Edson Jr escreveu:Apocaliptica escreveu:Posso escolher ter mais ou menos bens, comprar uma marca ou outra, trocar meu TV ou não. Mas não posso ter livre arbítrio com Deus pois serei julgada de antemão, mesmo ele me dizendo que posso escolher ( piada de gente sádica né). E não posso ter Livre Iniciativa num Estado totalitário. Muito menos expressar meu pensamento contra ele.
O pior é que essa concepção que as pessoas possuem de Deus provoca fortes marcas nas relações com outras pessoas.
O amor que as pessoas oferecem é geralmente idêntico ao amor oferecido pelo Deus da Bíblia. É um amor que só existe na medida em que o outro o paparica e lambe o saco. Quando surgem as divergências e choques de opinião, o amor não só acaba, como também vira raiva ou mágoa.
Sabe, Apo, às vezes acho que uma boa maneira de avaliar uma pessoa é perguntando para ela como é o Deus que ela segue. Se a pessoa não acredita em Deus ou duvida, a minha pergunta seria como a pessoa gostaria que Deus fosse, caso fosse certo dele existir.
As pessoas, imagino, dirão muito mais sobre elas do que de Deus.
Começando por você: Se você tivesse que admitir um Deus, como Ele seria?
Livre.
Sabe, acontece que Deus é um conceito internalizado. Tudo o que penso sobre ele está contido nos valores humanos entre o bem e o mal, entre o tudo e o nada, entre o sim e o não. O talvez é a verdade em que vivemos e Deus parece nçao se enquadrar nisso. A partir daí , ele se torna irrelevante.
De certa forma, somos irrelevantes para o todo e a existência, e isto se transforma em niilismo. Por isto ligar Deus à nossa imagem interna, exige um senso de despreendimento do qual não somos capazes. Por isto a palavra Livre. Quer dizer: sem compromisso com algo que se mantém por si só. Mas como você sabe, a liberdade plena não existe. O pensamento , sim, mas dentro de nossa capacidade de compreensão apenas. Alguns deles nem conseguimos elaborar.