A Voz de Deus II

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: A Voz de Deus II

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Que fato? Ah, tá! O de que 98% da população mundial é esquizofrênica...
Lindo! Palmas para o sábio que disse, e duas para o que acreditou!

98% da população mundial ouve vozes sobrenaturais?

Algo em torno disto.

Nossa Igor... fraquinho eu argumento mesmo heim.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Re.: A Voz de Deus II

Mensagem por aknatom »

Igor... pede pro emmmcri te mandar umas balinhas pelo correio, acho que vc está precisando... :emoticon12:
aquela de "soprou-me um versículo" do outro tópico foi demais... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

É sobre este tipo de coisa que Pe. zezinho falava em seu artigo. Pessoas que criam uma espécie de religião ateísta-cientificista. Os não-seguidores são demonizados...
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:Igor... pede pro emmmcri te mandar umas balinhas pelo correio, acho que vc está precisando... :emoticon12:
aquela de "soprou-me um versículo" do outro tópico foi demais... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ah, tá. Eu devo ser esquizofrênico, também. Não é mesmo, campeão? Parabéns!

aknatom

Mensagem por aknatom »

Não é nada disso... não desvirtue novamente... o tema do tópico é "alucinações" e a correlação percentual entre esquizofrênicos religiosos e religiosos que vêem ou ouvem deus. Nada de demonizar ninguém. Se deus existisse, ou na sua interpretação, quizesse ser visto, ele aparecia no fantástico, e não na cabeça de uma meia duzia de gente que para de vê-lo assim que toma anti-psicótico.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Igor... pede pro emmmcri te mandar umas balinhas pelo correio, acho que vc está precisando... :emoticon12:

Alucinações ocorrem em várias situações, não só com esquizofrênicos mas também em estados alterados de consciência.
Mas agora, falando sério, fiquei preocupado... vc só lembrou do versículo ou vc ouviu a voz de deus lendo ele pra vc? :emoticon5:

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:

Alucinações ocorrem em várias situações, não só com esquizofrênicos mas também em estados alterados de consciência.
Mas agora, falando sério, fiquei preocupado... vc só lembrou do versículo ou vc ouviu a voz de deus lendo ele pra vc? :emoticon5:

Eu ouvi a citação, não o texto. Não tinha a menor idéia, de cabeça, do que havia lá. Fui ler e era a dita passagem.
Acontece comigo, normalmente quando oro pelos servos do meu ministério e quando leio para eles a passagem, era algo que eles precisaraim ouvir naquele momento.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:É sobre este tipo de coisa que Pe. zezinho falava em seu artigo. Pessoas que criam uma espécie de religião ateísta-cientificista. Os não-seguidores são demonizados...

Não há o mínimo bom senso em chamar de ateísta-cientificista que demoniza os não seguidores quem levanta dúvidas quanto a afirmação de que 98% da população mundial ouve vozes celestiais, uma vez que o dado é fundamentado apenas na crença alheia de que 98% da população mundial ouve vozes celestiais.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

aknatom

Mensagem por aknatom »

Certo, entendo... vc teve um pensamento solto, expontâneo, e ao focalizar no que tinha pensado percebeu que era a citação ou, ouviu mesmo, tipo assim, como se tua mulher estivesse do teu lado e falasse algo.
Vc teve a impressão de ouvir com a mente ou com o ouvido?

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:Certo, entendo... vc teve um pensamento solto, expontâneo, e ao focalizar no que tinha pensado percebeu que era a citação ou, ouviu mesmo, tipo assim, como se tua mulher estivesse do teu lado e falasse algo.

Ouví, claramento. Mas, que diferença faz, né?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:É sobre este tipo de coisa que Pe. zezinho falava em seu artigo. Pessoas que criam uma espécie de religião ateísta-cientificista. Os não-seguidores são demonizados...

Não há o mínimo bom senso em chamar de ateísta-cientificista que demoniza os não seguidores quem levanta dúvidas quanto a afirmação de que 98% da população mundial ouve vozes celestiais, uma vez que o dado é fundamentado apenas na crença alheia de que 98% da população mundial ouve vozes celestiais.

