A lei de causa e efeito dos espíritas

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: A lei de causa e efeito dos espíritas

Mensagem por Gilghamesh »

Tchobi escreveu:Interessante este tópico, mas ele contém enganos fundamentais.

Muitos de nossos carmas podem ser pagos neste vida mesmo. A maioria de nossos problemas atuais se referem às escolhas desta vida, enquanto alguns sim são consequência do passado.

Por que não soltam todos os ladrões?
R: Porque eles estão pagando justamente nesta vida o ato de terem sido desonestos.

Um exemplo de quitação de carma a curto prazo: multas de trânsito. Tomei uma estes dias... :emoticon13:

Carma é uma palavra em sânscrito que significa "Reação", ou "Efeito".
Isto implica que existem carmas positivos e negativos. Tudo isto depende de nossa conduta.

Um carma positivo pode anular outro negativo, mas isto não é regra.

O importante é que a Lei de Causa e Efeito é implacável. Fez bem, levou. Fez mal, pagou!

A Lei de Causa e Efeito é como uma Lei física. A diferença é que ninguém da ciência a postulou. Só isso!
Se Newton fosse um espiritualista, ou se tivesse vivido até o nascimento de Kardec talvez nos tivesse oferecido mais leis além das mecânicas.

Imaginem: Primeira Lei Espiritualista de Newton: "A toda ação realizada implica numa reação igual, mas futura." Etc...etc...etc... :emoticon4:

Explicação bonitinha, mas que não serve nem prá limpar a bunda! :emoticon12:

Antes de ficar viajando na maionese tchubidu, é necessário provar suas alegações quanto a existência da alma, para daí elucubrar qualquer teoria sobre o funcionamento da mesma.

Falar o que vc falou, tendo em vista que é apenas uma teoria em cima de outra teoria, não nos leva a confirmação nenhuma, captou?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

RCAdeBH

Re.: A lei de causa e efeito dos espíritas

Mensagem por RCAdeBH »

:emoticon14:
Tô me lixando pra o que vc acha da minha gramática, TAPADO!
" ...I'm running to stand still... "

Gilghamesh
Contato:

rcadebh escreveu::emoticon14:
Tô me lixando pra o que vc acha da minha gramática, TAPADO!

Cuidado prá não se lixar a ponto de atingir os ossos! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Gilghamesh escreveu:
Tchobi escreveu:Interessante este tópico, mas ele contém enganos fundamentais.

Muitos de nossos carmas podem ser pagos neste vida mesmo. A maioria de nossos problemas atuais se referem às escolhas desta vida, enquanto alguns sim são consequência do passado.

Por que não soltam todos os ladrões?
R: Porque eles estão pagando justamente nesta vida o ato de terem sido desonestos.

Um exemplo de quitação de carma a curto prazo: multas de trânsito. Tomei uma estes dias... :emoticon13:

Carma é uma palavra em sânscrito que significa "Reação", ou "Efeito".
Isto implica que existem carmas positivos e negativos. Tudo isto depende de nossa conduta.

Um carma positivo pode anular outro negativo, mas isto não é regra.

O importante é que a Lei de Causa e Efeito é implacável. Fez bem, levou. Fez mal, pagou!

A Lei de Causa e Efeito é como uma Lei física. A diferença é que ninguém da ciência a postulou. Só isso!
Se Newton fosse um espiritualista, ou se tivesse vivido até o nascimento de Kardec talvez nos tivesse oferecido mais leis além das mecânicas.

Imaginem: Primeira Lei Espiritualista de Newton: "A toda ação realizada implica numa reação igual, mas futura." Etc...etc...etc... :emoticon4:

Explicação bonitinha, mas que não serve nem prá limpar a bunda! :emoticon12:

Antes de ficar viajando na maionese tchubidu, é necessário provar suas alegações quanto a existência da alma, para daí elucubrar qualquer teoria sobre o funcionamento da mesma.

Falar o que vc falou, tendo em vista que é apenas uma teoria em cima de outra teoria, não nos leva a confirmação nenhuma, captou?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Estou apenas lhe explicando como funciona o processo. Você não pediu provas neste tópico.

