Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Re: Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Alter-ego »

NadaSei escreveu:manoelmac,
:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Você foi cômico nessa ultima... :emoticon12:

Bastante! :emoticon12:
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Alter-ego »

A propósito, linda:

Quem inventou o amor?
Me explica, por favor
Quem inventou o amor?
Me explica, por favor

Vem e me diz o que aconteceu
Faz de conta que passou
Quem inventou o amor?
Me explica, por favor

Daqui vejo o seu descanso
Perto do seu travesseiro
Depois quero ver se acerto dos dois
Quem acorda primeiro

Quem inventou o amor?
Me explica, por favor
Quem inventou o amor?
Me explica, por favor

Enquanto a vida vai e vem
Você procura achar alguém
Que um dia possa lhe dizer: "Quero ficar só com você"

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

A propósito, o amor é, por definição, Eterno.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:

Visual ?? Não é nadica de nada, sem voz e inteligência

Bjs

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:

Bjs

Embora, não dê para negar que o carinha é charmoso.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Alter-ego escreveu:
salgueiro escreveu:
Alter-ego escreveu:

Bjs

Embora, não dê para negar que o carinha é charmoso.

Não está na lista dos meus visuais prediletos :emoticon16:

Bjs

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

salgueiro escreveu:

Não está na lista dos meus visuais prediletos :emoticon16:

Bjs

Então tá...

Temos agora três opções:

Imagem
Imagem
Imagem

Vai me dizer que em nenhum dos casos não da pra cometer uma infidelidade "mental"?
Nenhum desejo aflorando?
Sem sonhos de consumo?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

aknatom

Mensagem por aknatom »

Só comentando o ILoveFox e o NadaSei:

Primeiro ponto:
Nos relacionamos com base na recompensa que esse relacionamento trás, basicamente.
A melhor recompensa que podemos obter é intimidade. Intimidade é uma recompensa muito melhor do que variedade. Transar não é recompensa verdadeira, intimidade é recompensa verdadeira, transar com intimidade é recompensa verdadeira.
Por mais que pareça que variedade é melhor, intimidade é muito melhor.

Segundo ponto:
Relacionamento aberto reduz a intimidade do casal.
Ter um relacionamento estável com uma pessoa e sair para se divertir com outra, reduz o tempo que vc pode estar com a sua parceira e a qualidade dos momentos que vc vai ter com ela.
Mesmo em casais que são adeptos do swing, a coisa acontece com os dois juntos. O swing tem mais haver com tesão do que com relacionamento, inclusive.

Qualquer comparação com animais é inválido, pois somos racionais. Qualquer comparação com frutas também é inválida, já que o único prazer que a fruta nos dá é sensorial.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Pô NadaSei ! Esses são meninos bonitinhos

Bjs

Najma

Mensagem por Najma »

:emoticon1:

Acho que o Aknaton já falou tudo mas convém repetir: a intimidade, o vínculo que se cria com o aprofundamento dessa intimidade, é o mais importante num relacionamento. De repente você olhar pra pessoa e ler os sentimentos dela nas linhas do rosto, ou numa troca de olhares em que não existe a chance de deixar de se mostrar por inteiro, é a chave de longos e estáveis relacionamentos.

E sim, de repente nada tem graça se não for ao lado dessa pessoa que vai enriquecer os momentos dando vida a eles e traduzindo o que você mesmo estiver sentindo. E isso, se for real, se realmente estiver acontecendo e não for apenas da boca pra fora, ou pra enganar a si mesmo, é eterno, ou tem a duração de uma vida, o que vier primeiro... :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Ah... e "traição" não acontece. De fato o amor e a intimidade com o outro já não existem quando alguém sai em busca de novos parceiros. Ou talvez nunca tenham existido com aquela pessoa que pretensamente está sendo "traída". A pena é que existe a posse... e é ela que cria o corno. :emoticon1: Se as pessoas soubessem cultivar mais do que posse quando estão do lado de alguém, não existiriam traições, muito menos traídos.
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Najma escreveu:Ah... e "traição" não acontece. De fato o amor e a intimidade com o outro já não existem quando alguém sai em busca de novos parceiros. Ou talvez nunca tenham existido com aquela pessoa que pretensamente está sendo "traída". A pena é que existe a posse... e é ela que cria o corno. :emoticon1: Se as pessoas soubessem cultivar mais do que posse quando estão do lado de alguém, não existiriam traições, muito menos traídos.

Mas Najma, deixando o aspecto poético de lado, o sexo masculino tem uma tendencia quase que natural pela poligamia... Alguns mais centrados pode "até" manter-se fiel, mas, é só passar uma mulher com um shortinho um pouco maism curto que a imaginação começa a trabalhar a todo vapor.

Assisti um documentário na Discovery uma vez, que explicava que o homem precisava, instintivamente, espalhar seus gens pela maior quantidade possível de parceiras, já que a produção de esperma é constante, já a mulher tende a monogamia por ovular uma vez por mês, e a libido ficava mais "alta" nos períodos férteis...

Mas aí, no caso, entraria uma batalha: razão X prazer, no qual o prazer sairia ganhando na maioria das vezes...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

aknatom

Mensagem por aknatom »

Não é aspecto poético... tesão vai existir sempre, e por várias bundas diferentes. Jogar fora quilo que se construiu pra por esse tesão em prática, não é necessariamente instintivo, e nem econômico. O tempo e esforço necessário para ter ao alcance das mãos aquela bunda anteriormente observada, quando utilizado com aquela com a qual se tem intimidade, é muito mais recompensador. Mesmo o instinto pode ser direcionado.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

manoelmac escreveu:
Najma escreveu:Ah... e "traição" não acontece. De fato o amor e a intimidade com o outro já não existem quando alguém sai em busca de novos parceiros. Ou talvez nunca tenham existido com aquela pessoa que pretensamente está sendo "traída". A pena é que existe a posse... e é ela que cria o corno. :emoticon1: Se as pessoas soubessem cultivar mais do que posse quando estão do lado de alguém, não existiriam traições, muito menos traídos.

Mas Najma, deixando o aspecto poético de lado, o sexo masculino tem uma tendencia quase que natural pela poligamia... Alguns mais centrados pode "até" manter-se fiel, mas, é só passar uma mulher com um shortinho um pouco maism curto que a imaginação começa a trabalhar a todo vapor.

Assisti um documentário na Discovery uma vez, que explicava que o homem precisava, instintivamente, espalhar seus gens pela maior quantidade possível de parceiras, já que a produção de esperma é constante, já a mulher tende a monogamia por ovular uma vez por mês, e a libido ficava mais "alta" nos períodos férteis...

Mas aí, no caso, entraria uma batalha: razão X prazer, no qual o prazer sairia ganhando na maioria das vezes...

Mas aí é que está. Sem posse = sem traição. Se todo mundo pensasse que ninguém é dono de ninguém e só quem realmente tiver interesse em se manter ao lado da gente em determinado momento vai desejar ardentemente isso, não existiria essa tensão toda nos relacionamentos de médio e longo prazo. Bastaria deixar a corda solta, o pensamento livre e cultivar a intimidade. A intimidade, aliás, é o melhor termômetro, já que é a primeira afetada quando existe perda de interesse na preservação da companhia do outro. :emoticon1:

E a gente está falando de amor, não? Sexo é outro compartimento. A pulsão sexual vai existir, homens sexualmente ativos e hormonalmente à toda vão continuar de pau duro quando vêm uma bela bunda... isso não muda em nada, ou não deveria mudar. O fato é que quando há brecha de dar vazão ao desejo sexual por outra pessoa na consumação do ato fora do relacionamento a dois e isso passa até despercebido, o relacionamento já se deteriorou, ou nunca existiu com intimidade tal que permitisse notar as escapadas, já que, como eu falei, a intimidade é a primeira a ser afetada pela perda de interesse no outro. :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Não é aspecto poético... tesão vai existir sempre, e por várias bundas diferentes. Jogar fora quilo que se construiu pra por esse tesão em prática, não é necessariamente instintivo, e nem econômico. O tempo e esforço necessário para ter ao alcance das mãos aquela bunda anteriormente observada, quando utilizado com aquela com a qual se tem intimidade, é muito mais recompensador. Mesmo o instinto pode ser direcionado.

Falamos a mesma coisa... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

NadaSei escreveu:
Fedidovisk escreveu:Cadê o Sr. dos bonobos, ele deve ter uma teoria interessante à respeito disso...

Chamou... agora aguente! :emoticon12:

Não, o casamento não funciona por conta da "fidelidade".

O desejo de fidelidade é um fruto irracional do egoísmo.
As pessoas são egoístas e querem ser "donas" do outro.

