Apresentação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Apresentação

Mensagem por Fernando Silva »

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
vega! escreveu:Ta.. mas muitas evidências científicas que eram tratadas como realidade foram desmentidas, estou errado ?

É assim que a ciência se corrige e avança. Foi assim que a humanidade saiu das cavernas e chegou à civilização moderna.

Mas não ta incoerente isso ? Por exemplo, a ciência tem uma teoria, prova através de um conselho super rigoroso e depois de anos é dito que ela estava errada.

Se fosse assim, poderiamos perdoar os católicos e suas guerras santas, caça as bruxas, etc..

A ciência não prova nada, ela apenas encontra teorias que explicam as coisas de forma satisfatória. No dia em que aparece um fato que não se encaixa na teoria, é preciso abandoná-la ou revisá-la.

Por outro lado, o que os cristãos fizeram foi impor suas crendices aos outros, pela fé e não pelas evidências, o que a ciência não faz (mesmo que alguns cientistas não sejam santos).

Não se esqueça: a ciência dá resultados. O computador e a Internet que você está usando são uma prova disto.
As religiões nunca apresentaram um único resultado.

BiRdOfPrEy

Mensagem por BiRdOfPrEy »

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
vega! escreveu:
zencem escreveu:Eu acho que é outro que veio aquí treinar a sua apologética e o seu proselitismo.

Heheheh gostei da foto
O que é apologética e prosetilismo ?

Proselitismo = pregação pura e simples, sem apresentar evidências.
Apologética = defesa de um determinado livro "sagrado"

Bom.. eu não creio na bíblia e gosto de perguntar.
Só que pra mim da mesma forma que um padre pode inventar coisas e provas, um cientista também pode fazer igual. Vai ser legal conversar com vocês porque não sei muito a respeito dessa área..

Ps - Vocês tão muito traumatizados calma :D Vem muito crente aqui encher o saco é isso ?

e o que acontece a um cientista que mente?
ao contrário da religião... um cientista não pode criar explicações que não possam ser testadas. Mais tarde alguma outra equipa fará o teste e mostrará a mentira ou a falha da ideia. A ciencia tem mecanismos muito eficientes para se manter honesta... mecanismos extrapessoais.
---------------------------------------
A arte suprema: não fazer mal

BiRdOfPrEy

vega! escreveu:
Fernando Silva escreveu:
vega! escreveu:Ta.. mas muitas evidências científicas que eram tratadas como realidade foram desmentidas, estou errado ?

É assim que a ciência se corrige e avança. Foi assim que a humanidade saiu das cavernas e chegou à civilização moderna.

Mas não ta incoerente isso ? Por exemplo, a ciência tem uma teoria, prova através de um conselho super rigoroso e depois de anos é dito que ela estava errada.

Se fosse assim, poderiamos perdoar os católicos e suas guerras santas, caça as bruxas, etc..

claro... provar que uma teoria científica é errada é igual a provar que massacrar pessoas seguindo uma religião que diz para amar os inimigos e para não julgar é errado. Argumentação de bogus é foda...

vega!

Mensagem por vega! »

Legal, mas tirando a parte de Deus e a Bíblia.
Todas as entidades religiosas falam que amar o próximo e harmonia são a chave para o amor do mundo. Cristo falou nisso também.

Com certeza Jesus existiu senão não tinha essa puta história que é hoje, então, vocês acham que Jesus tava errado ? É isso ?

BiRdOfPrEy

Re.: Apresentação

Existem religiões mais antigas que ainda têm milhões de seguidores (Hinduismo, Budismo, Taoismo). Portanto devem ser verdade também. Na Africa e na Asia ainda existem milhões de seguidioes do animismo... uma crença pre-histórica... então essas crença também são verdadeiras.

Caçador de bogus

Mensagem por Caçador de bogus »

Com certeza Jesus existiu senão não tinha essa puta história que é hoje"

É?
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... storia.php

vocês acham que Jesus tava errado?

