SickBoy escreveu:Não há nada num embrião que tenha correlação com um humano. não pensam, não possuem órgãos. o que há é só uma promessa de um ser humano. genes começando a trabalhar.
Na terceira semana após a fecundação, o embrião já começa a desenvolver o SNC, sistema circulatório, coração, entre outras coisas.
Na quinta semana após a fecundação já tem uma face primitiva, dedos em formação.
Na sétima semana ele já se mexe bastante, tem uma face, orelhas, dedos, etc...
Na décima semana ele já é um feto, ou seja, possui todas as características de um humano.
A subjetividade está em tentar decidir em que época desse desenvolvimento ele pode ser descartado como sendo um nada.
Entre a primeira e décima semana, o embrião possui muita coisa que o correlacionam aos humanos e, o principal, irá se tornar um ser humano completo em pouco tempo.
Em dez semanas já tem todas as características.
SickBoy escreveu:não. mas há cérebro. há atividade cerebral. por isso que o meu critério é que não dá pra se considerar uma vida humana completa enquanto não tiver o sistema nervoso formado. assim como aqui fora quando em morte cerebral cogita-se a a eutanásia. não há uma "pessoa" sem cérebro. não há fantasma da máquina
Mais uma vez a idéia é subjetiva, atribui a consciência o direito a vida.
Isso sempre se mostrou problemático e não há consenso na ciência do que um feto pode ou não sentir enquanto tem seu SNC em formação.
Falam sobre não haver atividade cerebral, mas o coração bate e o sangue circula, muitos antes do SNC está completo, bem como estudos sobre a dor no feto, chegam a falam em sexta e décima semanas.
SickBoy escreveu:formação do SNA me parece um critério muito bom. conhece um outro momento onde haja um sopro mágico que torna um bolo de células e seu DNA seres humanos conscientes? qualquer animal primitivo é mais consciente (usando a sua própria definição de consciência) do que fetos até o terceiro mês de gravidez
Não existe consenso quanto a isso e a idéia por si só é muito subjetiva.
Alguns não atribuem consciência a nenhum outro animal.
Teve há algum tempo, o caso de uma mulher que supostamente não tinha atividade cerebral, mas que reagia a musica.
Deixaram ela morrer de fome, alguns familiares lutaram contra e, pelas imagens da mulher "feliz" ouvindo musica, eu também não teria permitido mata-la.
Segundo alguns, eram apenas "reflexo"... o mesmo que outros dizem sobre animais. (pergunte ao video).
Ou seja, subjetividades, mesmo porque, não temos conhecimento suficiente do cérebro nem para saber o que é a consciência e onde ela fica.
O que não faltam são casos onde uma pessoa pode fazer algo, sem ativar a área que classificamos como responsável por aquela função. Como a glossolalia, onde a pessoa "fala", sem ativar a área do cérebro responsável pela fala.
SickBoy escreveu:com base no que a ciência sabe sobre o desenvolvimento do feto.
O problema é que a ciência ainda não está apta a dar um parecer confiável sobre isso... nos falta conhecimento científico.
SickBoy escreveu:direito a vida a quem? qualquer ente vivo? ou só a humanos? esse é o único parâmetro que pode usar nadasei?
O único que não cai em subjetividades como tentar classificar o que é vivo ou não, o que é consciente ou não, etc...
É o único que não acarreta problemas e privilegios ao ser humano.
Qualquer outro parâmetro é problemático e cai em questões subjetivas, onde cada um pensa diferente.
SickBoy escreveu: faz assim, se você espernear bastante mesmo fica sendo ok?
Basta você apresentar outro parâmetro.
A consciência já está mais que comprovada que não serve, é um dos grandes mistérios da ciência e ainda não resolve o problema do "vir a ser", nem do porque só seres conscientes teriam esse direito.
SickBoy escreveu:Pra mim, a definição do que é um ser humano. e isso envolve desde a estrutura física que sequer se formou, mas tem como principal fator o sistema nervoso, que nos diferencia de outros animais e nos faz cogitar o próprio direito a vida de outros.
Outros animais não tem SNC?
Não tem consciência?
Não tem razão?
Alias, você sabe a diferença entre razão e consciência?
SickBoy escreveu:todo tipo de vida?
Sim, todo tipo de vida.
Baratas, mosquitos, ácaros, bactérias.
Lembrando que somos assassinos por obrigação, questão de sobrevivência.
SickBoy escreveu:se o que há é apenas um humano em potencial, que não possue a característica mais peculiar da nossa espécie (e nem mesmo de outros animais), eu dou o direito à mãe de levar a gravidez adiante ou não, quando ainda inexiste essa característica.
E você sabe quando ela inexiste?
E se a consciência é a medida, qual a diferença entre impedir um ser de se tornar consciente e matar um que já é?
A diferença me parece... nula.
SickBoy escreveu:nadasei, você é contra a fertilização in-vitro? muitas "vidas" se perdem em laboratório. o que acha disso?
Eu acho ridículo, com tanta criança pra adotar no mundo...
Felizmente a tecnologia tende a melhorar.