Por que os seres vivos sentem necessidade de reproduzirem-se
Re: Por que os seres vivos sentem necessidade de reproduzirem-se
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Re: Por que os seres vivos sentem necessidade de reproduzirem-se
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:
O que voce quer dizer com sentir necessidade?
Uma célula se criou, certo? Que raios de eventos ocorreriam para que a mesma precisasse se dividir/reproduzir?
Na verdade, tudo parte da definicao que voce esta dando para celula.
Na verdade, a hipotese mais corrente diz, de um modo geral, que a vida se originou quando moleculas ou grupos de moleculas reunidas adquiriram espontaneamente a capacidade de se replicar a partir de elementos do meio ambiente. Ou seja, reproduzir faz parte da definicao daquilo que esta vivo.
E claro que com o tempo e a evolucao dos organismos, varias outras caracteristicas se uniram a capacidade de se reproduzir, o que nos faz pensar que hoje uma celula e um determinado conjunto de moleculas que realiza certas atividades metabolicas dentre as quais a reproducao, e ai voce e levado a perguntar porque elas se reproduzem. Mas essa pergunta e apenas um erro induzido por um raciocinio periferico, que nao define corretamente o que e estar biologicamente vivo.
Alem disso, existem organismos complexos, multicelulares, cujas celulas componentes que estao vivas e se reproduzem, e cujo proprio organismo complexo se reproduz tambem a partir de celulas reprodutoras. Para esses organismos, a definicao de estar vivo passa a ser um pouco diferente, pois ao longo da atividade desse complexo, as celulas ali presentes nascem se reproduzem e morrem seguidamente ate todas elas estarem mortas quando o organismo complexo morre. Alem disso, existem organismos complexos cujas celulas reprodutoras sao defeituosas, impedindo-os de se reproduzir naturalmente, mas nem por isso eles estao menos vivos, como as mulas. No caso desses seres complexos, a vida e definida como a atividade metabolica, e a reproducao das celulas componentes, e nao como a capacidade reproducao.
Mas de qualquer modo, estereis ou nao eles sao resultado da reproducao dos primeiros replicadores, que podem ser considerados os primeiros seres vivos.
Muito mais do que isso eu nao posso explicar, eu fiz apenas um curso de biologia molecular e bioquimica na faculdade, logo, nao sou uma autoridade no assunto, nem procuro ler muito sobre isso no meu tempo livre. Meu conhecimento se resume basicamente aos conteudos desse curso e ao que eu ja li por ai em revistas de divulgacao e livros "à la Richard Dawkins" na epoca em que ele ainda falava de biologia.
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Uma bacteria nao sente necessidade de se reproduzir, ela nao sente absolutamente nada.
Não? Diziam que plantas também não...Hoje já se sabe que não é bem assim...
Quando eu disse sente, eu nao quis dizer reagir a determinadas situacoes do ambiente ou internas. Nesse sentido, tudo "sente", ate um eletron que "sente" um proton.
O que eu quis dizer e sentir no sentido de sentir vontade, que foi o que voce pareceu ter dito. Nesse sentido, nem plantas, nem bacterias, nem animais "inferiores", nem eletrons, nem o sol sentem coisa alguma.
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Ela se reproduz porque esta programada geneticamente para isso. Nutrir-se para entao replicar-se.
Programada por qual sistema ou motivo? De onde surgiu este "programa"?
Essas sao perguntas filosoficas mais dificeis, e diferentes tipos de respostas podem ser esperadas.
O programa aqui e simplesmente a estrutura quimica de determinadas moleculas, que em meios favoraveis produzem copias identicas (ou quase, ou anti-copias) de si mesmas.
Se voce quiser uma resposta dentro do escopo da ciencia biologica e quimica tera que se contentar com reacoes que ocorrem em determinadas condicoes e permitem a existencia de moleculas replicadoras, que a partir dai passam a sofrer as modificacoes decorrentes do processo de selecao natural.
Agora se o que voce busca e algo mais profundo, como o motivo desse tipo de reacao existir no nosso planeta ou universo, talvez a geofisica, a astronomia e a cosmologia aparecam com respostas um pouco mais amplas, mas ainda assim, voce pode exigir mais motivos, e nesse ponto e bom voce comecar a se confortar ou com a ausencia de respostas, ou com aquelas fornecidas pela teologia e pelas diferentes cosmogonias.
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Nao existe mais vontade nela em replicar-se do que existe no Sol ao queimar.
O sol não é um ser vivo e não se reproduz. Ele possui um conjunto de reações atômicas gigantescas. Não que um ser microscópico não possa ser um sistema complexo em miniatura, mas a complexidade de uma célula, por mais básica que seja, já deixa claro que é bem diferente de uma reação nuclear como a do sol. Ou não?
Sim, o sol nao esta vivo porque nao se reproduz. Ele resultado de certas concentracoes de gases que foram aprisionados pela propria forca gravitacional e iniciaram um processo de fusao nuclear que irradia imensas quantidades energia eletromagnetica. Ele e um produto de leis das fisica em determinadas condicoes.
Uma bacteria e um conjunto de moleculas que estao envolvidas em um processo de metabolismo, que consiste em uma serie de reacoes que produzem e consomem energia disponivel a partir ambiente, afim de manter a integridade do sistema inteiro por um periodo de tempo longo o suficiente para que ele complete um numero de ciclos de reproducao, dos quais o resultado sao sistemas identicos (ou quase) a ele proprio. Mas seu comportamento e completamente determinado por leis quimicas, embora sua complexidade impeca qualquer tentativa de compreende-lo a menos por modelos gerais, incompletos e aproximados.
Luiz Carlos Querido escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:E "senso de preservacao da especie" e uma invencao humana.
Tudo bem, mas isso não explica, apenas define...
O que eu quis dizer e que de um modo geral, seres vivos nao possuem "senso de preservacao de especie", e a reproducao nao tem tal finalidade. Isso e uma teoria furada inventada por seres humanos para explicar a reproducao.
A propria categoria especie e algo criado por seres humanos, que cataloga organismos biologicamente proximos uns aos outros. Para determinados organismos que se reproduzem sexuadamente, existe algo efetivamente biologico como especie, que sao aqueles outros organismos com quem eles podem reproduzir-se, mas mesmo para estes, nao existe "senso de preservacao da especie".
Alem disso, esse conceito de "especie biologica", que e determinado pelos organismos que podem reproduizir-se sexuadamente entre si, e meramente aproximativo, na medida em que somos descendentes de organismos primitivos com os quais dificilmente conseguiriamos nos reproduzir, mas que pertenciam a "mesma especie" de seus descendentes, que por sua vez pertenciam a "mesma especie" de seus descendentes, ate nos, que pertencemos a "mesma especie" que nossos pais. Mudancas gradativas e pequenas levam a mudancas enormes em enormes periodos de tempo, e descendentes distantes pertencem a especies separadas, mesmo que nao se possa dizer em que ponto houve alguma transicao de especie.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem