Por favor! Me convençam de que espíritos existem!...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Suyndara
Gênero: Feminino

Re: Por favor! Me convençam de que espíritos existem!...

Mensagem por Suyndara »

Pois é, antigamente eu teria dito na lata que foram "zombeteiros", mas eu sei que pode ter sido algum problema no fogão mesmo :emoticon4: O que não elimina o fato de ter sido estranho, de qualquer forma.

Lembrei agora de uma bem interessante, na época eu ainda era religiosa, então isso muda tudo na análise. Hoje eu já sei a resposta, vamos ver se os céticos do fórum descobrem o enigma :emoticon12:

Eu morava sozinha na época e estava estudando no quarto, escutei um barulhão na porta e não tive coragem de levantar pq tive medo de ser ladrão. Fiquei lá quietinha, depois de uns 15 minutos a luz da sala acendeu e eu escutei os passos de uma pessoa no corredor (não tive dúvidas, me enfiei debaixo da coberta...pensei que um ladrão poderia me matar pra não ser reconhecido e entrar em cana). Ouvi mais uns barulhos na sala, daí a porta do quarto se abriu (não vi se alguém entrou, só a luz do corredor acesa mesmo), logo em seguida a "pessoa" entrou no banheiro, escutei o barulho da torneira se abrindo e um "escarro" (ok, ladrão abusado heim?), em seguida o barulho do chuveiro por uns 10 minutos. Depois novamente os passos no corredor e todas as luzes se apagaram.

Eu estava com muito medo e fiquei mais uns minutos ali escondinha, depois levantei e fui verificar: A porta da sala estava trancadinha (e a chave na minha bolsa, como sempre), a janela também trancada e nenhum sinal de arrombamento. Pensei: foi imaginação então. Mas quando entrei no banheiro vi a toalha jogada no chão, o chuveiro pingando água e a pia toda molhada (e eu ainda não havia tomado banho para ir dormir).

Esse foi um dos maiores sustos que levei.

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Seria legal um tópico para essas "estórias assustadoras" :emoticon19:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

I see dead people 2!

chagas
Gênero: Masculino

Mensagem por chagas »

Suyndara escreveu:Seria legal um tópico para essas "estórias assustadoras" :emoticon19:

Teria que ficar de fora, não tenho nenhuma para contar.
Mas voltando ao seu relato, dá a chave de casa para o namorado da nisso. Se eu estiver errado perdoa-me.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Suyndara escreveu:...

Se você parte de que morava sozinha e só você tinha a chave, ou é

1. Alucinação
2. Materialização de algum espírito, o que é pouco provável, principalmente o efeito de materialização.
3. Um gatuno asseado e ligeiro.

Claro, apenas se partirmos de que a única pessoa possível de entrar na casa sejas tu! Mas acredito que não foram dadas todas as cartas no que diz respeito aos meios para descoberta... :emoticon3:

Dick

Mensagem por Dick »

Botanico escreveu:
Let me think for a while escreveu:Por vezes pode parecer que somos muito "cabeça-dura" (não sei o plural disto)

cabeças-duras

Valeu.

Botanico escreveu:
Let me think for a while escreveu:quando dizemos que queremos provas, evidências.

E o que querem como provas, evidências, etc e tal?

Já disse

Botanico escreveu:
Let me think for a while escreveu:Mas, pensando bem, seria bem fácil começar a acreditar em espíritos. No meu caso, bastaria qualquer "entidade" realizar qualquer coisinha simples como teleportar, diante de meus olhos, um pequeno objeto qualquer.

E o que isso provaria em favor de espíritos? Veja o que o Quevedo e o Zangari dizem a respeito.

Realmente estás certo. Não provariam. Mas seriam um grande reforço ao cidadão que usasse isto como evidência da existência de isprítus no momento de mostrar o que quer dizer. Eu lhe daria mais (muito mais) atenção.

Botanico escreveu:
Let me think for a while escreveu: Nem precisa tanto, basta mantê-lo suspenso no ar por um curto intervalo de tempo, só até eu descartar as possíveis causas bobinhas (ou nem tanto) como fios invisíveis, campos magnéticos fortíssimos, ou mesmo ilusão provocada com recursos e ferramentas óticas.

Pesquisadores já fizeram isso e tudo o que a comunidade cética sabe dizer é que tudo o que experimentaram e demonstraram deve ser entendido como "evidência anedota". Por que a sua anedota seria diferente?

Não seria diferente para a comunidade cética. Mas seria para mim, e a comunidade cética que se foda.

Botanico escreveu:
Let me think for a while escreveu:Mas as possibilidades são enormes... experimentozinhos de advinhação, de demontração de configurações em um cômodo só acessível pelo experimentador, e coisinhas mais. É tão fácil me convencer que não sei porque não conseguiram ainda.

Outra vez a pergunta: por que tais experimentos, mesmo que seus resultados sejam positivos, devem ser entendidos como prova de manifestação espiritual?

Já esclarecido. A propósito, veleu pelas postagens. Mantenho-me cético por um princípio básico de parcimônia, o de não jogar prontamente a "culpa" de tais casos (bem) interessantes aos isprítu. Casos sinistros há aos montes. Mas nossa ignorância também. Quem sabe quando eu tiver a serendipidade (sorte) de encarar de perto algo parecido eu possa me juntar ao coro dos pró-isprítu. Mas, talvez infelizmente, já passei por uma experiência de quase-morte (parada cárdio-respiratória por uma violenta crise de bronquite), já passei por casas espíritas cheia de "caboclos" pegando no meu pé, e não vi nada que soltasse um cheirinho de dúvida no ar. Só o "nada" da experiência de quase-morte, e só o amontoado de gente boba ao meu redor na casa. Mas, um dia, quem sabe?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

spink
Contato:

Mensagem por spink »

já aconteceu uma estória de Xícaras voadoras - virou bordão - mas a forista que "presenciou" anda sumida...
esse fórum podria atrelar-se como um apêndice do msm.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

chagas escreveu:
Suyndara escreveu:Seria legal um tópico para essas "estórias assustadoras" :emoticon19:

Teria que ficar de fora, não tenho nenhuma para contar.
Mas voltando ao seu relato, dá a chave de casa para o namorado da nisso. Se eu estiver errado perdoa-me.

Confiar no namorado? :emoticon12: Never!

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Ja aconteceram algumas coisas estranhas comigo (mas nada que chegasse perto do que a Suyndara relatou). No entanto, nao creio que a unica explicacao para tais fenomenos seja uma "explicacao espirita"...

Muitas coisas fantasticas sao criadas por imaginacao pura e simples!
Quem viu "uma mente brilhante" sabe do que estou falando.

Quem sabe imaginacao + combinacao de algumas circunstancias conspirem para criar a maior parte destes fenomenos.

Semana passada, minha esposa acordou assustada porque havia escutado barulho de passos na casa e todos estavam dormindo. Fui conferir e era apenas o nosso cachorro perambulando perto da janela.
Em uma outra ocasiao, um gato da vizinhanca e em outra, um rato
que tinha feito ninho embaixo do fogao...

Minha casa esta parecendo cenario de Tom & Jerry!

( ainda sobre ratos, o tecnico da empresa desratizadora havia relatado que ja fora chamado para tirar um rato do 20o andar de um apartamento classe A em Sao Paulo ).
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Fedidovisk escreveu:
Se você parte de que morava sozinha e só você tinha a chave, ou é

1. Alucinação
2. Materialização de algum espírito, o que é pouco provável, principalmente o efeito de materialização.
3. Um gatuno asseado e ligeiro.

Claro, apenas se partirmos de que a única pessoa possível de entrar na casa sejas tu! Mas acredito que não foram dadas todas as cartas no que diz respeito aos meios para descoberta... :emoticon3:

Gatuno asseado? :emoticon12: :emoticon12:

É nada, que ele escarrou na minha pia...eca!

Mas vc passou perto, vou esperar o Benetton responder e já conto a resposta :emoticon45:

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Na verdade tenho estórias bem mais horripilantes, umas eu sei a resposta (como essa), outras eu nem imagino o que seja.

O fato é que minha paranormalidade praticamente desapareceu com meu tratamento para enxaqueca :emoticon36:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara,

Pelas características do relato, como acionar interruptores de luz, mexer em torneiras, cuspir, tomar banho, etc, tudo indica serem atitudes de alguma pessoa que, de uma forma ou de outra, tinha as chaves do seu ap. Deve ter te visto, pensou que estavas dormindo, e não quis te incomodar.

Sinceramente, por suas palavras, é difícil concluir algo de forma categórica. Sou pela hipótese mais simples, acima mencionada.

Agora, se existem mais detalhes não narrados e se Você quiser nos passar, ficarei aguardando.

:emoticon4:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

O surpreendente de tudo é que ninguém entrou de fato na casa, ninguém mais tinha as chaves :emoticon5:

Sempre achei que aquele era o espírito mais "porreta" que eu já tinha "conhecido" :emoticon26: , até que um dia fiz uns testes (com um parapsicólogo) e descobri que eu tenho parasilia do sono às vezes :emoticon4:

É a única explicação lógica que encontrei até agora, eu não estava dormindo, mas estava provavelmente na interface entre o sono e o despertar. E só digo uma coisa: é uma sensação horrível, péssima, vc sente um medo diferente de todos os outros, sua frio e não consegue se mexer :emoticon8:

Ah, pensando bem eu disse que fiquei "quietinha", deveria ter dito "imóvel" para que vocês descobrissem, foi mal :emoticon25:

[]s

ps. Ainda não tenho explicação para o banheiro molhado, eu realmente não havia tomado banho ainda (estudantes são meio porquinhos, sabe? :emoticon26: )

chagas

Mensagem por chagas »

Suyndara escreveu:É a única explicação lógica que encontrei até agora, eu não estava dormindo, mas estava provavelmente na interface entre o sono e o despertar. E só digo uma coisa: é uma sensação horrível, péssima, vc sente um medo diferente de todos os outros, sua frio e não consegue se mexer :emoticon8:

Já tive algumas vezes esta experiencia, é muito desagradevel, me acontecia sempre a tarde, nunca á noite. Aprendi a controlar, e só manter a calma e relaxar, e pronto, você acorda.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

A questão toda é saber do que se trata, quando vc é um "crédulo" acaba aceitando explicações fantásticas, agora eu já sei como controlar e tudo ficou mais fácil :emoticon10:

Quem dera eu soubesse essa dica há 10 anos atrás :emoticon26:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Suyndara escreveu:A questão toda é saber do que se trata, quando vc é um "crédulo" acaba aceitando explicações fantásticas, agora eu já sei como controlar e tudo ficou mais fácil :emoticon10:

Quem dera eu soubesse essa dica há 10 anos atrás :emoticon26:

Está bem, Suyndara. Existem explicações dentro da psique humana.

Mas, as modificações ocorridas no banheiro não ficaram explicadas. Se entendi direito, Você libertou-se do transe e verificou que a toalha estava jogada no chão, o chuveiro pingando água e a pia toda molhada, e Você ainda não havia tomado banho para ir dormir.

Essa parte ainda mereceria esclarecimentos dentro da ótica materialista, mas ...

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Então...

Justamente por isso eu disse no início que era uma estória fantástica :emoticon26:

Como boa cética que sou admito que não tenho a resposta, mas também acho pouco provável um fantasmão power ter conseguido fazer todo esse estrago na minha casinha :emoticon32:

Nesse caso apenas admito que realmente não sei o que houve de fato :emoticon4:

Wallace

Mensagem por Wallace »

Suyndara escreveu:Então...

Justamente por isso eu disse no início que era uma estória fantástica :emoticon26:

Como boa cética que sou admito que não tenho a resposta, mas também acho pouco provável um fantasmão power ter conseguido fazer todo esse estrago na minha casinha :emoticon32:

Nesse caso apenas admito que realmente não sei o que houve de fato :emoticon4:

Pois é Syndara, espiritos existem, inclusive tem um aqui psicografando coisas a seu respeito...

Ele diz que você tem entre 26 e 32 anos, tem um filhinho entre 5 a 7 anos, está na região central do Brasil, ele não foi especifico quanto ao local, mes ele falou central de forma veemente, então creio que seja Brasíia, trabalha numa faculdade, ou empresa de educação... É separada do pai do seu filho...

O espirito falou certo? Você comprova ou desaprova? Espiritos existem? O que você acha?

:emoticon5:

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Com perfil no orkut fica bem fácil não é? :emoticon19: (Se bem que bastava conferir as minhas postagens anteriores)

Mais discarado ainda que leitura fria...rs

Tenho cara de ser tão velha assim? :emoticon11: Tá, vou fazer 30 esse ano. E meu filhote tem 3 anos.

E eu não acredito em :emoticon34:

[]s

Wallace

Mensagem por Wallace »

Suyndara escreveu::emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Com perfil no orkut fica bem fácil não é? :emoticon19: (Se bem que bastava conferir as minhas postagens anteriores)

Mais discarado ainda que leitura fria...rs

Tenho cara de ser tão velha assim? :emoticon11: Tá, vou fazer 30 esse ano. E meu filhote tem 3 anos.

E eu não acredito em :emoticon34:

[]s

Prove que eu li seu orkut... :emoticon12:

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Na verdade espero que tenha lido aqui, pq se tiver visto minha foto lá e ter dito que tenho cara de 32 anos eu vou ficar deprê o resto do dia :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Wallace

Mensagem por Wallace »

Suyndara escreveu:Na verdade espero que tenha lido aqui, pq se tiver visto minha foto lá e ter dito que tenho cara de 32 anos eu vou ficar deprê o resto do dia :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Não se preoucupe, os espiritos por causa do miasmas não podem ser muito precisos!!! :emoticon12:

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

:emoticon12: :emoticon12:

Tá bom, vou tentar não olhar para as rugas :emoticon12:

Trancado