KARDECISTAS não tem merito...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O ENCOSTO
Contato:

Re: KARDECISTAS não tem merito...

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Márcio escreveu:Os espíritos ''de lá'', jamais deveriam interferir com os encarnados ''de cá'', pois atrapalharia o caminho da evolução, revelando como é o ''mundo de lá''.

Talvez haja dissidentes, revolucionários, até ''lá''.

Oh! Não, Márcio. Revelar o mundo de lá é coisa que os espíritos têm feito, sobretudo para nos ensinar o que acontece conforme nos comportamos por aqui.

O que se coloca, pelo que entendi aí do Encostado, é quanto aos espíritos revelarem coisas que temos condições de descobrir por nós mesmos. Isso já lá no Livro dos Espíritos foi bem determinado que não será feito.

"Não será feito:" DOGMA.

De qualquer forma, se você não tratar isso como DOGMA, com base em que você afirma que humanos não poderão JAMAIS descobrir a continuidade da vida após a morte?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

videomaker

Mensagem por videomaker »

O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Com a revelação da lei da Ação x Reação (karma) aos encarnados, como fica a questão do mérito?

Se o espirita sabe que, praticando o mal, recebera o mesmo de volta nas proximas reencarnações, ele tentará praticar somente o bem, perdendo assim o merecimento de evoluir espiritualmente.

Isso porque ele sabe que praticar o bem aos outros auxilia na evolução.

Kardecistas, como fica a questão do merito agora?

Já que você nunca estudou nada de Espiritismo pelo tanto que fala errado a respeito....

by Botanico.

Tá ficando sem graça heimmm Jaspion!

Solte as bolas do bobotanico por um tempo. O saco do cara já deve estar arrastando no chão.

Vai continuar a tua saga do " ATEU humilhado dentro do seu propio terreno" ? que vergonha bruce lee...
:emoticon19:

Provocação infantil.

Creio que você não precisaria se matricular em turmas especiais para concluir o primario. Você se sentiria muito a vontade em contato com pessoas com a mesma mentalidade que a sua: crianças.

O chato é que seria visto como um retardado mental.

Sabe Jaspion, evita o Botanico! vai por mim... tá feio pra vc Joãozinho.
:emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Com a revelação da lei da Ação x Reação (karma) aos encarnados, como fica a questão do mérito?

Se o espirita sabe que, praticando o mal, recebera o mesmo de volta nas proximas reencarnações, ele tentará praticar somente o bem, perdendo assim o merecimento de evoluir espiritualmente.

Isso porque ele sabe que praticar o bem aos outros auxilia na evolução.

Kardecistas, como fica a questão do merito agora?

Já que você nunca estudou nada de Espiritismo pelo tanto que fala errado a respeito....

by Botanico.

Tá ficando sem graça heimmm Jaspion!

Solte as bolas do bobotanico por um tempo. O saco do cara já deve estar arrastando no chão.

Vai continuar a tua saga do " ATEU humilhado dentro do seu propio terreno" ? que vergonha bruce lee...
:emoticon19:

Provocação infantil.

Creio que você não precisaria se matricular em turmas especiais para concluir o primario. Você se sentiria muito a vontade em contato com pessoas com a mesma mentalidade que a sua: crianças.

O chato é que seria visto como um retardado mental.

Sabe Jaspion, evita o Botanico! vai por mim... tá feio pra vc Joãozinho.
:emoticon1:

Você não tem condições (cerebro) para interpretar respostas e decidir que esta, ou não, melhor num debate.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

O ENCOSTO escreveu:Solte as bolas do bobotanico por um tempo. O saco do cara já deve estar arrastando no chão.

:emoticon12: :emoticon12: A mesma sutiliza de sempre. É impressionante!

Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Botanico escreveu:
Márcio escreveu:Eu gostaria de saber uma coisa, talvez o Botânico pudesse esclarecer.

Supondo que os entes espirituais lá na sua dimensão astral, são indestrutíveis, eternos e que não podem causar danos uns aos outros, no sentido material. Como pode haver então esse negócio de se fazer mal? Porque primariamente a noção do MAL para nós, simples mortais, deriva da ação de destruição, agressão, inferindo naturalmente que o contrário seria o BEM.

Penso comigo que fica sem sentido seres que vivem originalmente num ''universo'' absolutamente completo, quererem passear em um mundo material habitando fantoches de carne, causando MAL e BEM uns aos outros de brincadeirinha, como se representassem num teatro. À menos que fosse um meio de fugirem do tédio insuportável que deve haver lá no seu ''mundo eterno''.

