O que é deus?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: O que é deus?

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:O que posso também colocar da seguinte maneira: É catastrófico para o nosso ponto de vista...

E é o nosso ponto de vista que importa para nós.

Sim, sem dúvida alguma, assim como o que importa para um país que lança bombas em outro é o ponto de vista dele...

Fernando Silva escreveu:Só um baba-ovo absoluto se preocuparia com o ponto de vista de Deus, mas isto não existe.

Aí depende denovo de qual e como este deus é...

Fernando Silva escreveu:Até mesmo os baba-ovos procuram o próprio interesse ao babar o ovo dos outros.

E é aí que a coisa pega pois, buscando o próprio interesse fica a frase "Faça o que deus manda mas não faça o que eu faço"
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu: WAAAL, como diria o Paulo Francis.

Se, e somente se, Deus existe, estaria em um nível de realidade superior ao nosso.
Algo como, ou mais além, o nosso nível de realidade está para o nível de realidade das formigas.

Imagine o que um daqueles insetos deve estar imaginando quando sobe no dedão do seu pé.
Dificilmente é algo próximo da grande importância que você dá ao dedão do seu pé comparado a toda a existência da formiga, do formigueiro, ou de todas as formigas que já existiram ou existirão.

Pois é...

O problema é que as formigas nunca param muito para pensar no significado da existência, talvez pelo fato óbvio que as formigas não pensam.

Quando seres que pensam param para pensar em seres que poderiam estar além dos seres que pensam, no mesmo nível que seres que pensam estão para os que não, o bicho pega.

Aí aparece alguém proclamando que "ei, não importa o que vocês pensem, o ser que está além de toda a sua possibilidade de pensamento me disse que vocês têm que pensar do jeito que vou ensinar a vocês".

Pra quem não sacou, isto é religião.

Interessante sua colocação. Só não tenho certeza de que insetos não pensam em absoluto (meu ponto de vista). Acho que o maior problema está em quanto de verdade absoluta tem o tal declarante. E ainda não definimos realmente como um deus deve ser, se com características humanas ou muito além e, na segunda hipótese, o que isso teria de significado para nós.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Formigas mordem a gente. Dói e é bem real.

Tem gente que "morde" deus sem ter certeza que ele existe... :emoticon12:

Apo escreveu:Formigas devoram plantações inteiras.

Nós exterminamos florestas, população e agora estamos no caminho de destruir um planeta inteiro. Coisa de seres superiores...

Apo escreveu:Fazemos venenos para acabar com elas.

Armas químicas ainda se usa hoje. Incrível...

Apo escreveu:Acho que somos deus.

Somos deuses!

Salmos 82:6 - “ Eu disse: Vós sois deuses, E todos vós filhos do Altíssimo
Salmos 82:1 - “Deus está na reunião dos deuses’’
João 10:34 - Não está escrito na vossa lei: Eu disse, sois deuses?
João 10:35 - “ Se chamou deuses à aqueles a quem veio a palavra de Deus
Coríntios 6:17“ O que se une ao Senhor, um espírito é com ele.”
Coríntios 2:16 “ Mas nós temos a mente de Cristo.”
Efésios 2:5-7 “Nos fez assentar com Cristo nos lugares celestiais.’’
Coríntios 3:1-3.¨Não sois carnais, e andais como homens?
Gálatas 5:16 .. Andai no Espírito
Efésios 4:1..Andeis digno da vocação com que fostes chamados

Apo escreveu:Mas elas não se importam muito com isto.
Como o ser humano é estúpido...

QUem se importa com o quê?

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:
Aí aparece alguém proclamando que "ei, não importa o que vocês pensem, o ser que está além de toda a sua possibilidade de pensamento me disse que vocês têm que pensar do jeito que vou ensinar a vocês".

Com uma ressalva: essa gente proclama conhecer exatamente o que Deus quer de nós e diz falar com ele diretamente, mas, quando surge uma pergunta embaraçosa, apelam para o "Deus é incompreensível e temos que aceitar sem entender".

Se Deus é incompreensível, é incompreensível para tudo. O fato de existir ou não é apenas um detalhe, neste caso. Não há nada a se fazer em relação a um ser incompreensível. Qualquer decisão que tomemos pode estar errada, portanto o melhor é ignorá-lo.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:O que posso também colocar da seguinte maneira: É catastrófico para o nosso ponto de vista...

E é o nosso ponto de vista que importa para nós.

Sim, sem dúvida alguma, assim como o que importa para um país que lança bombas em outro é o ponto de vista dele...

