Ateísmo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Ateísmo

Mensagem por Jack Torrance »

Mr. Crowley escreveu:
videomaker escreveu:
Mr. Crowley escreveu:Se deus quisesse que eu acreditasse nele, ele se manifestaria de uma forma que eu entenderia perfeitamente que é ele.

Eu tambem queria uma ferrari! acho que nós dois vamos ficar sem o que queremos... :emoticon1:

A questão não é EU querer... deus pra mim é inexistente a partir do momento que eu não tenho NENHUM motivo pra acreditar nele, no dia em que ele quiser a minha crença, que se manifeste de uma forma inquestionável pra mim.

E se esse deus se manifestar e for onipotente, como ele provará a sua onipotência? :emoticon16:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

Jack Torrance escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
videomaker escreveu:
Mr. Crowley escreveu:Se deus quisesse que eu acreditasse nele, ele se manifestaria de uma forma que eu entenderia perfeitamente que é ele.

Eu tambem queria uma ferrari! acho que nós dois vamos ficar sem o que queremos... :emoticon1:

A questão não é EU querer... deus pra mim é inexistente a partir do momento que eu não tenho NENHUM motivo pra acreditar nele, no dia em que ele quiser a minha crença, que se manifeste de uma forma inquestionável pra mim.

E se esse deus se manifestar e for onipotente, como ele provará a sua onipotência? :emoticon16:

E eu lá vou saber?

o deus é ele, ele que se vire.
Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

Usuário deletado escreveu:É, se Deus se manifestar para mim eu acredito nele. Caso contrário, continuo duvidando de sua existência.

Coisas existem sem que vc tenha conhecimento empirico de que elas existem? :emoticon5: Ou virus não matavam, pois o homem ainda não conhecia a sua estrutura? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Ateísmo

Mensagem por clara campos »

Eu simplesmente fui deixando de acreditar, pelo menos na intervenção divina, e na possibilidade divina de contornar as leis da física.
Deixou de fazer sentido, de repente tudo isso me parecia uma aberração gigantesca.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Mr. Crowley escreveu:
Jack Torrance escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
videomaker escreveu:

E eu lá vou saber?

o deus é ele, ele que se vire.

Não, não é isso. A bagaça é mais ou menos o seguinte, se aparecer um ser na sua frente e esse diz ser um deus onipotente, não há como ele provar a sua onipotência, pois como ele faria isso? Ele poderia fazer tudo o que você pedisse a ele, mas isso não seria uma prova de onipotência. Seria o equivalente dele ser um homem e você um formiga, entende? hehehe

É mais ou menos isso. O Dante postou uma coisa parecida de onde eu aprendi essa coisa. :emoticon16:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Choose_One

Mensagem por Choose_One »

videomaker escreveu:
Usuário deletado escreveu:É, se Deus se manifestar para mim eu acredito nele. Caso contrário, continuo duvidando de sua existência.

Coisas existem sem que vc tenha conhecimento empirico de que elas existem? :emoticon5: Ou virus não matavam, pois o homem ainda não conhecia a sua estrutura? :emoticon5:

Baseando-se nesse raciocínio eu posso validar a existência de qualquer ser. Até do bom velhinho.
Imagem

lepiso74

Mensagem por lepiso74 »

"Como ou quando é que tomaram consciência que Deus poderia não existir ou no mínimo ficar indiferente a essa realidade não tangível?"

Desde os 17 quando compreendi que as religiões eram formas das civilizações primitivas explicarem fenômenos naturais e que posteriormente foram manipuladas para controlar populações.
No início eu fiquei na minha. Quando perguntavam qual era minha religião, dizia que era católico. Depois perdi o medo e todos que me conhecem sabem que não curto religião. Tenho amigos caólicos, evangélicos, satanistas, etc.

Mr. Crowley
Contato:

Jack Torrance escreveu:Não, não é isso. A bagaça é mais ou menos o seguinte, se aparecer um ser na sua frente e esse diz ser um deus onipotente, não há como ele provar a sua onipotência, pois como ele faria isso? Ele poderia fazer tudo o que você pedisse a ele, mas isso não seria uma prova de onipotência. Seria o equivalente dele ser um homem e você um formiga, entende? hehehe

É mais ou menos isso. O Dante postou uma coisa parecida de onde eu aprendi essa coisa. :emoticon16:

Bem... ele que se vire pra explicar as características que atribuem a ele :emoticon16:
Imagem

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

lepiso74,

pow eu nunca conheci nenhum satanista em toda a minha vida

eles são como os cristãos q ficam tentando empurrar a religião deles ?
poderia me dizer ?
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

lepiso74

Mensagem por lepiso74 »

AzraelOldschool

Que eu saiba, não. Ao menos nunca me encheram o saco e eu também nem fico fazendo perguntas. Mas eu já entrei em sites satânicos e lá eles dão umas "explicações" sobre satanismo. Pra mim é cada maluco com sua mania k k k k !!!!!!!!!

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Pra falar a verdade eu acreditava fervorosamente na existência de deus até que um dia eu ouvi um debate que me fez acreditar que era mais fácil existir o Bob esponja do que um deus vigorosamente burro.

Observem:
Quando eu tinha uns 3 anos e minha mãe me explicou que deus estava em todos os lugares... daí eu olhei e perguntei "mas como assim?"... ela não conseguiu me explicar e eu abandonei a idéia. O conceito de onipresença pra mim sempre foi totalmente absurdo

(dúvida simples, óbvia e primordial à um relato SOBRENATURAL) vejam a resposta:

Tinha um amigo, que com 3 anos perguntou pra mãe: Como respiramos? como a mãe dele não iria conseguir explicar o que era oxigenio pra ele, ele parou de respirar e morreu.... que vida essa de cetico né?

(A resposta é uma analogia boboca pra um FATO NATURAL. Mas tudo bem, vamos continuar...)

Decidi passar a ter uma postura de espera, quando Deus decidir responder, então poderemos iniciar o diálogo.

(Posição NATURALMENTE esperada)

E se a comunicação for por outro meio? as vezes agente é que não quer ouvir!

( Resposta SOBRENATURALMENTE vomitada)

Se deus quisesse que eu acreditasse nele, ele se manifestaria de uma forma que eu entenderia perfeitamente que é ele
(Compreensível e esperado)

Eu tambem queria uma ferrari! acho que nós dois vamos ficar sem o que queremos...

( Inesperado, fora do contexto, ilógico, sem nexo, deturpante, alucinante...)

Mr. Crowley
Contato:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Imagem

Joe

Mensagem por Joe »

videomaker escreveu:

Video, você questiona fatos para apoiar a sua crença, mas nós já contestamos ateus quando eramos religiosos, mas passamos a questionar isso e acabamos vendo uma verdade que não tinhamos enxergado.

Procure questionar as suas crenças, procurar outras fontes para saber se é verdade as suas crenças, elas precisam ser comprovadas, nós aqui trazemos tantas vezes noticias e fatos, assuntos e análises para notar e questionar, mas se algo está errado nós passamos a ver aqui de uma forma melhor, porém até hoje é duvidosa e extremamente questionável a existência de Deus.

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

:emoticon266: ³³³³³³³³³³³³³³³

francioalmeida escreveu:Pra falar a verdade eu acreditava fervorosamente na existência de deus até que um dia eu ouvi um debate que me fez acreditar que era mais fácil existir o Bob esponja do que um deus vigorosamente burro.

Observem:
Quando eu tinha uns 3 anos e minha mãe me explicou que deus estava em todos os lugares... daí eu olhei e perguntei "mas como assim?"... ela não conseguiu me explicar e eu abandonei a idéia. O conceito de onipresença pra mim sempre foi totalmente absurdo

Tinha um amigo, que com 3 anos perguntou pra mãe: Como respiramos? como a mãe dele não iria conseguir explicar o que era oxigenio pra ele, ele parou de respirar e morreu.... que vida essa de cetico né?

(A resposta é uma analogia boboca pra um FATO NATURAL. Mas tudo bem, vamos continuar...)

Decidi passar a ter uma postura de espera, quando Deus decidir responder, então poderemos iniciar o diálogo.

Se deus quisesse que eu acreditasse nele, ele se manifestaria de uma forma que eu entenderia perfeitamente que é ele

Eu tambem queria uma ferrari! acho que nós dois vamos ficar sem o que queremos...

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Choose_One escreveu:
videomaker escreveu:

Baseando-se nesse raciocínio eu posso validar a existência de qualquer ser. Até do bom velhinho.

Não para os teístas. Segundo eles, Deus é "diferente" dos outros seres (não me pergunte o porquê). Também fazem uso, muitas vezes, do argumento da experiência pessoal, mais ou menos assim: EU olhei, EU enxerguei, EU compreendí Deus, se você não crê é porque não soube entendê-lo e por aí vai.
Aí quando cito o Unicórnio Vermelho que mora no banheiro aqui de casa e digo que eu realmente VÍ ele, eles debocham...fazê o que?!

Dimítri

Mensagem por Dimítri »

Eu parei de acreditar quando tive aulas de filosofia no segundo ano do Ensino Médio (ainda que pouquíssimas aulas).

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Parei de acreditar aos poucos, à medida em que fui constestando cada ponto da doutrina que tinham me impingido. No fim, sobrou apenas a crença em Deus, mas logo me dei conta de que não tinha nenhuma informação sobre ele, quem ele era, o que queria de mim.

Eu não tinha como saber se o estava agradando ou ofendendo, portanto decidi ignorá-lo até que ele se comunique diretamente comigo, já que os que dizem ter falado com ele nunca chegam a um acordo sobre o que ele teria dito.

Procuro viver de modo a respeitar outros seres humanos como eu, que eu sei que existem.
Não creio que seja possível ofender a um ser onipotente e infinito, que me criou deste jeito já sabendo de tudo o que eu faria.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

francioalmeida escreveu:Pra falar a verdade eu acreditava fervorosamente na existência de deus até que um dia eu ouvi um debate que me fez acreditar que era mais fácil existir o Bob esponja do que um deus vigorosamente burro.

Observem:

[lógica do videomaker]As batatinhas do Bob's são mais saborosas que as batatinhas do MacDonnald's, logo uma ferrari corre mais rápido que um porche...[/lógica do videomaker]

:emoticon13:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

As analogias deste tópico foram terríveis.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

Aqui mesmo no Fórum, tivemos um caso sui generis.

O Cathólico era um cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

O "Catholico" virou então o "Alter-Ego".

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Ele tentou até converter o Fernando Silva, vejam só.

Ele realmente passou a crer na sua Religião com mais relevo e destaque.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.

Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?

Editado pela última vez por Benetton em 26 Jul 2007, 13:26, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Ashus

Mensagem por Ashus »

E no final só o apelo ao sentimento parece justificar a ligação com Deus.
Podia seguir o conselho do Aknatom e blasfemar...Não dá.
O autocarro azul está a chamar

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Benetton escreveu:
O processo de "crer" e "descrer" pelo qual passa uma pessoa, às vezes, deixa-me curioso.

O Cathólico era uma cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Passado algum tempo, estranhei sua ausência e perguntei, via MP, para o Aurélio, o que tinha acontecido com ele. E qual não foi a minha surpresa quando me disse que o Catholico tinha largado a sua Religião e passado a se identificar com outro Nick.

Um cara meio despojado, desprendido, chegava até a ser irônico com algumas cartas da Montfort, uma Fundação que ele até admirava.

Depois de algum tempo, ele retorna à sua Igreja, de uma forma até mais contundente : Virou carismático da Igreja e frequenta a RCC.

Eu ficava lendo as investidas dele, na esperança de que o Fernando Silva voltasse para a Igreja. Ele parecia sincero. Percebi isso em algumas de suas frases. Não fazia por mal. Ele realmente imaginava estar fazendo o bem, em sua tentativa de arrebanhar fiéis para a sua Comunidade.

Bom, o Emmmcri já foi ateu e hoje é religioso. Muitos aqui eram religiosos e hoje são ateus / agnósticos.

Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?

Tenho a impressão que nunca vou me tornar crente, a menos que se prove a existência de divindades ou que eu venha a ter alguma doença mental.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

aknatom

Mensagem por aknatom »

Led Zeppelin escreveu:
Benetton escreveu:

O Cathólico era uma cara fervorosamente religioso. Defendia com unhas e dentes a sua Igreja. Nada o fazia mudar seus conceitos e opiniões sobre o catolicismo.

Tenho a impressão que nunca vou me tornar crente, a menos que se prove a existência de divindades ou que eu venha a ter alguma doença mental.

Quer saber a pior parte?
Caso aconteça, você nunca vai saber qual das duas alternativas é a que se concretizou!!!!!!!!!!!!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Benetton escreveu:Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Acho que alguém que seguiu a razão e parou de crer não volta atrás a não ser que esteja viciado na crença, que tenha uma dependência psicológica. Uma menina já me disse: "O que você diz faz muito sentido, mas ainda não estou preparada para viver sem a força que a religião me dá".

Acho que o Alter-ego foi um destes casos. Tentou largar o vício e não conseguiu. Na verdade, sentiu-se tão mal que, ao voltar, jogou-se de cabeça na crença. Deu para perceber como ele se sentia pelos textos angustiados que ele andou postando durante o período de descrença.
Parecia uma criança que fugiu de casa e voltou quando viu como estava escuro do lado de fora.
Benetton escreveu:Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?

No meu caso, foi simples: eu tinha uma informação. Descobri que a informação era falsa e deixei de acreditar (embora a religião ainda esteja na minha cabeça, desativada).

Outros casos podem ser mais complicados.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Isso me intriga até hoje : O que faz uma pessoa crer, descrer e depois voltar com mais força para sua Religião ?

Acho que alguém que seguiu a razão e parou de crer não volta atrás a não ser que esteja viciado na crença, que tenha uma dependência psicológica. Uma menina já me disse: "O que você diz faz muito sentido, mas ainda não estou preparada para viver sem a força que a religião me dá".

Esse exemplo me parece muito comum nas religiões tradicionais. A fé, bem ou mal, dá uma espécie de força para as pessoas viverem. Elas se sentem robustas para enfrentar a rotina de seus dias. É como se repetissem, baixinho para si mesmas, em situações difíceis : "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará". Pronto! A partir daí, levantam a cabeça e enfrentam tudo. Acho que nesse ponto, ou até esse ponto, a "crença" não faz tanto mal. De um modo geral, até ajuda. O pior é quando passam disso e usam suas crenças de forma fanática e irracional. Daí, elas se tornam presas fáceis de agenciadores da fé. Esse é o grande problema atual das religiões : O comércio inescrupuloso da "graça divina".

Fernando Silva escreveu:Acho que o Alter-ego foi um destes casos. Tentou largar o vício e não conseguiu. Na verdade, sentiu-se tão mal que, ao voltar, jogou-se de cabeça na crença. Deu para perceber como ele se sentia pelos textos angustiados que ele andou postando durante o período de descrença.
Parecia uma criança que fugiu de casa e voltou quando viu como estava escuro do lado de fora.

Concordo. Mas há que se considerar a sua juventude e inexperiência. Parece-me que ele tem 22 ou 23 anos. Ainda nessa idade, o indivíduo está a procura de um caminho que dê suporte aos seus anseios e dúvidas. Talvez com o amadurecimento, ele volte a refletir e reconsidere sua postura. Ou talvez não. O tempo dirá.

Fernando Silva escreveu:
Benetton escreveu:Enfim, quais os processos comportamentais, psicossociais, cerebrais, etc que levam uma pessoa a "CRER" e a "DESCRER" ?

No meu caso, foi simples: eu tinha uma informação. Descobri que a informação era falsa e deixei de acreditar (embora a religião ainda esteja na minha cabeça, desativada).

Outros casos podem ser mais complicados.

Há alguns anos atrás, também passei por isso, de uma certa forma. Só que as minhas fontes eram mais falsas ainda. O que existe de "picaretas" nas religiões, é algo que incomoda a muitos. Para quem já tem alguma vivência, não é difícil distinguir o "joio do trigo". Agora, para quem ainda procura se situar, aí pode se tornar um joguete nas mãos desses canalhas que só querem tirar proveito da situação, a despeito do que o indivíduo venha a passar.

Editado pela última vez por Benetton em 26 Jul 2007, 14:08, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Trancado