kurumin: Mais um projeto Linux que vai para o Lixo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: kurumin: Mais um projeto Linux que vai para o Lixo

Mensagem por Johnny »

Acho Fernando que o que querem dizer é que "enquanto não houver como bloquear softwares piratas e ainda enquanto empresas e escolas não pressionarem empresas a produzirem softwares comerciais para Linux (não precisa ser nem Open Source), ficará difícil desbancar a MS mas não sópor ser MS e sim porque aplicativos comerciais de grande porte não existirem, com já foi exaustivamente comentado aqui. Quanto ao Kurumin NG, bem, acho que não vou testar por um bom tempo. Já estou baixando o Ubuntu (o que eu tinha enfiei no sei lá onde...) e ver se consigo fazer o minimodem funfar nele. Taí outra coisa chata. Por que empresas como TIM já não disponibilizaram o instalador do TIM WEB para Linux? E nem a Claro? E mais um monte...
Bom pra mim que acabo tendo que aprender na marra. E quero muito pois pretendo ter um sistema Linux para internet pelos motivos também exaustivamente comentados por você. O resto, bem, cuersos de Web Masters, Cad de engenharia e arquitetura, e outros não existem, concorda? Então, o que nossos colegas disseram não deixa de ser verdade afinal, nem só de provedores vive a informática...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

NadaSei escreveu:
Apáte escreveu:O nadasei vai dizer que é culpa da Microsoft.

Alias... parece que não faz a mínima idéia do que representa a <coloque o nome de qualquer grande empresa aqui> para consumidores do mundo inteiro, pobres das empresase e de nós usuários domésticos... Até quando <coloque o nome de qualquer empresário aqui>?

É incrível que pessoas mal informadas assim, ainda defendam livre mercado com argumentos como: "Basta que os consumidores escolham bem as empresas de quem compram", ou então dizendo "se não for bom pro consumidor a empresa vai a falecia por falta de venda".
Só nessas cabecinhas sonhadoras mesmo... mas no mundo real, a <coloque o nome de qualquer grande empresa aqui> está ai do jeito que é, vendendo lixo digital e ainda por cima com um "fã clube dos <discordantes aqui>".
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:Já estou baixando o Ubuntu (o que eu tinha enfiei no sei lá onde...) e ver se consigo fazer o minimodem funfar nele. Taí outra coisa chata. Por que empresas como TIM já não disponibilizaram o instalador do TIM WEB para Linux? E nem a Claro? E mais um monte...

O Big Linux (http://www.biglinux.com.br) vem com um instalador de mini modem. Só testei o do modem comum.
E há muitos sites com instruções por aí. Exemplo:
http://www.fre.eti.br/livio/2008/04/tim ... 501hs.html
Luiz Carlos Querido escreveu: O resto, bem, cuersos de Web Masters, Cad de engenharia e arquitetura, e outros não existem, concorda? Então, o que nossos colegas disseram não deixa de ser verdade afinal, nem só de provedores vive a informática...

Existem pelo menos 2 CADs para Linux: o BricsCAD, baseado no IntelliCAD, e o VariCAD.
Eu só uso VariCAD Viewer, que é gratuito, para abrir os desenhos que recebo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Microsoft assume: ODF venceu
O ODF (Open Document Format), formato aberto para padronização de documentos digitais, travava uma batalha com o OOXML (Open Office XML, da Microsoft), pela disputa da liderança, padrão ISO e conseqüentemente, maior uso no mundo. Muito tempo, discussões e votações depois, a MS percebeu que não adiantaria insistir. Mesmo tendo conseguido tornar o OOXML como um "segundo padrão" na ISO, anunciou recentemente que implantará suporte ao ODF no Office 2007. A atualização deve vir no segundo Service Pack do Office, no primeiro semestre do ano que vem (veja esta notícia aqui no GdH).

Nesta última quinta-feira, Stuart McKee, responsável de tecnologia nacional da Microsoft, falou num painel de discussão na Red Hat Summit (Boston): "O ODF claramente venceu. Vendemos software para viver. A habilidade para implementar o ODF no meio do nosso calendário de lançamento simplesmente era impossível. Não pudemos fazer isso durante o lançamento do Office 2007. Estamos empenhados e comprometidos a fazer mais que tradutores [ODF-para-OOXML]."

A ISO (International Organization for Standardization) ratificou o OOXML em abril. Os apoiadores do ODF, incluindo grandes nomes como IBM e Sun, declararam o OOXML como sendo proprietário demais para ser assumido como um padrão. Vários países (incluindo o Brasil) enviaram mensagens de contestação ao formato nos últimos meses.

Mesmo que a MS implemente suporte completo ao seu formato, OOXML, nas próximas atualizações do Office, a possibilidade de vê-lo como um padrão aceito em larga escala é cada vez menor. A comunidade open source agradece :)

Leia mais em:

http://www.infoworld.com/article/08/06/ ... tle_1.html

Fernando Silva
Administrador
Contato:

rapha... escreveu:
Insane_Boy escreveu:O linux não é um sistema operacional para o usuário final.

Isso nunca foi tão mentiroso.

Este artigo fala dos mini-PCs de baixo custo, criados para serem usados por estudantes de países pobres, mas que, por serem pequenos e ainda assim completos, estão atingindo outros mercados também.
E eles foram criados com versões do Linux e é com o Linux que estão sendo usados, apesar das tentativas da MS de enfiar o Windows neles.
http://www.freesoftwaremagazine.com/col ... ding_linux
Conclusion

I started this article wondering and worrying that Asus were back sliding on GNU/Linux but I am inclined to conclude on a note of cautious optimism. The debut of the ultra portable laptops is what physicists would call a phase shift and that shift is changing some of the ground rules and, coincidentally, giving hardware vendors—perhaps for the first time—the ability to resist the siren lure of Microsoft. What really frightens Redmond is the thought and prospect that they can be done without after all. Even if Asus start to succumb to the threats or blandishments of Microsoft, the truth is that the emergence of the EeePC has led to a rash of clones and self-styled “EeePC killers”—and they all run GNU/Linux. The genie is truly out of the bottle. Microsoft is just trying to put the cork back in. Well, let it. There are too many bottles out there and they don’t have enough corks. Cheers and bottoms up!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:O Big Linux (http://www.biglinux.com.br) vem com um instalador de mini modem. Só testei o do modem comum.

Você então testou o dito cujo?

Fernando Silva escreveu:E há muitos sites com instruções por aí. Exemplo:
http://www.fre.eti.br/livio/2008/04/tim ... 501hs.html

Eu até tentei mas não funcionou e só depois vi que ele usou no SuSe (que por acaso eu tenho também...)

Fernando Silva escreveu:Existem pelo menos 2 CADs para Linux: o BricsCAD, baseado no IntelliCAD, e o VariCAD.

Isso eu já sabia. O problema é: Quais empresas estão usando e quais escolas dão curso destes?

Já tentou usar o Varicad? Cara, parece (lembra) o MicroStation. Não achei intuitivo, se bem que a versão que usei foi a que veio com o Conectiva de 10 anos atrás. O BricsCAD não conheço mas se encaixa no que eu disse lá em cima.

Já outros como http://www.procad.com/demos.php tem chão viu!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:O Big Linux (http://www.biglinux.com.br) vem com um instalador de mini modem. Só testei o do modem comum.

Você então testou o dito cujo?

Testei apenas o modem comum.
Fernando Silva escreveu:Existem pelo menos 2 CADs para Linux: o BricsCAD, baseado no IntelliCAD, e o VariCAD.

Isso eu já sabia. O problema é: Quais empresas estão usando e quais escolas dão curso destes?

Curso? Eu aprendi sozinho.
Luiz Carlos Querido escreveu:Já tentou usar o Varicad? Cara, parece (lembra) o MicroStation. Não achei intuitivo, se bem que a versão que usei foi a que veio com o Conectiva de 10 anos atrás. O BricsCAD não conheço mas se encaixa no que eu disse lá em cima.

Testei as primeiras versões do Varicad e não gostei, mas ele parece diferente agora.
Detesto o Microstation.
O BricsCAD é o IntelliCAD, que eu usei muito e é praticamente igual ao AutoCAD.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Curso? Eu aprendi sozinho.

Fernando, você é engenheiro, calejado de CAD e Llinux. Digo pessoas que estão em busca de aprendizado em novas carreiras.

Fernando Silva escreveu:Testei as primeiras versões do Varicad e não gostei, mas ele parece diferente agora.
Detesto o Microstation.
O BricsCAD é o IntelliCAD, que eu usei muito e é praticamente igual ao AutoCAD.

COnheço o Intellicad. As primeiras versões eu achava que era um clone do AutoCad. Depois mudaram. Mas na época não tinha suporte à autolisp. Quando o Autocad custava 5000 reais (acho que era isso) o Intelicad custava 500 ou algo assim.

UBUNTU: Tinha me esquecido do porque eu dei o CD e após baixar e queimar um CD lembrei. É um Linux da vida ouo seja, tem que fuçar muito para achar alguma coisa para configurar. Como estou com pressa, apaguei e estou baixando a que você indicou que tem "suporte" para mini modem. VOu procurar alguma coisa para o Mandriva e já copiei o que você passou em que o cara usa o SuSe 10 que também tenho.
Bom, é isso...