Por que Jesus?
Published by Fernando Silva on 11 de Janeiro de 2007 in Contradições. Tags: Contradições.

Jesus sempre foi tido em alta consideração tanto por cristãos quanto não-cristãos. Tenha ele realmente existido ou não, tenha ele sido de origem divina ou não, muitos afirmam que o Novo Testamento é o maior exemplo de moralidade. Muitos acreditam que seus ensinamentos, se verdadeiramente compreendidos e seguidos, fariam do mundo um lugar melhor.

Isto é verdade? Jesus merece a adoração generalizada que sempre recebeu? Vamos examinar o que ele disse e fez.
Jesus era pacífico e compassivo?

O nascimento de Jesus foi anunciado com “paz na terra”, e no entanto Jesus disse: “Não penseis que vim trazer paz à Terra: não vim trazer paz, mas uma espada.” (Mateus 10:34). “Aquele que não tem espada, que venda sua capa e compre uma.” (Lucas 22:36). “Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença.” (Lucas 19:27 - Nota: na verdade, este trecho é o final de uma parábola, mas termina assim, sem maiores explicações).

A queima de hereges durante a Inquisição se baseou nas palavras de Jesus: “Se alguém não permanece em mim, é jogado fora como um ramo de árvore, e seca; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” (João 15:6).

Jesus tinha “raiva” (Marcos 3:5) de seus críticos e atacou mercadores com um chicote (João 2:15). Ele mostrou o respeito que tinha pela vida ao afogar animais inocentes (Mateus 8:32). Ele se recusou a curar uma criança doente até que foi pressionado pela mãe dela (Mateus 15:22-28).

O seu caráter se revela principalmente quando ameaça com o sofrimento eterno: “Mandará o Filho do homem (o próprio Jesus) os seus anjos que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade; e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42). “E se a tua mão te ofende, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível.” (Marcos 9:43).

Que bondade é esta? Dá bom exemplo quem impõe sua vontade através de ameaças de violência? Seria o inferno um lugar agradável e pacífico?
Jesus incentivou os “valores familiares”?

“Se alguém vem a mim, e não odeia seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos, irmãs e ainda sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:26).

“Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. E assim os piores inimigos de um homem serão os seus próprios parentes.” (Mateus 10:35-36).

Quando um de seus discípulos quis ausentar-se para o funeral de seu pai, Jesus o repreendeu: “Deixe que os mortos sepultem seus mortos.” (Mateus 8:22).

Jesus nunca usou a palavra “família”. Ele nunca se casou ou teve filhos. Para sua própria mãe, ele disse: “Mulher, que tenho a ver contigo?” (João 2:4).
O que ele pensava sobre igualdade e justiça social?

Jesus afirmou que os escravos deveriam ser chicoteados: “Aquele servo (escravo), que sabia a vontade de seu senhor, e não se preparou, nem fez segundo a sua vontade, será punido com muitos açoites.” (Lucas 12:47). Ele nunca condenou a escravidão, mencionando escravos e senhores em muitas de suas parábolas.

Ele nunca fez nada para reduzir a miséria. Em vez de vender um perfume caro para ajudar os pobres, gastou tudo com ele mesmo, dizendo: “Pobres, sempre os tereis” (Marcos 14:3-7).

Ele não escolheu mulheres como discípulos nem as convidou para a Última Ceia.
Que princípios morais Jesus nos deixou?

“Há eunucos que a si mesmos fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Aquele que é capaz de o admitir, admita.” (Mateus 19:12). Alguns dos primeiros cristãos, inclusive o Pai da Igreja Orígenes, seguiram isto literalmente e se castraram. Mesmo como metáfora, este conselho é de mau gosto.
“Se seu olho ou sua mão forem causa de pecado, arranque-os fora” — Mateus 5:29-30, em relação ao sexo

