Fim da CPMF

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Re.: Fim da CPMF

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Johnny escreveu:...já ouvi boatos de alguns politicos de passagem que já estão em estudos mais 5 impostos para "compensar" a falta da CPMF e segundo este "boato", o povo não vai contra pois envolve taxas de produtos caros (por incrível que pareça, foi o que eu citei a pouco...) e combustíveis...

Combustível não é coisa de rico. Todos dependem dele. Vai acabar pesando na cesta básica, nos serviços, no transporte coletivo etc.

Nem tanto, pelo menos na época em que o combustível aumentava (FHC) não vi impacto na economia de um modo geral. Os transportes aumentaram suas passagens e os combustíveis não sofreram aumentos ou seja, a planilha de custos das empresas que utilizam combustíveis não parece se preocupar muito com isso ou não afeta tanto MAS, eu sempre achei que combustíveis aumentando mensalmante eram a causa de inflação, coisa que não comprovei na época do real. Sei lá...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Fim da CPMF

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Nem tanto, pelo menos na época em que o combustível aumentava (FHC) não vi impacto na economia de um modo geral. Os transportes aumentaram suas passagens e os combustíveis não sofreram aumentos ou seja, a planilha de custos das empresas que utilizam combustíveis não parece se preocupar muito com isso ou não afeta tanto MAS, eu sempre achei que combustíveis aumentando mensalmante eram a causa de inflação, coisa que não comprovei na época do real. Sei lá...

Algum impacto ele tem, só não sei calcular. É possível que haja uma margem de lucro que permita ignorar pequenas variações.

Por outro lado, durante a inflação, quando o diesel aumentava 30% de um dia para o outro, os produtos na feira também aumentavam 30%. Todo mundo aceitava isto, sem parar para questionar qual o peso do combustível no preço da banana, por exemplo.

Se a luz elétrica aumentava 20%, o cafezinho no botequim aumentava 20% no dia seguinte.

Era a inflação se realimentando.

Johnny

Re.: Fim da CPMF

Mensagem por Johnny »

Corretíssimo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado