Res Cogitans escreveu:Botanico escreveu:Res Cogitans escreveu:Botanico escreveu:Acho que naquele livro de Brian Weiss, Muitas vidas, muitos mestres, ele faz regressão com uma moça e notou esse detalhe em particular: TODAS as vidas passadas dela foram de fato vidas chatas e comuns. Ela nunca foi governante, negociante, nobre, grande líder...
Brian Weiss também conseguiu vários relatos de VIDAS FUTURAS, o que você acha disso Bostanicuzinho?
Não sei, nunca li nada a respeito. Mas através de indução de fantasias, é possível fazer uma pessoa acreditar e relatar que vive uma vida futura. Nada muito misterioso, seu resto de cogitação.
Vamos explicar didaticamente...
Você citou Brian Weiss, se achasse que ele era um charlatão que induzia memórias passadas em seus pacientes, NÃO o citaria. Acontece que o MESMO Brian Weiss que você citou TAMBÉM trabalha com VIDAS FUTURAS. Então você dá crédito ao trabalho dele de VIDAS PASSADAS mas descarta o de VIDAS FUTURAS. Bem..conveniente o cara só é uma autoridade quando fala a favor da sua crença.
Bem tem um tópico no RV sobre isso: viewtopic.php?f=1&t=746&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=vis%C3%B5es+do+futuro
Seu Resto de Cogitação, é o seguinte:
1) Eu não disse que dou crédito ao trabalho de Brian Weiss por sua pesquisa em vidas passadas. Ele é só mais um no bando que se meteu algum dia a investigar esse tipo de coisa. Uns com mais critérios, outros com menos.
2) A questão de vidas passadas fica na base do asq (acredite se quiser) quando restrita apenas a lembranças relatadas. É preciso que o pesquisador busque elementos de provas dos relatos, principalmente que sejam elementos de pouco ou nenhum conhecimento público. QUER DIZER: UM RELATO DE VIDA PASSADA TEM DE SER VERIFICÁVEL DE ALGUMA MANEIRA.
3) A mesma coisa é com os relatos de vidas futuras. Aqui temos um complicador: o passado ACONTECEU e alguém dizer que se lembra de alguma vida passada é muito mais plausível do que alguém relatar uma vida FUTURA, que AINDA NÃO ACONTECEU.
4) Seria interessante que esses que relatam vivências futuras então nos descrevessem como será o futuro então. Mostre-nos os avanços tecnológicos, os desastres naturais (quando e onde vão ocorrer), etc e tal. Obviamente esses últimos teriam de ser coisas próximas do nosso tempo, para que pudéssemos verificar sua autenticidade. O Brian fala disso? Desculpe-me, mas eu não estou muito a fins de perder meu tempo com leituras fantasiosas, pois agora estou atulhado de serviço.
E finalmente: eu sou espírita e defendo o ponto de vista espírita. Eu posso citar algum autor cuja obra endosse em parte o que a DE diz, mas isso não me obriga a concordar com TUDO o que o autor diz. E vai querer me dizer que vocês céticos também não seriam seletivos assim? Tá, digamos que um autor diga cobras e lagartos do Espiritismo, bem ao gosto de vocês. Acho que o citariam, certo? Mas digamos também que ele seja um defensor do Criacionismo. E agora? Sente-se obrigado a falar a favor do Criacionismo só porque está citando o camarada contra o Espiritismo?