“Casar-se com uma mulher divorciada é adultério” — Mateus 5:32

“Sentir desejo por uma mulher é adultério” — Mateus 5:28

“Não planeje seu futuro” — Mateus 6:34

“Não guarde dinheiro” — Mateus 6:19-20

“Não fique rico” — Marcos 10:21-25

“Venda tudo o que tem e dê aos pobres” — Lucas 12:33

“Não trabalhe para conseguir comida” — João 6:27

“Faça com que as pessoas queiram perseguí-lo” — Mateus 5:11

“Diga a todos que você é melhor que os outros” — Mateus 5:13-16

“Tome dinheiro de quem tem pouco e dê para investidores ricos” — Lucas 19:23-26

“Se alguém lhe roubar alguma coisa, não tente recuperá-la” — Lucas 6:30

“Se alguém lhe bater, peça para baterem de novo” — Mateus 5:39

“Se tiver que indenizar alguém, pague mais do que o devido” — Mateus 5:40

“Se lhe obrigarem a andar um quilômetro, ande dois” — Mateus 5:41

“Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê sem discutir” — Mateus 5:42

“Não se preocupe com a higiene e com o que come” – Marcos 7:15

Isto é sensato? É isto que você ensinaria a seus filhos?
Jesus era confiável?

Jesus disse aos discípulos que eles ainda estariam vivos quando ele voltasse: “Em verdade vos digo que alguns aqui se encontram que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino” (Mateus 16:28). “Vejam, eu venho rapidamente” (Apocalipse 3:11). Já se passaram 2000 anos e os crentes ainda esperam pelo seu retorno “em breve”.

Ele errou ao dizer que a semente da mostarda é “a menor de todas as sementes” (Mateus 13:32) e que o sal poderia “perder seu sabor” (Mateus 5:13).

Jesus disse que quem chamasse aos outros de “louco” poderia ir para o inferno (Mateus 5:22), mas ele próprio chamou aos outros de louco várias vezes (por exemplo, Mateus 23:17).

Quanto à sua própria confiabilidade, Jesus deu duas respostas conflitantes: “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro” (João 5:31) e “Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro” (João 8:14).
Jesus foi um bom exemplo?

Ele amaldiçoou e fez secar uma figueira por não dar frutos fora de época (Mateus 21:18-19 e Marcos 11:13-14). Ele infringiu a lei ao roubar trigo em dia de sábado (Marcos 2:23) e mandou que seus discípulos levassem um cavalo sem pedir permissão ao dono (Mateus 21:1-2).

O “humilde” Jesus se disse “maior que o templo” (Mateus 12:6), “maior que Jonas” (Mateus 12:41) e “maior que Salomão” (Mateus 12:42). Pareceu sofrer da paranóia dos ditadores quando disse que “Quem não é por mim é contra mim” (Mateus 12:30).
Por que Jesus?

Embora se possam citar passagens que mostrem Jesus de forma mais favorável, elas não apagam esse lado preocupante de seu caráter. E o fato de conflitarem com as outras mostram que o Novo Testamento é contraditório.

A “Regra de Ouro” já tinha sido dita muitas vezes por outros líderes religiosos (Confúcio: “Não faça aos outros o que não queres que te façam”). “Dê a outra face” encoraja as vítimas a pedirem mais violência. “Ama teu próximo” só se aplica aos que seguem a mesma crença (nem Jesus nem os judeus mostraram muita simpatia por outras religiões). Algumas das bem-aventuranças (“Bem-aventurados são os que promovem a paz”) são aceitáveis, mas não passam de promessas, de condições para se receber uma recompensa futura, e não baseadas no respeito à vida e aos valores morais.

No conjunto, Jesus disse pouca coisa aproveitável. Não trouxe nada de novo para a ética (exceto o inferno). Não criou programas sociais. Sendo “omnisciente”, ele poderia ter contribuído com informações úteis para a ciência e a medicina, mas ele parecia não entender nada destes assuntos (como se ele fosse apenas um personagem inventado por escritores com o conhecimento limitado do primeiro século).

