Besteiras crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Besteiras crentes

Mensagem por Fernando Silva »

emmmcri escreveu:Já disse aqui que não concordo com atitudes de Deus no antigo testamento.A questão é que não concordo por não entender, agora sabendo que este é um ser infinitamente superior a mim e a toda a humanidade , não posso julga-lo moralmente, repito :
Ele é Deus!Sabe o que é melhor a fazer.

Aí é que está: você não sabe se o que Deus faz é o melhor a se fazer. Talvez seja o mais conveniente para ele, mas não necessariamente para nós.
Se não podemos julgar Deus por não conhecermos suas razões, também não podemos achar que ele é bom e justo, pois isto já é um tipo de julgamento.
E eu pergunto: baseado em quê assumimos automaticamente que Deus é bom e justo?
Talvez até seja, mas será que o que ele pretende fazer nos convém?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Ah sim , os outros povos podiam ser bábaros (como eram) mas Israel não...
Queria ver você ser bonzinho vivendo naquela época.Guerras sempre foram normais entre povos,barbaridades também.

Então que diferença fazia eles serem o povo escolhido? Que moral eles têm para nos ensinar alguma coisa?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Procure saber o que estes povos Bárbaros faziam com suas crianças,virgens,etc...
Procure saber o que eles fariam com Israel se a derrotassem.

Note que o trecho que eu citei (2 Reis 10:18-30) fala em uma matança entre judeus pelo poder, não entre judeus e supostos bárbaros.

Os "bárbaros" eram tão bárbaros quanto Israel. Talvez até menos, já que Israel, durante grande parte de sua história, foi apenas um amontoado de tribos nômades que adotava as religiões, línguas e deuses dos povos mais desenvolvidos e civilizados ao se instalar em sua periferia.

O que eles faziam com suas crianças e virgens? O mesmo que Israel fazia.

Tudo farinha do mesmo saco. E não se esqueça: o que temos sobre Israel é uma versão romantizada escrita a partir da tradição oral depois de 800 a.C.. Se a versão melhorada é assim, imagine a realidade.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Alguns argumentam que os povos de Canaã chacinados pelos judeus (Josué 6:21, 8:22, 8:29, 10:10-40 e 11:14, 1 Samuel 27:008-11, entre outros) eram bárbaros monstruosos e detalham minuciosamente suas supostas maldades, tentando assim justificar o massacre.

Talvez se esqueçam de que os judeus:

-Sacrificavam os próprios filhos a Deus (Ezequiel 20:26, Juízes 11:30-39).
-Matavam as meninas que perdiam a virgindade antes do casamento.
-Paradoxalmente, entregavam suas filhas e esposas para serem estupradas pelos vizinhos (Juízes 19:22-29 e Gênesis 19:08).
-Exterminavam povos inteiros com exceção das virgens, que estupravam (Números 31:09-18).
-As tribos judias se exterminavam até entre si, inclusive por motivos fúteis como o de não ter comparecido a uma reunião (Êxodo 32:26-29, Juízes 21:08-11, 2 Crônicas 13:15-18).

E a Bíblia apenas relata essas coisas, sem condená-las. Que juízo devemos fazer de um povo assim? Por que eles podem e os outros não?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Johnny escreveu:Isso tudo não é besteira crente:

Isto é besteira crente:

Igreja Deus é Amor:
"Segundo tal trecho da Bíblia, televisão é coisa do Diabo¨ .

R.R.Soares:
"Segundo tal trecho da Bíblia, a televisão foi profetizada no versículo que fala em 'pregar em cima do telhado'. Ora, ele está falando da antena de TV que recebe os programas evangélicos".

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Ah sim , os outros povos podiam ser bábaros (como eram) mas Israel não...
Queria ver você ser bonzinho vivendo naquela época.Guerras sempre foram normais entre povos,barbaridades também.

Então que diferença fazia eles serem o povo escolhido? Que moral eles têm para nos ensinar alguma coisa?

A diferença é que eles possuiam a mensagem de Deus, a moral não é deles mas sim de Deus.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:

A diferença é que eles possuiam a mensagem de Deus, a moral não é deles mas sim de Deus.

Então, ter a mensagem e a moral de Deus não fez diferença nenhuma.
E, se essa é que é a moral de Deus, pode ficar com ela.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Então, ter a mensagem e a moral de Deus não fez diferença nenhuma.
E, se essa é que é a moral de Deus, pode ficar com ela.

Fernando você se diz a favor da matanças de inocentes nas invasões das favelas, qual a diferença?
Nehuma!
Israel era um povo Bárbaro no meio de bárbaros, aprouve a Deus se manifestar a estes e aos poucos educa-los.Lembro que Israel era um povo DESOBEDIENTE a Deus em muitas passagens, o que lhes custou muitas destas barbáridades em lutas internas.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Fernando você se diz a favor da matanças de inocentes nas invasões das favelas, qual a diferença?
Nehuma!

