erro experimental nosso...

JoePussy escreveu:A questão é: em geral, criticam-se os métodos usados por cientistas que tentaram provar pontos da DE. Um cientista não é mais beneficiado do que um leigo qdo se trata de truques. Está aí Uri Geller, que enganou mtos cientistas, como Arthur C Clarke.

Gostaria de saber quem são esses MUITOS CIENTISTAS. Até agora só me apresentaram uma meia-duzia de gatos pingados. E eu me lembro é de um que no fim acabou vítima de chacota de seus colegas, pois montara todo um laboratório para investigar o Geller... Mas fez uma metodologia tão impecável, que Geller NADA CONSEGUIU PRODUZIR naquelas condições bem controladas. Em vez de chacotas, o camarada deveria ter sido elogiado (saiu aqui no fórum uma reportagem do Mais! da Folha de S. Paulo onde ainda falam gozações contra esse cientista).

Embora eu seja muito criticado aqui por lembrar experimentos feitos ainda no século XIX, devo lembrá-lo que tais experimentos NÃO FORAM FEITOS PARA CONFIRMAR ponto algum da DE. O que eles queriam era saber se os fenômenos existiam ou não. E o que acontecia, e acontece até hoje, é que os que punham a mão na massa eram tidos por panacas e trouxas, risivelmente empulhados. Os que os acusavam disso JAMAIS FIZERAM QUALQUER EXPERIMENTO: não desceriam tão baixo assim em suas carreiras.

JoePussy escreveu:Tbm há uma má vontade dos médiuns com isso. Aqui msm no fórum já me responderam que os espíritos tem mais o que fazer do que me dar respostas - e olha que fiz uma pergunta simples, qual era o nome de solteira da minha vó materna, que era espírita.

Houve tempo que os médiuns já tiveram muita boa vontade. Atendiam às exigências de serem amarrados, enjaulados, despidos, vigiados, algemados, etc e tal. Havia até exame gino-retal. Só que NADA DISSO CONVENCIA OS CÉTICOS. Os experimentos feitos e com resultados positivos, mesmo quando cientistas de reconhecida competência estavam envolvidos, eram liquidados com um simples:
_ Foram todos enganados.
Foram mais de 80 anos de pesquisas, com mais de 200 cientistas, com diferentes médiuns e em diferentes países. Se apesar disso tudo, NADA CONVENCEU OS CÉTICOS, então já se viu que boa vontade não é algo que os médiuns devam ter; nem convencer deve ser preocupação deles. Com relação à DE, ao contrário do Cristianismo, não temos mensagem salvífica. Quem não crer nas elucubrações teológicas do Cristianismo, vai arder no Inferno; quem não crer no que ensina o Espiritismo, não vai pagar mico algum por conta disso. Então queremos mais é que se danem os descrentes. Vamos sim é nos preocupar com os crentes.

JoePussy escreveu:Infelizmente, na minha opinião, há desconfiança e julgamentos apressados em ambos os lados. Má-fé às vezes ocorre de ambos os lados, o q justifica em parte a retração de ambas as partes. Sagan dizia que esses fenômenos, apesar de improváveis na opinião dele, mereciam análise cuidadosa e honesta.

O problema é que não é só no nosso Congresso Nacional que pessoas cuidadosas e honestas estão em falta. Lembro sempre aqui a "Infeliz Descoincidência". Quando há um médium dos bons disponível, NUNCA aparece um cético habilitado e reconhecido pela sua comunidade para estudar o dito-cujo. Tal cético só aparece quando o médium já não funciona mais ou morreu.

JoePussy escreveu:Por outro lado, isso mexe com a crença das pessoas. Na Austrália, há alguns anos, José Alvarez encantou a todos com sua incoporação de "Carlos", um espírito de 2000 anos de idade. Fez um monte de efeitos e depois, qdo se revelou uma farsa, teve quem dissesse que continuava acreditando nele. É fácil enganar as pessoas, sobretudo as que querem acreditar.

Eu não sou do tipo que quer acreditar, embora admita que muita gente assim existe no Espiritismo. O motivo de contatar os céticos era a minha esperança de que eles refutassem cientificamente os experimentos científicos feitos em torno da mediunidade. Mas até hoje estou esperando.

JoePussy escreveu:A sua postura, no post, me releva um pouco de revolta com a opinião cética. Você diz que os céticos não querem acreditar no que um cientista diz em detrimento a outros que afirmam que o fenômeno não existe, mas você aceitaria as conclusões de uma junta científica que se reunisse com alguma organização séria da DE para estudarem juntos a mediunidade caso os resultados fossem totalmente contrários à sua fé ?

abraços!

