Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Flavio Costa
Contato:

Re: Re.: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Flavio Costa »

videomaker escreveu:Desculpe amigo , mais ou se tem razão um sofrimento , ou não tem , e se não tem , ou foi azar ou sorte , e não é por que quero .

Videomaker, vamos explicitar seu argumento:

Você afirma que os infortúnios da vida, todos sem exceção, têm uma causa explícita de ordem moral. Em termos mais populares, quem se lascou é porque fez coisa errada e por isso tem que aprender uma lição.

Prova de que isso é verdade, você não oferece nenhuma. Você apenas se limita a dizer que isso é mais reconfortante e que o acaso é cruel. Ou seja, essa é apenas uma crença e você a defende porque ela é uma opção mais agradável para você.

Os céticos pensam diferente, eles não acreditam que exista uma justiça inerente ao universo e que esses infortúnios muitas vezes não têm nenhuma explicação moral, sendo apenas um lado triste da vida com o qual temos que conviver da forma mais equilibrada possível. Não adianta você dizer "Ah, mas isso é cruel"! Todos sabem que é cruel, mas, não havendo prova em contrário, é algo que faz parte da realidade e precisa ser aceito.

Que tal você aceitar que há pessoas que estão satisfeitas em ver as coisas dessa maneira e perceber que os seus argumentos nada podem fazer para mudar suas opiniões?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Flavio Costa escreveu:
videomaker escreveu:Desculpe amigo , mais ou se tem razão um sofrimento , ou não tem , e se não tem , ou foi azar ou sorte , e não é por que quero .

Você afirma que os infortúnios da vida, todos sem exceção, têm uma causa explícita de ordem moral. Em termos mais populares, quem se lascou é porque fez coisa errada e por isso tem que aprender uma lição.

Prova de que isso é verdade, você não oferece nenhuma. Você apenas se limita a dizer que isso é mais reconfortante e que o acaso é cruel. Ou seja, essa é apenas uma crença e você a defende porque ela é uma opção mais agradável para você.

Os céticos pensam diferente, eles não acreditam que exista uma justiça inerente ao universo e que esses infortúnios muitas vezes não têm nenhuma explicação moral, sendo apenas um lado triste da vida com o qual temos que conviver da forma mais equilibrada possível. Não adianta você dizer "Ah, mas isso é cruel"! Todos sabem que é cruel, mas, não havendo prova em contrário, é algo que faz parte da realidade e precisa ser aceito.

Que tal você aceitar que há pessoas que estão satisfeitas em ver as coisas dessa maneira e perceber que os seus argumentos nada podem fazer para mudar suas opiniões?

Exato, Flávio!

Explicou muito bem!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Só um adendo, Tranca

O desenvolvimento da consciência, não está ligado de forma alguma a crença/descrença em Deus. Não adianta ser um safado e tentar se escorar em sua " Fé "

Por tudo que aprendi até hoje, são leis, da mesma forma que existem leis físicas

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Defeitos Físicos e Espiritismo Kardecista

Mensagem por Aurelio Moraes »

A crença destes espíritas é muito retardada e imbecil. E alguns ainda acreditam em xícaras que voam.

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Do ponto de vista cético, algumas desta hipóteses antes do nascimento parecem um absurdo. Primeiro porque não acreditam em reencarnação, segundo porque desconhecem a DE.

Se querem acreditar que o fato de pessoas nascerem com defeitos físicos é obra do acaso então acreditem. Se quiserem conhecer sobre o planejamento reencarnatório da DE então pesquisem.

De fato, como foi dito neste tópico, vocês não acreditam na justiça divina. Acham que se uns têm sucesso e outros não é porque os primeiros foram sortudos. Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

Enfim, vivem como barcos sem rumo, balançando de acordo com a maré. Boa sorte, precisarão de muita!!!
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

APODman

Mensagem por APODman »

Tchobi escreveu:Se querem acreditar que o fato de pessoas nascerem com defeitos físicos é obra do acaso então acreditem. Se quiserem conhecer sobre o planejamento reencarnatório da DE então pesquisem.

Vc conhece Crossing-over ?