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando, você é engenheiro, calejado de CAD e Llinux. Digo pessoas que estão em busca de aprendizado em novas carreiras.

Nunca fui calejado em desenho. Apenas saí tentando.
Como disse aquela menininha entrevistada no Ceará a quem perguntaram como ela tinha conseguido aprender a jogar um game recém-lançado e ainda em inglês:
"Ó xente, futuca!"

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:

Nunca fui calejado em desenho. Apenas saí tentando.
Como disse aquela menininha entrevistada no Ceará a quem perguntaram como ela tinha conseguido aprender a jogar um game recém-lançado e ainda em inglês:
"Ó xente, futuca!"

Boa!

Olha aqui um tutorial que deveria ser padronizado para usuários como eu:

http://gustavolinux.wordpress.com/2008/ ... riva-2008/

Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Que tipo de computadores tu tem aí, Jão?

Todos usam Linux?

Johnny

Mensagem por Johnny »

rapha... escreveu:Que tipo de computadores tu tem aí, Jão?

Todos usam Linux?

Não raphinha. Eu estou tentando usar uma distro que eu possa usar meu TIM WEB.

Li o link que o Fernando postouo, passei para o pen e vou testar em casa já que se refere ao SuSe 10 e eu tenho este em casa TAMBÉM (não instalado).

Mas eu queria testar no kurumin que acho mais decente pois não é preciso ficar fazendo malabarismos para instalar pacotes e detectar ou configurar hardware.

Achei inclusive um cara que fez um patch para o mini modem que tenho MSA501HS aqui
http://br-linux.org/2008/kernel-patch-d ... 501hs-usb/
mas não entendi como se usa este patch e a cada link que abro parece mais cinfuso ainda. Foda este negócio de não ter um instalador e ter que baixar uma lib sei lá o que para usar o gcc. Se eu não tenho outra máquina com Linux ou a minha não tem acesso à net, fico num loop infinito.

Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Fernando Silva escreveu:
rapha... escreveu:
Insane_Boy escreveu:O linux não é um sistema operacional para o usuário final.

Isso nunca foi tão mentiroso.

Este artigo fala dos mini-PCs de baixo custo, criados para serem usados por estudantes de países pobres, mas que, por serem pequenos e ainda assim completos, estão atingindo outros mercados também.
E eles foram criados com versões do Linux e é com o Linux que estão sendo usados, apesar das tentativas da MS de enfiar o Windows neles.
http://www.freesoftwaremagazine.com/col ... ding_linux
Conclusion

I started this article wondering and worrying that Asus were back sliding on GNU/Linux but I am inclined to conclude on a note of cautious optimism. The debut of the ultra portable laptops is what physicists would call a phase shift and that shift is changing some of the ground rules and, coincidentally, giving hardware vendors—perhaps for the first time—the ability to resist the siren lure of Microsoft. What really frightens Redmond is the thought and prospect that they can be done without after all. Even if Asus start to succumb to the threats or blandishments of Microsoft, the truth is that the emergence of the EeePC has led to a rash of clones and self-styled “EeePC killers”—and they all run GNU/Linux. The genie is truly out of the bottle. Microsoft is just trying to put the cork back in. Well, let it. There are too many bottles out there and they don’t have enough corks. Cheers and bottoms up!

Não só isso, o Linux se expandiu com facilidade, por ser muito maleável, também para os celulares e tablets.

A maioria dos modelos populares da Motorola usa Linux, incluindo RAZR e ROKR.

Os poderosos mini-computadores-celulares da Nokia rodam uma modificação do Maemo, desenvolvido pela "comunidade".

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Wins win again!
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Se o linux é para o usuário final, porque distribuições homoafetivas como o ubuntu não pegam?

Só pra constar: Neste momento, eu estou postando do Ubuntu Hardy Heron, com Compiz Fusion habilitado (efeitos gráficos legais).
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Insane_Boy

A expansão do linux em dispositivos móveis se resume a duas coisas:
1. Preguiça
2. Pressa no desenvolvimento.

Não tem nada haver com ele ser isto ou aquilo... é só uma questão de comodidade, pra que escrever um sistema completo, se eu posso reaproveitar algo existente?

Ah... esse freetards...
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

......................

Insane_Boy

Vide: D-LINK

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Insane_Boy escreveu:A expansão do linux em dispositivos móveis se resume a duas coisas:
1. Preguiça
2. Pressa no desenvolvimento.

Não tem nada haver com ele ser isto ou aquilo... é só uma questão de comodidade, pra que escrever um sistema completo, se eu posso reaproveitar algo existente?

Ah... esse freetards...

Errado. Ele é usado porque pode ser reescrito para se adaptar às necessidades de cada aplicação.
E pode ser escrito por qualquer um que entenda de programação. Não é preciso esperar que a MS se mexa.

Se fosse apenas para reaproveitar um sistema existente, todos usariam o Windows CE.

Sim, também é para aproveitar um sistema existente, mas não qualquer sistema existente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Insane_Boy escreveu:Se o linux é para o usuário final, porque distribuições homoafetivas como o ubuntu não pegam?

Só pra constar: Neste momento, eu estou postando do Ubuntu Hardy Heron, com Compiz Fusion habilitado (efeitos gráficos legais).

O que você chama de "não pega"?
O Linux ainda depende de o usuário se mexer para instalá-lo, já que a maioria das máquinas vêm com o Windows. Foi isto que acabou com o Netscape, apesar de ele ser melhor. Só agora ele está ressuscitando no Firefox.
Mas isto pode mudar com a difusão dos mini-laptops como o EeePC, projetados para serem usados com o Linux.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Já disse várias vezes. Por que não fazem instaladores para os usuários finais e programas já com os pacotes nos quais dependem. Não vejo razão para que não se faça isso. Outra coisa absurda é não ter em toda distro um "Painel de Controle" para adicionar e remover programas e hardware. Isso se torna um ânus!

Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

E a hipotese do Wins ser melhor mesmo não pode ser considerada?

Isso parece papinho de crente, quando defende que vc malha a biblia porque nunca a leu.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Johnny

Mensagem por Johnny »

O ENCOSTO escreveu:E a hipotese do Wins ser melhor mesmo não pode ser considerada?

Isso parece papinho de crente, quando defende que vc malha a biblia porque nunca a leu.

A questão nem é ser melhor ou não PARA MIM. A questão é que existem novas tecnologias de software, novas tendências e eu gosto de me manter atualizado. Mas quando me deparo com um monte de restrições acabo ficando desestimulado. Uma vez um cara de TI me disse o seguinte: Se você fizer uma cagada no Windows, ele vai continuar rodando, não porque seja melhor, mas porque ele não é tão amarrado. Se der um pau você consegue até rodar em modo de segurança. Se fizzer uma cagada no Unix em modo admin, nem bootar ele boota, não roda e pronto.

Se eu instalar um Linux hoje na minha máquina Encosto, ele praticamente reconhece todos os drivers nativos da placa mãe, inclusive o softmodem, coisa que era impensável uns anos atrás, já o Windows precisa dos crivers que vieram com o CD da mesma. Quando eu acho que estou perto da felicidade, encontro um maldito hardware (pra variar, um modem...mini, mas modem...) que por ser novo não é identificado. Por experiência, sei que vou tentar umas coisas mas não vou ter sucesso.

Imagem

Insane_Boy

O ENCOSTO escreveu:E a hipotese do Wins ser melhor mesmo não pode ser considerada?

A questão nem é ser melhor ou não PARA MIM. A questão é que existem novas tecnologias de software, novas tendências e eu gosto de me manter atualizado. Mas quando me deparo com um monte de restrições acabo ficando desestimulado. Uma vez um cara de TI me disse o seguinte: Se você fizer uma cagada no Windows, ele vai continuar rodando, não porque seja melhor, mas porque ele não é tão amarrado. Se der um pau você consegue até rodar em modo de segurança. Se fizzer uma cagada no Unix em modo admin, nem bootar ele boota, não roda e pronto.

Se eu instalar um Linux hoje na minha máquina Encosto, ele praticamente reconhece todos os drivers nativos da placa mãe, inclusive o softmodem, coisa que era impensável uns anos atrás, já o Windows precisa dos crivers que vieram com o CD da mesma. Quando eu acho que estou perto da felicidade, encontro um maldito hardware (pra variar, um modem...mini, mas modem...) que por ser novo não é identificado. Por experiência, sei que vou tentar umas coisas mas não vou ter sucesso.

Quanto aos drivers... as vezes o suporte inexiste por "birra" dos puristas, que não facilitam a instalação de drivers só porque eles não são 100% livres... a raiz de todos os problemas de adoção do linux é a própria comunidade, principalmente a sua ala radical que pretende obrigar que todos os fabricantes abram os códigos de seus drivers... dentre outras coisas semelhantes...

A estes eu digo: Boa Sorte :emoticon45:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Já que não fico instalando drivers e mais dreivers todos os dias no meu computador, não tenho esse problema.
O ENCOSTO

Trancado