SE FOSSE UM TRABALHO SÉRIO, SIM. Pois é de coisas assim que estou atrás. O pouco de revolta meu é justamente porque a comunidade cética fala com base em fé, SEM NUNCA TEREM REALIZADO QUALQUER TRABALHO SÉRIO. Quando tentam ser experimentais, fazem é uma bela lambança, como no caso lá daquela jovem russa que alegava ter olhos de raios X...

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Tentei ler... muito chato.. preferí o diálogo. Conversei já por várias horas, por várias vezes, com pessoas que são espiritas.
E quem disse que precisa ler a codificação pra saber algo de espiritismo... pode-se saber o básico e perguntar o resto. Pra isso que serve forum e outros meios de diálogo.

O comentário que vou fazer não tem segundas, terceiras nem milésimas intenções

A dificuldade é que no país em que o espiritismo prosperou, todo mundo se acha conhecedor. Não conhece e se ofende quando isso é posto. Falo por mim e como dei risada quando me vi frente à frente com aquilo que eu achava que era e o que era na verdade.

A Codificação é só o começo, uma leitura chata prá kct, concordo.

Discutir o assunto com outras pessoas é um caminho ótimo, tenho grande milhagem nisso, o problema é que se vc não tiver base própria, vai ser levado pelo grau de entendimento do outro. E vc sabe bem, que é primordialmente percepção caso contrário não seria budista

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

Bom, conversei com mais de uma pessoa, algumas que já nasceram no meio espírita, outras que vieram a ser depois. Não me agrada a teoria básica mesmo, considero meu tempo valioso demais pra ficar lendo sobre algo que não tenho porque acreditar e da qual já discordo das primeiras linhas.
As bases de "evoluir sempre", "reencarnação do ego" e a interpretação tosca de karma já me fazem não ter vontade nenhuma de ir pra frente. Os diálogos aqui no foram são oportunidades de alguém me mostrar que não é tão ruim assim, que pode valer a pena conhecer mais, mas não consegue. E a desculpinha pra poder pintar quadros mas não poder demonstrar o teorema de fermat, que já estava provado, era aplicado, mas não se sabia como chegar no resultado, por exemplo, é o tipo de coisa que considero imoral numa religião.. . pra mim, é equivalente a culpar o doente que não se curou com a oração de falta de fé.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:Bom, conversei com mais de uma pessoa, algumas que já nasceram no meio espírita, outras que vieram a ser depois. Não me agrada a teoria básica mesmo, considero meu tempo valioso demais pra ficar lendo sobre algo que não tenho porque acreditar e da qual já discordo das primeiras linhas.
As bases de "evoluir sempre", "reencarnação do ego" e a interpretação tosca de karma já me fazem não ter vontade nenhuma de ir pra frente. Os diálogos aqui no foram são oportunidades de alguém me mostrar que não é tão ruim assim, que pode valer a pena conhecer mais, mas não consegue. E a desculpinha pra poder pintar quadros mas não poder demonstrar o teorema de fermat, que já estava provado, era aplicado, mas não se sabia como chegar no resultado, por exemplo, é o tipo de coisa que considero imoral numa religião.. . pra mim, é equivalente a culpar o doente que não se curou com a oração de falta de fé.

É por isso que não canso de dizer que sem provas pessoais da existência do espírito, a análise que deveria ser feita não acontece. Porque vc não vai encontrar nada a seu "gosto" ou do tipo que "bunitinho". Cansei de soltar "ai que porra !" ou "ai que merda !!". Mas o que pesou foi poder conferir na materialidade os ensinamentos e isso é totalmente subjetivo e pessoal, a profundidade vai depender do grau de percepção, de observação, de conhecimento do ser humano e principalmente de honestidade própria. E parte ainda continua sendo uma aposta, pelo menos no meu caso

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
É por isso que não canso de dizer que sem provas pessoais da existência do espírito, a análise que deveria ser feita não acontece. Porque vc não vai encontrar nada a seu "gosto" ou do tipo que "bunitinho". Cansei de soltar "ai que porra !" ou "ai que merda !!". Mas o que pesou foi poder conferir na materialidade os ensinamentos e isso é totalmente subjetivo e pessoal, a profundidade vai depender do grau de percepção, de observação, de conhecimento do ser humano e principalmente de honestidade própria. E parte ainda continua sendo uma aposta, pelo menos no meu caso

Bjs

Pronto. Já li a minha cota de abobrinha de hoje.

Boa noite.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Boa noite, Ezinho

Durma bem

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Bom dia.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:Bom dia.

Boa tarde !!

Bjs

Trancado