Bem, Márcio, talvez você devesse ler alguns romances espíritas (veja lá os da Marinzek de Carvalho ou os do André Luís) e aí ficaria sabendo que, embora imortais e indestrutíveis, os espíritos SÃO SUCETÍVEIS DE TER SEUS CORPOS ESPIRITUAIS FERIDOS, PODEM SENTIR DOR, SER INFLUÊNCIADOS, ENCARCERADOS, SUBMETIDOS A TORTURAS, ETC E TAL. Claro que isso está relacionado a seus graus vibratórios e evolutivos.

Quanto à questão do nosso mundo x mundo espiritual, é como a aula prática e a aula teórica. Aqui neste mundo, com nossas lembranças apagadas temporariamente, podemos fazer "a prova prática" de nossa evolução, experimentando então situações que relevarão o que realmente aprendemos. Então vejamos que um espírito lá no mundo espiritual aprenda que a caridade é importante, que não devemos ajuntar os tesouros que as traças roem e os ladrões furtam, etc e tal. Mas será que ele interiorizou mesmo tal ensinamento? Então ele reencarna em situações de tentação da riqueza. Vejamos então o que fará com ela. Se de fato aprendeu a lição, ele será um encarnado austero, embora rico. Não vai ligar para mansões, carrões, iates, futilidades, etc e tal (já viu aquelas propagandas antigas do cigarro Carlton?); usará sim sua riqueza sabiamente, em proveito de muitos (o que não necessariamente significa distribuir grana por aí).

Mas se ele PENSAVA ter aprendido, mas em verdade não interiorizou a coisa, então é a prova na matéria que revelará o que ele é. Então será um ricaço fútil, amante de prazeres, etc e tal.

Lá no Livro dos Espíritos, Kardec faz a pergunta:
_ Não teria sido melhor ficar sempre como espírito?
E a resposta:
_ Não! Não! Se ficasse, estacionar-se-ia e o que os espíritos querem é evoluir.

É isso.

Olá, Botânico!
Assim como você explicou, me faz pensar que o tal ‘’mundo’’ espiritual em pouca coisa difere desse mundo em que estamos, na verdade apenas são dadas imortalidade e indestrutibilidade ao indivíduo mental, o restante parece ser a mesma coisa, já que o ente espiritual pode ser ferido, sentir dor, ser aprisionado, etc., isso implica em limitações para tal ser e o tal ‘’mundo’’.
Logo, acho eu, um dos ‘’mundos’’ seria desnecessário, quero dizer que não haveria necessidade do mundo em que vivemos, se lá pelo lado espiritual já há limitações tais quais temos por aqui, não seria preciso colocar um fantoche de carne no meio dessa história, bastava que o ente tivesse a falsa certeza de que pudesse ser destruído.

A teoria espírita se sustenta nesse antagonismo, material-imaterial, sendo que não está bem certo do que seria feito esse algo imaterial, uns chamam de energia, entretanto a matéria é composta de energia se configurando de diversas formas e que se alteram o tempo todo nos dando a ilusão e noção de ‘’destrutível’’, via de regra, destruir significa alterar uma certa configuração da matéria, em se tratando da matéria que compõe o cérebro, alterar drasticamente sua configuração implica em destruir a mente que emerge dele, e é isso que parece ser angustiante e inaceitável, fazendo com que a maioria se esqueça de que é a matéria que é indestrutível, já a mente se desfaz porque ela depende de um arranjo muito complexo dessa mesma matéria, para emergir. Ou seja, a mente depende de um determinado arranjo de uma quantidade específica de matéria para existir.

Pra mim, um tal mundo espiritual, não passa de algo imaginado pela mente que não suporta a idéia de que ela própria é tão efêmera quanto o arranjo material que a constrói.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Duplicou. :emoticon2:
Editado pela última vez por Márcio em 29 Abr 2007, 18:04, em um total de 1 vez.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:Esta ficando esperto, hein? Só que bastava você ter lido oque escrevi inicialmente antes de escrever besteira.

Vou fazer uma sugestão melhor: ESCREVA CLARAMENTE, EXPONHA BEM AS SUAS IDÉIAS E PROPOSTAS de forma bem objetiva, e aí a gente não entende errado.

O ENCOSTO escreveu:O tópico não trata de fraudes. Aprenda a ler.

Difícil saber do que trata um tópico quando é você quem o propõe...

O ENCOSTO escreveu:Já que você adora analogia idiota e furada, me diga qual merito tem quem recebe caridade de centro espirita?

Por que quem recebe caridade deveria ter algum mérito? Vamos ver se entendi o pretende dizer, já que não diz o que pretende: antes de fazermos qualquer caridade, deveríamos antes fazer o histórico, ver se quem vai receber não é um preguiçoso, aproveitador, etc e tal... Bem, se vamos escolher a quem ajudar, qual é o NOSSO MÉRITO?

O ENCOSTO escreveu:Não há merito algum. As pessoas ajudam para aliviar o sofrimento dos outros.

E o que você tem contra isso? É uma blasfêmia contra a fé cético-ateísta?

O ENCOSTO escreveu:Ao que tudo indica, espiritos não ligam a minima para isso pois não auxiliam com seus conhecimentos na cura de doenças, por exemplo.

Bem, coincidentemente, vou participar de um grupo que dará assitência espiritual e ajuda a pessoas necessitadas. Entre elas haverá o receituário de medicamentos... Mas mesmo que os espíritos pudessem dar indicativos de quais seriam os remédios alopáticos corretos, NÃO PODERÍAMOS RECEITÁ-LOS porque aí seria prática ilegal de medicina. Então vamos receitar Florais de Bach e Homeopatia ou fitoterápicos, que de acordo com a Medicina Oficial é o mesmo que receitar nada.

Agora, você não está falando disso, não é? Quer que os espíritos atuem como o vendedor de teses que citei antes. Mais do que isso: que nos dê de mão beijada, numa boa, conhecimentos já prontos e acabados. Então eu lhe pergunto: _ Qual é o mérito?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Márcio escreveu:Olá, Botânico!
Assim como você explicou, me faz pensar que o tal ‘’mundo’’ espiritual em pouca coisa difere desse mundo em que estamos, na verdade apenas são dadas imortalidade e indestrutibilidade ao indivíduo mental, o restante parece ser a mesma coisa, já que o ente espiritual pode ser ferido, sentir dor, ser aprisionado, etc., isso implica em limitações para tal ser e o tal ‘’mundo’’.
Logo, acho eu, um dos ‘’mundos’’ seria desnecessário, quero dizer que não haveria necessidade do mundo em que vivemos, se lá pelo lado espiritual já há limitações tais quais temos por aqui, não seria preciso colocar um fantoche de carne no meio dessa história, bastava que o ente tivesse a falsa certeza de que pudesse ser destruído.

A teoria espírita se sustenta nesse antagonismo, material-imaterial, sendo que não está bem certo do que seria feito esse algo imaterial, uns chamam de energia, entretanto a matéria é composta de energia se configurando de diversas formas e que se alteram o tempo todo nos dando a ilusão e noção de ‘’destrutível’’, via de regra, destruir significa alterar uma certa configuração da matéria, em se tratando da matéria que compõe o cérebro, alterar drasticamente sua configuração implica em destruir a mente que emerge dele, e é isso que parece ser angustiante e inaceitável, fazendo com que a maioria se esqueça de que é a matéria que é indestrutível, já a mente se desfaz porque ela depende de um arranjo muito complexo dessa mesma matéria, para emergir. Ou seja, a mente depende de um determinado arranjo de uma quantidade específica de matéria para existir.

Pra mim, um tal mundo espiritual, não passa de algo imaginado pela mente que não suporta a idéia de que ela própria é tão efêmera quanto o arranjo material que a constrói.

Márcio, vamos tentar deixar claro umas coisas.
Temos a REALIDADE e a INTERPRETAÇÃO DESTA. O mundo espiritual é uma coisa antiga na mente da humanidade. Desde que o homem aprendeu a escrever, ele deixou conceitos de que entendia existir algum mundo espiritual. Mesmo os povos que não escreviam, como os nossos índios também tinham o conceito de existência espiritual bem antes dos padrecos virem lhes falar disso.

O nosso mundo material EXISTE. Não é preciso ser espírita ou ateu para se dar conta disso. Daí então não se trata de formular elucubrações filosóficas de que sua existência seria necessária ou não, a partir da admissão da realidade de que o mundo espiritual existe.

O que nos interessa então é saber se há mesmo algum mundo espiritual, uma vez que a verificação dessa existência não pode ser feita de forma direta como é com o nosso mundo. Se for consultar os padres e pastores, vão me dizer que há mundo espiritual, onde os filiados à nossa seita passam a eternidade tocando harpa dourada e cantando louvores a Deus e os não filiados fazem um eterno curso de churrasco no Inferno. Os muçulmanos falam de dezenas de virgens para os bons muçulmanos homens (e ainda fiquei sem entender como ficam as necessidades sexuais das boas muçulmanas, apesar de uma freqüentadora deste fórum já me ter dito algo), os maus e nos não-muçulmanos ficam no mármore do Inferno, comendo estrume e levando lambadas (certo, Encostado?). Bem, não vou detalhar mais e já vou para os finalmentes: essas religiões, TODAS ELAS, quando se trata de apresentar as provas do que ensinam neste ponto, são da mais lamentável indigência.

Ao menos neste ponto, o Espiritismo já se sai um pouco melhor. Ao receber comunicações espitituais através de médiuns, é possível se verificar se um espírito que fala, dizendo-se ter sido tal encarnado, apresente provas de sua identidade. Em se conseguindo isso, então podemos já ter alguma certeza de que há essa continuidade espiritual.

Quanto a julgar a validade do que esses espíritos nos revelam, aí vai da lógica e do bom senso. Cada um tem os seus.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:
Márcio escreveu:Os espíritos ''de lá'', jamais deveriam interferir com os encarnados ''de cá'', pois atrapalharia o caminho da evolução, revelando como é o ''mundo de lá''.

Oh! Não, Márcio. Revelar o mundo de lá é coisa que os espíritos têm feito, sobretudo para nos ensinar o que acontece conforme nos comportamos por aqui.

O que se coloca, pelo que entendi aí do Encostado, é quanto aos espíritos revelarem coisas que temos condições de descobrir por nós mesmos. Isso já lá no Livro dos Espíritos foi bem determinado que não será feito.

"Não será feito:" DOGMA.

De qualquer forma, se você não tratar isso como DOGMA, com base em que você afirma que humanos não poderão JAMAIS descobrir a continuidade da vida após a morte?

Ah! Encostado, alguém aqui não está entendendo lhufas.
Caso um espírito se manifeste através de um médium, dizendo-se ex-encarnado tal e ali estão parentes que o conheceram e lhe fazem perguntas, que são corretamente respondidas e cujas respostas o médium jamais teria como saber. Bem, a menos que você queria admitir como verdade que o dito inconsciente tem o poder de saber o mundo e fundo ou que a tal força PSI, que só dá uma margem de 2% a mais de acerto, agora deu de atingir a marca dos 100%, eu vejo para isso apenas a admissão de que de fato uma parcela não visível e não palpável do falecido ainda conserva sua consciência e sapiência, ou seja, ALGO CONTINUA A EXISTIR CONSCIENTEMENTE APÓS A MORTE DO CORPO.

Então de onde você tirou que JAMAIS os humanos descobrirão a continuidade de vida após a morte? Eu não disse isso. Você é que tomou o LSD confiscado do Chico e viajou... O que falei é de coisas QUE NÓS HUMANOS TEMOS CONDIÇÕES DE SABER E RESOLVER POR NOSSA CONTA. Provas de nossa continuidade não estão incluídas neste escopo. Já descobrir curas de doenças sim.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Botanico escreveu:

Olá!

Fica sem sentido a interferência do mundo de ''lá'' aqui na escolinha de aprender evolução espiritual.

Veja bem. Suponhamos que eu estivesse por ''lá'', certamente teria como saber que eu sou um espírito imortal, indestrutível, que o ''lá'' funciona de uma certa maneira, etc e tal. Evidentemente que eu ainda precisaria evoluir, isso porque cometí certos deslizes, não sei de toda a verdade, mesmo estando lá, quer dizer, na verdade o que fiz de errado foi no mundo material em passagens anteriores, por ter tido a memória parcialmente apagada sobre as coisas de ''lá''; mas que círculo vicioso esse! Bem, eu devo voltar pra escola material, com a memória apagada e assim viver como um pretenso mortal (eu não sei que eu sou na verdade um espírito eterno), e assim vou aprendendo lições que só seriam possíveis nesse simulador material que é o mundo de ''cá''.

Pois bem, para que a lição seja bem aproveitada, se temos a memória apagada, não faz sentido a interferência dos de ''lá'' com os de ''cá'', principalmente no sentido de nos fazer crer que existe um mundo principal que é da forma que é ''lá''.

Pois justamente o que faria evoluir é NÃO saber que tal mundo maravilhoso existe, pois assim as limitações nos ensinariam a lição, coisa que não poderia ser feita por ''lá''.

Se eu tivesse a certeza de que tal mundo existe, não perderia mais meu tempo aqui. Prá que?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Então de onde você tirou que JAMAIS os humanos descobrirão a continuidade de vida após a morte?

Você dá a entender que os espiritos só revelam esse tipo de coisa porque os humanos encarnados não poderão descobrir por conta propria.

Se não acredita nisso que acabo de escrever, os humanos perderam o merito da descoberta, já que espiritos revelaram algo que nós, humanos, temos todas as condições de descobrir.

O que falei é de coisas QUE NÓS HUMANOS TEMOS CONDIÇÕES DE SABER E RESOLVER POR NOSSA CONTA. Provas de nossa continuidade não estão incluídas neste escopo. Já descobrir curas de doenças sim.

Viu só? DOGMA.

"provas de continuidade da vida após a morte podem ser dadas por espiritos."

Por quê?

Ora! Porque sim.

Dogmas não estão ai para sofrerem questionamentos.
O ENCOSTO

Benetton
Contato:

Re: Re.: KARDECISTAS não tem merito...

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:Os Kardecistas falam que um espirito não pode, por exemplo, divulgar a formula da vacina contra a Dengue, porque isso tiraria nosso merito.

Qual merito? Merito de ter fé? Fé na existencia da vida após a morte?

O ENCOSTO escreveu:
ESPIRITOS NÃO REVELARAM CONHECIMENTOS SOBRE MANUTENÇÃO MECANICA.

Kardecistas estufam o peito para falar que espiritos mais inteligentes não podem revelar curas ou outro conhecimento porque isso tiraria o nosso merito.

Esse tema já foi discutido há muito tempo. E um banido ( Irã ), já respondeu, a seu modo, o qual talvez ainda tenha validade e é possível que sirva ao tópico sob análise :

Irã escreveu:

Acho que o Livro dos Médiuns tem a resposta. O livro tá em pdf e aí foi fácil. Copiar e colar.

294. Perguntas sobre as invenções e descobertas

28ª Podem os Espíritos guiar os homens nas pesquisas científicas e nas descobertas?

"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornarse sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria. Há ainda uma outra consideração e é que cada coisa tem que vir a seu tempo e quando as idéias estão maduras para a receber. Se o homem dispusesse desse poder, subverteria a ordem das coisas, fazendo que os frutos brotassem antes da estação própria.

"Disse Deus ao homem: tirarás da terra o teu alimento, com o suor do teu rosto.

Admirável figura, que pinta a condição em que ele se encontra nesse mundo. Tem que progredir em tudo, pelo esforço no trabalho. Se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, de que lhe serviria a inteligência? Seria como o estudante cujos deveres um outro faça."

29ª. O sábio e o inventor nunca são assistidos, em suas pesquisas, pelos Espíritos?

"Oh! isto é muito diferente. Quando há chegado o tempo de uma descoberta, os Espíritos encarregados de lhe dirigirem a marcha procuram o homem capaz de a levar a efeito e lhe inspiram as idéias necessárias, mas de maneira a lhe deixarem todo o mérito da obra, porquanto essas idéias preciso é que ele as elabore e ponha em execução. O mesmo se dá com todos os grandes trabalhos da inteligência humana. Os Espíritos deixam cada homem na sua esfera. Daquele que só é apto a cavar a terra, não farão depositário dos segredos de Deus; mas, sabem tirar da obscuridade aquele que seja capaz de lhes secundar os desígnios. Não deixeis, pois, que a curiosidade ou a ambição vos arrastem por um caminho que não corresponde aos fins do Espiritismo e que vos conduziria às mais ridículas mistificações."

NOTA. O conhecimento mais aprofundado do Espiritismo acalmou a febre das descobertas que, no princípio, toda gente imaginava poder fazer por meio dele. Houve até quem chegasse a pedir aos Espíritos receitas para tingir e fazer nascer os cabelos, curar os calos dos pés, etc. Conhecemos muitas pessoas que, convencidas de que assim fariam fortuna, nada conseguiram senão processos mais ou menos ridículos. O mesmo acontece quando se pretende, com a ajuda dos Espíritos, penetrar os mistérios de origem das coisas, Alguns deles têm, sobre essas matérias, seus sistemas, que não valem mais do que os dos homens e aos quais é prudente não dar acolhida, senão com a maior reserva.

.

Irã escreveu:
O que está no L.M diz algo que tem lá a sua lógica. Acho que não daria certo se a humanidade tivesse tudo de bandeja. Imagina só : Todo mundo ficaria na rede, tomando água de coco, esperando uma “ajudinha” dos “Ispiritu” superiores : Ô seu Einsten, manda aí uma fórmula para a gente fazer usinas atomicas mais seguras. Ô seu Sabin : Manda aí uma vacina para acabar com a AIDS. Ô Santos Dumon : Diz aí o projeto para o Brasil acertar de vez o lançamento de foguetes mais modernos e seguros, afinal você é ( ou foi ) brasileiro ... Olha a chantagem !

Se o homem pudesse receber os avanços tecnologicos, sem precisar fazer nada, só sentar na mesa e receber os “ispiritu”, não haveria investimentos na Ciência, ninguém mais pesquisaria nada. Seria um oscio só.

E tem outra : Imagina se eles nos dão, de repente, os meios para transportar passageiros sem precisar de ônibus, carro, trem, avião, etc. Veja : Do dia pra noite, ia ter DESEMPREGO EM MASSA. Seriam milhões de pessoas no mundo todo que não teriam mais utilidade, em montadoras de carros, onibus, avião etc. Ia todo mundo pro olho da rua, da noite pro dia. Parece que li algo parecido com isso, num Site de UFOs, mas que acho que também pode servir para o caso aqui. Lá havia explicação sobre o porque que civilizações mais adiantadas não poderia nos passar logo a tecnologia de transportes, por exemplo. A nasa já investiu bilhões para contatar seres fora do sistema solar. Será que eles são tão ingênuos assim ?

Acho que as coisas tem que ser devagar, como aconteceu na inglaterra, na revolução industrial. Eles não começaram com robôs. Começaram com máquina a vapor, para daí irem sofisticando. Uma mudança drástica de conhecimento pode prejudicar ( por um lado ) mais do que avançar a humanidade ( por outro lado ). Se pesar na balança, o custo social pode ser alto, acho.

Mas isso não impede o progresso. A ciência vai avançando rápido, mesmo sem a ajuda direta dos “ispiritu”. Mas pelo texto, entendi que indiretamente e devagar, eles vão ajudando o homem com inspirações. Será?

E o que o Chico psicografava era na maior parte, textos com filosofias simples. Mas acho que ele também tem livrso bem complicados : “No mundo maior” e “evolução em dois mundos”. Sei lá. Comecei a ler e parei. Arghh! Mas já vi comentários de que são analises de coisas que já tem aqui. Se avançam em algo, não chega a revolucionar nada.

.

Irã escreveu:
Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.

Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso.

Não conheço a história do Pneu. Pelo que sei, Dunlop criou o pneu com camera, uns 30 anos após Kardec lançar seu primeiro Livro. Não sei se tem alguma coisa a ver.

.

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=28 ... &start=160

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Benetton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Os Kardecistas falam que um espirito não pode, por exemplo, divulgar a formula da vacina contra a Dengue, porque isso tiraria nosso merito.

Qual merito? Merito de ter fé? Fé na existencia da vida após a morte?

O ENCOSTO escreveu:

Kardecistas estufam o peito para falar que espiritos mais inteligentes não podem revelar curas ou outro conhecimento porque isso tiraria o nosso merito.

Esse tema já foi discutido há muito tempo. E um banido ( Irã ), já respondeu, a seu modo, o qual talvez ainda tenha validade e é possível que sirva ao tópico sob análise :

Irã escreveu:

Acho que o Livro dos Médiuns tem a resposta. O livro tá em pdf e aí foi fácil. Copiar e colar.

294. Perguntas sobre as invenções e descobertas

28ª Podem os Espíritos guiar os homens nas pesquisas científicas e nas descobertas?

"A ciência é obra do gênio; só pelo trabalho deve ser adquirida, pois só pelo trabalho é que o homem se adianta no seu caminho. Que mérito teria ele, se não lhe fosse preciso mais do que interrogar os Espíritos para saber tudo? A esse preço, qualquer imbecil poderia tornarse sábio. O mesmo se dá com as invenções e descobertas que interessam à indústria. Há ainda uma outra consideração e é que cada coisa tem que vir a seu tempo e quando as idéias estão maduras para a receber. Se o homem dispusesse desse poder, subverteria a ordem das coisas, fazendo que os frutos brotassem antes da estação própria.

"Disse Deus ao homem: tirarás da terra o teu alimento, com o suor do teu rosto.

Admirável figura, que pinta a condição em que ele se encontra nesse mundo. Tem que progredir em tudo, pelo esforço no trabalho. Se lhe dessem as coisas inteiramente prontas, de que lhe serviria a inteligência? Seria como o estudante cujos deveres um outro faça."

29ª. O sábio e o inventor nunca são assistidos, em suas pesquisas, pelos Espíritos?

"Oh! isto é muito diferente. Quando há chegado o tempo de uma descoberta, os Espíritos encarregados de lhe dirigirem a marcha procuram o homem capaz de a levar a efeito e lhe inspiram as idéias necessárias, mas de maneira a lhe deixarem todo o mérito da obra, porquanto essas idéias preciso é que ele as elabore e ponha em execução. O mesmo se dá com todos os grandes trabalhos da inteligência humana. Os Espíritos deixam cada homem na sua esfera. Daquele que só é apto a cavar a terra, não farão depositário dos segredos de Deus; mas, sabem tirar da obscuridade aquele que seja capaz de lhes secundar os desígnios. Não deixeis, pois, que a curiosidade ou a ambição vos arrastem por um caminho que não corresponde aos fins do Espiritismo e que vos conduziria às mais ridículas mistificações."

NOTA. O conhecimento mais aprofundado do Espiritismo acalmou a febre das descobertas que, no princípio, toda gente imaginava poder fazer por meio dele. Houve até quem chegasse a pedir aos Espíritos receitas para tingir e fazer nascer os cabelos, curar os calos dos pés, etc. Conhecemos muitas pessoas que, convencidas de que assim fariam fortuna, nada conseguiram senão processos mais ou menos ridículos. O mesmo acontece quando se pretende, com a ajuda dos Espíritos, penetrar os mistérios de origem das coisas, Alguns deles têm, sobre essas matérias, seus sistemas, que não valem mais do que os dos homens e aos quais é prudente não dar acolhida, senão com a maior reserva.

.

Irã escreveu:
O que está no L.M diz algo que tem lá a sua lógica. Acho que não daria certo se a humanidade tivesse tudo de bandeja. Imagina só : Todo mundo ficaria na rede, tomando água de coco, esperando uma “ajudinha” dos “Ispiritu” superiores : Ô seu Einsten, manda aí uma fórmula para a gente fazer usinas atomicas mais seguras. Ô seu Sabin : Manda aí uma vacina para acabar com a AIDS. Ô Santos Dumon : Diz aí o projeto para o Brasil acertar de vez o lançamento de foguetes mais modernos e seguros, afinal você é ( ou foi ) brasileiro ... Olha a chantagem !

Se o homem pudesse receber os avanços tecnologicos, sem precisar fazer nada, só sentar na mesa e receber os “ispiritu”, não haveria investimentos na Ciência, ninguém mais pesquisaria nada. Seria um oscio só.

E tem outra : Imagina se eles nos dão, de repente, os meios para transportar passageiros sem precisar de ônibus, carro, trem, avião, etc. Veja : Do dia pra noite, ia ter DESEMPREGO EM MASSA. Seriam milhões de pessoas no mundo todo que não teriam mais utilidade, em montadoras de carros, onibus, avião etc. Ia todo mundo pro olho da rua, da noite pro dia. Parece que li algo parecido com isso, num Site de UFOs, mas que acho que também pode servir para o caso aqui. Lá havia explicação sobre o porque que civilizações mais adiantadas não poderia nos passar logo a tecnologia de transportes, por exemplo. A nasa já investiu bilhões para contatar seres fora do sistema solar. Será que eles são tão ingênuos assim ?

Acho que as coisas tem que ser devagar, como aconteceu na inglaterra, na revolução industrial. Eles não começaram com robôs. Começaram com máquina a vapor, para daí irem sofisticando. Uma mudança drástica de conhecimento pode prejudicar ( por um lado ) mais do que avançar a humanidade ( por outro lado ). Se pesar na balança, o custo social pode ser alto, acho.

Mas isso não impede o progresso. A ciência vai avançando rápido, mesmo sem a ajuda direta dos “ispiritu”. Mas pelo texto, entendi que indiretamente e devagar, eles vão ajudando o homem com inspirações. Será?

E o que o Chico psicografava era na maior parte, textos com filosofias simples. Mas acho que ele também tem livrso bem complicados : “No mundo maior” e “evolução em dois mundos”. Sei lá. Comecei a ler e parei. Arghh! Mas já vi comentários de que são analises de coisas que já tem aqui. Se avançam em algo, não chega a revolucionar nada.

.

Irã escreveu:
Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.

Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso.

Não conheço a história do Pneu. Pelo que sei, Dunlop criou o pneu com camera, uns 30 anos após Kardec lançar seu primeiro Livro. Não sei se tem alguma coisa a ver.

.

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=28 ... &start=160

Não respondeu.

Uma pena.

A não ser que isso seja um dogma. Ai tudo bem.
O ENCOSTO

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:
Não respondeu.

Uma pena.

A não ser que isso seja um dogma. Ai tudo bem.

Propus uma resposta aos quotes parciais. Leia o que o Irã escreveu, não só copiando as respostas 27 do L.M, mas também quanto ao que ele diz em relação ao seu quote :

O ENCOSTO escreveu:

" Huuuummm, depende. Pelo o que li, os Espiritos não são proibidos de divulgar pesquisas na terra. Acho que, o que não pode é passar a receita pronta ( pra não dar boa vida a vagabundos ), através da psicografia.

Mas, segundo o L.M, os “Ispiritu” influenciam indiretamente ( pela inspiração = estimulo a atividade criadora ) alguns pesquisadores que já tenham bagagem científica, e aí a coisa flui mais rápido. Deve ser isso."

Ou seja, não há proibição total à transmissão de conhecimentos, DESDE QUE o indivíduo já reúna condições intelectuais para receber os ensinos que o ajudarão a desenvolver uma idéia, mais rapidamente. A idéia pronta e acabada, e que não exigirá nenhum esforço, é que não é passada para ninguém.