Mesmo que seja um número menor, como o apontado pelo Raphael, não é nem um pouco sensato achar que tanta gente seja esquizofrênica. Não que o fato de tanta gente dizer ouvir ou sentir o seobrenatural o torne verdadeiro. Não, não estou dizendo isso. Estou dizendo que é simplismo dizer que é esquizofrenia. No mais, eu já convivi com uma pessoa que tinha, de fato, este problema. Apesar de não ser profissional da área de saúde, sei o bastante para dizer que o conjunto sintomático é bem diverso.
Massssss. Podem dizer o que quiserem.

Xicao

Mensagem por Xicao »

todos são normais, só os ateus é que são anormais.... os únicos que não sofrem de esquizofrenia, transtorno bipolar, etc, et tal :emoticon13:

Por mais que desejamos, por mais que anseiamos que Deus exista....
Nenhuma Divindade ou Deus virá a existir para atender nossos anseios...

Citação da Bíblia Sagrada- Anotado por mim na contra-capa de Caneta Bic Preta
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:
aknatom escreveu:Certo, entendo... vc teve um pensamento solto, expontâneo, e ao focalizar no que tinha pensado percebeu que era a citação ou, ouviu mesmo, tipo assim, como se tua mulher estivesse do teu lado e falasse algo.

Certo... realmente, que esquizofrenia é uma explicação muito simples é, afinal, não é só esquizofrenia que provoca alucinações. Existente outros tipos de situações, como drogas e estados alterados de consciencia por exemplo, que provocam alucinações.
Porém, nenhuma destas situações são normais. Enquanto as coisas que vc está vendo ou ouvindo são inspirações divinas para o que deve ler para os fiéis do seu rebanho, fica de boa... se a coisa começar a tomar maior vulto, vc perceber que as suas lembranças de alguma cena são diferentes da lembrança dos seus amigos e parentes, ou vc estiver vendo algo que eles não estão, mesmo que essa coisa seja deus, por precaução, dê uma chance a deus: tome seu remédio. Procure um psiquiatra, relate o que acontece e peça seu medicamento. Não por duvidar de deus mas sim por duvidar de sí próprio, homem frágil que pode estar mascarando uma dificuldade de lidar com a dureza da vida em mensagem divina. Pode ter certeza que deus não vai entender isso como traição e deixar de falar com vc só por causa disso... duvidar de deus pode ser pecado mas duvidar de sí mesmo é constatação de quão pequeno somos diante do altíssimo.
OBS: apesar das minhas palavras estarem soando fora do meu modo de pensar, sei que elas estão dentro do seu... uso a sua crença e o seu linguajar pra me comunicar adequadamente pois, como disse acima, fiquei preocupado.

Abraços.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Mesmo que seja um número menor, como o apontado pelo Raphael, não é nem um pouco sensato achar que tanta gente seja esquizofrênica. Não que o fato de tanta gente dizer ouvir ou sentir o seobrenatural o torne verdadeiro. Não, não estou dizendo isso. Estou dizendo que é simplismo dizer que é esquizofrenia. No mais, eu já convivi com uma pessoa que tinha, de fato, este problema. Apesar de não ser profissional da área de saúde, sei o bastante para dizer que o conjunto sintomático é bem diverso.
Massssss. Podem dizer o que quiserem.

O único ponto em questão nesta discussão específica é que você não tem a mais mínima base para citar um número, alto ou baixo, que estabeleça o percentual de pessoas no mundo que ouve vozes sobrenaturais.

Ou seja, você citou com extrema convicção um dado extremamente preciso sem qualquer base objetiva na realidade dos fatos que o justificasse.
Isto lhe tira o direito de condenar quem extrapole este fato para outros possíveis e conclua que outras convicções suas tenham bases tão frágeis quanto.

No mais, uma pequena minoria das pessoas que dizem ouvir vozes celestiais são esquizofrênicos.
A maioria se enquadra em outras classificações, dentre as quais a dos carentes afetivos é a mais comum.

Se quer argumentar contra, cite da Bíblia as vezes em que Deus fala a homens para tratar de futilidades pessoais de interesse exclusivo destes.

Verá que esta vulgarização da paroli é mais comum entre pentecostais e carismáticos do que na tradição religiosa canônica.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:

Certo... realmente, que esquizofrenia é uma explicação muito simples é, afinal, não é só esquizofrenia que provoca alucinações. Existente outros tipos de situações, como drogas e estados alterados de consciencia por exemplo, que provocam alucinações.
Porém, nenhuma destas situações são normais. Enquanto as coisas que vc está vendo ou ouvindo são inspirações divinas para o que deve ler para os fiéis do seu rebanho, fica de boa... se a coisa começar a tomar maior vulto, vc perceber que as suas lembranças de alguma cena são diferentes da lembrança dos seus amigos e parentes, ou vc estiver vendo algo que eles não estão, mesmo que essa coisa seja deus, por precaução, dê uma chance a deus: tome seu remédio. Procure um psiquiatra, relate o que acontece e peça seu medicamento. Não por duvidar de deus mas sim por duvidar de sí próprio, homem frágil que pode estar mascarando uma dificuldade de lidar com a dureza da vida em mensagem divina. Pode ter certeza que deus não vai entender isso como traição e deixar de falar com vc só por causa disso... duvidar de deus pode ser pecado mas duvidar de sí mesmo é constatação de quão pequeno somos diante do altíssimo.
OBS: apesar das minhas palavras estarem soando fora do meu modo de pensar, sei que elas estão dentro do seu... uso a sua crença e o seu linguajar pra me comunicar adequadamente pois, como disse acima, fiquei preocupado.

Abraços.

Valeu, obrigado pela preocupação.
É sinal de que você me considera como amigo, como também eu te considero.
Você está certo no que diz, quanto a distorções de memória, estados de consciência alterada, etc. Também sempre fui,e continuo, muito crítico dos que atribuem tudo a Deus e ao demônio no seu dia-a-dia. Mas como ultimamente só tenho falado sobre religião aqui, devem estar pensando que surtei. :emoticon16:
Felizmente, não sofro de qualquer transtorno psiquiátrico. Como disse, passei, inclusive, por uma avaliação recente. O máximo que já cheguei foi em uma crise depressiva. Mas, contrariando o autor que inicia o tópico, durante este período eu não fiquei nem uma gota mais religioso, pelo contrário, fiz a dura experiência do abandono, pela qual muitos santos passaram: a travessia da noite escura. No momento em que vivi, eu, logicamente, não via isso com qualquer sinal de santidade. Só depois de passada a situação pude perceber. E nem neste período precisei tomar qualque medicação.
Um abraço

aknatom

Mensagem por aknatom »

Depressão ser acompanhada de abandono das convicções religiosas também não pode ser chamado de santidade porque é um fenômeno comum a todas as religiões. Vc perde a vontade de viver e perde a energia de tomar atitudes na vida... se a base das suas ações é deus, se sente abandonado por deus, se é iemanjá ela te abandonou e se é budista percebe que não tem vontade para nada. Não é experiência de santidade, é experiência de doença mesmo.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Na verdade, ouvir vozes é muito comum num período posterior a depressão chamado de euforia, ou mania. É muito comum nas pessoas e o ciclo depressão-mania tem características próprias em cada pessoa, podendo variar de minutos a anos, dependendo da pessoa. A gravidade da depressão e da mania também varia bastante... mas quanto mais profunda uma mais alta a outra. Inclusive, depressivos raramente se suicidam numa fase depressiva.. eles não tem forças pra isso... o suicídio ocorre numa melhora no início da fase maníaca.

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:Depressão ser acompanhada de abandono das convicções religiosas também não pode ser chamado de santidade porque é um fenômeno comum a todas as religiões. Vc perde a vontade de viver e perde a energia de tomar atitudes na vida... se a base das suas ações é deus, se sente abandonado por deus, se é iemanjá ela te abandonou e se é budista percebe que não tem vontade para nada. Não é experiência de santidade, é experiência de doença mesmo.

Não disse que a depressão é experiência de santidade. Após sair da depressão, várias pessoas que viriam a ser reconhecidas como santas pela Icar voltavam à fé com um ardor renovado.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:O único ponto em questão nesta discussão específica é que você não tem a mais mínima base para citar um número, alto ou baixo, que estabeleça o percentual de pessoas no mundo que ouve vozes sobrenaturais.

A base considerada é a dos que creem no sobrenatural. É como calcular o número dos que tem uma lâmpada com casa, a partir do número de casas com ligação elétrica. :emoticon10:

Ou seja, você citou com extrema convicção um dado extremamente preciso sem qualquer base objetiva na realidade dos fatos que o justificasse.
Isto lhe tira o direito de condenar quem extrapole este fato para outros possíveis e conclua que outras convicções suas tenham bases tão frágeis quanto.

Com todo o respeito fraterno que tenho por ti, você não possui qualquer poder para dizer se tenho ou não direito de condenar uma convicção intelectual.

No mais, uma pequena minoria das pessoas que dizem ouvir vozes celestiais são esquizofrênicos.
A maioria se enquadra em outras classificações, dentre as quais a dos carentes afetivos é a mais comum.

O percenetual de esquizofrênciso e detentores de outros transtornos psiquico-afetivos deve ser análogo entre crentes e não-crentes. A experiência nos mostra.

Se quer argumentar contra, cite da Bíblia as vezes em que Deus fala a homens para tratar de futilidades pessoais de interesse exclusivo destes.

Verá que esta vulgarização da paroli é mais comum entre pentecostais e carismáticos do que na tradição religiosa canônica.

Pra que mais "fútil", se considerarmos essa convicção, do que Deus aparecer para Abraão para dizer que ele terá um filho? Ou do que ter com Jeremias e mandar ele casar-se com uma prostituta? Ou a Jacó para ajudá-lo a resolver sua querela pessoal com seu irmão? Ou a José, para fazê-lo desistir de fujir de casa? Ou, ainda, para dizer a alguém para mandar-lhe comer pão?
Ora, Acauan. sem essa.
Na tradição religiosa canônica, Deus dizia a Sta. Terezinha (doutora da Igreja) até para varrer a casa.

Gilson

Mensagem por Gilson »

Ou são safados ou são esquizofrênicos.
Mas que eu saiba, muito esquizofrênico ouve vozes de deuses ou de conteúdo religioso. Será que a esquizofrenia faz isto com eles ou é a religião e a fé que os transforma em esquizofrênicos?[/quote]
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na maioria das vezes, creio, a primeira hipótese é a mais sensata de se inferir. A religião e a fé potencializan o mal.
Vejo hoje no jornal que um deputado quer que seja aprovado um projeto de lei que proíbe a realização de concursos públicos no sábado, face a grande maioria da população do país declarar-se cristã, portanto, na obrigação de guardarem o dia como dia destinado ao descanso.
No jornal , hoje também, leio a notícia de mais um assassinato
de criança em , possível, rito de magia negra. Consideradas as estatísticas alamarmantes envolvendo tal prática, já não seria hora do nossos governantes pensarem em impor limites à essa libertinagem religiosa que assola o país. Afora o claríssimo e descarado estelionato representado pela venda de curas e salvação espiritual na eternidade.
Há que haver alguma solução.
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático

aknatom

Mensagem por aknatom »

Vc falou sim, seu blasfemo... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

igor escreveu: No momento em que vivi, eu, logicamente, não via isso com qualquer sinal de santidade. Só depois de passada a situação pude perceber.
Editado pela última vez por aknatom em 12 Jun 2007, 12:30, em um total de 2 vezes.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: O único ponto em questão nesta discussão específica é que você não tem a mais mínima base para citar um número, alto ou baixo, que estabeleça o percentual de pessoas no mundo que ouve vozes sobrenaturais.

A base considerada é a dos que creem no sobrenatural. É como calcular o número dos que tem uma lâmpada com casa, a partir do número de casas com ligação elétrica. :emoticon10:

Nem todas as pessoas que acreditam no sobrenatural ouvem vozes sobrenaturais e você sabe muito bem disto, só usou este recurso para não reconhecer que falou bobagem ao lançar do nada os tais 98%, pelo contrário, insistiu nela ao fazer esta comparação infeliz com lâmpadas e ligações elétricas, como se houvesse uma correlação óbvia e direta entre as duas situações.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: Ou seja, você citou com extrema convicção um dado extremamente preciso sem qualquer base objetiva na realidade dos fatos que o justificasse.

Com todo o respeito fraterno que tenho por ti, você não possui qualquer poder para dizer se tenho ou não direito de condenar uma convicção intelectual.

De fato não tenho poder nenhum, mas ser capaz de identificar um direito e ter o poder para impô-lo são duas coisas completamente distintas. Mais uma vez suas comparações carecem de lógica.
E caso queira interpretar meu comentário dentro de um sentido jurídico, cada um tem o direito de condenar o que quiser a título de opinião, mas você sabe muito bem que me referi ao fato de que você próprio forneceu motivos para se dar pouco crédito às suas convicções com seus argumentos fundamentados em estatísticas inventadas.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: No mais, uma pequena minoria das pessoas que dizem ouvir vozes celestiais são esquizofrênicos.

O percenetual de esquizofrênciso e detentores de outros transtornos psiquico-afetivos deve ser análogo entre crentes e não-crentes. A experiência nos mostra.

Não são crentes e não crentes que estão sendo distinguidos aqui, mas pessoas que ouvem vozes sobrenaturais e pessoas que não ouvem vozes sobrenaturais. Você fala como se ser crente implicasse necessariamente em constar no primeiro grupo, o que não é verdade e a experiência cotidiana mostra, exceto entre grupos específicos cuja amostra não possui significância para ser tomada como representativa do Universo.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: Se quer argumentar contra, cite da Bíblia as vezes em que Deus fala a homens para tratar de futilidades pessoais de interesse exclusivo destes.

Pra que mais "fútil", se considerarmos essa convicção, do que Deus aparecer para Abraão para dizer que ele terá um filho? Ou do que ter com Jeremias e mandar ele casar-se com uma prostituta? Ou a Jacó para ajudá-lo a resolver sua querela pessoal com seu irmão? Ou a José, para fazê-lo desistir de fujir de casa? Ou, ainda, para dizer a alguém para mandar-lhe comer pão?
Ora, Acauan. sem essa.
Na tradição religiosa canônica, Deus dizia a Sta. Terezinha (doutora da Igreja) até para varrer a casa.

Sem essa você.
Não me subestime.
Todas as citações sobre patriarcas bíblicos tem importância decisiva para demarcar a História do povo eleito.
Querer comparar o anúncio do nascimento de Isaac, do qual descenderia Israel, com as futilidades cotidianas que carismáticos alegam deveria ser ofensivo para um religioso.
E a "querela" de Esaú e Jacó tinha a ver com a progenitura, com quem seria o patriarca, a coisa mais importante no significado histórico-religioso dos dois personagens.
Não sei quanto à Sta. Terezinha varrer a casa, mas na tradição canônica há sempre um significado simbólico pastoral presente no contexto das citações.

Estranho que justamente você denuncie esta tradição como fútil.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: O único ponto em questão nesta discussão específica é que você não tem a mais mínima base para citar um número, alto ou baixo, que estabeleça o percentual de pessoas no mundo que ouve vozes sobrenaturais.

Nem todas as pessoas que acreditam no sobrenatural ouvem vozes sobrenaturais e você sabe muito bem disto, só usou este recurso para não reconhecer que falou bobagem ao lançar do nada os tais 98%, pelo contrário, insistiu nela ao fazer esta comparação infeliz com lâmpadas e ligações elétricas, como se houvesse uma correlação óbvia e direta entre as duas situações.

Quem não ouvem sentem, ou acreditam nos que ouvem e sentem. Se assim não fosse, não seriam crentes.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: Ou seja, você citou com extrema convicção um dado extremamente preciso sem qualquer base objetiva na realidade dos fatos que o justificasse.

De fato não tenho poder nenhum, mas ser capaz de identificar um direito e ter o poder para impô-lo são duas coisas completamente distintas. Mais uma vez suas comparações carecem de lógica.
E caso queira interpretar meu comentário dentro de um sentido jurídico, cada um tem o direito de condenar o que quiser a título de opinião, mas você sabe muito bem que me referi ao fato de que você próprio forneceu motivos para se dar pouco crédito às suas convicções com seus argumentos fundamentados em estatísticas inventadas.

Não são estatísticas inventadas. São inferidas. Se tratarmos com este rigor, as estatísticas sobre a audiência das redes de televisão também é inventada.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: No mais, uma pequena minoria das pessoas que dizem ouvir vozes celestiais são esquizofrênicos.

Não são crentes e não crentes que estão sendo distinguidos aqui, mas pessoas que ouvem vozes sobrenaturais e pessoas que não ouvem vozes sobrenaturais. Você fala como se ser crente implicasse necessariamente em constar no primeiro grupo, o que não é verdade e a experiência cotidiana mostra, exceto entre grupos específicos cuja amostra não possui significância para ser tomada como representativa do Universo.

Qualquer que seja o grupo, creio que teremos uma amostragem semelhante com relação à presença de esquizofrenia. Alguns ouvem vozes, apesar da esquizofrenia, outros não ouvem nem com ela.

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu: Se quer argumentar contra, cite da Bíblia as vezes em que Deus fala a homens para tratar de futilidades pessoais de interesse exclusivo destes.

Ora, Acauan. sem essa.

Sem essa você.
Não me subestime.
Todas as citações sobre patriarcas bíblicos tem importância decisiva para demarcar a História do povo eleito.
Querer comparar o anúncio do nascimento de Isaac, do qual descenderia Israel, com as futilidades cotidianas que carismáticos alegam deveria ser ofensivo para um religioso.
E a "querela" de Esaú e Jacó tinha a ver com a progenitura, com quem seria o patriarca, a coisa mais importante no significado histórico-religioso dos dois personagens.
Não sei quanto à Sta. Terezinha varrer a casa, mas na tradição canônica há sempre um significado simbólico pastoral presente no contexto das citações.

Estranho que justamente você denuncie esta tradição como fútil.

O fútil foi posto estre aspas, justamente para denotar que só seriam fúteis se vistos pelos mesmos parâmetros apresentados por você no post inicial.
E o fato de Isaac dar início a um povo, a partir de Abraão, a rigor não diz muita coisa, nem sustenta seu ponto de vista. Jesus disse que o Pai pode criar filhos da Abraão até de pedras. Logo em seguida, ensina que os verdadeiros adoradores não serão reconhecidos pela pertença ou não a Israel, mas pela fidelidade a Deus. E Paulo termina por mostrar que, essencialmente, Deus se preocupa tanto conosco, descendentes de gentios, quanto se preocupara com os judeus. Porque, então, ele falaria com Abraão e não poderia falar comigo?
E você não disse, absolutamente, nada sobre Sta. terezinha. Advirto, inclusive, que ela não é a única. S. Francisco de Assis recebeu ordem de Jesus para reformar uma capela. Sto. Antônio para ir impedir que um homem caísse de um andaime. E por aí vai. A Bíblia ensina que Deus nos quer fiel desde as pequenas coisas. Não estará Ele conosco, também, nas pequenas coisas? Isso feriria a fidelidade Divina, a palavra que diz que mesmo que sejamos infiéis, Deus é fiel, pois não pode trair a si mesmo.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Alter-ego escreveu:Quem não ouvem sentem, ou acreditam nos que ouvem e sentem. Se assim não fosse, não seriam crentes.

Decida-se.
Primeiro você afirmou taxativamente que algo em torno de 98% da população mundial ouve vozes sobrenaturais:

Alter-ego escreveu:
Acauan escreveu:
Alter-ego escreveu:Que fato? Ah, tá! O de que 98% da população mundial é esquizofrênica...
Lindo! Palmas para o sábio que disse, e duas para o que acreditou!

98% da população mundial ouve vozes sobrenaturais?

Algo em torno disto.

Depois disse que tanta gente ouvir o sobrenatural não o torna verdadeiro:

Alter-ego escreveu: Não que o fato de tanta gente dizer ouvir ou sentir o seobrenatural o torne verdadeiro. Não, não estou dizendo isso.

E agora incluiu na sua somatória os que "sentem" vozes (seja lá o que for isto) e os que acreditam neles, como se tudo fosse uma coisa só e passível de ser contada como tal.

Nesta confusão de conceitos que mudam a cada postagem, faltou a única coisa que interessava, fundamentar numericamente sua afirmação a partir de uma fonte identificada, como abaixo:

Número de adeptos por religião no mundo

Fonte: Adherents.com (extraído da Wikipédia)

Cristianismo : 2,1 bilhões – 33,14%
Islã: 1,3 bilhões – 20,51%
Ateus/Agnósticos/Sem religião: 1,1 bilhões – 17,36%
Hinduísmo: 900 milhões – 14,20%
Religião tradicional chinesa: 394 milhões – 6,22%
Budismo: 376 milhões – 5,93%
Religiões tradicionais africanas: 100 milhões – 1,58%
Sikhismo: 23 milhões – 0,36%
Espiritismo: 15 milhões – 0,24%
Judaísmo: 18 milhões – 0,28%
Fé Baha'i: 7 milhões – 0,11%
Jainismo: 4,2 milhões – 0,07%

Total: 6.337,2 milhões

Mesmo que assumíssemos que 100% dos crentes de todas as religiões do mundo (por mais inconciliáveis que sejam entre si) ouvissem, sentissem ou acreditassem em vozes sobrenaturais, excluindo da soma apenas ateus, agnósticos e sem religião, teríamos um universo máximo de 82,64% da população mundial.
Entretanto é absurdo afirmar que 100% dos crentes de todas as religiões ouvem, sentem ou acreditam em vozes sobrenaturais porque:

- Percentual significativo dos cristãos são não praticantes e céticos em maior ou menor grau quanto a estas questões;

- No Islã somente os profetas falam diretamente com Deus, sendo que o Corão declara explicitamente que Mohamed foi o último deles, logo qualquer um que declare ouvir ou sentir a voz de Deus ou acreditar que algum homem atual o fez pode ser apedrejado ou decapitado por heresia;

- O judaísmo tem restrições semelhantes;

- Para os Espíritas somente Jesus falava com Deus. Os demais supostos médiuns humanos só podem se comunicar, segundo a doutrina, com espíritos desencarnados de outros humanos;

- Budistas não falam com Deus ou o escutam ou sentem, mesmo porque não reconhecem um;

Estas dentre outras tantas restrições que poderiam ser feitas provam numericamente a incorreção de seus comentários anteriores e o absurdo do seu número tirado do chapéu.

Alter-ego escreveu: Não são estatísticas inventadas. São inferidas. Se tratarmos com este rigor, as estatísticas sobre a audiência das redes de televisão também é inventada.

Se a sua "estatística" é tão inferida quanto as de audiência de televisão então demonstre o método pelo qual foi obtida, incluindo universo amostral, determinação da amostragem significativa e técnica de medição, elementos básicos para o IBOPE e institutos especializados levantarem seus números.

Já que se comparou a eles, evidencie que a comparação é pertinente, de preferência usando números objetivos, como os que usei no parágrafo anterior.

Alter-ego escreveu:O fútil foi posto estre aspas, justamente para denotar que só seriam fúteis se vistos pelos mesmos parâmetros apresentados por você no post inicial.
E o fato de Isaac dar início a um povo, a partir de Abraão, a rigor não diz muita coisa, nem sustenta seu ponto de vista. Jesus disse que o Pai pode criar filhos da Abraão até de pedras. Logo em seguida, ensina que os verdadeiros adoradores não serão reconhecidos pela pertença ou não a Israel, mas pela fidelidade a Deus. E Paulo termina por mostrar que, essencialmente, Deus se preocupa tanto conosco, descendentes de gentios, quanto se preocupara com os judeus.

Esta tentativa de anular a relevância dos patriarcas de Israel sobre a fundamentação moral da doutrina cristã é mais uma contaminação pentecostal que os carismáticos absorveram, em sua incapacidade de compreender um todo teológico harmonioso que concilia as duas tradições.

Nem a Santa Sé em seus períodos de perseguição aos judeus (ou cristãos novos, o que dava na mesma) tentou coisa parecida, uma vez que a tradição canônica estabelece que o Novo Testamento complementa o Velho, mas não o revoga. A doutrina da revogação é típica de facções evangélicas, principalmente pentecostais não lá muito respeitadas teologicamente.

Toda esta ladainha se desfaz diante do fato simples de que Jesus é apresentado nos Evangelhos como Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Fosse Abraão tão irrelevante quanto uma pedra, como sugeriu, não existiria esta demonstração clara de continuidade expressa figurativamente na linhagem.

Alter-ego escreveu:Porque, então, ele falaria com Abraão e não poderia falar comigo?

Porque Abraão era Abraão e você é você.
Nada pessoal.

Alter-ego escreveu:E você não disse, absolutamente, nada sobre Sta. terezinha. Advirto, inclusive, que ela não é a única. S. Francisco de Assis recebeu ordem de Jesus para reformar uma capela. Sto. Antônio para ir impedir que um homem caísse de um andaime. E por aí vai. A Bíblia ensina que Deus nos quer fiel desde as pequenas coisas. Não estará Ele conosco, também, nas pequenas coisas? Isso feriria a fidelidade Divina, a palavra que diz que mesmo que sejamos infiéis, Deus é fiel, pois não pode trair a si mesmo.

Coisas pequenas não são coisas fúteis.
São Francisco de Assis sorriria compassivo diante das bobagens com que perdem tempo alguns dos que falam em nome dele.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Gente , vocês prestaram a atenção no q escrevi ? Talvez tenha me expressado mal.
Deus falou no meu coração, não em voz audível, como no caso do meu pastor q é uma pessoa lúcida,normal, não apresentando nenhum sinal de esquizofrenia.
Muitas,muitas pessoas mesmo,dentro das igrejas já ouviram a vóz de Deus, seriam todos esquizofrênicos?
Bom cada um crê naquilo q quer.
Abraços.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Trancado