Jesus não morreu para nos salvar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Jesus não morreu para nos salvar

Mensagem por Deise Garcia »

Apo escreveu:
Mas Deise, é um tanto quanto autoritário e prepotente delegar inferioridade apenas porque o ser humano não fala outra língua ou não desenvolveu abnegação e altruísmo.

Altruismo e abnegação são requisitos básicos para convivência em sociedade. Leve um canibal para sua casa e depois voltaremos ao assunto.

Sociedade? Não sabia que para o mundo espiritual vida em sociedade seja assim tão importante. Se for assim, espíritos dos tempos das cavernas estavam todos lascados ( não literalmente :emoticon12: ), pois a vida social deles era uma droga. Todos os espíritos daqueles tempos eram muito inferiores aos do tempo de Kardec. MUITO INFERIORES. Como ele os classificaria? Numa escala negativa?

Você não sabia disso e muito mais. E jamais irá obter conhecimentos em breves comentários de fóruns que no mais das vezes fala-se o que quer. A DE ensina que o indivíduo vai purificando e progredindo e isto se realiza através das existências. Ele entra numa existência superior depois de esclarecido em existência inferior.

Se é da vontade de Deus que a evolução se desse assim, Kardec não era ninguém para inferir graus de inferioridade baseado em requisitos tão discutíveis. Eu diria que inferiores são homens modernos e "civilizados" como Hitler ou o cara que inventou como se enfia um avião num prédio matando milhares de pessoas. E agora?

Moralidade, respeito, altrismo, etc. nunca serão requisitos discustíveis. Kardec, através dos ensinos dos espíritos, apresenta o problema da vida pela maneira racional e lógica do progresso indefinido na equidade da natureza, na explicação para a diversidade de raças, de povos, de estados, de civilização, há leis graduais para a marcha do espírito, há uma finalidade preestabelecida, enfim ... mas diante dos ensinos teológicos tudo é perplexidade e confusão.

Cada um vive entre seus afins. Preste atenção.

Não acho. Havia gente mais altruísta há 2 mil anos do que durante a Segunda Guerra ou no mês passado.
E vice-versa. Que afins? Os judeus mereceram aquilo tudo e os filhos do austríaco também? Para a DE pode ser que sim. Eu acho que isto é demência.

Toda intolerância reflete a inferioridade do espírito. É demência isto?

E se os espíritos contam sobre a verdade da existência, deveriam er mandado Kardec calar a boca porque aquela era apenas uma fase da história da humanidade nem um pouco classificatória no âmbito macro. Por que não o fizeram? Ou foi Kardec que inventou tal "código" sobre o caráter do espírito das pessoas?

A verdade é discustível até hoje. Você conhece a Bíblia? Deveríamos também nos calar já que hoje vivemos apenas uma fase da história da humanidade que nada acrescenta a história que ficará registrada.

Mas é óbvio que sim. A Bíblia é uma barbárie que deveríamos enterrar para sempre Amém!Ou colocar num museu para servir de exemplo de como não se faz. Enfim...[/quote]

Isto não fará com que o homem seja melhor. A sua inferioridade, ainda na atualidade, salta aos olhos.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apo

Mensagem por Apo »

Não me parece que alguém tenha autoridade para definir que haja hierarquia através de critérios puramente humanos ( que variam de cultura para cultura) sobre o que é ser inferior ou superior num pretenso mundo espiritual. E muito menos traçar alguma interrelação entre a vida terrena ( que não sabemos porque cargas existe e para que serve ) e algo intangível. Por que tem que haver esta ligação, esta lei de causa e efeito que englobe uma vida biológica e uma "vida" ( ?) espiritual? Demência, sim. No mínimo....ficção. E só isto. Mas doutrina é doutrina. Se não fosse doutrina, não teria este nome.
Imagem

Deise Garcia

Apo escreveu:Não me parece que alguém tenha autoridade para definir que haja hierarquia através de critérios puramente humanos ( que variam de cultura para cultura) sobre o que é ser inferior ou superior num pretenso mundo espiritual. E muito menos traçar alguma interrelação entre a vida terrena ( que não sabemos porque cargas existe e para que serve ) e algo intangível. Por que tem que haver esta ligação, esta lei de causa e efeito que englobe uma vida biológica e uma "vida" ( ?) espiritual? Demência, sim. No mínimo....ficção. E só isto. Mas doutrina é doutrina. Se não fosse doutrina, não teria este nome.

Aquilo que te parece não tem importância nenhuma dentro de todos os sistemas filosóficos e religiosos existentes. Tão pouco um ser superior pediria opinião de qualquer uma das suas criaturas. Mas questionar é parte integrante das inteligências que estão desabrochando. Interessante mesmo é verificar que muitos relutam em sair do seu mundo particular, não para crer, mas para entender. Não é por menos que a linguagem deve ser diferenciada a cada grau evolutivo. Deita, levanta, senta!

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Apo escreveu:Não me parece que alguém tenha autoridade para definir que haja hierarquia através de critérios puramente humanos ( que variam de cultura para cultura) sobre o que é ser inferior ou superior num pretenso mundo espiritual. E muito menos traçar alguma interrelação entre a vida terrena ( que não sabemos porque cargas existe e para que serve ) e algo intangível. Por que tem que haver esta ligação, esta lei de causa e efeito que englobe uma vida biológica e uma "vida" ( ?) espiritual? Demência, sim. No mínimo....ficção. E só isto. Mas doutrina é doutrina. Se não fosse doutrina, não teria este nome.