Estou falando como "espécie humana" x "ser infinito e incompreensível".
Um país jogar bombas em outro pode afetar os dois lados. Por isto temos a ética e a moral. Nenhuma das duas se aplica a um deus incompreensível e que é tudo e pode tudo.
Fernando Silva escreveu:Só um baba-ovo absoluto se preocuparia com o ponto de vista de Deus, mas isto não existe.

Aí depende denovo de qual e como este deus é...

Incompreensível. Inatingível.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:Formigas mordem a gente. Dói e é bem real.

Tem gente que "morde" deus sem ter certeza que ele existe... :emoticon12:

Mesmo sendo fantasia, tem gosto de fel. Formigas são reais.

Apo escreveu:Formigas devoram plantações inteiras.

Nós exterminamos florestas, população e agora estamos no caminho de destruir um planeta inteiro. Coisa de seres superiores...

O que tem a ver o fi-o-fó com a calça?

Apo escreveu:Fazemos venenos para acabar com elas.

Armas químicas ainda se usa hoje. Incrível...

?????

Apo escreveu:Acho que somos deus.

Somos deuses!

Salmos 82:6 - “ Eu disse: Vós sois deuses, E todos vós filhos do Altíssimo
Salmos 82:1 - “Deus está na reunião dos deuses’’
João 10:34 - Não está escrito na vossa lei: Eu disse, sois deuses?
João 10:35 - “ Se chamou deuses à aqueles a quem veio a palavra de Deus
Coríntios 6:17“ O que se une ao Senhor, um espírito é com ele.”
Coríntios 2:16 “ Mas nós temos a mente de Cristo.”
Efésios 2:5-7 “Nos fez assentar com Cristo nos lugares celestiais.’’
Coríntios 3:1-3.¨Não sois carnais, e andais como homens?
Gálatas 5:16 .. Andai no Espírito
Efésios 4:1..Andeis digno da vocação com que fostes chamados

Pode dizer o que quiser. Eu sou Helena, de Tróia!
Bebeu demais...

Apo escreveu:Mas elas não se importam muito com isto.
Como o ser humano é estúpido...

QUem se importa com o quê?

Não entendeu nada do que eu escrevi em resposta ao que o índio postou. :emoticon8:

Deixa prá lá, fofuxo.
Editado pela última vez por Apo em 09 Ago 2008, 18:43, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Acauan escreveu:

Com uma ressalva: essa gente proclama conhecer exatamente o que Deus quer de nós e diz falar com ele diretamente, mas, quando surge uma pergunta embaraçosa, apelam para o "Deus é incompreensível e temos que aceitar sem entender".

Se Deus é incompreensível, é incompreensível para tudo. O fato de existir ou não é apenas um detalhe, neste caso. Não há nada a se fazer em relação a um ser incompreensível. Qualquer decisão que tomemos pode estar errada, portanto o melhor é ignorá-lo.

Conversa circular é covardia. Mas eles não acham.
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Se, e somente se, Deus existe, estaria em um nível de realidade superior ao nosso.
Algo como, ou mais além, o nosso nível de realidade está para o nível de realidade das formigas.

Imagine o que um daqueles insetos deve estar imaginando quando sobe no dedão do seu pé.
Dificilmente é algo próximo da grande importância que você dá ao dedão do seu pé comparado a toda a existência da formiga, do formigueiro, ou de todas as formigas que já existiram ou existirão.

Pois é...

O problema é que as formigas nunca param muito para pensar no significado da existência, talvez pelo fato óbvio que as formigas não pensam.

Quando seres que pensam param para pensar em seres que poderiam estar além dos seres que pensam, no mesmo nível que seres que pensam estão para os que não, o bicho pega.

Interessante sua colocação. Só não tenho certeza de que insetos não pensam em absoluto (meu ponto de vista). Acho que o maior problema está em quanto de verdade absoluta tem o tal declarante. E ainda não definimos realmente como um deus deve ser, se com características humanas ou muito além e, na segunda hipótese, o que isso teria de significado para nós.

Hã????????
Independente do ponto de vista de cada um: os insetos NÃO PENSAM , uma vez que pensamento é um atributo condicionado e existente, apenas e somente, mediante a organização e existência de sistema nervoso central. Por esse mesmo motivo células não pensam nadica de nada!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Anna escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Interessante sua colocação. Só não tenho certeza de que insetos não pensam em absoluto (meu ponto de vista). Acho que o maior problema está em quanto de verdade absoluta tem o tal declarante. E ainda não definimos realmente como um deus deve ser, se com características humanas ou muito além e, na segunda hipótese, o que isso teria de significado para nós.

Hã????????
Independente do ponto de vista de cada um: os insetos NÃO PENSAM , uma vez que pensamento é um atributo condicionado e existente, apenas e somente, mediante a organização e existência de sistema nervoso central. Por esse mesmo motivo células não pensam nadica de nada!