Não sou a favor da matança de inocente nenhum, mas às vezes é preciso fazer alguma coisa mesmo com o risco de que morram inocentes para se evitar que morram mais inocentes ainda se ninguém fizer nada.
emmmcri escreveu:Israel era um povo Bárbaro no meio de bárbaros, aprouve a Deus se manifestar a estes e aos poucos educa-los.Lembro que Israel era um povo DESOBEDIENTE a Deus em muitas passagens, o que lhes custou muitas destas barbáridades em lutas internas.

E daí? Se eu for decidir qual a religião verdadeira com base no que fazem seus seguidores, eu não vejo por que escolher o judaísmo ou o cristianismo.

Off topic sobre as mortes nas favelas:
"O Globo" 23/03/08

Pesquisa derruba mitos sobre a vida nas favelas

A primeira pesquisa de opinião feita nas favelas do Rio constatou que 60,5% dos moradores dessas comunidades pobres são contra a legalização das drogas, 47,9% aprovam o uso do caveirão, o polêmico blindado da polícia, e 48,9% são a favor da participação das Forças Armadas na repressão ao tráfico. Os resultados acabam com alguns dos mitos, longamente aceitos como verdade sobre a vida nas favelas, e mostram que os moradores querem uma ação mais firme contra a violência perto de casa — 70% admitem que vivem sob o controle de tráfico ou milícias. A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social a pedido da Central Única das Favelas (Cufa), ouviu 1.074 favelados, dos quais 61% reconhecem também o crescimento das construções ilegais nos últimos cinco anos — 16,7% contaram que novas áreas vêm sendo ocupadas na Zona Sul.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Fernando você se diz a favor da matanças de inocentes nas invasões das favelas, qual a diferença?
Nehuma!

Não sou a favor da matança de inocente nenhum, mas às vezes é preciso fazer alguma coisa mesmo com o risco de que morram inocentes para se evitar que morram mais inocentes ainda se ninguém fizer nada.
emmmcri escreveu:Israel era um povo Bárbaro no meio de bárbaros, aprouve a Deus se manifestar a estes e aos poucos educa-los.Lembro que Israel era um povo DESOBEDIENTE a Deus em muitas passagens, o que lhes custou muitas destas barbáridades em lutas internas.

E daí? Se eu for decidir qual a religião verdadeira com base no que fazem seus seguidores, eu não vejo por que escolher o judaísmo ou o cristianismo.

Off topic sobre as mortes nas favelas:
"O Globo" 23/03/08

Pesquisa derruba mitos sobre a vida nas favelas

A primeira pesquisa de opinião feita nas favelas do Rio constatou que 60,5% dos moradores dessas comunidades pobres são contra a legalização das drogas, 47,9% aprovam o uso do caveirão, o polêmico blindado da polícia, e 48,9% são a favor da participação das Forças Armadas na repressão ao tráfico. Os resultados acabam com alguns dos mitos, longamente aceitos como verdade sobre a vida nas favelas, e mostram que os moradores querem uma ação mais firme contra a violência perto de casa — 70% admitem que vivem sob o controle de tráfico ou milícias. A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social a pedido da Central Única das Favelas (Cufa), ouviu 1.074 favelados, dos quais 61% reconhecem também o crescimento das construções ilegais nos últimos cinco anos — 16,7% contaram que novas áreas vêm sendo ocupadas na Zona Sul.

Sim você é a favor da morte de inocentes assim como Deus em alguns casos, tipo o mal menor .Você um simples humano pode, mas Deus não.
Pesquisas que contradizem esta ai existem de montão Fernando e pesquisas divulgadas pela Globo a pedido de Orgãos(CUFA) desconhecidos eu suspeito logo.
VOLTAIRE

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Sim você é a favor da morte de inocentes assim como Deus em alguns casos, tipo o mal menor .Você um simples humano pode, mas Deus não.

Eu sou um simples humano e me defendo como eu posso. Deus é todo-poderoso e pode fazer diferente.
Por outro lado, se Deus acha que é certo, então eu posso.
emmmcri escreveu:Pesquisas que contradizem esta ai existem de montão Fernando e pesquisas divulgadas pela Globo a pedido de Orgãos(CUFA) desconhecidos eu suspeito logo.

Suspeitar não basta.

Dick

Mensagem por Dick »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Já disse aqui que não concordo com atitudes de Deus no antigo testamento.A questão é que não concordo por não entender, agora sabendo que este é um ser infinitamente superior a mim e a toda a humanidade , não posso julga-lo moralmente, repito :

Aí é que está: você não sabe se o que Deus faz é o melhor a se fazer. Talvez seja o mais conveniente para ele, mas não necessariamente para nós.
Se não podemos julgar Deus por não conhecermos suas razões, também não podemos achar que ele é bom e justo, pois isto já é um tipo de julgamento.

Isto ainda não foi esclarecido, caro vascaíno!
Pense a respeito:

Um dos motivos de eu manter discussões sobre deus é justamente a curiosidade em se conhecer cada tentativa de se justificar o injustificável. E então?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Let me think for a while escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Isto ainda não foi esclarecido, caro vascaíno!
Pense a respeito:

Um dos motivos de eu manter discussões sobre deus é justamente a curiosidade em se conhecer cada tentativa de se justificar o injustificável. E então?

Caro amigo, minha argumentação quase toda se baseia em Experiências e estas me provaram que ele é um ser Bondoso e justo. Já disse e repito, pela razão nua e crua não entenderemos Deus, falta-nos aparato cognitivo para tal.Isso é substituido por experiênciais pessoais e coletivas com embasamento na Bíblia.
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Pois é, mas então quer dizer que é possível se fazer um julgamento de deus! Sendo assim, é possível compreendê-lo, não?
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Let me think for a while escreveu:Pois é, mas então quer dizer que é possível se fazer um julgamento de deus! Sendo assim, é possível compreendê-lo, não?

Sim parcialmente é possível compreendê-lo, totalmente não , o que nos tira toda a pretensão de julga-lo
.
Abraços
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Sim você é a favor da morte de inocentes assim como Deus em alguns casos, tipo o mal menor .Você um simples humano pode, mas Deus não.

Eu sou um simples humano e me defendo como eu posso. Deus é todo-poderoso e pode fazer diferente.
Por outro lado, se Deus acha que é certo, então eu posso.
emmmcri escreveu:Pesquisas que contradizem esta ai existem de montão Fernando e pesquisas divulgadas pela Globo a pedido de Orgãos(CUFA) desconhecidos eu suspeito logo.

Suspeitar não basta.

Você não é Deus , logo não pode saber o que é certo, pode ter uma opinião do que é certo.
Quanto a pesquisas divulgadas pela Globo mantenho o que disse e existem várias pesquisas e entrevistas provando o contrário.
VOLTAIRE

Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

emmmcri escreveu:
DIG escreveu:
Quanto a julgar a moralidade dos atos de Deus não acho que tenhamos capacidade moral para isso, afinal ele é Deus.

Eu acho que tenho capacidade moral pra desprezar 1 deus da guerra escravista e rasgador-de-barrigas-de-grávidas :emoticon26: .

Na melhor das hipóteses, é 1 falso deus.
Na pior é 1 lixo de deus, e merece ser detestado.

Como já disse estamos falando de um Bem metafí­sico, com uma Ordem
maior do que a nossa, em todas as áreas inclusive a moral.
Abraços.

Se isso tudo for um Bem, nem queria conhecer o Mal por trás dessa Ordem maior.
Os teístas cristãos parece que vivem tentando justificar as incoerências bíblicas do AT, não aceitando o fato de que são apenas reflexos das ações humanas, desejos de poder, a mitologia de um povo.
Ou querem imputar à um possível deus uma limitação moral, ou seja, essa estória de que ele só poderia executar o bem.
Oras! Na minha concepção, um deus verdadeiramente onipotente deveria exercer qualquer ação não importando se nós a enumeramos entre boas e más segundo as nossas próprias limitações.
Assim como é o Universo, amoral e mecânico.

Abraços!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mais uma para a lista, direto do Ateus do Brasil:
VocÊ deveria saber que existe mais possibilidades de Jesus te existido do que Júlio César

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Márcio escreveu:Se isso tudo for um Bem, nem queria conhecer o Mal por trás dessa Ordem maior.
Os teístas cristãos parece que vivem tentando justificar as incoerências bíblicas do AT, não aceitando o fato de que são apenas reflexos das ações humanas, desejos de poder, a mitologia de um povo.

Olá Márcio .
Não é justificar, uma ordem maior não precisaria ser justificada por nós, é tentar explicar/entender os motivos para tais barbaridades.
Aproveito para dizer que morte de crianças que renascerão e viverão uma vida eterna cercada de felicidades e só felicidades,compensariam todo este momentâneo momento bárbaro mas passageiro, em minha humilde opinião.

Márcio escreveu:Ou querem imputar à um possível deus uma limitação moral, ou seja, essa estória de que ele só poderia executar o bem.

Penso o seguinte, se Deus pode fazer/faz o mal, esse Deus seria terrívelmente perigoso, pois um ato de maldade/injustiça sua seria irreparável, por causa de sua onisciência/onipotência.

