Sobre o terceiro olho, eu só ouví falar dele em matérias acerca de gaúchos e campinenses.

Benetton escreveu:Segundo um site que versa sobre algumas estatísticas do "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos. Ora, se o percentual de ateus livres no Estados Unidos for no máximo de 0,3% segundo o Site infoplease, então a proporção é praticamente 1 por 1, o que joga para o espaço a evolução do espírito ateísta no planeta.
Benetton escreveu:Segundo um site que versa sobre algumas estatísticas do "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos.
aknatom escreveu:Sobre o terceiro olho, eu só ouví falar dele em matérias acerca de gaúchos e campinenses.
Jack Torrance escreveu:Benetton escreveu:Segundo um site que versa sobre algumas estatísticas do "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos. Ora, se o percentual de ateus livres no Estados Unidos for no máximo de 0,3% segundo o Site infoplease, então a proporção é praticamente 1 por 1, o que joga para o espaço a evolução do espírito ateísta no planeta.
Benetton, se a proporção é de 1 por 1 quer dizer que a população carcerária é a mesma das pessoas livres?
Tipo, se um país tem 100 milhões de habitantes e 1% deles estão presos, isso representa 1 milhão de presos em uma população de 100 milhões. A proporção é de 1 preso para cada 100 pessoas livres, certo?
Supondo que a população dos EUA seja de 300 milhões de habitantes e o números de ateus dessa população seja 900 mil (que representa os 0,3%). Para dar a proporção de 1 ateu preso e 1 ateu livre quer dizer que temos 450 mil ateus presos?Benetton escreveu:Segundo um site que versa sobre algumas estatísticas do "The Federal Bureau of Prisons", existem 0,2% de ateus presos.
Esses 0,2% de ateus presos é referente a pessoas presas no geral (por exemplo: supondo que há 1 milhão de presos, desses 2 mil são ateus) ou que dos ateus livres (900 mil) 1.800 (que representa 0,2%) estão presos?
Benetton escreveu:A intenção foi mostrar a comparatividade entre "grupos" populacionais da sociedade livre e encarcerada.
A idéia básica é :
- De cada 100 pessoas livres na Sociedade, 0,3 é atéia.
- De cada 100 pessoas presas, 0,209 são atéias.
Daí a proporção tender a um.
Não se pode comparar a população total de um país com a população restrita das prisões. Se fosse assim e imaginando que 100% das pessoas presas fossem protestantes ( população mais representativa nos Estados Unidos, e que possuia aproximadamente 276 milhões de habitantes em 2000 ), teríamos uma proporção irrisória de 0,000094789 Protestantes presos para cada 1 Protestante livre. Tal comparação não permite concluir absolutamente nada.
É por isso que as comparações são estratificadas em grupos de amostragem.
Os 0,209% de ateus presos referem-se ao total de ENCARCERADOS, e não da população total da sociedade americana.
O que eu quero dizer é mais ou menos o seguinte, se num concurso há uma vaga e dez concorrentes e em outro há mil vagas e dez mil concorrentes, na teoria as chances são as mesmas; mas na prática, não. As chances são maiores no concurso com mil vagas.
O número absoluto de um dado (nesse caso, do artigo, o populacional) tende a ter uma grande significância no número percentual. Se o número absoluto de ateus fosse proporcional ao de católicos, acho que os dados relativos aos presos seriam os mesmos. Do mesmo modo que se o número de católicos fosse o mesmo que de ateus ambos seriam mais ou menos equivalentes.