Pergunta para os "libertarianistas"
Re.: Pergunta para os "libertarianistas"
Para começar, creio que se for para ser encarado como comércio, não deve.
Quando entro em uma loja, se não quiserem me vender a mercadoria pelo preço estabelecido, posso recorrer à lei. Não só posso, como diz meu advogado que devo.
È uma das coisas desagradáveis em se lidar com comércio.
Quando entro em uma loja, se não quiserem me vender a mercadoria pelo preço estabelecido, posso recorrer à lei. Não só posso, como diz meu advogado que devo.
È uma das coisas desagradáveis em se lidar com comércio.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...
Apáte escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:
Concordo com o autor no que tange por exemplo, questões como a barreira de pessoas na entrada de boates.
Assim como uma prostituta poderia negar seus serviços a um maltrapilho bêbado, o mesmo devem poder os proprietários desses espaços com relação a clientela da casa.
Com relação a médicos a coisa é um pouco mais complicada, já que é uma questão ética, oriunda do juramento da profissão, que diz que tal profissional não deverá negar socorro a nenhum paciente.
Contudo, assim como um engenheiro com relação a qualquer projeto, um cirurgião sempre pode recusar realizar uma operação que julgue desnecessária ou arriscada demais.
Agora os funcionários dos hospitais devem apenas obedecer a ética médica e ao profissionalismo, já que estão sendo pagos para fazer um trabalho específico e não para decidir os clientes do patrão.
Concordo plenamente.
Colocando o buraco mais embaixo.
E se ao invés de um bêbado fedido, ela recusar-se a atender um negro ou um gordo (deixando de lado o fato de ser impossível descobrir o motivo a não ser que ela conte) afirmando explicitamente que não atende estas pessoas?
E se ao invés de prestador de serviços, for um vendedor, como dono de um supermercado?
Depende da abrangência de tal negação. Se for um ou outro caso isolado, tudo bem. Agora, imagine se TODOS os supermercados e mercearias se negassem a atender gordos, por exemplo. O governo teria legitimidade para assegurar esse direito negativo aos gordos.Assim como ser coercitivo com a população minimamente em quaisquer outros casos só para manter a ordem social. A inviolabilidade do princípio da não-agressão não faz parte de uma constitucionalidade de direitos baseada no liberalismo clássico.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Comparação entre o trabalho de prostitutas e o trabalho de médicos, advogados, engenheiros...

- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Re.: Pergunta para os "libertarianistas"
RicardoVitor escreveu:Claro, assim como um comerciante. Desde que não viole os princípios básicos do Estado de Direito, pode escolher de acordo com o seu juízo.
- Concordo!

"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- zumbi filosófico
Também acho que os profissionais de interações anatômicas de teor sexual devem poder recusar os clientes caso achem que o porte dele(a)s possa lhes causar avarias físicas.

- Apáte
- Contato:
Abmael escreveu:RicardoVitor escreveu:Claro, assim como um comerciante. Desde que não viole os princípios básicos do Estado de Direito, pode escolher de acordo com o seu juízo.
- Concordo!
Pô, você traiu o movimento comunista, véééi!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Aranha
- Contato:
Apáte escreveu:Abmael escreveu:RicardoVitor escreveu:Claro, assim como um comerciante. Desde que não viole os princípios básicos do Estado de Direito, pode escolher de acordo com o seu juízo.
- Concordo!
Pô, você traiu o movimento comunista, véééi!
- Fidel, Evo e Chavez entenderão, afinal eles são FilhosdaPuta!
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Existem comércios que escolhem seus clientes e isso é bem simples de se fazer. Aumente o custo do "investimento" que o cliente vai ter. Tem quem compre ferrari, tem quem compre helicópteros, jatinhos...
Não conheço muitos destes últimos que sejam pelancudos...
Não conheço muitos destes últimos que sejam pelancudos...

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."