Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Uma faceta do cartesianismo fajuto de videomaker...

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:E isso é vantagem! prefiro algo que explique! sempre. :emoticon1:

Mesmo que não haja evidências. Se você gostar da explicação, isto lhe basta, certo?

Como não tem evidencias? as leis que regem o planeta não é uma evidencia? :emoticon5:

Que leis? A lei da gravidade?
Mesmo ela não é uma lei, é apenas uma descrição do que parece estar acontecendo.

Por outro lado, se você fala em leis supostamente transmitidas por espíritos, não há provas de que eles existam e, se existirem, nada garante que estejam certos.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:E isso é vantagem! prefiro algo que explique! sempre. :emoticon1:

Mesmo que não haja evidências. Se você gostar da explicação, isto lhe basta, certo?

Como não tem evidencias? as leis que regem o planeta não é uma evidencia? :emoticon5:

Mesmo ela não é uma lei, é apenas uma descrição do que parece estar acontecendo.

Por outro lado, se você fala em leis supostamente transmitidas por espíritos, não há provas de que eles existam e, se existirem, nada garante que estejam certos.

Chamamos de LEI da gravidade! mas não é lei! descrição do que parece estar acontecendo? cara tu é muito em cima do muro! A digestão tambem parece que esta acontecendo? Ou a sincronia dela acontece mesmo? O oxigenio e o pulmões são verdades que se confirmam, ou são meras especulações do que aparentemente existe? sei não... sei não ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Como não tem evidencias? as leis que regem o planeta não é uma evidencia? :emoticon5:

Chamamos de LEI da gravidade! mas não é lei! descrição do que parece estar acontecendo? cara tu é muito em cima do muro! A digestão tambem parece que esta acontecendo? Ou a sincronia dela acontece mesmo? O oxigenio e o pulmões são verdades que se confirmam, ou são meras especulações do que aparentemente existe? sei não... sei não ...

Não entendeu nada e não respondeu.

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:Como não tem evidencias? as leis que regem o planeta não é uma evidencia? :emoticon5:

Não entendeu nada e não respondeu.

Tá bom seu Fernando! É lei da gravidade! mas não existe lei nenhuma! nem quero entender...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Dick

Mensagem por Dick »

videomaker escreveu:O bicho é bicho, se não fosse bicho, era gente! :emoticon1:

Sim, sim. Tenho mais algumas:

O IMPORTANTE É O PRINCIPAL. O RESTO É SECUNDÁRIO.

AS COISAS SÃO COMO SÃO, POIS SE NÃO FOSSEM O QUE SÃO, NÃO SERIAM COMO SEMPRE FORAM.

SÓ NÃO DEU CERTO PORQUE NÃO FUNCIONOU.

SE ACONTECE, DEVE SER POSSÍVEL.

NÃO DARÁ ERRADO. A MENOS QUE DÊ.

TEM ALGUMA COISA ERRADA QUE NÃO ESTÁ CERTA.

ETC,ETC,ETC...
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

videomaker

Let me think for a while escreveu:

AS COISAS SÃO COMO SÃO, POIS SE NÃO FOSSEM O QUE SÃO, NÃO SERIAM COMO SEMPRE FORAM.

ETC,ETC,ETC...

Eu sou Eu ! e o jacaré é um bicho... :emoticon16:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Dá uma alma a um animal então virou bom senso? Então vamos esperar que QUALQUER um deles venha reclamar isso com uma petição no supremo! :emoticon16:

Sim, é pura questão de bom senso.
Para saber que são conscientes, basta observar seu comportamento.
Qual a sua base para "achar" que humanos são conscientes e animais não?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Dick

Mensagem por Dick »

videomaker escreveu:
Let me think for a while escreveu:

ETC,ETC,ETC...

Eu sou Eu ! e o jacaré é um bicho... :emoticon16:

As chícaras em geral tê alça. Os pires não.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:Dá uma alma a um animal então virou bom senso? Então vamos esperar que QUALQUER um deles venha reclamar isso com uma petição no supremo! :emoticon16:

Que tipo de consciecia?
:emoticon5:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
NadaSei escreveu:

Que tipo de consciecia?
:emoticon5:

Só sendo um animai pra saber com precisão e, muda de animal pra animal.
Animais como cachorros, não são muito diferentes de animais como humanos.
São conscientes, tem sentimentos de todo tipo, como amor, ciúmes, alegria, tristeza, medo, etc...
Tem uma capacidade racional menor que a dos humanos, ou seja, não tem uma razão tão poderosa e, tem sentidos diferentes, sentem melhor os odores, talvez vejam coisas diferentes, etc... Isso os leva a ter uma consciência que logicamente percebe o mundo de forma diferente da nossa, mas são conscientes.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

videomaker

São conscientes, tem sentimentos de todo tipo, como amor, ciúmes, alegria, tristeza, medo, etc...

Parecem ter esses sentimentos? porque vc os tem, e assim julga similar, ou vc tem certeza de que um cão esta com ciumes? Como seria o pensamento do Tótó? Puxa meu doninho tá me trocando pela quele gatinho... sei não viu!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:

Parecem ter esses sentimentos? porque vc os tem, e assim julga similar, ou vc tem certeza de que um cão esta com ciumes? Como seria o pensamento do Tótó? Puxa meu doninho tá me trocando pela quele gatinho... sei não viu!

Não "parecem" ter, claramente tem.
Basta observar seu comportamento.
Quando eu abraço meu cachorro mais velho, minha cachorra late pra mim e pede carinho.
Quando chove com trovoadas, meu cachorro se encolhe em um canto e fica tremendo, não sai de lá por nada. O mesmo ocorre quando soltam fogos de artifício.
Isso claramente demonstra ciúmes e medo.

Posso usar o seu mesmo argumento contra humanos.
Como eu posso saber com certeza que VOCÊ tem sentimento?
Posso então alegar que você não é consciente.

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

Quando eu abraço meu cachorro mais velho, minha cachorra late pra mim e pede carinho.
Quando chove com trovoadas, meu cachorro se encolhe em um canto e fica tremendo, não sai de lá por nada. O mesmo ocorre quando soltam fogos de artifício.

Se expressar pela fala não é suficiente pra vc? que tal perguntar pra teu cachorrinho se ele não corre das bombas porque o ouvido dele é sensivel e dói quando elas estoram?
Por que não pedir pra ele ir na rua ganhar dinheiro quando vc estiver precisando dele? ensina pra ele onde esta o termometro quando vc tiver febre e manda ele dizer quantos graus e gotas vc precisa pra baixar ela! mas eles são assim cheio de sentimentos... e eu tenho que aturar isso...

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

O cachorro pensante do nada sei: Cade meu doninho! as bombas que essa gente faz tem uma explosão muito forte e meus ouvidos não estão preparados para tal som! vou correr pra cima dele antes que aquela cacchorra velha venha tomar o meu lugar!
Pronto! medo e ciume! sei não...

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

PUTA QUE PARIU!!!!!!!!! :emoticon132:

NadaSei contra videomaker!!!!!!!! :emoticon169: :emoticon212:

Vai ser um massacre que vou ver de camarote... :emoticon258: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Se expressar pela fala não é suficiente pra vc?

Não, claro que não.
Meu computador fala e obedece a comandos de voz... nem por isso é consciente.
videomaker escreveu: que tal perguntar pra teu cachorrinho se ele não corre das bombas porque o ouvido dele é sensivel e dói quando elas estoram?

Ok, isso é uma possibilidade, só que como eu sou o dono, sei que ele suporta sons mais altos, sem "dor" nos ouvidos.
Sem falar que não é só disso que ele tem medo, ele tem medo de varias outras coisas, como de tomar banho e coisas onde a "reação a dor", não são explicações possíveis, mas o comportamento é o mesmo.
Corre pro mesmo canto e fica tremendo.
Sem falar nos outros sentimentos, como o ciúmes, a alegria em me ver, a tristeza quando minha mãe sai, etc...
videomaker escreveu:Por que não pedir pra ele ir na rua ganhar dinheiro quando vc estiver precisando dele?

Como eu disse, a capacidade "racional" dele, é menor que a minha. Razão e consciência são duas coisas distintas.
Ganhar dinheiro ele não sabe fazer, mas eu posso pedir pra ele buscar a bolinha dele que ele entende e obedece.
videomaker escreveu: ensina pra ele onde esta o termometro quando vc tiver febre e manda ele dizer quantos graus e gotas vc precisa pra baixar ela! mas eles são assim cheio de sentimentos... e eu tenho que aturar isso...

Nada do que você citou é relacionado a sentimentos... você só citou características e capacidade da RAZÂO.
Ler o termômetro, está além de sua capacidade, mas posso pedir pra ele buscar coisas, dar a pata se quiser comer algo, e muitas outras coisas.
Porque você não pede pra uma criança de cinco anos fazer o mesmo? Ou para um analfabeto olhar o computador e ver que mensagem chegou pra você?
Porque não podem fazer isso, não são conscientes?

Não confunda habilidades racionais com consciência ou sentimento.
Tente outra vez... :emoticon16:
Editado pela última vez por NadaSei em 19 Mar 2007, 19:37, em um total de 2 vezes.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:O cachorro pensante do nada sei: Cade meu doninho! as bombas que essa gente faz tem uma explosão muito forte e meus ouvidos não estão preparados para tal som! vou correr pra cima dele antes que aquela cacchorra velha venha tomar o meu lugar!

Belos argumentos, como sempre...
A reações do cachorro não é de dor.
Ele não demonstra dor a cada estouro ou trovão, e demonstra medo, mesmo quando tudo já acabou.
Existe uma diferença grande entre demonstrar medo e dor.
Sem contar outros sentimentos.
O ciúmes do cachorro não é apenas com outro cachorro, mas com minha mãe e irmãos também e, ela tem ciúmes de todos. A reação é clara.

Quando eu digo: Vamos passear!
A ddemonstração de alegria é inegável, pulos e choradeiras, sorriso no rosto, latidos, rabo abanado... Eles correm pra cozinha, onde ficam as coleiras, pois até isso eles já aprenderam.

Olha que eu estou falando só de cachorros... nem falei sobre golfinhos e primatas capazes inclusive de comunicar sentimentos através da linguagem de sinais.
Esses são animais com capacidade racional maior que a dos cachorros, inclusive fazem contas e podem pegar o termômetro e me dizer com quanto de febre estou. :emoticon5:

videomaker

Meu computador fala e obedece a comandos de voz... nem por isso é consciente.

Ele é uma maquina programada para isso, essa tua comparação beira ao ridiculo

Ok, isso é uma possibilidade, só que como eu sou o dono, sei que ele suporta sons mais altos, sem "dor" nos ouvidos.
Sem falar que não é só disso que ele tem medo, ele tem medo de varias outras coisas, como de tomar banho e coisas onde a "reação a dor", não são explicações possíveis, mas o comportamento é o mesmo.
Corre pro mesmo canto e fica tremendo.
Sem falar nos outros sentimentos, como o ciúmes, a alegria em me ver, a tristeza quando minha mãe sai, etc...

O instinto explica isso! o cachorro relaciona o tom da voz ao passeio! relaciona o chuveiro ou mangueira a se molhar! e por ai vai. se incomoda ele reage! Achar que ele tá pensando: Nossa vou ter que tomar banho nesse inverno é brincadeira...
Se vc trata bem o cão essa relação vai dá a ele uma reação institiva!

Como eu disse, a capacidade "racional" dele, é menor que a minha. Razão e consciência são duas coisas distintas.
Ganhar dinheiro ele não sabe fazer, mas eu posso pedir pra ele buscar a bolinha dele que ele entende e obedece.

Instinto e treino! mais uma fez nada haver com ser consciente!

Nada do que você citou é relacionado a sentimentos... você só citou características e capacidade da RAZÂO.
Ler o termômetro, está além de sua capacidade, mas posso pedir pra ele buscar coisas, dar a pata se quiser comer algo, e muitas outras coisas.
Porque você não pede pra uma criança de cinco anos fazer o mesmo? Ou para um analfabeto olhar o computador e ver que mensagem chegou pra você?
Porque não podem fazer isso, não são conscientes?

Vai insistir em comparar gente com bichos? o analfabeto pode aprender a ler! e seu cachorro pode? Bom pra vc teu cachorro ate sorri né... que foi que eu fiz senhor....

Um cão com sentimentos? deixa pra lá...

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:O cachorro pensante do nada sei: Cade meu doninho! as bombas que essa gente faz tem uma explosão muito forte e meus ouvidos não estão preparados para tal som! vou correr pra cima dele antes que aquela cacchorra velha venha tomar o meu lugar!

