Movimento Cadê o livro, pensador

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alenônimo
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Movimento Cadê o livro, pensador

Mensagem por Alenônimo »

DDA, ou Distúrbio do Déficit de Atenção é uma doença que se caracteriza por problemas no controle do hormônio serotonina no cérebro que faz a pessoa se comportar das seguintes maneiras:
  • Ela não presta muita atenção em nada e é extremamente distraída. Praticamente vive no mundo da Lua.
  • Ela não consegue se concentrar em nenhuma tarefa por muito tempo, mesmo que esta tarefa lhe seja de interesse.
  • Ela não consegue ler ou esperar por muito tempo, ou não consegue terminar um livro, por exemplo.
  • Ela passa muita raiva e até não consegue fazer qualquer tarefa em que sofra algum tipo de pressão para acabá-la. Geralmente quem tem essa doença não pára em qualquer emprego por muito tempo ou não acaba nenhuma faculdade.
  • Essa pessoa tende a geralmente ser muito agitada (Hiperatividade) ou muito explosiva (Impulsividade).
  • Essa doença se manifesta na grande maioria dos casos desde o nascimento e as crianças geralmente são conhecidas por ser extremamente arteiras e levadas (Hiperatividade) ou extremamente isoladas (Impulsividade).
  • Costuma vir com alguns outros comportamentos ou doenças congênitas como depressão, distimia, isolamento social e até criatividade excessiva.

Basicamente isso… Outros sinônimos para essa doença são Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), TDA com Hiperatividade (TDA-H ou TDAH) e TDA com Impulsividade (TDA-I). O tratamento geralmente é feito com um remédio estimulante como a Ritalina (estranhamente se usa estimulante, mesmo que a criança seja hiperativa pois acontece do uso de calmantes e anti-depressivos possuírem o efeito de piorar os sintomas).

O tratamento é mais proveitoso se feito com um neurologista e com o paciente ainda criança, e esta doença geralmente é hereditária. É bom, na suspeita da doença, procurar comparar os sintomas com o de sites como o http://www.tdah.org.br/ e procurar um neurologista especializado na área. A doença em sí não traz problemas de saúde nenhum mas o tratamento ajuda a pessoa a resolver esses sintomas e aumentar a qualidade de vida da pessoa.

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

eu tenho rinite(ou seria renite?) :emoticon13:
Imagem

Pug

Re: Re.: Movimento Cadê o livro, pensador

Mensagem por Pug »

Samael escreveu:
Pug escreveu:
Samael escreveu:
Leo Vieira escreveu:TOC? DDA? Poderiam des-abreviar isso e me dizer o que é???

Transtorno Obsessivo Compulsivo e Deficit de Atenção, eu acho.

Bom, só pra brincar na listinha, eu já tive agarofobia e depressão.

Conheço relativamente a primeira, já a segunda...

Ambas, ao menos em mim, tem origem semelhante e nos mesmos problemas.

E o mais engraçado é ter ouvido a vida inteira que tais problemas não tem causas genéticas comprovadas, embora minha mãe e meu avô materno tenham tido os mesmos problemas...

Isso da genética é de facto curioso, porque de forma geral, existe sempre um familiar...

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

É.... E eu tenho sindrome do gonocócos na pleura cerebral aortica. :emoticon15:

É algo terrível, meu cerebro purga fetido, tenho convulsões preonasticas-quanticas, vez ou outra tenho recaida gay e outras ataco jovensinha inocentes...
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

"Eu quero a Najma como Moderadora..."

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

A psicologia deveria se resumir a separar os malucos dos normais (e eletrocutar e dar calmantes potentes para os malucos).

Esse monte de "distúrbios" de qualquer coisa não passa de doença de fresco.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

user f.k.a. Cabeção escreveu:A psicologia deveria se resumir a separar os malucos dos normais (e eletrocutar e dar calmantes potentes para os malucos).

Perfeitamente... Eu completaria o que disse dizendo que, por vezes, se dá nome de doenças a desvio de carater de alguns, afim de que esses frequentem a sociedade fisica e virtual sem culpas... Ou melhor com desculpas !!!!
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Sim, e tem também os eufemismos, como dizer que um retardado é hiperativo.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Sim, e tem também os eufemismos, como dizer que um retardado é hiperativo.

O que incluise é um paradoxo. Como um retardado pode ser hiperativo ???? Ou ele é retardado ou é hiperativo...

