Aborto, questão aos anti-aborto.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
mi9

Re.: Aborto, questão aos anti-aborto.

Mensagem por mi9 »

é um vicio pessoal meu também... :emoticon13:

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Aborto, questão aos anti-aborto.

Mensagem por Acauan »

SickBoy escreveu:
Acauan escreveu:
SickBoy escreveu:acho que a qualificação de dignidade como humana já explicita a quem se restringe.

E quem qualifica?

foi você mesmo ué. dignidade humana, tá ali escrito.

Não me lembro de haver inventado o conceito de dignidade humana e muito menos o de humanidade.

SickBoy escreveu:se você quer falar apenas de dignidade outros que não-humanos, não use esse adjetivo restritivo.

Que adjetivo devo usar para falar de dignidade humana?

SickBoy escreveu:dignidade humana. não é de samambaias, nem de macacos,

É?

SickBoy escreveu:e abrange até políticos, infelizmente.

Por que será que ninguém tenta abortá-los?
Editado pela última vez por Acauan em 25 Jan 2008, 22:56, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apáte escreveu:
SickBoy escreveu:ps: quero atribuir dignidade humana a formigas

Quem diz isso só pode ter a mesma dignidade dum inseto.

ahahha, apelou perdeu, vamos lá Ápate querido, digaí. porque podem atribuir dignidade humana ao seu organismo-vivo-não-humano preferido e eu não?

Seu, cof cof... xá eu limpar a garganta... RELATIVISTA

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Acauan escreveu:
betossantana escreveu:- Este teratoma é um ser humano?

Não.

Por quê este teratoma não é um ser humano?

betossantana escreveu:- Este teratoma era um "ser humano" logo após a concepção e antes de qualquer início de problemas na diferenciação celular?

Acauan escreveu:Resposta depende da definição de ser humano aceita pelas partes envolvidas na questão.

Do que você está falando? Estou pedindo uma opinião, se não vai dá-la porque não pode ou não quer, diga de uma vez, eu não tenho o dia todo.

betossantana escreveu:- Se este teratoma não é um ser humano, a partir de qual momento ele "deixou" de ser humano?

Acauan escreveu:Dados insuficientes.

Quais dados adicionais são necessários pra se avaliar quando o produto desta concepção deixou de ser um ser humano?

betossantana escreveu: - É possível, então, que algo seja concebido como um ser humano e a meio caminho do desenvolvimento, "deixe" de ser humano?

Acauan escreveu:Resposta depende da definição de ser humano aceita pelas partes envolvidas na questão.

"Ih, você me pegou, eu na verdade não tenho uma resposta na ponta dos dedos e não quero admitir."

betossantana escreveu: - Abortar este produto da concepção ANTES de qualquer sinal de problemas de diferenciação celular teria sido imoral e assassinato? E DEPOIS?

Acauan escreveu:Tanto quanto desligar os aparelhos de sustentação artificial de vida de um paciente hospitalar antes da constatação de eletroencefalogramo nulo e depois.

Logo, o concepto em questão tem o mesmo direito à tutela do paciente encefalicamente morto. O concepto seria, então, tão humano quanto o paciente. Mas como você não acha que esse teratoma é um ser humano, em um determinado momento de seu desenvolvimento, "deixou" de ser humano.
É um problema espiritual, chupe pau!

betossantana
Contato:

Acauan escreveu:Nota.
A questão sobre se o feto é ou não um ser humano é geralmente levantada pelos defensores do aborto.
Os opositores do aborto, dentre os quais me incluo, levantam a questão se o feto é ou não dotado de dignidade humana.

Isso é mentira. De qualquer forma, é uma distinção sem pé nem cabeça e absurda. Explique como e porquê uma entidade biológica têm dignidade humana sem ser um ser humano.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

That is a free country.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

SickBoy escreveu:
Apáte escreveu:

Quem diz isso só pode ter a mesma dignidade dum inseto.

ahahha, apelou perdeu, vamos lá Ápate querido, digaí. porque podem atribuir dignidade humana ao seu organismo-vivo-não-humano preferido e eu não?

Seu, cof cof... xá eu limpar a garganta... RELATIVISTA

Pirou de vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

betossantana escreveu:
A questão sobre se o feto é ou não um ser humano é geralmente levantada pelos defensores do aborto.
Os opositores do aborto, dentre os quais me incluo, levantam a questão se o feto é ou não dotado de dignidade humana.

Isso é mentira. De qualquer forma, é uma distinção sem pé nem cabeça e absurda. Explique como e porquê uma entidade biológica têm dignidade humana sem ser um ser humano.

Prá que?

Você já decretou que isto é mentira, sem pé nem cabeça e absurda, além de definir quem é ser humano e quem não é.

Bye!
Editado pela última vez por Acauan em 25 Jan 2008, 23:02, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

betossantana
Contato:

Acauan escreveu:Nota 2:
Digamos que pudessemos saber exatamente quanto tempo cada pessoa terá de vida.
Neste caso, seria cabível uma punição diferente por matar, sem nenhum motivo justo, pessoas com diferentes tempos de vida pela frente?
Matar um jovem que teria mais sessenta anos de vida futura ou um ancião que sabemos que morreria no dia seguinte, nesta condição hipotética, desconsiderados todos os outros fatores diferenciais, seriam crimes que deveriam receber a mesma pena ou não?

Mais uma vez, pessoas que viveriam mais sessenta anos, pessoas que morreriam no dia seguinte e essa coisa horrorosa fruto de uma concepção humana teriam o direito à mesma tutela. São todos indivíduos humanos, embora no caso da coisa horrorosa ela tenha em um certo momento, ainda não definido, "perdido" o caráter humano.

mi9

Mensagem por mi9 »

Bom... quem aqui defende a perspectiva dos direitos (deontologia) e a perspectiva do maior beneficio para a maioria (utilitarismo)?

betossantana
Contato:

Acauan escreveu:
betossantana escreveu:

Prá que?
Você já decretou que isto é mentira, sem pé nem cabeça e absurda.

Eu não defini ser humano nenhum, estou perguntando e perguntando. Espantalho.

A mentira é a parte que diz que somente os defensores do aborto levantam a questão do produto da concepção ser ou não um ser humano. A parte da distinção sem pé nem cabeça e absurda é a distinção entre ser humano e ente com dignidade humana. Sua fuguinha demonstra o quanto ela é ridícula e é melhor mesmo você deixar o tópico pra quem tem alguma coisa a dizer.
Editado pela última vez por betossantana em 25 Jan 2008, 23:06, em um total de 1 vez.

Orbe

Mensagem por Orbe »

Acauan escreveu:
Orbe escreveu:
Acauan escreveu:
Orbe escreveu:Não vejo sentido nisso. Parece aquela típica chantagem emocional esquerdista: "E se fosse seu filho?!" ou "Se fosse com você...".

Se eu não existisse hoje, não seria problema. Pelo menos não para mim, já que pessoas inexistentes não tem problemas ou falta de "sorte".

Seguindo sua lógica eu pergunto: Você conhece alguem que foi abortado e esteja reclamando?

Você conhece alguém que foi assassinado e esteja reclamando?

Mas sei de muitos que reclamaram ao saber que seriam assassinados. No entanto, não lembro de fetos reclamando antes de serem abortados.

Então podemos matar pessoas em coma, que não podem reclamar?

Porque não poderíamos? Se ela está em coma e os médicos atestarem que ela não vai voltar do coma, desliga-se os aparelhos e chega de perturbação. Para que manter uma pessoa vegetando?

Acauan escreveu:
Orbe escreveu:Porque será?! Hmmmm... Oh claro, porque não são humanos ainda.

Na tua opinião.

E na de muitas outras pessoas também.

Acauan escreveu:
Orbe escreveu:São apenas amontoados de células ...

Como todos os seres vivos multicelulares.

Tão humanos como o alface da sua salada ou como o pedaço de carne do seu churrasco ou como o trigo do seu pão.

Acauan escreveu:
Orbe escreveu:...incapazes inclusive de continuar seu desenvolvimento sem a mãe. Não poderiam reclamar mesmo.

Se o privarem dos meios de reclamar, isto significa que podem matar você?

Privar um ser humano formado dos meios para reclamar por sua vida é MUITO diferente de um amontoado de células não poder reclamar porque é um mero amontoado de células. Essa analogia não faz sentido. Tente outra.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Beto, larga disso.

Não acredito que um defunto perde totalmente a dignidade humana, podendo usá-lo para fazer churrasquinho ou para satisfazer perversões sexuais, por exemplo, mas ele perde os direitos como humano Vivo, obviamente.
E a partir do momento que o indivíduo tem morte encefálica, ele está morto. Assim, desde o momento que este ser deixou de ter a mínima chance de desenvolver um encéfalo, ele está clínica e tecnicamente considerado morto.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Teratomas não tem SNC.
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

mi9 escreveu:Bom... quem aqui defende a perspectiva dos direitos (deontologia) e a perspectiva do maior beneficio para a maioria (utilitarismo)?

Espero que depois de ter dito isso, seja anti-aborto.

Sendo que o benefício só chegará pra quem já está livre de sofrer com o aborto, seria o mesmo de eliminar uma parcela da população para privilegiar a outra.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Orbe escreveu:Privar um ser humano formado dos meios para reclamar por sua vida

Ser humano formado?
Quer dizer que há uma entidade que pode ser considerada ser humano em formação?

Orbe escreveu:é MUITO diferente de um amontoado de células não poder reclamar porque é um mero amontoado de células. Essa analogia não faz sentido. Tente outra.

Correção.

Que AINDA não pode reclamar. O que o separa da capacidade de reclamar é apenas tempo.

Editado pela última vez por Acauan em 25 Jan 2008, 23:12, em um total de 2 vezes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

mi9

Mensagem por mi9 »

Apo escreveu:Teratomas não tem SNC.

as abelhas têm...

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

mi9 escreveu:

as abelhas têm...

Abortar abelhas? Para quê? Estamos falando de células humanas.
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Acauan escreveu:
SickBoy escreveu:
Acauan escreveu:
SickBoy escreveu:acho que a qualificação de dignidade como humana já explicita a quem se restringe.

E quem qualifica?

foi você mesmo ué. dignidade humana, tá ali escrito.

Não me lembro de haver inventado o conceito de dignidade humana e muito menos o de humanidade.

confesso que pra mim isso não é uma surpresa. mas, eu estou me atendo ao uso que fez das palavras, apenas. o adjetivo humano/humana qualifica algo como próprio do ser humano/homem, e não a outros grupos.

SickBoy escreveu:se você quer falar apenas de dignidade outros que não-humanos, não use esse adjetivo restritivo.

Que adjetivo devo usar para falar de dignidade humana?

acontece que se está se referindo a algo que não é um ser humano, o uso do termo humano é inadequado. fica a seu critério, eu poderia até sugerir dignidade fetística e/ou DNAzística, mas sou péssimo com palavras.

SickBoy escreveu:dignidade humana. não é de samambaias, nem de macacos,

É?

a rigor sim, mas quando alguns começam conferir a dignidade humana a coisas não-humanas, aí não sei como fica.

bem, se for assim, reivindico o mesmo direito às formigas

SickBoy escreveu:e abrange até políticos, infelizmente.

Por que será que ninguém tenta abortá-los?

porque apesar de tudo, são humanos. ou você tem dúvidas?

Orbe

Mensagem por Orbe »

A diferença é que no caso do aborto a parcela eliminada da população não nasceu ainda. Então simplesmente não tem importância.

chagas

Mensagem por chagas »

Acauan escreveu:
Orbe escreveu:Um feto deve ter tanta "dignidade humana" quanto um pedaço de unha ou fio de cabelo...

Para sua sorte, houve quem não pensasse assim quando você era um feto.

Faltava pouco para você me convencer, que eras um sujeito com inteligencia diferenciada.
Não falta mais.

mi9

Mensagem por mi9 »

Apáte escreveu:
mi9 escreveu:Bom... quem aqui defende a perspectiva dos direitos (deontologia) e a perspectiva do maior beneficio para a maioria (utilitarismo)?

Espero que depois de ter dito isso, seja anti-aborto.

Sendo que o benefício só chegará pra quem já está livre de sofrer com o aborto, seria o mesmo de eliminar uma parcela da população para privilegiar a outra.

só para clarificar. É que, dependendo do sistema ético que se segue, os raciocinios podem ser muitos diferentes... e depois é o tumulto quando se discute um tema destes...

betossantana
Contato:

Apáte escreveu:Beto, larga disso.
Não acredito que um defunto perde totalmente a dignidade humana, podendo usá-lo para fazer churrasquinho ou para satisfazer perversões sexuais, por exemplo, mas ele perde os direitos como humano Vivo, obviamente.
E a partir do momento que o indivíduo tem morte encefálica, ele está morto. Assim, desde o momento que este ser deixou de ter a mínima chance de desenvolver um encéfalo, ele está clínica e tecnicamente considerado morto.

Você está tomando as vezes do Acauan para explicar a diferença entre um ser humano e um ente com dignidade humana?

O defunto não é um ser humano mas tem dignidade humana, é isso que você quis dizer? Explique: por quê um defunto não é um ser humano?

Você quer dizer que o teratoma está "morto" passada a fase de desenvolvimento do encéfalo. Logo, ele era um ser humano após concebido, "viveu" uma curta vida e "morreu".

Tenho dúvidas sobre isso. Pessoas que tiveram morte encefálica estiveram indubitavelmente vivas e seus encéfalos eram ativos até a cessação de suas funções. Você está dizendo que uma pessoa viva, como eu, você, etc, somos tão seres humanos quanto esse teratoma foi em certo lapso de tempo, mesmo nunca tendo desenvolvido encéfalo algum?

E fetos anencefálicos: eles estão "vivos"? Um encéfalo rudimentar ou incompleto como o deles é suficiente pra você considerá-los seres humanos? Não precisa ser completo e funcional?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

betossantana escreveu:A mentira é a parte que diz que somente os defensores do aborto levantam a questão do produto da concepção ser ou não um ser humano. A parte da distinção sem pé nem cabeça e absurda é a distinção entre ser humano e ente com dignidade humana. Sua fuguinha demonstra o quanto ela é ridícula e é melhor mesmo você deixar o tópico pra quem tem alguma coisa a dizer.

Tem razão.

Tô morrendo de medo de discutir o assunto com você.

Bye 2.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

mi9

Mensagem por mi9 »

Apo escreveu:
mi9 escreveu:

as abelhas têm...

Abortar abelhas? Para quê? Estamos falando de células humanas.

tá bom. Mas o argumento do SNC só resulta se se disser que que é SNC Humano. :emoticon16:

Trancado