Não é racismo se insurgir contra branco?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
SickBoy

Re: Re.: Não é racismo se insurgir contra branco?

Mensagem por SickBoy »

o anátema escreveu:Acho que é exatamente o que eu quis dizer..... há mais negros que brancos para "sobrarem" e pegarem os piores salários, dentre os salários mais baixos, dos quais já terão talvez a maioria.

há mais negros que brancos entre os de baixa escolaridade. no nível superior é o contrário.

e quando feita a pesquisa pelo IBGE, havia também diferença salarial entre negros e brancos também nos que tinham nível superior, convém-se admitir que nesses casos o local onde o trabalhador reside é bem irrelevante.

É verdade... nesses casos a maior fonte de distorção possível seria haver numericamente mais brancos com nível superior, e ser então mais provável que esses peguem os salários mais altos dos que tem nível superior, distorcendo a média dos brancos para cima.

Anátema, você percebe que num momento você usa o fato de negros serem mais numerosos entre os mais pobres, para justificar seus salários mais baixos, e em outro momento justifica os salários mais altos dos brancos pela mesma superioridade numérica. percebe que isso é totalmente contraditório?

o que acontece é o seguinte, exemplificando:

num universo de 100 pessoas pobres. que ganham até 2 salários mínimos. por fatores historicos, há mais negros que brancos nessa população. digamos que 70 negros e 30 brancos. os salários variam de muito menos de um salário mínimo a até 2. caso não haja nenhum tipo de discriminação racial que influencie nas contratações, todos deverão estar razoavelmente distribuidos de maneira igual, ou seja, se eu escolher ao acaso uma pessoa entre os 10 mais pobres, terá de haver 70% de chances dele ser negro, e 30% dele ser branco. entre os 10 mais ricos, manteriam-se as mesmas proporções.

é exatamente isso que a pesquisa CONTESTOU. constatou que os brancos sempre são os que ocupam os cargos com melhores salários, até quando são MINORIA, como no caso entre os mais pobres.

Na outra ponta, os pretos, que são a MINORIA entre os mais ricos, por acaso são os que apresentam salários mais BAIXOS.

veja, por escolaridade:
Imagem

grupo de atividade:
Imagem

vejam a diferença entre os profissionais com até 11 anos de estudo. poderiamos até aplicar a hipótese destes profissionais que tem renda maior serem empreendedores, e rendas se devessem a escolaridade + capital. mas isso a pesquisa descarta:

Também se investigou os rendimentos selecionando-se um grupo mais homogêneo: homens de 18 a 49 anos de idade e com 11 anos ou mais de estudo. Desagregado por grupamentos de atividade e por posição na ocupação, o subgrupo manteve a diferenciação de rendimentos entre os brancos e os pretos e pardos. Desta vez, embora ainda elevada, a maior diferença nos rendimentos observada não foi para os trabalhadores por conta própria (75,5%) mas, sim ,para os empregados sem carteira de trabalho assinada no setor privado (97,9%).

a íntegra: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia ... d_pagina=1

Bem, eu só posso dizer que não sei... só acho que apesar disso poder não parecer significativo, somando todas as instâncias, talvez possa contribuir. E não é só questão do empregador querer contratar alguém do mesmo bairro, mas dos próprios candidatos à vaga talvez preferirem e/ou irem primeiro aos possíveis empregos mais próximos do que em outras áreas da cidade, ou cidades vizinhas... enquanto que isso talvez ocorra com alguma freqüência no sentido pobre > rico, acho que muito raramente alguém dum bairro mais rico iria procurar emprego num bairro bem pobre ou favela.

Agora quem acha isso irrelevante sou eu, pois não se aplica ao caso onde negros e brancos estão nas mesmas condições, por ex: escolaridade. E a concentração de empregos está longe de ser em bairros residenciais, mas em centros comerciais e industriais. em geral ocorre o contrário, favelas, ocupações ilegais, se formam onde há "prosperidade", próximos a esses centros, e bairros nobres se "fixam" em lugares distantes desses meios, pois atraem violência, miséria, pedintes, comercio informal.

eu estou longe de defender que exista um grau de racismo e segregacionismo como o que algumas Ongs xiitas defendem, e questiono se o caminho para atenuar essas diferenças seria firmando ainda mais o "apartheid", mas não é porque estamos numa época onde há negros reivindicando cotas e outras "vantagens" polêmicas , que eu irei fechar os olhos para essas distorções seculares.
Editado pela última vez por SickBoy em 30 Mar 2007, 07:09, em um total de 1 vez.

Apocaliptica

Re.: Não é racismo se insurgir contra branco?

Mensagem por Apocaliptica »

É sim. Eu me sinto odiada sem motivo. Nunca açoitei ninguém. Isso só alimenta o preconceito. Mas parece que alguém lucra com isto....

Maldita hipocrisia e papo furado que não acabam nunca...

Vou fazer uma camiseta para mim escrita : 100% Branca. ´
E vou criar um grupo de rock chamado : White is Cool
E vou criar um grupo inútil denominado: White is Beautifull

Quero ver as vozes se insurgindo contra mim.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Acho que pode haver racismo dos dois lados. Mas é preciso diferenciar o racismo de quem escravizou e ainda detém o controle econômico e político da sociedade do racismo (nem por isso justo) de quem entrou na sociedade como escravo.

Ainda não vi o racismo de negros contra brancos impedir um branco de ter acesso a bens culturais, oportunidades profissionais, etc. A não ser no caso da filha do ministro Gilberto Gil que foi impedida de participar de um grupo qualquer do carnaval baiano por ser "muito branca".

Penso que o racismo negro, tal como praticado por alguns grupos nos Estados Unidos, prejudica essencialmente os próprios negros, impedindo que participem da sociedade como um todo.

O movimento de "integração" dos negros americanos que provocou sua entrada em instituições antes reservadas a brancos representou exatamente a vitória daqueles que queriam ocupar um lugar na sociedade que lhes era negado. Antes da integração os Estados americanos podiam, por exemplo, manter universidades exclusivas para brancos, desde que mantivessem outras para negros. Mas nada garantia o mesmo tratamento para as duas instituições. Os líderes negros começaram a exigir, e conseguiram, que todos pudessem ter acesso a todas as instituições.

Esses líderes certamente nunca pensaram que seus sucessores na liderança das lutas pelos direitos dos negros americanos fossem andar de marcha-ré, querendo viver numa sociedade apartada dentro do mesmo país, reivindicando intituições próprias e até conteúdos programáticos exclusivos para negros, onde seria ignorado tudo que eles não considerassem "contribuição negra" para a cultura. E nessa "contribuição", incluem até falsificações grosseiras, como dizer que o Egito antigo foi uma "Civilização Negra", mesmo quando governado pela dinastia grega dos Ptolomeus...

Enfim, o que esperar de quem acha que deve substituir Shakespeare por Toni Morrison?

Apocaliptica

Os negros não são proibidos de estudar em escolas públicas, por que a evasão é maior nos representantes da raça negra? Eu que tenho culpa? Quem sabe eles começam a se esforçar para continuar na escola?

Olha, este jogo de vitimização e empurra -empurra dá nojo.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apocaliptica escreveu:Os negros não são proibidos de estudar em escolas públicas, por que a evasão é maior nos representantes da raça negra? Eu que tenho culpa?

culpa da zelite

Apocaliptica

SickBoy,

Não abre nem a paulada aqui... :emoticon1: A Zelite não deve gostar de mim... :emoticon16:

o anátema

Mensagem por o anátema »

SickBoy escreveu:
o anátema escreveu:Acho que é exatamente o que eu quis dizer..... há mais negros que brancos para "sobrarem" e pegarem os piores salários, dentre os salários mais baixos, dos quais já terão talvez a maioria.

há mais negros que brancos entre os de baixa escolaridade. no nível superior é o contrário.

e quando feita a pesquisa pelo IBGE, havia também diferença salarial entre negros e brancos também nos que tinham nível superior, convém-se admitir que nesses casos o local onde o trabalhador reside é bem irrelevante.

É verdade... nesses casos a maior fonte de distorção possível seria haver numericamente mais brancos com nível superior, e ser então mais provável que esses peguem os salários mais altos dos que tem nível superior, distorcendo a média dos brancos para cima.

Anátema, você percebe que num momento você usa o fato de negros serem mais numerosos entre os mais pobres, para justificar seus salários mais baixos, e em outro momento justifica os salários mais altos dos brancos pela mesma superioridade numérica. percebe que isso é totalmente contraditório?

Não é... ou ao menos, acho que não. Para ilustrar, pode-se dividir grosseiramente em duas categorias de rendas: baixas e altas.

A categoria "renda baixa" (talvez respectiva aos baixos graus de escolaridade, ou qualquer coisa do tipo) será formada majoritariamente por negros, e logo esses tem a maior chance de "pegarem" as piores dentre as piores rendas. Também tem claro chance de pegar as melhores dentre as piores, o que pode não compensar no entanto, se a variação não for toda certinha, bonitinha, numa gradação contínua e proporcional, que equilibrasse a média.

Inversamente, na categoria "renda alta" (e/ou maior escolaridade), há uma maioria de brancos, que logo tem maior probablidade de terem as rendas mais altas dentre as mais altas.

Se cada categoria não tiver uma variação perfeitamente gradual das rendas mais baixas às mais altas, mas tiverem algo próximo a um "platô modal", e um pequeno pico de renda muito alta, e um pequeno abismo de renda baixa respectivamente, o efeito seria esse, penso eu. Ao menos intuitivamente, me parece uma suposição plausível, realista, mas não tenho nenhum embasamento realmente... a coisa mais próxima é isso que você mesmo confirmou, de haverem mais brancos com mais escolaridade.

Se no entanto todas categorias de renda forem proporcionais, tendo picos e abismos equivalentes, a coisa se anularia, acho. Talvez isso até desaparecesse um pouco (porque não é a única causa) se não houvessem essas divisões de área de trabalho/ qualificação, mas fosse considerado um contínuo que fosse desde a renda mais baixa até a mais alta.

Por outro lado, sendo que o nível de escolaridade não é proporcional, imagino que seja "incorrigível" mesmo com essa outra abordagem....

o que acontece é o seguinte, exemplificando:

num universo de 100 pessoas pobres. que ganham até 2 salários mínimos. por fatores historicos, há mais negros que brancos nessa população. digamos que 70 negros e 30 brancos. os salários variam de muito menos de um salário mínimo a até 2. caso não haja nenhum tipo de discriminação racial que influencie nas contratações, todos deverão estar razoavelmente distribuidos de maneira igual, ou seja, se eu escolher ao acaso uma pessoa entre os 10 mais pobres, terá de haver 70% de chances dele ser negro, e 30% dele ser branco. entre os 10 mais ricos, manteriam-se as mesmas proporções.

é exatamente isso que a pesquisa CONTESTOU. constatou que os brancos sempre são os que ocupam os cargos com melhores salários, até quando são MINORIA, como no caso entre os mais pobres.

Eu entendi isso... o que eu coloquei não discorda disso, mas dá outras razões além de racismo, acho que mais relevantes.

Quanto ao último trecho, friso novamente a perspectiva de que não seriam exatamente os brancos que estão ganhando os melhores salários mesmo quando são minoria, mas os negros que ganham os piores por serem a maioria dentre a população com menores ganhos... novamente supondo não haver, dentre os piores salários, picos mais altos e abismos mais baixos proporcionais, mas um abismo sem algo que compense do outro lado.

Vou sair agora, depois termino de ver.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado