O que dá a uns o direito a vida, enquanto a outros nega-se?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
videomaker

Re: O que dá a uns o direito a vida, enquanto a outros nega-

Mensagem por videomaker »

Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:De novo esse papo de que "gente" e "cachorrinhos" é tudo igual! cacete! inclui ai as minhocas e borboletas tá...

De novo esse papo de que nós e os cachorrinhos não somos iguais em "direitos" a vida ! cacete ! tira os chimpanzés e os gorilas...

Acho realmente que "eles" deveriam pleitear isso sozinhos! vamos aguardar.... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Sorrelfa
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:De novo esse papo de que "gente" e "cachorrinhos" é tudo igual! cacete! inclui ai as minhocas e borboletas tá...

De novo esse papo de que nós e os cachorrinhos não somos iguais em "direitos" a vida ! cacete ! tira os chimpanzés e os gorilas...

Acho realmente que "eles" deveriam pleitear isso sozinhos! vamos aguardar.... :emoticon1:

Acho que eles (os fetos) deveriam pleitear isso sozinhos ! vamos aguardar...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

videomaker

Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

Fetos custumam falar com 1 ano e 6 meses depois de desenvolvidos! quanto tempo devo esperar pra um macaco, golfinho ou qualquer bicho a sua escolha, fale? hummmm....
:emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

O engraçado é que vc foi um um dia! agora tá ate teclando.... :emoticon1: acho que isso é mais que falar.... :emoticon19:

Fedidovisk

Re.: O que dá a uns o direito a vida, enquanto a outros nega

Mensagem por Fedidovisk »

Isso soou extremamente "nazista" ... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O desenvolvimento do feto já é uma resposta à vida... do contrário nasceriam mortos... nesses casos é por falta de formação, mas o feto busca a vida... como tudo na vida. :emoticon16:

NadaSei

Re: Re.: O que dá a uns o direito a vida, enquanto a outros

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:crescimento é a palavra adequada. um embrião não é um homúnculo que só cresce. a analogia do 'desenvolvimento' dentro da barriga da mãe com o nosso 'desenvolvimento' aqui fora não cabe.

E qual a diferença?
Depende da do tempo de vida?
Um bebê pode ser retirado com 7 meses e continuar se desenvolvendo fora do corpo.
Alias, não nascem os humanos "prematuros", quando comparados a outros animais?

Eu quero é a definição do que torna diferente e sem direito.
É a consciência?
E quando ela surge?
Quem tem consciência e quem não tem?
Um ser em formação que está para adquirir consciência, não tem o mesmo direito de um que já possui consciência por qual motivo? Qual a grande diferença entre um e outro?
Minhocas, borboletas, plantas e fetos não tem direito a vida?

Eu quero é a justificativa ao direito.
Ou justificamos tudo e todos tem direito, ou não justificamos nada e vivemos a lei do mais forte, onde tudo é permitido. Tentar justificar uns e negar outros, nunca se sustenta de forma objetiva, apenas subjetiva... o caso aqui é tudo ou nada.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:são vivos. assim como são vivas as células do nosso corpo. não se equivalem a vida humana.

A diferença é que essas são células vivas em rápido crescimento e prestes a se tornarem conscientes como qualquer ser humano.
Podemos matar algo vivo antes que ele se torne consciente?

A justificativa é a consciência?
Mesmo um ser vivo que vai ter consciência não tem direito?
E um ser vivo que já tem, mas está inconsciente? tem direito?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
Fetos custumam falar com 1 ano e 6 meses depois de desenvolvidos! quanto tempo devo esperar pra um macaco, golfinho ou qualquer bicho a sua escolha, fale? hummmm....

Eles "falam", você é que não entende... mas se não entender, o orangotango explica de novo.
Embriões não tem consciência, qual o motivo de ser contra o aborto deles?
Eles não falam, não pensam, não ouvem, etc...
Editado pela última vez por NadaSei em 12 Ago 2007, 19:42, em um total de 1 vez.

videomaker

NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:crescimento é a palavra adequada. um embrião não é um homúnculo que só cresce. a analogia do 'desenvolvimento' dentro da barriga da mãe com o nosso 'desenvolvimento' aqui fora não cabe.

E qual a diferença?
Um bebê pode ser retirado com 7 meses e continuar se desenvolvendo fora do corpo.
Alias, não nascem os humanos "prematuros", quando comparados a outros animais?

É a consciência?
E quando ela surge?
Um ser em formação que está para adquirir consciência, não tem o mesmo direito de um que já possui consciência por qual motivo? Qual a grande diferença entre um e outro?

Ou justificamos tudo e todos tem direito, ou não justificamos nada e vivemos a lei do mais forte, onde tudo é permitido. Tentar justificar uns e negar outros, nunca se sustenta de forma objetiva, apenas subjetiva... o caso aqui é tudo ou nada.

Fetos viram pessoas! que fazem escolhas, que mudam o mundo! que determinam caminhos! já borboletas e minhocas.... Ops! minhocas eu sei.... servem pra isca!
:emoticon16:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:
Fetos viram pessoas! que fazem escolhas, que mudam o mundo! que determinam caminhos! já borboletas e minhocas.... Ops! minhocas eu sei.... servem pra isca!

Ou seja, você justifica a vida na consciência e acha que apenas humanos a possuem certo?
Posso usar humanos com algum tipo de deficiência mental que os torne como animais, em testes científicos?
Posso usar pessoas em coma? Pessoas em estado vegetativo?

Se não, justifique.
Elas não pensam, não fazem escolhas, não mudam o mundo nem traçam caminhos. Devem servir para testes, são mais eficientes que animais.

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

Eles "falam", você é que não entende... mas se não entender, o orangotango explica de novo.
Embriões não tem consciência, qual o motivo de ser contra o aborto deles?
Eles não falam, não pensam, não ouvem, etc...

Tá bom! vou te dá meu numero de telefone, vc dá pra ele, e vamos vêr o que ele me diz! Fala porra nenhuma! seguem apenas um padrão que foi ensinado! Fetos são pessoas que ainda não aprenderam a falar! vc enetende isso?....

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

papagaios costumam falar depois de bem treinados...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

videomaker escreveu:Tá bom! vou te dá meu numero de telefone, vc dá pra ele, e vamos vêr o que ele me diz! Fala porra nenhuma! seguem apenas um padrão que foi ensinado! Fetos são pessoas que ainda não aprenderam a falar! vc enetende isso?....

Ele não só não segue um padrão ensinado, como improvisa uma nova explicação quando percebe que a pessoa não entendeu.
Como explica isso?
E humanos que não podem falar e pensar? Podemos usa-los como bem entender?
Justifique-se.

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:

Ou seja, você justifica a vida na consciência e acha que apenas humanos a possuem certo?
Posso usar humanos com algum tipo de deficiência mental que os torne como animais, em testes científicos?
Posso usar pessoas em coma? Pessoas em estado vegetativo?

Se não, justifique.
Elas não pensam, não fazem escolhas, não mudam o mundo nem traçam caminhos. Devem servir para testes, são mais eficientes que animais.

Quem disse que elas não pensam? Apenas estão limitadas por suas deficiências! Humanos serão sempre humanos, e animais sempre animais, os primeiros seres que usam da razão, os segundos instintivos, com inteligencia limitada! não tem jeito.

videomaker

Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:
videomaker escreveu:
Jolly_Roger escreveu:

papagaios costumam falar depois de bem treinados...

Papagaios NÃO FALAM! reproduzem O SOM.....

videomaker

NadaSei escreveu:
videomaker escreveu:Tá bom! vou te dá meu numero de telefone, vc dá pra ele, e vamos vêr o que ele me diz! Fala porra nenhuma! seguem apenas um padrão que foi ensinado! Fetos são pessoas que ainda não aprenderam a falar! vc enetende isso?....

Ele não só não segue um padrão ensinado, como improvisa uma nova explicação quando percebe que a pessoa não entendeu.
Como explica isso?
E humanos que não podem falar e pensar? Podemos usa-los como bem entender?
Justifique-se.

Só improvisa apartir do que foi ensinado! varios outras atitudes são tomadas á partir dessa inteligencia limitada! Me mostre um só cientista ou livro ou seja lá o que for que diga que Animais são racionais, que eu admito! :emoticon1:

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:

E qual a diferença?

a diferença é evidente pra qualquer um. você é quem está sugerindo que eles são semelhantes por causa de um tal "desenvolvimento". não é necessário citar o aspecto físico. você é quem diz que "o embrião no terceiro mês está em desenvolvimento completo". brinca com as palavras, chistes bobos. se nesse estágio o desenvolvimento está "completo", pra que serve o resto do tempo? se há um processo de desenvolvimento, a terceira semana é sem sombra de dúvidas seu estágio inicial

pra definir como humano? depende do que se define como humano. o que você define? o que seria a aproximação mais desejada? o que você entende que qualifica algo como uma vida humana é considerada SEMPRE uma vida humana? quando uma mulher grávida no terceiro mês vai parar na UTI, por acaso os médicos sopesam a vida do feto ou a da mãe?

-estamos perdendo a mãe! mas ainda há uma chance de salvar o feto! salvamos o feto em detrimento da mãe?

já viu isso Nadasei?

e não há diferença nenhuma desse bebê para um embrião?

É a consciência?
E quando ela surge?

quer é? pensei que você já tinha por classificar o aborto como assassinato.

aliás, "o caso aqui é ou tudo ou nada". porque você quer?

ah, que piada.

só vejo duas razões para alguém se opor ao aborto com toda essa moralidade teatral. fé ou intolerância. o seu caso é o primeiro nadasei

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Alguns humanos não pensam, só reproduzem o que lhes falam

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:a diferença é evidente pra qualquer um.

Só é evidente pra você.
Um feto com 12 semanas, um bebê, uma criança, todos continuam se desenvolvendo.
Uma criança já tem seu cérebro completamente formado?

Qual é o estágio de desenvolvimento em que se considera um ser vivo com direitos?
SickBoy escreveu:pra definir como humano? depende do que se define como humano. o que você define? o que seria a aproximação mais desejada? o que você entende que qualifica algo como uma vida humana é considerada SEMPRE uma vida humana? quando uma mulher grávida no terceiro mês vai parar na UTI, por acaso os médicos sopesam a vida do feto ou a da mãe?

Com três meses não, vito que o feto não pode continuar se desenvolvendo fora do corpo dela, entretanto, eles buscam salvar os dois.
Sem contar que, passados mais três meses, eles já calculam as probabilidades de sobrevivência de cada um e em certos casos deixam a decisão com o pai.
SickBoy escreveu:

Sim, o quanto ele já se desenvolveu.
Em que estágio de desenvolvimento se ganha o "direito"?
5 meses? 6 meses? 7 meses?
Com base em que se define isso?
SickBoy escreveu:quer é? pensei que você já tinha por classificar o aborto como assassinato.

Sim, quero a justificativa.
Eu classifico como assassinato porque dou a vida direito a vida.
O parâmetro é a vida, esse é o unico parâmetro que se pode usar, qualquer outro torna-se contraditório, discriminatório e subjetivo.
SickBoy escreveu:aliás, "o caso aqui é ou tudo ou nada". porque você quer?

Não, porque pode-se negar o direito a vida... uma opinião contraria, mas que também é valida e tem seus motivos de ser.
SickBoy escreveu:só vejo duas razões para alguém se opor ao aborto com toda essa moralidade teatral. fé ou intolerância. o seu caso é o primeiro nadasei

A fé é necessária a quem tenta discriminar isso como vida e com direito, e aquilo como sem vida e sem direito, fazendo isso sem conseguir dar uma definição objetiva de como julga o que é ou não vida, e o que tem ou não direito, sem explicar o motivo disso.
Dai a pergunta: O que dá a uns o direito a vida e a outros não?

Fé meu amigo, precisa quem não consegue responder adequadamente a essa pergunta, precisa quem não consegue justificar de forma objetiva o seu parâmetro de julgamento.

O meu é a vida.
Outros podem negar a própria vida como digna de qualquer direito.
Só quero ver é quem consegue estipular outro padrão que não a vida, sem cair em contradição e privilégios subjetivos, como negar a vida a um feto e garanti-lo a qualquer outro ser que não esteja consciente apenas no momento.
É essa ultima posição que parece estar apoiada na fé e em subjetividades. Agora, se sua fé, é tanta, que nem definir o motivo você pode me dizer... deixa pra lá.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:Alguns humanos não pensam, só reproduzem o que lhes falam

Eu não diria alguns... diria muitos.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:a diferença é evidente pra qualquer um.

Só é evidente pra você.
Um feto com 12 semanas, um bebê, uma criança, todos continuam se desenvolvendo.

Não há nada num embrião que tenha correlação com um humano. não pensam, não possuem órgãos. o que há é só uma promessa de um ser humano. genes começando a trabalhar.

Uma criança já tem seu cérebro completamente formado?

não. mas há cérebro. há atividade cerebral. por isso que o meu critério é que não dá pra se considerar uma vida humana completa enquanto não tiver o sistema nervoso formado. assim como aqui fora quando em morte cerebral cogita-se a a eutanásia. não há uma "pessoa" sem cérebro. não há fantasma da máquina

SickBoy escreveu:pra definir como humano? depende do que se define como humano. o que você define? o que seria a aproximação mais desejada? o que você entende que qualifica algo como uma vida humana é considerada SEMPRE uma vida humana? quando uma mulher grávida no terceiro mês vai parar na UTI, por acaso os médicos sopesam a vida do feto ou a da mãe?

Com três meses não, vito que o feto não pode continuar se desenvolvendo fora do corpo dela, entretanto, eles buscam salvar os dois.
Sem contar que, passados mais três meses, eles já calculam as probabilidades de sobrevivência de cada um e em certos casos deixam a decisão com o pai.

o que ocorreu nesses três meses? não encontra nenhuma diferença significativa?

SickBoy escreveu:

Sim, o quanto ele já se desenvolveu.
Em que estágio de desenvolvimento se ganha o "direito"?
5 meses? 6 meses? 7 meses?

formação do SNA me parece um critério muito bom. conhece um outro momento onde haja um sopro mágico que torna um bolo de células e seu DNA seres humanos conscientes? qualquer animal primitivo é mais consciente (usando a sua própria definição de consciência) do que fetos até o terceiro mês de gravidez

Com base em que se define isso?

com base no que a ciência sabe sobre o desenvolvimento do feto.

SickBoy escreveu:quer é? pensei que você já tinha por classificar o aborto como assassinato.

Sim, quero a justificativa.
Eu classifico como assassinato porque dou a vida direito a vida.
O parâmetro é a vida, esse é o unico parâmetro que se pode usar, qualquer outro torna-se contraditório, discriminatório e subjetivo.

direito a vida a quem? qualquer ente vivo? ou só a humanos? esse é o único parâmetro que pode usar nadasei? faz assim, se você espernear bastante mesmo fica sendo ok? se o critério do SNA para definir o que é vida humana é arbitrário, o genético também é. como o anátema disse, isso é ácido-nucléico-centrismo.

SickBoy escreveu:só vejo duas razões para alguém se opor ao aborto com toda essa moralidade teatral. fé ou intolerância. o seu caso é o primeiro nadasei

A fé é necessária a quem tenta discriminar isso como vida e com direito, e aquilo como sem vida e sem direito, fazendo isso sem conseguir dar uma definição objetiva de como julga o que é ou não vida, e o que tem ou não direito, sem explicar o motivo disso.
Dai a pergunta: O que dá a uns o direito a vida e a outros não?

Pra mim, a definição do que é um ser humano. e isso envolve desde a estrutura física que sequer se formou, mas tem como principal fator o sistema nervoso, que nos diferencia de outros animais e nos faz cogitar o próprio direito a vida de outros.

Fé meu amigo, precisa quem não consegue responder adequadamente a essa pergunta, precisa quem não consegue justificar de forma objetiva o seu parâmetro de julgamento.

O meu é a vida.

todo tipo de vida?

Outros podem negar a própria vida como digna de qualquer direito.
Só quero ver é quem consegue estipular outro padrão que não a vida, sem cair em contradição e privilégios subjetivos, como negar a vida a um feto e garanti-lo a qualquer outro ser que não esteja consciente apenas no momento.

se o que há é apenas um humano em potencial, que não possue a característica mais peculiar da nossa espécie (e nem mesmo de outros animais), eu dou o direito à mãe de levar a gravidez adiante ou não, quando ainda inexiste essa característica.

nadasei, você é contra a fertilização in-vitro? muitas "vidas" se perdem em laboratório. o que acha disso?
Editado pela última vez por SickBoy em 12 Ago 2007, 23:40, em um total de 1 vez.

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

Deise Garcia escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Mas alguém pode argumentar que esse feto se tornará um ser humano se ninguém interferir.
O mesmo para o espermatozóide na camisinha, "se tornará vida se ninguém intervir".
Quando um policial impede uma mulher de ser estuprada, não impede uma fecundação? Onde foi parar o "potencial para se tornar vida" fora dos nossos preconceitos unjustificáveis?

Presta atenção, criatura! Aqui está se falando sobre vida que só passa a ser discutida a partir da fecundação.

Espermatozóide também é vida....

Fabi
Gênero: Feminino

Mensagem por Fabi »

Nossa aqui tem tanta pérola... :emoticon14:
"Aqui está se falando sobre vida que só passa a ser discutida a partir da fecundação." ( e espermatozóide tá morto por acaso?)
"Fetos são pessoas que ainda não aprenderam a falar!" (ai meu estomago)
"O feto vai se virar sozinho. Basta não interferir. " (tirem fora da caixa então... :emoticon14: )
"Um embrião já é um ser completo em desenvolvimento acelerado" (cuma? :emoticon5: )
Depois de vocês só o Lula consegue falar tanta besteira....
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:Não há nada num embrião que tenha correlação com um humano. não pensam, não possuem órgãos. o que há é só uma promessa de um ser humano. genes começando a trabalhar.

Na terceira semana após a fecundação, o embrião já começa a desenvolver o SNC, sistema circulatório, coração, entre outras coisas.
Na quinta semana após a fecundação já tem uma face primitiva, dedos em formação.
Na sétima semana ele já se mexe bastante, tem uma face, orelhas, dedos, etc...
Na décima semana ele já é um feto, ou seja, possui todas as características de um humano.

A subjetividade está em tentar decidir em que época desse desenvolvimento ele pode ser descartado como sendo um nada.
Entre a primeira e décima semana, o embrião possui muita coisa que o correlacionam aos humanos e, o principal, irá se tornar um ser humano completo em pouco tempo.
Em dez semanas já tem todas as características.
SickBoy escreveu:não. mas há cérebro. há atividade cerebral. por isso que o meu critério é que não dá pra se considerar uma vida humana completa enquanto não tiver o sistema nervoso formado. assim como aqui fora quando em morte cerebral cogita-se a a eutanásia. não há uma "pessoa" sem cérebro. não há fantasma da máquina

Mais uma vez a idéia é subjetiva, atribui a consciência o direito a vida.
Isso sempre se mostrou problemático e não há consenso na ciência do que um feto pode ou não sentir enquanto tem seu SNC em formação.
Falam sobre não haver atividade cerebral, mas o coração bate e o sangue circula, muitos antes do SNC está completo, bem como estudos sobre a dor no feto, chegam a falam em sexta e décima semanas.
SickBoy escreveu:formação do SNA me parece um critério muito bom. conhece um outro momento onde haja um sopro mágico que torna um bolo de células e seu DNA seres humanos conscientes? qualquer animal primitivo é mais consciente (usando a sua própria definição de consciência) do que fetos até o terceiro mês de gravidez

Não existe consenso quanto a isso e a idéia por si só é muito subjetiva.
Alguns não atribuem consciência a nenhum outro animal.
Teve há algum tempo, o caso de uma mulher que supostamente não tinha atividade cerebral, mas que reagia a musica.
Deixaram ela morrer de fome, alguns familiares lutaram contra e, pelas imagens da mulher "feliz" ouvindo musica, eu também não teria permitido mata-la.

Segundo alguns, eram apenas "reflexo"... o mesmo que outros dizem sobre animais. (pergunte ao video).

Ou seja, subjetividades, mesmo porque, não temos conhecimento suficiente do cérebro nem para saber o que é a consciência e onde ela fica.
O que não faltam são casos onde uma pessoa pode fazer algo, sem ativar a área que classificamos como responsável por aquela função. Como a glossolalia, onde a pessoa "fala", sem ativar a área do cérebro responsável pela fala.
SickBoy escreveu:com base no que a ciência sabe sobre o desenvolvimento do feto.

O problema é que a ciência ainda não está apta a dar um parecer confiável sobre isso... nos falta conhecimento científico.
SickBoy escreveu:direito a vida a quem? qualquer ente vivo? ou só a humanos? esse é o único parâmetro que pode usar nadasei?

O único que não cai em subjetividades como tentar classificar o que é vivo ou não, o que é consciente ou não, etc...
É o único que não acarreta problemas e privilegios ao ser humano.
Qualquer outro parâmetro é problemático e cai em questões subjetivas, onde cada um pensa diferente.
SickBoy escreveu: faz assim, se você espernear bastante mesmo fica sendo ok?

Basta você apresentar outro parâmetro.
A consciência já está mais que comprovada que não serve, é um dos grandes mistérios da ciência e ainda não resolve o problema do "vir a ser", nem do porque só seres conscientes teriam esse direito.
SickBoy escreveu:Pra mim, a definição do que é um ser humano. e isso envolve desde a estrutura física que sequer se formou, mas tem como principal fator o sistema nervoso, que nos diferencia de outros animais e nos faz cogitar o próprio direito a vida de outros.

Outros animais não tem SNC?
Não tem consciência?
Não tem razão?
Alias, você sabe a diferença entre razão e consciência?
SickBoy escreveu:todo tipo de vida?

Sim, todo tipo de vida.
Baratas, mosquitos, ácaros, bactérias.
Lembrando que somos assassinos por obrigação, questão de sobrevivência.
SickBoy escreveu:se o que há é apenas um humano em potencial, que não possue a característica mais peculiar da nossa espécie (e nem mesmo de outros animais), eu dou o direito à mãe de levar a gravidez adiante ou não, quando ainda inexiste essa característica.

E você sabe quando ela inexiste?
E se a consciência é a medida, qual a diferença entre impedir um ser de se tornar consciente e matar um que já é?
A diferença me parece... nula.
SickBoy escreveu:nadasei, você é contra a fertilização in-vitro? muitas "vidas" se perdem em laboratório. o que acha disso?

Eu acho ridículo, com tanta criança pra adotar no mundo...
Felizmente a tecnologia tende a melhorar.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Às dez semanas o feto já sente dor”, defende Jerónima Teixeira, uma médica portuguesa residente no Reino Unido que desde há 14 anos se debruça sobre a vida intra-uterina.

A dúvida sobre se o feto sente ou não dor tem merecido a atenção e discussão dos especialistas ao longo dos tempos e, embora sejam muitas as teorias lançadas, só recentemente a ciência deu uma resposta concreta a esta questão, segundo a qual a existência de dor às 22 semanas de gestação é uma evidência. E antes? É a questão que se coloca a seguir. “A partir das cinco semanas há sensibilidade ao toque e fortes possibilidades de o feto sentir dor”, responde Jerónima Teixeira, cuja tese de doutoramento, efectuado no Imperial College, em Londres, teve como base a dor fetal.

Através deste trabalho pioneiro, com grande impacto científico a nível mundial, a especialista certificou-se de uma crença antiga: os fetos reagem à dor de forma semelhante aos adultos. “Não há um método único, universal e objectivo de medir a dor. O que sabemos é que quando um ser humano é sujeito a ela, há certas alterações fisiológicas no seu organismo”, explica. O aumento da frequência cardíaca, uma maior secreção das hormonas do stress e a redistribuição do fluxo sanguíneo são reacções possíveis à dor no adulto, assim como no feto. Com uma diferença: “No adulto o aumento da secreção das hormonas do stress é de 80 por cento, no feto é de 500 por cento”, adverte Jerónima Teixeira. “O estímulo tem potencialidade de causar mais dor no feto porque as suas fibras inibitórias da dor, que diminuem a actividade neuronal, estão numa fase de desenvolvimento precoce”, explica a especialista, que embora tenha testado a dor em fetos entre as 12 e as 16 semanas de gestação não tem dúvidas: “A dor aparece muito antes.” Fica por comprovar.

"O estudo, publicado na revista Lancet e em vários jornais médicos, foi feito ao longo de sete anos em fetos entre as 16 e as 34 semanas. Mas confrontada com perguntas sobre se tais conclusões podem ser estendidas a embriões mais pequenos, a cientista não se fez rogada: "A dor pode estar presente a partir das cinco semanas e meia, seis semanas, e não sou só eu a dizê-lo", respondeu. Ela própria afirmou ter nos seus estudos quatro casos, que servem apenas como case report, de embriões entre as seis e as oito semanas nos quais foi possível identificar percepção da dor.
Então e às dez semanas, já existe um ser humano, com sistema nervoso central (SNC) e córtex cerebral? José Rueff Tavares, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, reconhece que o SNC só estará completo algures pela 20ª semana de gestação. "Mas só então é que há consciência, emoções, raciocínio e inteligência? Isso são coisas que se formam pela vida fora", responde. "Querer estribar na formação completa do SNC as nossas qualidades superiores é um sofisma", afirma.
Já a bióloga e embriologista Isaura Tavares prefere o argumento a contrário, ou seja, o de que "não há factos que demonstrem que o córtex cerebral não funciona às dez semanas, ou antes". Já quanto ao coração, garante que começa a bater mais ou menos ao 20º dia. "É um facto. Não se sabe é porquê", disse.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.as ... l=90&p=200

Trancado