Vaticano acusa 'A Bússola de Ouro' de anticristianismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Vaticano acusa

Mensagem por Apáte »

É o contrário de estimula.

Tipo instável e estável.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Vaticano acusa

Mensagem por Fernando Silva »

Um dos trechos que eu acho interessante:

Do livro “Luneta Âmbar” - Philip Pullman

"Em quarto lugar, o Pó. Tomei providências para descobrir o que o Conselho de Oblação sabe a respeito do assunto. Um dos teólogos experimentais trabalhando em Bolvangar foi persuadido a nos contar exatamente o que eles descobriram. Conversarei com ele hoje à tarde, lá embaixo."

Um ou dois padres se mexeram incomodados, pois "lá embaixo" significava os porões no subsolo do prédio: salas de ladrilhos brancos, com tomadas para passagem de corrente ambárica, à prova de som e com bom escoamento de líquidos.

Contudo, independentemente do que descobrirmos a respeito do Pó — prosseguiu o Presidente —, devemos manter nosso propósito em mente com muita firmeza. O Conselho de Oblação fez esforços para compreender os efeitos do Pó: nós devemos destruí-lo totalmente. Nada menos que isso. Se, para destruir o Pó, também tivermos de destruir o Conselho de Oblação, o Colegiado dos Bispos, todas as agências individuais através das quais a Santa Igreja faz o trabalho da Autoridade, assim seja. Pode ser, cavalheiros, que a própria Santa Igreja tenha sido criada para realizar exatamente esta tarefa e para perecer ao fazê-lo. Mas é melhor um mundo sem igreja e sem Pó que um mundo onde a cada dia temos que lutar sob o fardo odioso do pecado. Melhor um mundo purgado de tudo isso!

Com os olhos faiscantes, o Padre Gomez assentiu apaixonadamente.

—E, finalmente — disse o Padre MacPhail —, a criança. Ainda apenas uma criança, creio. Essa Eva, que será tentada e que, se a precedente de alguma forma servir de exemplo, cairá e cederá à tentação, e sua queda trará a ruína de todos nós. Cavalheiros, de todas as maneiras de lidar com o problema que ela representa para nós, vou propor a mais radical e tenho confiança em que obterei sua concordância — depois de uma breve pausa, ele prosseguiu.

—Proponho que enviemos um homem para encontrá-la e matá-la antes que ela possa ser tentada.

—Padre Presidente — interveio o Padre Gomez imediatamente —, venho fazendo penitências por antecipação todos os dias de minha vida adulta. Estudei, treinei —

O Presidente levantou a mão. Penitência e absolvição antecipadas eram doutrinas pesquisadas e desenvolvidas pelo Tribunal Consistorial, mas não conhecidas pela grande maioria dos membros da Igreja. Implicavam em fazer penitência por um pecado ainda não cometido, penitência fervorosa e intensa, acompanhada por castigos e autoflagelação, de maneira a acumular, por assim dizer, uma reserva de crédito. Quando a penitência tivesse atingido o nível apropriado para um pecado em particular, o penitente recebia a absolvição antecipada, embora pudesse nunca ser conclamado a cometer o pecado. Por vezes, era necessário matar pessoas, por exemplo: e era muito menos perturbador para o assassino se ele pudesse fazê-lo em estado de graça.

— Eu havia pensado em você — o Padre MacPhail retrucou gentilmente. — Então tenho o acordo do Tribunal? Sim. Quando o Padre Gomez partir, com nossa bênção, ele estará sozinho, não poderá ser contatado ou chamado de volta. Independentemente do que acontecer com qualquer outra coisa, ele seguirá seu caminho como a flecha de Deus, seguindo direto para a criança, e a abaterá. Ele será invisível; chegará à noite, como o anjo que destruiu os assírios; será silencioso. Quão melhor seria para todos nós se tivesse havido um Padre Gomez no jardim do Éden! Nunca teríamos saído do paraíso.
O jovem padre estava quase chorando de orgulho. O Tribunal concedeu sua bênção.

Trancado