Muitos estudiosos têm dúvidas quanto à existência de um Jesus histórico. Albert Schweitzer disse que “O Jesus histórico é, para nossa época, um estranho e um enigma”. Nenhum escritor do primeiro século confirma a história de Jesus. O Novo Testamento é contraditório e cheio de erros históricos. Conta uma história cheia de milagres e outras alegações fantásticas. Consiste em sua maior parte de material emprestado às religiões pagãs e o Jesus que ele descreve não é muito diferente dos outros mitos e fábulas.

Por que Jesus é tão especial? Seria mais sensato e produtivo falar de pessoas reais, de carne e osso, que contribuíram para a humanidade — mães que deram à luz, cientistas que aliviaram o sofrimento, reformadores sociais que combateram as injustiças — que adorar um sujeito com um caráter tão duvidoso quanto o de Jesus.
Comentários:

Sei que estou tratando o Novo Testamento como se as palavras e feitos de Jesus fossem a verdade literal. Sei que há controvérsias quanto à autenticidade de muitas das passagens citadas acimas. O Jesus Seminar, por exemplo, concluiu que em torno de 85% das palavras e ações de Jesus contidas no Novo Testamento não são autênticas. Ele nunca disse ou fez a maior parte delas. Este texto é dirigido aos que acreditam em que o Novo Testamento não contém erros e é inspirado por Deus.

Desde que este trabalho se tornou disponível na Internet, recebi muitas queixas de que eu usei esses trechos “fora de contexto”. Do modo como eu e os estudiosos da Bíblia vemos a coisa, isto pode ser verdade, ou seja, a maioria dos trechos podem ser eliminados do livro.

Entretanto, do modo como os fundamentalistas e evangélicos entendem o assunto, ou seja, segundo os que pensam que estou criando uma falsa imagem de Jesus, não estou usando nada fora de contexto. Nenhum dos que reclamaram deu um exemplo específico ou explicou a que “contexto” eles se referem, nem tampouco indicou qual o verdadeiro significado, não literal, dos trechos citados.
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/con ... _jesus.php

zencem

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:Legal, mas tirando a parte de Deus e a Bíblia.
Todas as entidades religiosas falam que amar o próximo e harmonia são a chave para o amor do mundo. Cristo falou nisso também.

Com certeza Jesus existiu senão não tinha essa puta história que é hoje, então, vocês acham que Jesus tava errado ? É isso ?

Vega!

O amor não é um sentimento que possa se produzir, através da obediência à uma recomendação, ou mandamento.

Ele é um fenômeno que surge espontaneamente em mentes evoluidas que prezam a verdade e a sabedoria.

Quando Jesus dizia que vinha substituir o velho pelo novo e os arcáicos 10 mandamentos por apenas um: amar o próximo como assim mesmo, ou ele estava chutando, repetindo alguma frase que ouviu, ou ele sabia dos pre-requisitos do amor.

Só que o cristianismo não lançou luz sobre isso, e assim preferiu seguir a sua saga de produzir uma humanidade alienada, e incapaz, portanto, de alcançar esses pre-requiisitos, fazendo com que o mundo seguisse sem o homem progredir espiritualmente, em direção ao desenvolvimento do entendimento e do amor.

Tivemos portanto 2 milênios de guerras, carnificinas e conflitos insolucionáveis.

..tendeu?
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Caçador de bogus

Mensagem por Caçador de bogus »

edmar escreveu:Jesus Cristo,senhor de minha vida, não deve ser enquadrado em quadros clínicos leigos.
Ele é Deus, e é o caminho para a salvação ele é a verdade e também a vida.

Se você gosta de ser a escrava submissa e louca do mito Jesus, azar o seu.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

edmar escreveu:Jesus Cristo,senhor de minha vida, não deve ser enquadrado em quadros clínicos leigos.
Ele é Deus, e é o caminho para a salvação ele é a verdade e também a vida.

E por que somente Jesus e´o caminho, a verdade e a salvação?
Existiram vários deuses antes dele. Por que somente ele é o verdadeiro? Por favor, explique-se.
Imagem

vega!

Mensagem por vega! »

zencem escreveu:
O amor não é um sentimento que possa se produzir, através da obediência à uma recomendação, ou mandamento.

Ele é um fenômeno que surge espontaneamente em mentes evoluidas que prezam a verdade e a sabedoria.

Zencer,

O que é verdade na sua concepção
Ps - Achei sua frase muito boa !

Caçador, texto altamente interessante, e realmente é incrivel, embora algumas passagens são de interpretação do autor.

Os evangelhos foram escritos décadas após acontecido e o modo de vida dos escritores influenciou o que eles escreveram.

Uma dúvida, voces falam de Jesus, mas quem escreveu sobre Socrates, e cia não foram pequenos grupos também ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:Uma dúvida, voces falam de Jesus, mas quem escreveu sobre Socrates, e cia não foram pequenos grupos também ?

O que importa não é se Sócrates existiu e sim os textos que ele ou alguém deixou.
Ou eles são bons ou não são. O verdadeiro autor não importa.
Por outro lado, se Jesus não existiu ou não era do jeito que está nos evangelhos, então não precisamos seguir nada do que disseram que ele disse.

Em resumo: não precisamos mudar nossa vida por causa de Sócrates, mas os evangelhos nos mandam mudar de vida ou então vamos para o inferno. Se Jesus realmente existiu, fará muita diferença.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

É mais ou menos assim (se eu interpretei direito):
Sócrates deixou as suas idéias às quais foram copiadas por seus seguidores. Ele é um persongame histórico e, se alguém quiser seguir as suas idéias ou não, são livres para obtar.
Já Jesus, não se tem nada comprovando a sua existêncial. E os seus ensinamentos, além de contraditórios, ainda ameaçam àqueles que não o querem seguir, como por exemplo, ir para o inferno.
Nos ensinamentos de Sócrates você não vê uma ameaça igual a essa. Mas, segundo o evangelho, ou você se converte ou se ferra, e não adianta nada se você levar uma vida correta.
Imagem

vega!

Mensagem por vega! »

Lúcifer escreveu:É mais ou menos assim (se eu interpretei direito):
Sócrates deixou as suas idéias às quais foram copiadas por seus seguidores. Ele é um persongame histórico e, se alguém quiser seguir as suas idéias ou não, são livres para obtar.
Já Jesus, não se tem nada comprovando a sua existêncial. E os seus ensinamentos, além de contraditórios, ainda ameaçam àqueles que não o querem seguir, como por exemplo, ir para o inferno.
Nos ensinamentos de Sócrates você não vê uma ameaça igual a essa. Mas, segundo o evangelho, ou você se converte ou se ferra, e não adianta nada se você levar uma vida correta.

Lucifer, vamos supor que a religião católica não tivesse existido e a Wicca tivesse dominado o mundo.

É muito mais provavel que estariamos acreditando em duendes, fadas e fazendo sexo o tempo todo como era antigamente. E isso não faria as civilizações evoluirem. A monogamia imposta pela igreja foi importante, não ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:Lucifer, vamos supor que a religião católica não tivesse existido e a Wicca tivesse dominado o mundo.

É muito mais provavel que estariamos acreditando em duendes, fadas e fazendo sexo o tempo todo como era antigamente. E isso não faria as civilizações evoluirem. A monogamia imposta pela igreja foi importante, não ?

A humanidade progrediu durante 158 mil anos sem cristianismo, que só existe há 2 mil anos.
Ela teria progredido de uma forma ou de outra.
Por que a Wicca teria impedido o progresso? Acreditar em fantasmas que engravidam virgens e homens que ressuscitam é mais científico que a Wicca?

Grande parte da ciência moderna chegou à Europa católica vindo dos gregos, árabes e chineses.
Quem sabe, se a Igreja não tivesse existido e transformado as mulheres em meras reprodutoras, elas teriam contribuído também para a ciência?
Quem sabe, se a Igreja não tivesse perseguido os cientistas por tanto tempo, a ciência não teria avançado mais rápido?

vega!

