O ENCOSTO escreveu:Os Kardecistas falam que um espirito não pode, por exemplo, divulgar a formula da vacina contra a Dengue, porque isso tiraria nosso merito.
Qual merito? Merito de ter fé? Fé na existencia da vida após a morte?
O ENCOSTO escreveu:
ESPIRITOS NÃO REVELARAM CONHECIMENTOS SOBRE MANUTENÇÃO MECANICA.
Kardecistas estufam o peito para falar que espiritos mais inteligentes não podem revelar curas ou outro conhecimento porque isso tiraria o nosso merito.
Esse tema já foi discutido há muito tempo. E um banido ( Irã ), já respondeu, a seu modo, o qual talvez ainda tenha validade e é possível que sirva ao tópico sob análise :
Irã escreveu:
Acho que o Livro dos Médiuns tem a resposta. O livro tá em pdf e aí foi fácil. Copiar e colar.
294. Perguntas sobre as invenções e descobertas
28ª Podem os Espíritos guiar os homens nas pesquisas científicas e nas descobertas?
"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornarse sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria. Há ainda uma outra consideração e é que cada coisa tem que vir a seu tempo e quando as idéias estão maduras para a receber. Se o homem dispusesse desse poder, subverteria a ordem das coisas, fazendo que os frutos brotassem antes da estação própria.
"Disse Deus ao homem: tirarás da terra o teu alimento, com o suor do teu rosto.
Admirável figura, que pinta a condição em que ele se encontra nesse mundo. Tem que progredir em tudo, pelo esforço no trabalho. Se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, de que lhe serviria a inteligência? Seria como o estudante cujos deveres um outro faça."
29ª. O sábio e o inventor nunca são assistidos, em suas pesquisas, pelos Espíritos?
"Oh! isto é muito diferente. Quando há chegado o tempo de uma descoberta, os Espíritos encarregados de lhe dirigirem a marcha procuram o homem capaz de a levar a efeito e lhe inspiram as idéias necessárias, mas de maneira a lhe deixarem todo o mérito da obra, porquanto essas idéias preciso é que ele as elabore e ponha em execução. O mesmo se dá com todos os grandes trabalhos da inteligência humana. Os Espíritos deixam cada homem na sua esfera. Daquele que só é apto a cavar a terra, não farão depositário dos segredos de Deus; mas, sabem tirar da obscuridade aquele que seja capaz de lhes secundar os desígnios. Não deixeis, pois, que a curiosidade ou a ambição vos arrastem por um caminho que não corresponde aos fins do Espiritismo e que vos conduziria às mais ridículas mistificações."
NOTA. O conhecimento mais aprofundado do Espiritismo acalmou a febre das descobertas que, no princípio, toda gente imaginava poder fazer por meio dele. Houve até quem chegasse a pedir aos Espíritos receitas para tingir e fazer nascer os cabelos, curar os calos dos pés, etc. Conhecemos muitas pessoas que, convencidas de que assim fariam fortuna, nada conseguiram senão processos mais ou menos ridículos. O mesmo acontece quando se pretende, com a ajuda dos Espíritos, penetrar os mistérios de origem das coisas, Alguns deles têm, sobre essas matérias, seus sistemas, que não valem mais do que os dos homens e aos quais é prudente não dar acolhida, senão com a maior reserva.
.
Irã escreveu:
O que está no L.M diz algo que tem lá a sua lógica. Acho que não daria certo se a humanidade tivesse tudo de bandeja. Imagina só : Todo mundo ficaria na rede, tomando água de coco, esperando uma “ajudinha” dos “Ispiritu” superiores : Ô seu Einsten, manda aí uma fórmula para a gente fazer usinas atomicas mais seguras. Ô seu Sabin : Manda aí uma vacina para acabar com a AIDS. Ô Santos Dumon : Diz aí o projeto para o Brasil acertar de vez o lançamento de foguetes mais modernos e seguros, afinal você é ( ou foi ) brasileiro ... Olha a chantagem !
Se o homem pudesse receber os avanços tecnologicos, sem precisar fazer nada, só sentar na mesa e receber os “ispiritu”, não haveria investimentos na Ciência, ninguém mais pesquisaria nada. Seria um oscio só.
E tem outra : Imagina se eles nos dão, de repente, os meios para transportar passageiros sem precisar de ônibus, carro, trem, avião, etc. Veja : Do dia pra noite, ia ter DESEMPREGO EM MASSA. Seriam milhões de pessoas no mundo todo que não teriam mais utilidade, em montadoras de carros, onibus, avião etc. Ia todo mundo pro olho da rua, da noite pro dia. Parece que li algo parecido com isso, num Site de UFOs, mas que acho que também pode servir para o caso aqui. Lá havia explicação sobre o porque que civilizações mais adiantadas não poderia nos passar logo a tecnologia de transportes, por exemplo. A nasa já investiu bilhões para contatar seres fora do sistema solar. Será que eles são tão ingênuos assim ?
Acho que as coisas tem que ser devagar, como aconteceu na inglaterra, na revolução industrial. Eles não começaram com robôs. Começaram com máquina a vapor, para daí irem sofisticando. Uma mudança drástica de conhecimento pode prejudicar ( por um lado ) mais do que avançar a humanidade ( por outro lado ). Se pesar na balança, o custo social pode ser alto, acho.
Mas isso não impede o progresso. A ciência vai avançando rápido, mesmo sem a ajuda direta dos “ispiritu”. Mas pelo texto, entendi que indiretamente e devagar, eles vão ajudando o homem com inspirações. Será?
E o que o Chico psicografava era na maior parte, textos com filosofias simples. Mas acho que ele também tem livrso bem complicados : “No mundo maior” e “evolução em dois mundos”. Sei lá. Comecei a ler e parei. Arghh! Mas já vi comentários de que são analises de coisas que já tem aqui. Se avançam em algo, não chega a revolucionar nada.
.
Irã escreveu:
Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.
Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso.
Não conheço a história do Pneu. Pelo que sei, Dunlop criou o pneu com camera, uns 30 anos após Kardec lançar seu primeiro Livro. Não sei se tem alguma coisa a ver.
.
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=28 ... &start=160