Será que esta estorieta resistiria a um único pedido de uma prova. Tal como um laudo de diagnóstico de tal doença ???
Editado pela última vez por O Enviado em 27 Dez 2005, 18:07, em um total de 1 vez.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Mr. Crowley escreveu:eu tenho rinite(ou seria renite?) :emoticon13:

Sério? Eu tenho rinite alérgica, sinuzite crônica e adenóide

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:A psicologia deveria se resumir a separar os malucos dos normais (e eletrocutar e dar calmantes potentes para os malucos).

Noffa, gente, como ele é macho! :emoticon12:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Tranca-Ruas escreveu:O forista rapha... possui BC e VA.

Fica na tua, você mora em Londrina.

o pensador

Mensagem por o pensador »

huahuahua..este tópico tá muito engraçado :emoticon12: ..educativo,mas engraçado :emoticon16:

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:huahuahua..este tópico tá muito engraçado :emoticon12: ..educativo,mas engraçado :emoticon16:

Você está rindo ou chorando ????

Creio que sua noção de realidade também está afetada .... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

o pensador

Será que a teoria do Ben Carson está correta;de que estes dirtúrbios psicológicos costumam acometer os internautas em grande escala?honestamente eu tendo a concordar com ele..

o pensador

O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:huahuahua..este tópico tá muito engraçado :emoticon12: ..educativo,mas engraçado :emoticon16:

Você está rindo ou chorando ????

Creio que sua noção de realidade também está afetada .... :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Pô..tu virou meu psiquiatra agora :emoticon2: ?Tudo bem entâo..só nâo vale cobrar honorários já que vc é meu chapa :emoticon19:

o pensador

Samael escreveu:
Mr. Crowley escreveu:eu tenho rinite(ou seria renite?) :emoticon13:

Sério? Eu tenho rinite alérgica, sinuzite crônica e adenóide

E eu pensando que era lesado(brincadeirinha Grande Sama :emoticon12: )

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Samael escreveu: Bom, só pra brincar na listinha, eu já tive agarofobia e depressão.

Eu tb e ainda ansiedade,na verdade, a ansiedade levou a depressão e a agarofobia segundo a análise.
Editado pela última vez por emmmcri em 27 Dez 2005, 19:26, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Samaeli escreveu: Bom, só pra brincar na listinha, eu já tive agarofobia e depressão.

Eu tb e ainda ansiedade,na verdade, a ansiedade levou a depressão e a agarofobia segundo a análise.[/quote]
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

o pensador

emmmcri escreveu:[quote="SamaelBom, só pra brincar na listinha, eu já tive agarofobia e depressão.

Eu tb e ainda ansiedade,na verdade, a ansiedade levou a depressão e a agarofobia segundo a análise.

Meu irmâo já teve graves crises de bronquite.Ele conseguiu controlar com as medidas adequadas,mas ainda sim tem crises violentas vez por outra.E assim como vc e o Sama eu também já tive sinusite.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
Meu irmâo já teve graves crises de bronquite.Ele conseguiu controlar com as medidas adequadas,mas ainda sim tem crises violentas vez por outra.E assim como vc e o Sama eu também já tive sinusite.

Q U E M ??????
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Simão_Bacamarte
Contato:

Mensagem por Simão_Bacamarte »

Grandes coisas... Meu Pai tem Esquizofrenia, e corre o risco de eu ou a minha irmã termos...
Resumindo... Tô fudido.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Giuliano_Cardoso escreveu:Grandes coisas... Meu Pai tem Esquizofrenia, e corre o risco de eu ou a minha irmã termos...
Resumindo... Tô fudido.

Então haja diazepan, Aldol e fernegam !!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Isso não é psicologia, é psiquiatria.

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

O segundo texto que o Tranca-ruas postou, tirado do site http://www.metas.com.br/add/add.htm , na verdade é um dos capítulos do livro Transforme seu cérebro, transforme sua vida, do doutor Daniel Amen. Um excelente livro. Muito bom mesmo. Não trata apenas de DDA, mas de todos os distúrbios mais comuns.