Mensagem por vega! »

Fenrnado, na sua opinião, qual a probabildade de estar existindo hoje uma selação natural entre ateus e teístas ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

vega! escreveu:Fenrnado, na sua opinião, qual a probabildade de estar existindo hoje uma selação natural entre ateus e teístas ?

Não tenho como dizer. Ondas de crendice vão e vêm.
Não dá para dizer que Estados ateus progridem mais rápido, por exemplo. Não há experiências anteriores para comparação.
Nada impede que um religioso fique rico e um ateu fique pobre.
Etc. etc.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando, obrigado pela resposta.
Vega, vamos supor que a Wica tivesse "dominado" o mundo. Será que seria assim tão terrível? Ela era pouco parecida com a religião grega.
A religião grega consistia em vários deuses e deusas e ninguém era forçado a idolatrar aquele ou esse. Tudo bem que em cada cidade tinha o seu deus protetor mas as pessoas eram livres para escolher.
Com o cristianismo não é assim. Ou você escolhe servir a Deus ou vai queimar no inferno.
É assim que um suposto deus misericordioso angaria os seus fiéis? Com medo e ameaça?

Me falha de minha memória agora o nome de uma mulher que poderia ser chamada de "A mãe da matemática, graças aos seus estudos e realizações, mas por ser mulher, foi condenada a morte. É isso que se espera no cristianismo. O papai-patrão fala e todos obedecem. A mamãe-dona de casa só tem o dever de procriar e cuidar da casa.

Até o começo do século vinte era tabu as mulheres terem uma colocação profissional que a colocasse acima do homem. O máximo que mulher podia ser era professora. Até o século dezenove as mulheres não estudavam pois isso era função do homem. E essas atricuições, direta ou indiretamente teve como fundo de causa o cristianismo.
E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Agora eu pergunto, vale a pena viver sob o domínio de uma religião que ahca melhor você não fazer nada de útil ao seu próximo por acharem que é pecado?
Imagem

vega!

Mensagem por vega! »

Lúcifer escreveu:Fernando, obrigado pela resposta.
Vega, vamos supor que a Wica tivesse "dominado" o mundo. Será que seria assim tão terrível? Ela era pouco parecida com a religião grega.
A religião grega consistia em vários deuses e deusas e ninguém era forçado a idolatrar aquele ou esse. Tudo bem que em cada cidade tinha o seu deus protetor mas as pessoas eram livres para escolher.
Com o cristianismo não é assim. Ou você escolhe servir a Deus ou vai queimar no inferno.
É assim que um suposto deus misericordioso angaria os seus fiéis? Com medo e ameaça?

Me falha de minha memória agora o nome de uma mulher que poderia ser chamada de "A mãe da matemática, graças aos seus estudos e realizações, mas por ser mulher, foi condenada a morte. É isso que se espera no cristianismo. O papai-patrão fala e todos obedecem. A mamãe-dona de casa só tem o dever de procriar e cuidar da casa.

Até o começo do século vinte era tabu as mulheres terem uma colocação profissional que a colocasse acima do homem. O máximo que mulher podia ser era professora. Até o século dezenove as mulheres não estudavam pois isso era função do homem. E essas atricuições, direta ou indiretamente teve como fundo de causa o cristianismo.
E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Agora eu pergunto, vale a pena viver sob o domínio de uma religião que ahca melhor você não fazer nada de útil ao seu próximo por acharem que é pecado?

É.. em grande parte você ta certo mesmo..
Mas não foi a igreja católica que fez pararmos de viver uma vida promiscua para podermos evoluir.

Sexo é importante, mas fazendo sexo e idolatrando ídolos não vai pra frente. Na sua opinião , o monoteísmo foi importante ou não pra humanidade ( não to falando da religião católica )

Ps - É provavel que sem a religião católica não tivessemos também grandes pinturas de santos e tantas obras lindas da Renascença

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

Na época de origem do cristinianismo, havia um pensamento messianista. Muitos pretenderam ser os salvadores de Israel... Não sei porque, entre os vários líderes, escolheram Jesus como o Salvador. Sempre bom lembrar que as cartas paulíneas, a teologia cristã, Já estava prontas antes da escritura dos evangelhos. Estes foram feitos muito posteriormente... Também havia várias versões dos evangelhos, que hoje, redescobertos, são conhecidos como "evangelhos apócrifos". A Igreja católica, em seus concílios, queimou a maioria dos evangelhos, elegendo quatro deles como a "versão oficial". É uma sorte que, ainda hoje, haja vestígios das outras versões evangelísticas. O início da Igreja é muito nebuloso. Eu arriscaria dizer que o cânon foi "inventado".
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando, obrigado pela resposta.

Imagem

vega!

Mensagem por vega! »

Soviete Supremo escreveu:Na época de origem do cristinianismo, havia um pensamento messianista. Muitos pretenderam ser os salvadores de Israel... Não sei porque, entre os vários líderes, escolheram Jesus como o Salvador. Sempre bom lembrar que as cartas paulíneas, a teologia cristã, Já estava prontas antes da escritura dos evangelhos. Estes foram feitos muito posteriormente... Também havia várias versões dos evangelhos, que hoje, redescobertos, são conhecidos como "evangelhos apócrifos". A Igreja católica, em seus concílios, queimou a maioria dos evangelhos, elegendo quatro deles como a "versão oficial". É uma sorte que, ainda hoje, haja vestígios das outras versões evangelísticas. O início da Igreja é muito nebuloso. Eu arriscaria dizer que o cânon foi "inventado".

O que foi o cânon ?
Ps - Vou procurar no google, mas me explica o que é plz

Vlw

Ps - Eu entendi Lucifer

zencem

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:
zencem escreveu:

Zencer,

O que é verdade na sua concepção
Ps - Achei sua frase muito boa !

Caçador, texto altamente interessante, e realmente é incrivel, embora algumas passagens são de interpretação do autor.

Os evangelhos foram escritos décadas após acontecido e o modo de vida dos escritores influenciou o que eles escreveram.

Uma dúvida, voces falam de Jesus, mas quem escreveu sobre Socrates, e cia não foram pequenos grupos também ?

A verdade não é uma concepção, mas a realidade que você pode viver pelos sentidos, como a visão, a audição, a inteligência, etc...

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

zencem

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:
Mas não foi a igreja católica que fez pararmos de viver uma vida promiscua para podermos evoluir.

Sexo é importante, mas fazendo sexo e idolatrando ídolos não vai pra frente. Na sua opinião , o monoteísmo foi importante ou não pra humanidade ( não to falando da religião católica )

Ps - É provavel que sem a religião católica não tivessemos também grandes pinturas de santos e tantas obras lindas da Renascença

A promiscuidade fica intocável quando a Igreja considera seus fiéis, como um rebanho, não respeita a inteligência e a liberdade na individualidáde e nos programa a ser autômatos e submissos, quando nos obriga a frequentar a igreja, e nos escarnece, nos conduzindo como animais, através do som de um sino.

O monoteísmo foi, na realidade, a estratégia, para anular a individualidade, destruir a razão e fortalecer a arbitrariedade dos que vivem das benesses de dominar os outros.

A arte é simbolo de poder e riqueza.

Sempre foram apreciadas por reis, ricos e opressores.

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

Fernando Silva escreveu:Em resumo: não precisamos mudar nossa vida por causa de Sócrates

Errado!

Lúcifer escreveu:E, para finalizar, tivemos um atraso tecnológico de mais de cem anos durante o "Santa Inquisição", pois os religiosos "acreditavam" que tais conhecimentos profanos eram vindos do diabo e a punição era a morte. Creio que você conhece a história de Galileu Galilei, né?

Errado!
E o que que tem Galileu?

Sr. Incógnito

Mensagem por Sr. Incógnito »

zencem escreveu: nos obriga a frequentar a igreja

Errado!

Trancado