E isso não tiraria o mérito de quem quer que seja, uma vez que o indivíduo já mostrou capacidade em desenvolver estudos e pesquisas, visando o seu aprimoramento e o dos seus semelhantes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Benetton escreveu:

Ou seja, não há proibição total à transmissão de conhecimentos, DESDE QUE o indivíduo já reúna condições intelectuais para receber os ensinos que o ajudarão a desenvolver uma idéia, mais rapidamente. A idéia pronta e acabada, e que não exigirá nenhum esforço, é que não é passada para ninguém.

Realmente existe algo parecido com isso na literatura espirita.

E isso vai conforme a crença do cientista: Se for Muçulmano, dirá que Allah o ajudou em tal pesquisa. Se for evangelico, dirá que o Senhor Jesus o ajudou. Se for de qualquer outra religião, dirá que determinada entidade pela qual ele presta culto o auxiliou. Se for ateu, cetico ou agnostico, dira que foi por tentativa e erro ou que determinada pesquisa anterior o auxiliou.

E isso não tiraria o mérito de quem quer que seja, uma vez que o indivíduo já mostrou capacidade em desenvolver estudos e pesquisas, visando o seu aprimoramento e o dos seus semelhantes.

Tira todo o merito.

Fica a questão: se tinha condições de fazer, porquê não o fez?
O ENCOSTO

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:

Tira todo o merito.

Não, não tira, desde que saibamos definir as características do mesmo.

Afinal, em quais situações o mérito é obtido? Pode ser invalidado totalmente ou parcialmente?

Não é difícil entender que há significativa diferença entre um indivíduo que estuda com afinco, pesquisa arduamente e depois recebe inspirações para que uma idéia se desenvolva mais rápido e aquele indivíduo que fica sentado numa mesa, não pesquisa nada e recebe, hipoteticamente, a receita pronta da espiritualidade.

Se tinha condições de fazer, por que não o fez ? Certamente o faria, mas demandaria muito mais tempo.

Se esse mesmo pesquisador que obteria resultado satisfatório em 2 anos, acaba obtendo o mesmo resultado em 1 mês, seus méritos prevalecem na medida que já havia reunido condições para chegar a um resultado de sucesso. A diferença está no gap de tempo que marca a antecipação ou a postergação do mesmo sucesso.

Autor Desconhecido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Benetton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:

Tira todo o merito.

Afinal, em quais situações o mérito é obtido? Pode ser invalidado totalmente ou parcialmente?

Não é difícil entender que há significativa diferença entre um indivíduo que estuda com afinco, pesquisa arduamente e depois recebe inspirações para que uma idéia se desenvolva mais rápido e aquele indivíduo que fica sentado numa mesa, não pesquisa nada e recebe, hipoteticamente, a receita pronta da espiritualidade.

Se tinha condições de fazer, por que não o fez ? Certamente o faria, mas demandaria muito mais tempo.

Se esse mesmo pesquisador que obteria resultado satisfatório em 2 anos, acaba obtendo o mesmo resultado em 1 mês, seus méritos prevalecem na medida que já havia reunido condições para chegar a um resultado de sucesso. A diferença está no gap de tempo que marca a antecipação ou a postergação do mesmo sucesso.

Isso parece a doutrina de Calvino: Predestinação. Só que os espiritos conseguem manipular a predestinação:

Uma descoberta estava para acontecer dentro de 2 anos. Ai, os espiritos fazem com que isso ocorra dentro de 1 mes.

Como eles sabiam quem iria descobrir em 2 anos, resolvem então dar uma ajudinha para encurtar o tempo.

Perceba que quanto mais você escreve, mais se complica.

Creio eu, na minha santa inocencia, que espiritas acreditam no tal de livre arbitrio e não na predestinação.
O ENCOSTO

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:

Tira todo o merito.

Isso parece a doutrina de Calvino: Predestinação. Só que os espiritos conseguem manipular a predestinação:

Uma descoberta estava para acontecer dentro de 2 anos. Ai, os espiritos fazem com que isso ocorra dentro de 1 mes.

Como eles sabiam quem iria descobrir em 2 anos, resolvem então dar uma ajudinha para encurtar o tempo.

Perceba que quanto mais você escreve, mais se complica.

Creio eu, na minha santa inocencia, que espiritas acreditam no tal de livre arbitrio e não na predestinação.

O que citei é apenas um exemplo de como a inspiração pode modificar o curso dos fatos. Predestinação é outro departamento. Se um cientista vai descobrir algo que beneficiará a sociedade, estuda para isso, desenvolve teorias, ele poderá ( veja bem o verbo : "poderá", e não "deverá" ) chegar a um resultado de sucesso. Muitas variáveis influenciam nesse mecanismo. Procurei citar um exemplo simples, sem detalhes que só dificultariam o entendimento, mas que são inerentes ao processo.

Autor Desconhecido.

Trancado