Vocês aqui do RV têm uma vantagem absurda. Quando desencarnarem e forem para as colônias espirituais vão saber perfeitamente como funcionam as coisas. Não é o máximo? :emoticon16:
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Tranca

Mensagem por Tranca »

kibe-de-ré escreveu:Oi, nêga! Ja se libertou dos conflitos internos referentes a sua sexualidade homossexual?

Não é por ser ele amigo do Rosa que ele seja viado.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

o hammond sempre foje quando o assunto é sua sexualidade.
" ...I'm running to stand still... "

Tranca

Mensagem por Tranca »

Hummm, sei...

E você tem boas intenções para com ele?
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Euzébio escreveu:Lá vem o Gilga denovo com sua lógica de botequim, regada a bastante cerveja e cigarro...

O pior é que tem muito espírita que pensa assim mesmo, isso é o pior.

Eu acho muito justo que quem erra pague pelo seu erro, não te parece justo? E nem é preciso esperar outra(s) vida(s), nesta aqui mesmo já está pagando.

Acontece que tem um tal de arrependimento que só se cura provando do próprio veneno, já experimentou? Devias...

Nascer mutilado ou debilitado não é carma nem pagamento de dívidas, é reajuste mental. Sei que vc não vai entender isto - e assim não vai aceitar. Mas a mente humana é algo por demais complexo e sutil, não concordas?

:emoticon1:

Se você não lembra de nada do que fez na vida passada eu sinceramente não vejo como esse troço pode funcionar Euzébio. Não te parece justo que uma criança que nasça sem braços lembre que na vida passada cortou fora os braços de alguém e agora está pagando?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

aknatom

Mensagem por aknatom »

Tchobi escreveu:Carma é uma palavra em sânscrito que significa "Reação", ou "Efeito".

Talvez esse seja o erro básico que decamba na interpretação retardada de Carma que os espíritas tem...

Karma, em sânscrito, significa Ação, ou Causa....
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Tchobi escreveu:Estou apenas lhe explicando como funciona o processo. Você não pediu provas neste tópico.

Vocês aqui do RV têm uma vantagem absurda. Quando desencarnarem e forem para as colônias espirituais vão saber perfeitamente como funcionam as coisas. Não é o máximo? :emoticon16:

A apresentação e sustentação de provas é intríseca em um debate, não requer prática, nem habilidade, vc ainda não percebeu isso em tanto tempo frequentando o fórum?

Terei exigido demais? :emoticon12:

Colônias espirituais?
Por favor, apresente provas de que tais coisas existem, além daquelas que vc já nos deve!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Eu acho que me enganei quanto ao sentido espírita da palavra, mas eis aqui o significado de cada uma segundo a doutrina:

Budismo
No Budismo, Kamma ou Karma é a palavra para "ato" ou "ação", e nesse sentido usa-se a palavra em textos mais antigos para ilustrar a importância de desenvolver atitudes e intenções corretas. Considera-se que por gerar Karma os seres encontram-se presos ao Samsara, e portanto a meta última da prática budista é extinguir o Karma.

Esoterismo
Alguns movimentos esotéricos costumam falar em karma no sentido de "conjunto de deméritos acumulados" e em dharma como "conjunto de méritos acumulados" (portanto o contrário de karma). Essa terminologia não é consistente com o uso tradicional das religiões orientais, principalmente porque Dharma significa ensinamento ou verdade em vez de mérito ou virtude. Outros adotam um conceito semelhante ao do Espiritismo Kardecista.

Espiritismo Kardecista
Na visão espírita cada ser humano tem uma alma ou espírito imortal que herda o carma bom ou mal de suas encarnações anteriores. Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "karma" ou qualquer de suas variações, esta veio a ser mais tarde incorporada ao jargão espírita para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis que venha a encontrar. A meta espírita em relação ao carma é portanto melhorar seu nível para atingir estados evolutivos mais elevados.

Note-se que este conceito de carma não corresponde ao sentido original do "Kamma/Karma" das línguas Pali e Sânscrito. Está mais próximo de significar "consequência kármica" ou "resíduo kármico", já que se refere não ao ato em si, mas a suas consequências.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

aknatom escreveu:Talvez esse seja o erro básico que decamba na interpretação retardada de Carma que os espíritas tem...

Você tem ficado nervoso, ou talvez desapontado, com as idéias espíritas, hein barba ruiva?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Tchobi
Contato:

Mensagem por Tchobi »

Gilghamesh escreveu:
Tchobi escreveu:Estou apenas lhe explicando como funciona o processo. Você não pediu provas neste tópico.

A apresentação e sustentação de provas é intríseca em um debate, não requer prática, nem habilidade, vc ainda não percebeu isso em tanto tempo frequentando o fórum?

Terei exigido demais? :emoticon12:

Colônias espirituais?
Por favor, apresente provas de que tais coisas existem, além daquelas que vc já nos deve!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Ok, fico em débito mais uma vez... :emoticon16:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alé de usurpar a palavra, ainda muda o significado.
Típico de mal caráter mesmo...
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
aknatom escreveu:Talvez esse seja o erro básico que decamba na interpretação retardada de Carma que os espíritas tem...

Você tem ficado nervoso, ou talvez desapontado, com as idéias espíritas, hein barba ruiva?

Fazia um melhor juizo, achava que era um pouco menos pior. os debates aqui no forum estão me fazendo ver o deserviço que esta religião presta a pessoa e a sociedade...
E quem te autorizou a fuçar no meu Orkut??? :emoticon12:

Imagem

Gilghamesh
Contato:

Tchobi escreveu:Ok, fico em débito mais uma vez... :emoticon16:

Ok, desistência aceita! :emoticon12:

Eu Sou Gilgghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Botanico

Re: A lei de causa e efeito dos espíritas

Mensagem por Botanico »

Gilghamesh escreveu:A lei de causa e efeito dos espíritas

Segundo os espíritas, tudo o que fazemos de ruim, pagamos em outra vida, através do carma da reencarnação.
Já começou errado o seu raciocínio.
Quem disse que TUDO o que fazemos de ruim pagamos em outra vida? Muito que bem, um camarada pode cometer crimes uma vida inteira e não pagar nada nesta, mas também pode se ferrar logo no primeiro que comete. Além disso, o FUNDAMENTAL por aqui é a EVOLUÇÃO E APRENDIZADO ESPIRITUAL e não "pagar" por erros. Colher os maus frutos de nossos atos é com o propósito de fazer o espírito refletir sobre o que fez e corrigir-se.

Segundo eles, são várias as formas de se quitar suas dívidas cármicas, como por exemplo, o fulano nascer sem braços, nascer débil mental, ou nascer com uma doença incurável, ou ainda, adquirir uma enfermidade na infância, adolescência ou enquanto já adulto.
Além dessas formas de quitação, existem outras, como por exemplo, morrer de forma trágica, sendo assassinado, ou morrendo juntamente com um grande grupo de pessoas, como por exemplo no tsunami ou no grande terremoto recente que dizimou milhares de pessoas, que os espíritas chamam de “carma grupal, ou carma coletivo”.
Outras formas de quitação de carma, são: fazer ajuda humanitária, fundando e mantendo entidades de assistência e correlatos.
Já em outros tópicos lembrei que religião é uma outra maneira de se pintar o quadro da realidade da vida. Diferente da realidade fotográfica (a visão científica), mas na busca do sentido moral da existência. Enfim, o que se busca na religião é um sentido moral para as coisas relatadas acima, as adversidades da nossa existência. A fé cristã coloca essas circunstância sob o dogma "é a vontade de Deus" e o Espiritismo a coloca como um resgate de nossas faltas passadas. Alguma coisa contra?

Ora, se tudo o que fazemos de ruim, pagaremos em outra vida, então seria correto propor que todas as cadeias fossem eliminadas, todos os assassinos fossem postos em liberdade, todas as guerras fossem validadas, e se fechariam definitivamente todos os hospitais, afinal, se vc é ou está doente, o está, para pagar uma dívida cármica.
Se vc morre assassinado, ou é estuprado, ou nasce doente, débil mental, ou portador de deficiência física, é por sua própria culpa, e deverá sofrer para quitar sua dívida.

Então, libertem os bandidos, fechem os hospitais, dêem vivas às guerras, regogisem-se pelas catástrofes naturais, saúdem os assassinos como portadores e executores da justiça divina!

É isso o que prega na verdade o espiritismo!
Sabe, uma coisa até certo ponto hilariante é ver como gente que por aqui se apresenta para falar do Espiritismo... mas nada conhece dessa doutrina. Sabe apenas por alto, por ter ouvido falar que é assim...
Primeiramente vamos falar mais da Lei de Causa e Efeito. Então um cara cometeu estupros e assassinatos, morre, renasce e por azar reencontra renascidos os espíritos das suas vítimas passadas, que ainda estão putas da vida e dão o troco estuprando e assassinando os antigos algozes. Bem, pior para todo mundo, porque aí vem o revide e depois outro revide... até que se decidam quebrar esse ciclo de vinganças mútuas.
Bem, agora o espírito arrependido de seus erros, decide resgatá-los PARA TER PAZ À SUA CONSCIÊNCIA, pois seu sofrimento em nada beneficiaria as ex=vítimas. Então como fazer esse resgate sem que ninguém precise cometer crime? É aí que entram as doenças, os acidentes, os desastres... Coisas que acontecem sem que haja necessariamente um culpado.

Agora quanto ao resto... Deixar os bandidos impunes...
Vou me permitir uma divagação. Cada vez que ouço os defensores dos direitos humanos falando, noto que no fundo é isso que eles buscam, ainda que não confessem. Vamos deixar os bandos impunes. Afinal cada vez que se fala em agravar penas, a se eliminar essas tolices de progressões, indultos de Natal, de bom comportamento, etc e tal, os direitos humanos protestam dizendo que ISSO NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA DA CRIMINALIDADE. Bem, se me encontrasse com um cara desses eu diria que criminalidade NÃO É PROBLEMA. Problema é uma coisa para a qual se prevê que tenha solução. Problema que NÃO TEM SOLUÇÃO NÃO É PROBLEMA: É TRAGÉDIA. E crime é tragédia, NÃO TEM SOLUÇÃO.
Agora voltando ao tópico, não dá para se eliminar a cadeia pois, a organização social exige a sua existência. Quanto a acabar com hospitais sob alegação de que se tem de pagar a Lei de Causa e Efeito... Bem se vê a sua ignorância no assunto.
Muito que bem, um camarada tem como pagamento de dívida sofrer problemas estomacais sérios QUE SE NÃO FOREM TRATADOS, levarão o indivíduo à morte. Mas acontece que ao nascer esse indivíduo propôs-se a executar algumas missões e não poderá fazê-las se morrer antes da hora. É aí que entra o hospital, as cirurgias, as dores e os incômodos causados por isso e então essa parte da dívida fica paga e aí é bola pra frente. Mas sem o hospital...
Quem foi que disse que a Lei de Causa e Efeito obriga a deixar que todos se ferrem? Esqueceu-se do seu item onde se diz que nossas dívidas passadas também podem ser resgatadas por meio do trabalho em benefício do próximo? Mas se não se pode ajudar ninguém, então como vai se pagar com trabalho? Muito que bem, por questão de resgate, alguém passa por dificuldades ou doenças em sua vida, mas terminado esse resgate, então os hospitais, as ajudas, o apoio, o ensino, etc e tal, são as ferramentas para que a bola seja chutada pra frente. Entendeu?

Bem, seu Gilga, agora exijo um favor seu. Se vai refutar esse meu raciocínio, FAÇA-O DENTRO DO CAMPO FILOSÓFICO-RELIGIOSO. Notei que quando ficou sem argumentos, apelou para a fuga típica de "mas você tem provas disso?"
Já disse uma vez que Religião e Ciência são duas formas diferentes de se retratar a realidade. A Ciência é a realidade fotográfica, enquanto a religião é como a Pintura. Nesta última cabem liberdades que não são permitidas na realidade fotográfica. A foto oficial de Lula é a realidade fotográfica; um desenho do Lula com orelhas de burro diz algo sobre a inteligência dele que não aparece no retrato.