Belos argumentos, como sempre...
A reações do cachorro não é de dor.
Ele não demonstra dor a cada estouro ou trovão, e demonstra medo, mesmo quando tudo já acabou.
Existe uma diferença grande entre demonstrar medo e dor.
Sem contar outros sentimentos.
O ciúmes do cachorro não é apenas com outro cachorro, mas com minha mãe e irmãos também e, ela tem ciúmes de todos. A reação é clara.

Quando eu digo: Vamos passear!
A ddemonstração de alegria é inegável, pulos e choradeiras, sorriso no rosto, latidos, rabo abanado... Eles correm pra cozinha, onde ficam as coleiras, pois até isso eles já aprenderam.

Olha que eu estou falando só de cachorros... nem falei sobre golfinhos e primatas capazes inclusive de comunicar sentimentos através da linguagem de sinais.
Esses são animais com capacidade racional maior que a dos cachorros, inclusive fazem contas e podem pegar o termômetro e me dizer com quanto de febre estou. :emoticon5:

De novo? animais reagem de acordo com o que lhe foi ensinado! ele relaciona as coisas, se for prazerosa ele reage de uma forma, se for algo que lhe incomode ele reage de forma contraria.
Acho que isso já esta bem explicado! se vc quer achar que ele "sabe" o que é passeio problema seu!
Sorriso no rosto é de lascar...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:Concordas com esta definição:

Não, ela é muito simplista. Enuncia "instintos" como completamente separáveis de atividades cognitivas de nível mais alto, o que não é o caso. Em animais como nós, comportamentos instintivos - como sentir-se perturbado por formas crescendo muito rapidamente de tamanho no seu campo de visão - estão entrelaçadas por exemplo com nossa capacidade de imaginar cenários mais acurados do futuro e traçar metas mais sofisticadas.

Depois, de acordo com o texto que você citou, se "reflexão" de conhecimento prévio é uma propriedade do espírito, então ratos possuem espírito porque pela pesquisa que indiquei, são capazes de meta-cognição.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

NadaSei escreveu:Razão e sentimento são coisas diferentes, estão ligados, mas um não é causado pelo outro.
Razão e consciência também não são a mesma coisa.
A razão é formada por um conjunto de pensamentos sobre determinados conceitos abstratos. Razão é calculo, não muito diferente de um computador com seus ifs e elses... A razão é apenas mais avançada e, é complementada por outras ferramentas.

Razão e sentimento são inseparáveis; pessoas que sofrem lesões no sistema límbico ao invés de se tornarem supra-sumos da análise fria e calculista mal conseguem tomar decisões apropriadas em situações difíceis. As emoções servem para nos guiar à solução óptima de problemas que passamos, e elas costumam funcionar. Outras vezes não, como nos crimes passionais.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

NadaSei escreveu:Posso usar o seu mesmo argumento contra humanos.

Na mosca, NadaSei. Se o videomaker admitir que o solipsismo com mentes humanas não é uma postura defensável e interessante, admitir que existe uma continuidade neurofisiológica entre nós e outros animais e admitir que existe uma continuidade comportamental entre nós e outros animais, ele não estaria mais defendendo esse cartesianismo fajuto que considera cães, gatos, golfinhos e chimpanzés como zumbis filosóficos.

videomaker

Azathoth escreveu:
NadaSei escreveu:Posso usar o seu mesmo argumento contra humanos.

Na mosca, NadaSei. Se o videomaker admitir que o solipsismo com mentes humanas não é uma postura defensável e interessante, admitir que existe uma continuidade neurofisiológica entre nós e outros animais e admitir que existe uma continuidade comportamental entre nós e outros animais, ele não estaria mais defendendo esse cartesianismo fajuto que considera cães, gatos, golfinhos e chimpanzés como zumbis filosóficos.

É aza temos que ser iguais, se não o ateismo e o materialismo correm sérios riscos!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:É aza temos que ser iguais, se não o ateismo e o materialismo correm sérios riscos!

Não, não somos iguais, assim como esquilos não são iguais a coelhos. O próprio homem é um animal bastante notável e com particularidades interessantes.

videomaker

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:É aza temos que ser iguais, se não o ateismo e o materialismo correm sérios riscos!

Não, não somos iguais, assim como esquilos não são iguais a coelhos. O próprio homem é um animal bastante notável e com particularidades interessantes.

Ser racional torna o homem diferente? e esta razão nos torna seres especias?

Trancado