Imagem

Recombinações gênicas deste tipo podem ocasionar modificações gênicas na formação de gametas. Estas mudanças podem levar a doenças congênitas que podem ocasionar deficiências físicas por exemplo.

Agora é sua vez: Me mostre um "plano reencarnatório".

De fato, como foi dito neste tópico, vocês não acreditam na justiça divina.

De fato

Acham que se uns têm sucesso e outros não é porque os primeiros foram sortudos

De fato:

Imagem
Distribuição normal

Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação

Não, infelizmente não sou médium de efeitos físicos e pão não se materializa na minha mesa.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

APODman escreveu:
Tchobi escreveu:Se querem acreditar que o fato de pessoas nascerem com defeitos físicos é obra do acaso então acreditem. Se quiserem conhecer sobre o planejamento reencarnatório da DE então pesquisem.

Vc conhece Crossing-over ?

Imagem

Recombinações gênicas deste tipo podem ocasionar modificações que formação do gameta levam a doenças congênitas que podem ocasionar deficiência física por exemplo.

Agora é sua vez: Me mostre um "plano reencarnatório".

[ ]´s

A espiritualidade tem conhecimento genético avançado. Conhece a máquina humana perfeitamente. Ela manipula os genes antes do nascimento. Isto no períspírito da pessoa. O perispírito é feito basicamente de energia. A energia altera a matéria. Desta forma quando um reencarnante vem a Terra, ou seja, quando seu espírito se conecta ao feto, sua energia o altera geneticamente atendendo todas requisições necessárias à prova de vida desta pessoa.

A decisão de nascer defeituoso parte ou do próprio espírito ou dos responsáveis por ele no plano espiritual.

Como alguém poderia pedir para nascer defeituoso, ou na miséria, ou qualquer outra coisa adversa?
No plano espiritual o espírito percebe-se como um ser eterno. Desta forma têm acesso a algumas vidas anteriores e o que fez de certo e errado. Envergonhado perante Deus, quando escolheu caminhos errados, escolhe o tipo de vida que quer ter: rico, pobre, aleijado, saudável, preto, branco.

A espiritualidade está acima da ciência. Controla muita coisa que vocês acham mera casualidade...

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Tchobi escreveu:Do ponto de vista cético, algumas desta hipóteses antes do nascimento parecem um absurdo. Primeiro porque não acreditam em reencarnação, segundo porque desconhecem a DE.

Se querem acreditar que o fato de pessoas nascerem com defeitos físicos é obra do acaso então acreditem. Se quiserem conhecer sobre o planejamento reencarnatório da DE então pesquisem.

Não basta pesquisar; tem de ter uma proposta clara e coerente que encontre respaldo nos fatos.

A verdade sobre defeitos de nascença não pode ser decidida por plebiscito, Tchobi. Veja o que o Apod postou sobre crossing-over.

De fato, como foi dito neste tópico, vocês não acreditam na justiça divina.

Isso é verdade...

Acham que se uns têm sucesso e outros não é porque os primeiros foram sortudos.

Há muuuito terreno entre os dois extremos de "tudo acontece por puro acaso" e "tudo acontece apenas por que Deus assim quer".

Sucesso (genético ou de qualquer outro tipo) depende de circunstâncias ambientais, pelo menos em parte.

Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

Para MERECER, acredito sim. O que não acredito é que a existência se curve sempre ao mérito.

Enfim, vivem como barcos sem rumo, balançando de acordo com a maré. Boa sorte, precisarão de muita!!!

Como sempre, essa é pura questão de estética, Tchobi. Você acha intragável a idéia de um universo que não impõe justiça, outros acham intragável a idéia de que ESTE universo REAL deva ser chamado de "justo".

Pouco importa. A existência é como é, a despeito de quais modelos se escolha usar para representá-la. Os modelos não mudam a realidade, servem apenas para tentar descrevê-la.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 21 Dez 2005, 14:16, em um total de 1 vez.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Flavio Costa
Contato:

Tchobi escreveu:Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

Isso é distorção, ou você acha que todos os foristas bem sucedidos que aqui estão não se esforçaram nada pelo que têm?
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

APODman

Mensagem por APODman »

Tchobi escreveu:A espiritualidade tem conhecimento genético avançado. Conhece a máquina humana perfeitamente. Ela manipula os genes antes do nascimento. Isto no períspírito da pessoa. O perispírito é feito basicamente de energia. A energia altera a matéria. Desta forma quando um reencarnante vem a Terra, ou seja, quando seu espírito se conecta ao feto, sua energia o altera geneticamente atendendo todas requisições necessárias à prova de vida desta pessoa.

Ok, me demonstre isto.

A propósito: o que é Energia Tchobi ?

A decisão de nascer defeituoso parte ou do próprio espírito ou dos responsáveis por ele no plano espiritual.

Como alguém poderia pedir para nascer defeituoso, ou na miséria, ou qualquer outra coisa adversa?
No plano espiritual o espírito percebe-se como um ser eterno. Desta forma têm acesso a algumas vidas anteriores e o que fez de certo e errado. Envergonhado perante Deus, quando escolheu caminhos errados, escolhe o tipo de vida que quer ter: rico, pobre, aleijado, saudável, preto, branco.

A espiritualidade está acima da ciência. Controla muita coisa que vocês acham mera casualidade...

Continua valendo o que o Flavio Costa disse logo acima: fé

Ou vc tem como demonstrar que não se trata de fé ?

De outra forma um islâmico pode dicordar de vc sendo que seus argumentos teriam o mesmo peso que os seus.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Eu não poderia demonstrar algo que vai da intuição de cada um.
Nunca tive a pretensão de convencer ninguém. Só estou expondo meu ponto de vista para que conheçam também que nem todos concordam com o que pensam.

Eu não posso me responsabilizar pelo fato de vocês acreditarem que estão limitados a este universo tridimensional e aos cinco sentidos.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Tchobi escreveu:Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

E o quê isso tem a ver com doenças fisicas e mentais?

Outra coisa: Deus fez alguma coisa para merecer ser deus? O quê ele era antes de ser deus? Um deus menor?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

APODman

Mensagem por APODman »

Tchobi escreveu:Eu não poderia demonstrar algo que vai da intuição de cada um.

E pq a sua intuição é a mais correta ?

Nunca tive a pretensão de convencer ninguém. Só estou expondo meu ponto de vista para que conheçam também que nem todos concordam com o que pensam.

Oh !

Eu não posso me responsabilizar pelo fato de vocês acreditarem que estão limitados a este universo tridimensional e aos cinco sentidos.

Vc tem quantas dimensões ? :emoticon5:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Tchobi escreveu:Eu não poderia demonstrar algo que vai da intuição de cada um.

Mas alguns aqui tem a intenção de lhe mostar que a sua doutrina é estupida.

Do jeito que você escreve, até parece que você tem aquele olho no meio da testa e viaja pelo tempo.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Como sempre, essa é pura questão de estética, Tchobi. Você acha intragável a idéia de um universo que não impõe justiça, outros acham intragável a idéia de que ESTE universo REAL deva ser chamado de "justo".

Pouco importa. A existência é como é, a despeito de quais modelos se escolha usar para representá-la. Os modelos não mudam a realidade, servem apenas para tentar descrevê-la.

Concordo com você. Cada um tem o direito e o dever de encontrar sua própria verdade e seguí-la fielmente. Quando eu exponho meus pontos de vista eu estou defendendo aquilo em que acredito ser a realidade do Universo. O mesmo ocorre com vocês. A diferença é que eu acredito na ciência espiritual, metafísica. Vocês acreditam na ciência humana. Perante a verdade absoluta, ambas estão erradas, mas tenho certeza que possuem particularidades relativamente verdadeiras.

Céticos ou crentes, somos todos crianças tentando entender um Universo além de nossas percepções.
Cada um buscando a felicidade a seu modo. Uns confortados pela fé cega, acreditando que sem esforço e sem trabalho Deus poderia transformar suas vidas da água para o vinho. Outros revoltados com a realidade, sentindo-se injustiçados pelas diferenças de oportunidade. E mais outros que aceitam a realidade como ela é, apesar de a interpretar de diferentes maneiras.

Não os julgo e nem peço que me julguem. Somos o que somos. Buscadores da verdade.

APODman

Mensagem por APODman »

Tchobi escreveu: A diferença é que eu acredito na ciência espiritual, metafísica. Vocês acreditam na ciência humana.

Posso apostar o que vc quiser que apenas conseguiu postar esta mensagem pq usou um computador que funciona por eletricidade e possui chips programados com algoritmos matemáticos. E somente posso ver sua mensagem pois um tubo de raios catódicos projeta elétrons em uma tela com substâncias químicas fluorescentes.

Agora me mostre pq posso apostar na "sua ciência".

Outros revoltados com a realidade, sentindo-se injustiçados pelas diferenças de oportunidade.

Os espíritas por exemplo

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Esse Tchobi é um dos mais idiotas. E é o pior tipo de idiota. Fica um tempão sem postar e quando posta, vem um monte de merda de uma vez só.

A espiritualidade tem conhecimento genético avançado.

Imagem

Conhece a máquina humana perfeitamente

Imagem

Ela manipula os genes antes do nascimento.

Imagem

Isto no períspírito da pessoa.

Imagem

O perispírito é feito basicamente de energia.

Imagem

A energia altera a matéria.

Imagem

Desta forma quando um reencarnante vem a Terra

Imagem

quando seu espírito se conecta ao feto

Imagem

sua energia o altera geneticamente

Imagem

atendendo todas requisições necessárias à prova de vida desta pessoa.

Imagem

No plano espiritual

Imagem

o espírito percebe-se como um ser eterno

Imagem

Desta forma têm acesso a algumas vidas anteriores

Imagem

A espiritualidade está acima da ciência.

Imagem

A diferença é que eu acredito na ciência espiritual, metafísica.

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Tchobi escreveu:

Concordo com você. Cada um tem o direito e o dever de encontrar sua própria verdade e seguí-la fielmente.

E aceitar seus limites. O que no caso significa que se você espera que a DE seja aceita, precisa apresentar evidências convincentes. A Doutrina Espírita não é suficientemente pessoal e subjetiva para ser dispensada obrigação de provar o que diz.

Quando eu exponho meus pontos de vista eu estou defendendo aquilo em que acredito ser a realidade do Universo. O mesmo ocorre com vocês. A diferença é que eu acredito na ciência espiritual, metafísica. Vocês acreditam na ciência humana. Perante a verdade absoluta, ambas estão erradas, mas tenho certeza que possuem particularidades relativamente verdadeiras.

Física, astronomia e genética não são questão de opinião, Tchobi. São ciências, não artes nem religiões. Há momentos em que é preciso escolher entre o consolo e a verdade.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Leo
Contato:

Mensagem por Leo »

Argumento espírita...

Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Tchobi escreveu:Do ponto de vista cético, algumas desta hipóteses antes do nascimento parecem um absurdo. Primeiro porque não acreditam em reencarnação, segundo porque desconhecem a DE.

De fato, como foi dito neste tópico, vocês não acreditam na justiça divina. Acham que se uns têm sucesso e outros não é porque os primeiros foram sortudos. Não acreditam que no Universo para se merecer qualquer coisa necessita de trabalho e dedicação.

Perfeito! agora digo eu.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Física, astronomia e genética não são questão de opinião, Tchobi. São ciências, não artes nem religiões. Há momentos em que é preciso escolher entre o consolo e a verdade.

As ciências descrevem aquilo de acordo com o ponto de vista limitado do humano. Então é uma verdade sim, porém completamente relativa. É mais ou menos a mesma analogia se compararmos Newton com Einstein. Você, o mundo diz que o que a ciência diz condiz com a verdade. Este é o engano. É uma verdade relativa. É interessante como a psicologia cada vez mais tem caminhado para o fator espiritual.

E aceitar seus limites. O que no caso significa que se você espera que a DE seja aceita, precisa apresentar evidências convincentes. A Doutrina Espírita não é suficientemente pessoal e subjetiva para ser dispensada obrigação de provar o que diz.