É isso.

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Gilghamesh
Contato:

Re: A lei de causa e efeito dos espíritas

Botanico escreveu:Já disse uma vez que Religião e Ciência são duas formas diferentes de se retratar a realidade. A Ciência é a realidade fotográfica, enquanto a religião é como a Pintura.

Interessante isso, bota, então quando é do seu apreço, vc defende que o espiritismo tem embasamento científico, sem nunca apresentar provas.
Quando não é do seu interesse, vc defende que o espiritismo só pode ser debatido filosoficamente!

Vai te catar! :emoticon12:

Apresente provas sobre a existência da alma, como eu já falei, fazer elucubrações teóricas em cima de outra teoria, não leva a lugar nenhum.

E filosoficamente, a doutrina espírita não pode ser enquadrada como tal!

É apenas lixo mal coletado de outras fontes, estas sim, prenhes de filosofia, como é o caso do budismo e do hinduísmo!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

[color=#80ffff]
Que coisa mais feia, Gilghamesh :emoticon8:

Primeiro, vc abre o tópico sobre a lei de causas e efeitos e depois da resposta, vem cobrar provas da existência dos espíritos ? Tudo bem, sei que a refutação era difícil, " nóis entendi "

Bjs

Gilghamesh
Contato:

salgueiro escreveu:[color=#80ffff]

Primeiro, vc abre o tópico sobre a lei de causas e efeitos e depois da resposta, vem cobrar provas da existência dos espíritos ? Tudo bem, sei que a refutação era difícil, " nóis entendi "

Bjs

Não, se tú "entendessi" alguma coisa, não seria espírita! :emoticon12:

A questão é bem simples, para se comprovar que existe uma lei referente à reencarnação, é necessário primeiro, provar que a alma ou espírito existe, segundo, provar que reencarnação existe, para só daí, partir para a possível comprovação da tal "lei cármica"

Não fazer isso, é somente criar uma teoria, baseada em outra teoria, o que é contraproducente e vc deveria saber disso já há muito tempo! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Gilghamesh escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não, se tú "entendessi" alguma coisa, não seria espírita! :emoticon12:

A questão é bem simples, para se comprovar que existe uma lei referente à reencarnação, é necessário primeiro, provar que a alma ou espírito existe, segundo, provar que reencarnação existe, para só daí, partir para a possível comprovação da tal "lei cármica"

Não fazer isso, é somente criar uma teoria, baseada em outra teoria, o que é contraproducente e vc deveria saber disso já há muito tempo! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

[color=#80ffff]
Então quem fez a proposição inicialmente errada, foi vc :emoticon26: . Afinal ... quem abriu o tópico desse jeito, foi vc ...

Bjs

Gilghamesh
Contato:

salgueiro escreveu:
Então quem fez a proposição inicialmente errada, foi vc :emoticon26: . Afinal ... quem abriu o tópico desse jeito, foi vc ...

Bjs

Eu aceito a sua desistência! :emoticon12:

Explique como vc pode provar uma teoria, baseada em outra teoria não comprovada!

Divertido isso! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Gilghamesh escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Eu aceito a sua desistência! :emoticon12:

Explique como vc pode provar uma teoria, baseada em outra teoria não comprovada!

Divertido isso! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Se tivesse acontecido ao contrário, rapidamente vc teria sacado o " argumento " da desonestidade intelectual.

Que feio :emoticon8:

Bjs

Gilghamesh
Contato:

Só um post de desistência, já é suficiente! :emoticon12:

Ou quer mais uma chance: Explique como vc pode provar uma teoria, baseada em outra teoria não comprovada!

Bom, fica matutando aí, que agora, vou prá balada, inté mais! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Divirta-se !!

Bjs

Trancado