A liberdade

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Re: Re.: A liberdade

Mensagem por zencem »

vega! escreveu:
zencem escreveu:
vega! escreveu:Liberdade as vezes tem um custo: A marginalidade e a loucura ( pelo menos para os que não são livres )

Não é dessa liberdade que estamos falando.

Isso é apenas a revolta dos loucos e alienados.

Depende. Pra um teísta fanático você é louco/alienado.

Aí eu chóro !!! :emoticon22: :emoticon22:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Soviete Supremo

Re.: A liberdade

Mensagem por Soviete Supremo »

Eu sempre fico um pouco desconfiado quando usam as palavras liberdade e igualdade. Estes termos parecem ser mágicos: Bloqueiam qualquer raciocínio lógico.

Sobre teísmo: Sou um cético disfarçado... Critico as religiões em geral, mas tenho medo de revelar-me um ateu. No Brasil as pessoas ainda não possuem uma boa acepção do ateísmo. Prefiro ficar na minha.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

zencem

Mensagem por zencem »

Soviete Supremo escreveu:Eu sempre fico um pouco desconfiado quando usam as palavras liberdade e igualdade. Estes termos parecem ser mágicos: Bloqueiam qualquer raciocínio lógico.

Sobre teísmo: Sou um cético disfarçado... Critico as religiões em geral, mas tenho medo de revelar-me um ateu. No Brasil as pessoas ainda não possuem uma boa acepção do ateísmo. Prefiro ficar na minha.

Não tem dúvida! Até porque liberdade é o oposto de igualdade.

Na liberdade está caracterizada a diversidade, agora, só mesmo uma doutrina picareta e mentirosa é que poderia propor liberdade com igualdade.

Aliás, só há um forma de estabelecer a igualdade, numa comunidade: É manda-la toda para o paredão.

Neste caso, realmente, todos ficariam iguais e imutáveis.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

A liberdade é um conceito muito relativo

Tally

Mensagem por Tally »

relativo a cada um.
Agora para mim, ser livre é se sentir livre para fazer o que bem entender,só prestando contas a si próprio, é não ter medo, é respeitar e aceitar certos hábitos de sociedade por vontade própria, não por obrigação.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

zencem

Mensagem por zencem »

Tally escreveu:relativo a cada um.
Agora para mim, ser livre é se sentir livre para fazer o que bem entender,só prestando contas a si próprio, é não ter medo, é respeitar e aceitar certos hábitos de sociedade por vontade própria, não por obrigação.

Apenas dando um retoque, pra evitar mal entendido:

Agora para mim, ser livre é se sentir livre "para pensar e bem entender", só prestando contas a si próprio; é não ter medo, é respeitar e aceitar certos hábitos de sociedade por "boa" vontade própria, não por obrigação.

Aí, é só correr pro abraço da galéra! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tally

Mensagem por Tally »

Valeu Zencem!!!!È isso aí mesmo!

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

Zecem e Tally,

O contracheque (ou o dinheiro contado no bolso) não lembram a vocês que a liberdade é limitada? No fim do mês, quando o salário quase todo se foi, as pessoas começam a lembrar dos limites da própria liberdade. Nem sei porque citei Aristóteles para falar algo tão banal.

Se forem multimilionários, perdoem-me... apesar do disso, os milionários tem sua liberdade reduzida pelo Poder do Estado. Playboyzinhos não podem, por mais dinheiro que possuam, sair por aí, esmurrando empregadas domésticas.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Tally

Mensagem por Tally »

Respeitar as leis embora não nos pareçam honestas ou certas, é respeitar
a sociedade em que se vive.Isso tem 3 fases:
1- Saber o que é Respeito
2- Conhecer-se
3- Saber que se não gosta, tem a opção de não fazer.

zencem

Mensagem por zencem »

Soviete Supremo escreveu:Zecem e Tally,

O contracheque (ou o dinheiro contado no bolso) não lembram a vocês que a liberdade é limitada? No fim do mês, quando o salário quase todo se foi, as pessoas começam a lembrar dos limites da própria liberdade. Nem sei porque citei Aristóteles para falar algo tão banal.

Se forem multimilionários, perdoem-me... apesar do disso, os milionários tem sua liberdade reduzida pelo Poder do Estado. Playboyzinhos não podem, por mais dinheiro que possuam, sair por aí, esmurrando empregadas domésticas.

Soviete!
Quando nossa existência é toda dependente destas mesuras, a parte inteligente já pode ser considerada como "perca total".

Neste caso, não existe homem feliz, porque ele está escravisado ao mito de que a sua felicidade seria o resultado do que se pode ou não se pode fazer.

Não há solução pra isso. Nenhuma ideologia ou doutrina tem a varinha de condão para deixar-nos felizes neste poço de ansiedades e ambições.

Alí não há liberdade, e nós temos que escolher entre permanecer neste estado gerador de mentes equivocadas e desonestas e entre se utilizar da razão para construir a ética.

A liberdade está caracterizada na capacidade que cada um desenvolve para pensar corretamente, através do ver a realidade como ela é, sem julgá-la nem tentar modificá-la.

A liberdade é uma condição pra razão e não uma concessão pra se fazer o que é nosso desejo.

Quando oportunizamos o conhecimento da máquina de criar problemas, permitimos o acesso da inteligência, fazendo com que ela se trasforme numa máquina de soluções.

Liberdade, Inteligência, razão e sabedoria: Eis o caminho.

Trancado