É compreensível o desejo e até bonitinho...
A pessoa quer possuir a outra só para si, "ter sua alma, ter seu corpo, tudo em fim... só que além de dois existem mais..."
A pessoa quer ter o outro para si, e, quando não é hipócrita, ela também quer pertencer a outra pessoa da mesma forma.
Isso é carência e excesso de apego.

A verdade é que não existe razão para esse excesso todo, o ciúmes não passa de egoísmo, é vaidade.
Quando a mulher de alguém descobre que o cara está saindo com mais alguém ela chora e pergunta: "Como você pôde fazer isso comigo?"
Então o marido pergunta: "Fazer o que?".
O marido não "fez" nada com a esposa, ele estava se divertindo com outra pessoa.
É a mulher quem está fazendo algo contra ela e contra o marido.
Se ela ama o marido, deveria ficar feliz por saber que ele estava feliz, se divertindo com uma amiga, tendo prazer, "amando" e tendo um momento intimo com alguém por quem ele tem carinho.

Só que a mulher em seu egoísmo irracional, ignora isso tudo e acha que algo foi feito contra ela. (é sempre o EU dela que conta, nunca o do marido...).
Ela dirá coisas como:
- Você feriu os MEUS sentimentos!
- Você não pensa em MIM!
- Você não ME ama mais?

Ela "julga" ruim o marido estar se divertindo, julga ruim ele estar feliz, e ainda acha que algo foi feito contra ela.
Sejamos honestos, o que o cara fez foi com "a outra", não com a esposa... E não foi nada "ruim", muito pelo contrario, foi algo que deu prazer e diversão aos dois únicos envolvidos na questão (o marido e a amiga dele).
Duas pessoas que de comum acordo fizeram uso da liberdade que lhes é de direito, para com ela ter prazer e diversão um com o outro em um momento romântico e intimo.

Quando iludidas duas pessoas podem sim viver por todo uma vida um casamento feliz e fiel... mas pra que?
Seria como jurar fidelidade ao melhor amigo.
Olha, sou seu amigo, mas sou o único. Se você fizer amizade com outras pessoas, está tudo terminado entre nós...
Faz sentido isso?
Acaso ter outras "amigas" com as quais nos envolvemos sexualmente, impede o cara de amar a esposa?
Ou então, pra dar um exemplo mais besta e caricato, mas que demonstra a insanidade desse "acordo de fidelidade", chegar a um acordo com sigo mesmo de comer apenas morangos, sem trair o morango comendo outras frutas deliciosas.

O ser humano gosta de outras pessoas, sente tesão, sente vontade de "agarrar", "beijar" e transar com outras pessoas...
Ele pode estar casado e amando alguém, isso não o impede de, apesar disso, sentir vontade de ficar com outras pessoas.
A companheira escolhida, vai ser a "favorita", nós temos nossas preferências.
Minha fruta predileta é o caqui, isso não significa que para comê-lo tenho que abrir mão da maçã, da pêra, da manga, etc...
Ter preferências é bom, só que se abrir mão do resto, não é nada difícil acabar tendo uma "overdose" de caqui e acabar por enjoar dele.
Esse é o grande problema...

Pra um casamento funcionar pra valer, seria necessário duas pessoas muito egoístas e carentes juntas, caso contrario a coisa esfria. A carência pode manter o relacionamento "morno" e fazê-lo durar toda uma vida.
Depois, pra que abrir mão da variedade que traz tanto prazer e diversão?
É uma escolha irracional.

Com a vida sendo eterna então... ai fica impossível.
Não é por nada que Cristo afirma que o "casamento" não existe no "reino dos céus". :emoticon4:

NadaSei : Não tenho conhecimento se Você é casado ou possui algum relacionamento estável. Vamos supor que sejas casado, que você é um cara fiel, mas a sua esposa é mais liberal no relacionamento, e costuma sair com outros homens, só pra variar um pouco...

A cada semana ela diz : "Oh, meu querido, sinto muito, mas hoje tenho um compromisso muito melhor do que ficar aqui com você. Conheci um cara numa boate que fui semana passada e achei ele o máximo. Vou dar uma transadinha com ele e volto lá pelas 4 da manhã, ok? Beijos, tchau! ( Isso me lembra um quadro humorístico da Globo, acho que é Zorra Total. É verdade que é bem fraquinho, mas que lembra, ah, isso lembra! :emoticon12: )

Aí, como você é um cara moderno e compreensível, diria : "Oh, meu bem, que bom que você encontrou alguém bem mais interessante do que eu. Afinal, o que importa é a sua felicidade. Não sou egoísta e acho o máximo você se divertir com pessoas mais interessantes do que eu. Ah, depois me diga se você gostou..."

E assim vai acontecendo durante semanas, meses, anos...

Você assumiria passivamente um belo enfeite na testa e manteria um casamento assim? :emoticon16:

Deixando a brincadeira de lado, é claro que quem trai não costuma contar para o traído. Mas nesse caso, o casamento seria apenas de fachada e a hipocrisia seria um dos pilares que sustenta um relacionamento assim.

Editado pela última vez por Benetton em 11 Set 2007, 13:10, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

O NadaSei já declarou em outro tópico que pratica a abstinência sexual.
Ou ele não tem namorada e nem relacionamento estável, ou definitivamente, o cara é o Dexter.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

Casar é desencadear um processo de crise. Não casar tb. É isso que as pessoas não percebem.

Durante muito tempo fiquei queto sempre que o assunto era permanecer uma vida inteira com alguém. Pq sempre achei que quem defendia eternas enquanto durassem tinha razão. Uma hora vem o desgaste e o amor acaba.

Mas lendo sobre e pesquisando entendi um pouco melhor sobre o assunto. A natureza nos dotou com uma necessidade de preservar a nossa espécie. Quando encontramos alguém de quem gostamos o nosso corpo começa a liberar substâncias químicas. Nos sentimos voando, com borboletas no estômago, etc. Aquela pessoa parece perfeita, sem problemas. Isso nada mais é que do a força da natureza nos empurrando para a preservação da espécie. O nosso corpo fica liberando essas substâncias pelo tempo suficiente para que fiquemos juntos com essa pessoa e geremos descendentes. Esse processo dura cerca de um ou dois anos.

Depois disso o coctel químico desaparece. E passamos a ver a pessoa como ela é. Aqueles probleminhas que eram ignorados passam a ser percebidos e começam a irritar. Aí as discussões aumentam, as brigas, etc. O casal entra em crise.

A partir daí eles precisam tomar uma decisão. Geralmente as pessoas terminam o relacionamento logo iniciam um novo relacionamento com os mesmos problemas. O mesmo ciclo se repete, no começo tudo é perfeito e depois a pessoa vira um monstro. E a vida continua percorrendo esse mesmo ciclo, pq no fundo o problema não são as pessoas com quem vc conviveu, mas também vc mesmo. E se não há uma decisão de se tratar esse problema para crescer, provavelmente as pessoas vão cada vez mais se desiludindo e desacreditando na possibilidade de convivência.

Ou então as pessoas decidem tratar os seus problemas e mudar. A crise assim gera um crescimento. E viver é crescer. E crescer é tb sofrer. Quando nascemos, sofremos, deixamos o últero quente e acolhedor de nossas mães para nascer. Há uma primeira crise. Uma primeira regeição. Mas tb um crescimento. Pois logo morreríamos se dalni não saíssemos. Depois precisamos abandonar a segurança do lar, abandonar papai e mamãe para ir à escola. Vemos que os outros não nos tratam com tanto amor, com tanto cuidado. Muitas crianças choram quando esse processo começa. Pq se sentem desprotegidas fora do laço familiar. Há então mais uma crise. Sofremos, mas tb crescemos. Aprendemos a nos socializar, a ler. Ganhamos cultura, aprendemos a pensar por nós mesmos, nos tornamos indivíduos.

Eu poderia descrever tantos outros momentos da vida onde vemos claramente que viver é sofrer. E sofrimento é amadurecimento, é crescimento. Esta é a lei da natureza. Esta é a lei fundamental dos homens. Nascer, crescer, se reproduzir e morrer. E em todos esses processos, na medida em que são etapas do desenvolvimento da natureza humana há sofrimento. Vcs podem dizer que em se reproduzir não há sofrimento (risos) e de fato teriam razão. Mas geralmente o advento da maturidade sexual tb está interligado com a conquista de autonomia. Até os macacos, quando chegam nessa faze, começam a questionar a hierarquia do bando e começam a se impor. No caso dos homens, eles abandonam suas casas. E por mais que esse processo seja pouco doloroso para eles, com certeza é para os pais. E um dia este tb terá filhos que abandonarão o lar, e finalmente sofrerá como seus pais sofreram.

Viver é estar em crise. Crise no trabalho, na escola, nos relacionamentos, nas famílias, etc. Mas a sociedade procura se alienar do sofrimento necessário da vida. A sociedade busca os prazeres. Como se a vida devesse se resumir nisso. Não é em vão que no tempo em que vivemos, onde a busca pelos prazeres imediatos é tão grande, hajam tantos divórcios. Pois na verdade deixamos de lado o curso natural da vida. Odiamos o sofrimento e procuramos nos afastar dele como se ele não existisse. Isso só pode ser um processo de auto-alienação.

Termino com uma citação de Nietzche extraída de Ecce Homo, uma pessoa que percebeu muito bem esse curso necessário da vida como sofrimento e a não aceitação disso como um processo de auto-alienação. "Um ser tipicamente mórbido não pode ficar são, menos ainda curar-se a si mesmo. Ao contrário - para um ser tipicamente são - estar doente pode ser até um energético estimulante ao viver, ao mais-viver."
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Najma

Mensagem por Najma »

Muito bonito isso, Fernando... :emoticon1:

E tanto é verdade o que Nietzsche disse que vemos sempre casos de pessoas desenganadas pela medicina que dão mostras de felicidade por estarem vivas somente a partir da doença. Outras que apenas depois de um grave acidente com a perda dos movimentos, ou com alguma lesão permanente, começam a despertar para a existência. A motivação íntima é o que nos mantém vivos. E crescer dando-se conta do crescimento, sem dúvida é uma excelente motivação...

Ah... nada como filosofar depois de me entupir de torta de limão... :emoticon12:
Imagem

Fernando

Mensagem por Fernando »

É por isso que eu falo que o ateísmo PODE ser um meio de auto-alienação. Mas não que seja necessariamente. Está aí o profeta da morte de Deus como sendo um grande exemplo disso. Aliás, por esse mesmo motivo e por outros ele se recusava ser chamado de ateu. Mas todos sabemos que era... :emoticon1:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Fernando escreveu:É por isso que eu falo que o ateísmo PODE ser um meio de auto-alienação. Mas não que seja necessariamente. Está aí o profeta da morte de Deus como sendo um grande exemplo disso. Aliás, por esse mesmo motivo e por outros ele se recusava ser chamado de ateu. Mas todos sabemos que era... :emoticon1:

A religião, com ênfase naquelas que defendem a graça divina, também podem ser um meio de auto-alienação... um meio bem mais comum, por sinal.

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

Por quanto tempo uma bela paisagem nos traz alguma alegria, por mais linda que esta for, tempo o suficiente para encontrarmos outra. Estariamos nós condenas à cegeira ou a aceitação???
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Fernando

Mensagem por Fernando »

aknatom escreveu:
Fernando escreveu:É por isso que eu falo que o ateísmo PODE ser um meio de auto-alienação. Mas não que seja necessariamente. Está aí o profeta da morte de Deus como sendo um grande exemplo disso. Aliás, por esse mesmo motivo e por outros ele se recusava ser chamado de ateu. Mas todos sabemos que era... :emoticon1:

A religião, com ênfase naquelas que defendem a graça divina, também podem ser um meio de auto-alienação... um meio bem mais comum, por sinal.

Só se o cristão não entender a história da queda do homem. E que pela queda entra o pecado e por isso o homem está determinado a sofrer. Como essa questão da queda é algo fundamental no cristiansmo, todo cristão estaria, em tese, munido contra esse processo de alienação.

Logo o cristianismo não pode ser tomado como um processo de auto-alienação. Pelo menos não nesse sentido que estamos discutindo aqui.

Najma

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:

Mas, em se tratando de alienação, alienados não percebem isso, não é? :emoticon1:

E é óbvio que procuram alienação no outro.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Fernando escreveu:
aknatom escreveu:

Só se o cristão não entender a história da queda do homem. E que pela queda entra o pecado e por isso o homem está determinado a sofrer. Como essa questão da queda é algo fundamental no cristiansmo, todo cristão estaria, em tese, munido contra esse processo de alienação.

Logo o cristianismo não pode ser tomado como um processo de auto-alienação. Pelo menos não nesse sentido que estamos discutindo aqui.

E qual é o sentido que eu não assimilei? :emoticon1:
Imagem

Trancado