Alenônimo escreveu:DDA, ou Distúrbio do Déficit de Atenção é uma doença que se caracteriza por problemas no controle do hormônio serotonina no cérebro que faz a pessoa se comportar das seguintes maneiras:
  • Ela não presta muita atenção em nada e é extremamente distraída. Praticamente vive no mundo da Lua.
  • Ela não consegue se concentrar em nenhuma tarefa por muito tempo, mesmo que esta tarefa lhe seja de interesse.
  • Ela não consegue ler ou esperar por muito tempo, ou não consegue terminar um livro, por exemplo.
  • Ela passa muita raiva e até não consegue fazer qualquer tarefa em que sofra algum tipo de pressão para acabá-la. Geralmente quem tem essa doença não pára em qualquer emprego por muito tempo ou não acaba nenhuma faculdade.
  • Essa pessoa tende a geralmente ser muito agitada (Hiperatividade) ou muito explosiva (Impulsividade).
  • Essa doença se manifesta na grande maioria dos casos desde o nascimento e as crianças geralmente são conhecidas por ser extremamente arteiras e levadas (Hiperatividade) ou extremamente isoladas (Impulsividade).
  • Costuma vir com alguns outros comportamentos ou doenças congênitas como depressão, distimia, isolamento social e até criatividade excessiva.

Basicamente isso… Outros sinônimos para essa doença são Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), TDA com Hiperatividade (TDA-H ou TDAH) e TDA com Impulsividade (TDA-I). O tratamento geralmente é feito com um remédio estimulante como a Ritalina (estranhamente se usa estimulante, mesmo que a criança seja hiperativa pois acontece do uso de calmantes e anti-depressivos possuírem o efeito de piorar os sintomas).

O tratamento é mais proveitoso se feito com um neurologista e com o paciente ainda criança, e esta doença geralmente é hereditária. É bom, na suspeita da doença, procurar comparar os sintomas com o de sites como o http://www.tdah.org.br/ e procurar um neurologista especializado na área. A doença em sí não traz problemas de saúde nenhum mas o tratamento ajuda a pessoa a resolver esses sintomas e aumentar a qualidade de vida da pessoa.

O site da ABDA, citado acima, é muito bom. É um dos melhores sobre o assunto. Mas, sinceramente, eu não gostei dessa descrição não. É genérica e inexata. Não concordo muito, por exemplo, com a afirmação de que um DDA não consegue prestar atenção mesmo naquilo que lhe desperta interesse. Isso contraria todas as outras fontes, bem como a minha experiência pessoal. Há textos bem melhores, no próprio site.

Não sei se a situação ainda continua a mesma, mas havia muita informação ruim sobre o DDA na internet. Informações defasadas. O conceito atual de DDA é bastante recente, tem menos de 10 anos. As novas pesquisas demoliram muitos conceitos antigos, que ficaram ultrapassados. Qualquer site que considere DDA e hiperatividade como sinônimos deve ser descartado imediatamente.

Se alguém tiver interesse em se aprofundar sobre o DDA, eu sugiro a seguinte seqüência:

1) Ler no site http://www.mentalhelp.com.br toda a seção sobre esse distúrbio. O site Mentalhelp é excelente, e pode ser usado como leitura de partida para qualquer distúrbio psiquiátrico que se queira pesquisar. Sugiro enfaticamente como primeira leitura. A leitura desse site é muito instrutiva.

Para alguém que é apenas um curioso, a leitura do site Mentalhelp já seria suficiente. Mas se a pessoa desconfia que pode ter esse problema, ou algum parente, então poderia continuar assim:

2) Ler todo o site da ABDA, http://www.tdah.org.br .

3) Ler o site http://www.universotdah.com.br e fazer todos os testes.

4) Se ainda quiser continuar a pesquisar na internet, consultar os demais sites apontados na seção de links do site Mentalhelp. http://www.mentalhelp.com.br/dda_ADHD_links.htm

5) Comprar e ler o livro Transforme seu cérebro, transforme sua vida, do Dr. Daniel G. Amen, Editora Mercuryo.
Imagem

6) Comprar e ler o livro Mentes Inquietas, de Ana Beatriz G. Silva, Editora Gente.
Imagem

Este último livro têm uma visão bastante peculiar sobre o assunto. Não encara o DDA como uma doença, embora reconheça os males que ela causa, mas como um modo especial de funcionamento cerebral. Por isso a autora usa com freqüência a expressão modo de funcionamento DDA.

Os demais livros sobre o tema eu não conheço. Só posso recomendar esses dois. Ambos são ótimos.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Tranca-Ruas escreveu:O forista rapha... possui BC e VA.

E BV, alguém tem? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O que são BC e VA?
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Trancado