Márcio escreveu:Oras! Na minha concepção, um deus verdadeiramente onipotente deveria exercer qualquer ação não importando se nós a enumeramos entre boas e más segundo as nossas próprias limitações.
Assim como é o Universo, amoral e mecânico.
Abraços!

Respeito sua opinião embora não concorde 100%.
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Aproveito para dizer que morte de crianças que renascerão e viverão uma vida eterna cercada de felicidades e só felicidades,compensariam todo este momentâneo momento bárbaro mas passageiro, em minha humilde opinião.

Isto requer que aceitemos que esse Deus que comete coisas que nos parecem barbaridades (e que seriam barbaridades se nós as cometêssemos) na verdade tem motivos justos para fazer isto.
Aceitar sem provas não é racional.
emmmcri escreveu:Penso o seguinte, se Deus pode fazer/faz o mal, esse Deus seria terrívelmente perigoso, pois um ato de maldade/injustiça sua seria irreparável, por causa de sua onisciência/onipotência.

E talvez Deus seja exatamente assim. Quem lhe garante que não?
Por outro lado, quem lhe garante que o seu conceito de bom e justo é o mesmo que o de Deus?
Talvez ele esteja fazendo a coisa certa. Você vai concordar com Deus mesmo que as ações dele o façam sofrer pela eternidade? Só porque vêm de Deus?

Dick

Mensagem por Dick »

Fernando Silva escreveu:...talvez Deus seja exatamente assim. Quem lhe garante que não?
Por outro lado, quem lhe garante que o seu conceito de bom e justo é o mesmo que o de Deus?
Talvez ele esteja fazendo a coisa certa. Você vai concordar com Deus mesmo que as ações dele o façam sofrer pela eternidade? Só porque vêm de Deus?

Fernando, isto mostra como você está apenas com raiva de deus! :emoticon12:
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:
emmmcri escreveu:Aproveito para dizer que morte de crianças que renascerão e viverão uma vida eterna cercada de felicidades e só felicidades,compensariam todo este momentâneo momento bárbaro mas passageiro, em minha humilde opinião.

Isto requer que aceitemos que esse Deus que comete coisas que nos parecem barbaridades (e que seriam barbaridades se nós as cometêssemos) na verdade tem motivos justos para fazer isto.
Aceitar sem provas não é racional.
emmmcri escreveu:Penso o seguinte, se Deus pode fazer/faz o mal, esse Deus seria terrívelmente perigoso, pois um ato de maldade/injustiça sua seria irreparável, por causa de sua onisciência/onipotência.

E talvez Deus seja exatamente assim. Quem lhe garante que não?

Sim aceitar sem provas não é racional,aí entra a fé.Lembre-se que minha confiança em Deus estão pautadas também em muitas experiências e elas apontam para um Deus bondoso e amoroso para com seus filhos.
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Cri-cri, só uma pergunta, tá?
Sei lá se você é católico ou evangélico, mas vamos supor que, em uma missa/culto, o padre/pastor disser que teve uma revelação. Ele diz que o próprio Deus mandou que você sacrifique o seu filho de 5 anos e tem que deixar que a comunidade masculina da igreja estuprarem a sua mulher e filha.

Você deixaria que fizessem isso ou não? Lembrando que são ordens de Deus e ele é sempre certo, correto e bondoso. Você faria o que Deus mandou por intermédio de um padre/pastor?
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu:Sim aceitar sem provas não é racional,aí entra a fé.Lembre-se que minha confiança em Deus estão pautadas também em muitas experiências e elas apontam para um Deus bondoso e amoroso para com seus filhos.

Isto é o que você sabe até agora sobre um ser infinito e incompreensível. Talvez seja apenas a primeira impressão e pode perfeitamente estar errada.
Lembra da história dos cegos e do elefante? Um achando que o elefante era uma parede, outro que era uma coluna, outro que era uma cobra?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

As contribuições continuam:

"O contexto da situação de 1 Coríntios 14 mostra que as mulheres deveriam aprender em silêncio e questionar em casa, isso se deve ao fato de que haviam mulheres que deveriam estar perturbando a ordem do ensino devido a muitos questionamentos e isso quebrava a harmonia do culto e nessa passagem não diz que a mulher não poderia exercer dons, ministérios, pois é apenas uma instrução de comportamento na igreja durante o culto" (postado em Ateus do Brasil).
----
"ohhhh uma coisa deus existe sim e por isso eu nao vou morrer que nem dis o orkut e pura mentira quem confia e cree em deus tera mizericordia de tudo por isso amo ser catolica domingo vou na missa vou rezar para que isso seje mentira e so vou falar uma coisadeus existe!!!" (postado por "nao entereça" em Ateus do Brasil)

Trancado