Eu não pretendo provar que a DE condiz com a verdade. O máximo que posso fazer aqui é expor o que ela trata como vocês aqui o fazem. Vocês têm como provar porque a ciência já está formatada na linguagem humana. Como poderia explicar uma doutrina que está numa formatação intangível a vocês?
A DE é uma das formatações que tenta retratar parte da verdade. É como o Budismo, Hinduísmo, por exmplo. Enquanto a primeira fala de espíritos as outras falam de essência, divindade interior, o que não deixa de ser o mesmo. A primeira fala de reforma íntima, as outras de renúncia ao ego. São formatações diferentes e parciais da verdade absoluta desconhecida ainda de todos nós.

Um diálogo entre um cético e um místico seria como um dautônico dialogar com uma pessoa normal. Ambas vislumbrar a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Ambos afirmam que suas maneiras são as corretas. Se ambos se respeitarem então não há conflitos. Podem até ser amigos. Mas se qualquer um tentar impor sua verdade então haverá divergências, pois o direito de cada um termina onde começa o do outro.

É por isso que respeito a crença de vocês que consideram a ciência como dona da verdade. Crença sim, pois só poderia ser fato se condizisse com a verdade absoluta, desconhecida até então de todos nós.

Obs: Adorei as animações que fizeram com minhas frases. Pudera eu ter tempo para isso. :emoticon1:

videomaker

Flavio Costa escreveu:

E ai Flavio ,

Tenho que começar dizendo que tenho que discordar , quanto
ao que creio , não tenho provas.
Talvez não tenha as que vc quer , apenas isso.
A diferença e que o teista ve um sentido e uma explicação para
a vida e suas consequencias.
Enquanto vc ateus , vivem uma vida amparada na casualidade ,
em acontecimentos aleatorios e sem proposito.
Se vc prefere levar a sua vida , apenas achando que o que tens , é o suficiente, otimo , viva assim.
PREFIRO viver acreditando , que tudo tem um proposito e que
isso pode ser o melhor para se viver.

é só uma escolha.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Tranca-Ruas escreveu:
videomaker escreveu:Exatamente tranca , para mim não existe azar , isso para mim. Agora para aquele amigão que vive sobre vivencias casuais, é claro que só pode contar com a sorte ou azar.

Parece que você distingue o que é sorte e azar para uns e outros, ao passo que isso se aplica a todos (leia-se sorte ou azar como o mais puro ACASO).

Ou seja, para quem acredita estar protegido ou submetido a vontade de deus ou o que quer que seja, estes não estarão submetidos à sorte ou azar, mas à vontade de deus, e o resto que se dane, caso não acreditarem nisto.

Videomaker escreveu: Sua familia vive assim , otimo , prova que são pessoas que estão a um passo na frente.

Eu acho que só fazem o que é mais racional fazer. Conviver com os problemas do melhor modo.

Videomaker escreveu:Desculpe amigo, mais ou se tem razão um sofrimento, ou não tem, e se não tem, ou foi azar ou sorte, e não é por que quero. na paz.

Agora não entendi nada. Parece que você inverteu os fatores. É você quem não se conforma com o acaso, não eu.

Tranca , com o que contamos ?
Com uma lei de causa e efeito , que rege o universo , essa
é uma alternativa entre outras que nos mostram.
Primeiro é preciso pelo menos achar , que a vida tem um
sentido , pelo menos isso!
Leia-se sentido , não apenas comer , dormir , tranzar , amar ,
trabalhar e etc.
Dar sentido a vida é ser melhor , e confiar nisso.
Aquele que apenas ve em sua vida a sorte de estar vivo , e
que isso apenas basta , tem que contar tambem com a falta
dela , só por acaso.
Essa é a diferença.

na paz.

Flavio Costa
Contato:

videomaker escreveu:Tenho que começar dizendo que tenho que discordar , quanto ao que creio , não tenho provas.
Talvez não tenha as que vc quer , apenas isso.

Você não tem provas de que todos os fatos da vida necessariamente provém de uma causa moral bem determinada. Entenda que, mesmo que existam espíritos, essa sua visão não é automaticamente verdadeira.

videomaker escreveu:A diferença e que o teista ve um sentido e uma explicação para a vida e suas consequencias.

Não, as pessoas, independente de opção religiosa, vêm um sentido nas coisas que lhe acontecem na vida. A única diferença é que o espírita busca dar uma explicação moral a praticamente todos os aspectos relevantes. Em outras palavras, achar que tudo é justo. Essas explicações, para alguns, dão ânsia de vômito.

videomaker escreveu:é só uma escolha.

Mas você não parece muito resignado com as escolhas discordantes da sua...
- William Shakespeare
- William James

Luis Dantas
Contato:

Tchobi escreveu:

As ciências descrevem aquilo de acordo com o ponto de vista limitado do humano.

O que você propõe como alternativa ao "ponto de vista limitado do humano" que não seja de alguma forma alegação sobrenatural?

Então é uma verdade sim, porém completamente relativa.

Pelo contrário, Tchobi. A única verdade que a ciência consegue descrever é exatamente a que não é relativa, que não depende das características do sujeito e sim das do objeto estudado.

É mais ou menos a mesma analogia se compararmos Newton com Einstein. Você, o mundo diz que o que a ciência diz condiz com a verdade. Este é o engano.

Se você conhece o método científico, sabe que essa sua afirmação é fútil.

É uma verdade relativa.

Relativa em relação a que?

É interessante como a psicologia cada vez mais tem caminhado para o fator espiritual.

A psicologia tem se diversificado muito em décadas recentes, e se é verdade que há linhas que se voltaram para assuntos mais abstratos e subjetivos, de uma forma geral parece que pelo contrário ela tem se tornado mais materialista, mais interessada em bioquímica e neurologia do que em "fatores espirituais". Até a psicanálise, provavelmente a linha mais espiritual da psicologia, tem enfrentado muitos questionamentos e atuado em par com a psiquiatria.

Eu não pretendo provar que a DE condiz com a verdade. O máximo que posso fazer aqui é expor o que ela trata como vocês aqui o fazem. Vocês têm como provar porque a ciência já está formatada na linguagem humana. Como poderia explicar uma doutrina que está numa formatação intangível a vocês?

Não pode, claro. Também não pode provar que não está simplesmente delirando.

A DE é uma das formatações que tenta retratar parte da verdade.

Sim. Uma das mais toscas, confusas e materialistas. E também das mais obsoletas. Mas não deixa de ser uma tentativa de retratar parte da verdade, de acordo.

É como o Budismo, Hinduísmo, por exemplo. Enquanto a primeira fala de espíritos as outras falam de essência, divindade interior, o que não deixa de ser o mesmo.

Você critica o reducionismo da ciência, mas quer nos impor o da DE, que é muito mais grotesco? Não, obrigado, prefiro passar sem.

A primeira fala de reforma íntima, as outras de renúncia ao ego. São formatações diferentes e parciais da verdade absoluta desconhecida ainda de todos nós.

Se é verdade absoluta desconhecida, não faz sentido falar dela... aliás, como você sabe que é desconhecida? Pode ser que acredite firmemente que assim seja, mas não há como saber se é verdade.

Um diálogo entre um cético e um místico seria como um daltônico dialogar com uma pessoa normal.

Ou talvez como um sóbrio conversar com um bêbado? Aliás, estamos falando de misticismo ou de espiritismo? Não são nem aproximadamente a mesma coisa...

Ambas vislumbram a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Ambos afirmam que suas maneiras são as corretas. Se ambos se respeitarem então não há conflitos. Podem até ser amigos. Mas se qualquer um tentar impor sua verdade então haverá divergências, pois o direito de cada um termina onde começa o do outro.

É por isso que respeito a crença de vocês que consideram a ciência como dona da verdade. Crença sim, pois só poderia ser fato se condizisse com a verdade absoluta, desconhecida até então de todos nós.

Você está alegando que a verdade é sempre desconhecida, mas ao mesmo tempo reserva para si o direito de ter essa certeza e nos cobra que a imitemos. Não acho essa postura muito honesta, desculpe a franqueza.

Trancado