Aquilo que te parece não tem importância nenhuma dentro de todos os sistemas filosóficos e religiosos existentes. Tão pouco um ser superior pediria opinião de qualquer uma das suas criaturas. Mas questionar é parte integrante das inteligências que estão desabrochando. Interessante mesmo é verificar que muitos relutam em sair do seu mundo particular, não para crer, mas para entender. Não é por menos que a linguagem deve ser diferenciada a cada grau evolutivo. Deita, levanta, senta!

Assim como toda doutrina deita, levanta, senta, deita, levanta, senta, deita, levanta, senta...não é irônico?

Não há mundo particular, deise. Há mundo. Vários pensamentos e mundos convivem dentro dele. O que acontece é que muitos são livres para pensar por si só. Outros precisam de algo que codifique a existência e invente seres superiores ( que também são inúmeros, dependendo da vontade do freguês).

Coisas de seres humanos...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Tão pouco um ser superior pediria opinião de qualquer uma das suas criaturas.

Perfeito. SUPONDO-SE que exista algum ser superior ( não sei a quê e no que, muito menos que intenção este ser teria em se sentir ou se fazer superior, já que a superioridade não demandaria nem satisfação alguma a quem quer que seja ), duvido que ele também se desse ao desfrute de trocar informações com um reles mortal como Kardec por exemplo. Por que ele teria interesse em em se rebaixar a tal ponto de querer comprovar que certas coisas são reais para reles criações imperfeitas como nós? E por que mandaria mensagens e infirmações diferentes e desencontradas para grupos diferentes de humanos? E por que exigiria fé nestas mensagens tão diversas em vários lugares da reles Terra, pedindo coisas e comportamentos diferentes através dos tempos? Muito sem sentido tudo isto.

Então, posso sim inferir que OU este ser superior não passa de invencionice ou ele quer que eu pense mesmo coisas que me parecem apropriadas sobre ele. Ou nada faz sentido.
Imagem

Deise Garcia

Apo escreveu:

Então, posso sim inferir que OU este ser superior não passa de invencionice ou ele quer que eu pense mesmo coisas que me parecem apropriadas sobre ele. Ou nada faz sentido.

Ele não está nem aí para o que você pensa! Seja de que forma for, irá passar por todas as escalas evolutivas do mesmo jeito.
Editado pela última vez por Deise Garcia em 13 Jul 2008, 21:04, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Apo escreveu:

Ele não está nem aí para o que você pensa!. Seja de que forma for, irá passar por todas as escalas evolutivas do mesmo jeito.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

E muito menos para o que a DE pensa! :emoticon22:

Ele deve rir muito destas tais escalas evolutivas que a DE inventou!
Imagem

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Deise Garcia escreveu:Apo, a questão racial era uma questão de época, tanto quanto ainda é hoje. As vezes penso que as pessoas fecham os olhos com receio de ver o mais evidente. Que definição temporal para "selvagem" você precisa? Na nossa época ainda existem indígenas que só falam a língua da tribo. Também não me lembro de ter falado sobre instinto de preservação, porque todos nós temos. Eu falei sobre abnegação e altruismo. Kardec utiliza como exemplo os hotentotes. Num estudo sobre este povo verificou-se que eles são de uma preguiça proverbial. Nem a fome os tornam diligentes. Os filhos tomam do pai o pátrio poder, é o direito do mais forte.

Fontes do estudo?

Não vale site espírita.

Na wiki eu encontrei isso:http://pt.wikipedia.org/wiki/Khoisan

Mas lá não fala nada de sua preguiça, fala que eles foram dizimados por não se submeterem aos trabalhos dos colonos. Óbvio!

Apo

Mensagem por Apo »

Não tinha visto este post da deisuxa. Deve ser a minha preguiça ou o meu senta, deita, levanta, senta, deita, levanta.... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

francioalmeida escreveu:
Deise Garcia escreveu:Apo, a questão racial era uma questão de época, tanto quanto ainda é hoje. As vezes penso que as pessoas fecham os olhos com receio de ver o mais evidente. Que definição temporal para "selvagem" você precisa? Na nossa época ainda existem indígenas que só falam a língua da tribo. Também não me lembro de ter falado sobre instinto de preservação, porque todos nós temos. Eu falei sobre abnegação e altruismo. Kardec utiliza como exemplo os hotentotes. Num estudo sobre este povo verificou-se que eles são de uma preguiça proverbial. Nem a fome os tornam diligentes. Os filhos tomam do pai o pátrio poder, é o direito do mais forte.

Fontes do estudo?

Não vale site espírita.

Na wiki eu encontrei isso:http://pt.wikipedia.org/wiki/Khoisan

Mas lá não fala nada de sua preguiça, fala que eles foram dizimados por não se submeterem aos trabalhos dos colonos. Óbvio!

É comum que ideologias tomem exemplo históricos e adaptem os acontecimentos de forma a tornar evidente que o fato corrobore com seus dogmas de forma irrefutável. Mesmo que se mostre exemplar, em nada prova que o dogma resulta válido. Não se pode auto proclamar o direito universal sobre um juízo de valor como ser inferior ou superior por um acontecimento em determinado período da evolução cultural, visto que se situa num contexto maior, e pensar o contrário é racismo. E depois ainda negam que a DE é racista.
Imagem

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Muita arrogância se achar superior a outros povos.

Povos mais ou menos desenvolvidos com culturas semelhantes ou totalmente diferentes da nossa, nada tem haver com uma classificação de superiores e inferiores.

Teoriazinha patética e mediocre, pra não falar racista.

Trancado