Como uma formiga sabe que, se injetar ácido fórmico numa planta, está irá morrer e não fará sombra na planta hospedeira na qual a formiga forma seu ninho? Isso acontece pro lado de onde você mora (Amazonas, Pará...). Estou perguntando porque EU não sei.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:Como uma formiga sabe que, se injetar ácido fórmico numa planta, está irá morrer e não fará sombra na planta hospedeira na qual a formiga forma seu ninho? Isso acontece pro lado de onde você mora (Amazonas, Pará...). Estou perguntando porque EU não sei.

Ela não sabe, apenas segue uma programação genética.
Outro exemplo: quando era criança, encontrei um ovo de lagarto. Quando quebrei a casca, saiu um lagarto que imediatamente correu para se esconder num buraco. Como ele sabia o que fazer? Não sabia, rodou o programa armazenado na ROM cerebral.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Como uma formiga sabe que, se injetar ácido fórmico numa planta, está irá morrer e não fará sombra na planta hospedeira na qual a formiga forma seu ninho? Isso acontece pro lado de onde você mora (Amazonas, Pará...). Estou perguntando porque EU não sei.

Ela não sabe, apenas segue uma programação genética.
Outro exemplo: quando era criança, encontrei um ovo de lagarto. Quando quebrei a casca, saiu um lagarto que imediatamente correu para se esconder num buraco. Como ele sabia o que fazer? Não sabia, rodou o programa armazenado na ROM cerebral.

Fernando: Instinto de auto preservação é uma coisa. Uma ação prevendo determinado efeito é outra. O que talvez tenhamos que definir aqui é quanto de inteligência determinados seres podem ou devam possuir ou ainda, qual o limiar que separa isso. O que levou à programação da formiga de executar o comando: Se houver planta com mais de X cm de altura e Y m próximo à minha árvore, injetar ácido fórmico se e somente se planta fizer sombra?

Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Uma das definições mais bonitas na música do meu xará:

Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o mêdo de amar...

Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou..

Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contra-mão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição...

Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada...

Por que você me pergunta?
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar...

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim...

Das telhas eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra "A" tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor...

Eu sou a dona de casa
Nos pegue pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo...

Gita! Gita! Gita!
Gita! Gita!

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão...

Euuuuuu!
Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai e o avô
O filho que ainda não veio
O início, o fim e o meio
O início, o fim e o meio
Euuuuu sou o início
O fim e o meio
Euuuuu sou o início
O fim e o meio...
" ...I'm running to stand still... "

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Luiz Carlos Querido escreveu:O que levou à programação da formiga de executar o comando: Se houver planta com mais de X cm de altura e Y m próximo à minha árvore, injetar ácido fórmico se e somente se planta fizer sombra?

Centenas de milhões de anos de evolução.
Processos semelhantes são simulados em computador.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:O que levou à programação da formiga de executar o comando: Se houver planta com mais de X cm de altura e Y m próximo à minha árvore, injetar ácido fórmico se e somente se planta fizer sombra?

Num computador eu simulo até mesmo sexo Fernando. Isso não prova nada afinal, um COMPUTADOR é uma máquina PROGRAMADA por um humano segundo SUA NECESSIDADE.

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:

Num computador eu simulo até mesmo sexo Fernando. Isso não prova nada afinal, um COMPUTADOR é uma máquina PROGRAMADA por um humano segundo SUA NECESSIDADE.

Exato, programada por um ser pensante, e, mesmo que se possa "simular" algo, isso não prova que o individuo simulado não pense por si só, mostra apenas que é possível "simular" tal comportamento.

Até cachorros e gatos, seres claramente conscientes e pensantes, tem gente negando que o sejam... mas nesse caso é mais fácil observar (mesmo que nunca se possa provar sem sombra de duvida), agora, querer afirmar coisas sobre insetos, ai danou-se.

Existem formigas que exibem comportamento muito complexo na troca de informação até a tomada de decisão sobre o que fazer em seguida... vai saber se pensam e/ou "como" pensam.
Acho lindo é afirmar que isso não passa de "programação instintiva" e ainda "explicar" que é "fruto" de milhões de anos de evolução... Esse pessoal parece que sabe tudo sobre tudo... e também parece que falam sobre o que já foi "provado" e ai de quem contestar, típico comportamento que leva a criação de crenças pseudo-científicas, onde apóiam as crenças em coisas como "simulação por computador" ou "inexistência de SNC".
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Pois é...

Ou não...
Talvez Deus, como um bom projetista, projete também nossas mentes, nos ensinando a raciocinar, colocando ali o que ele deseja e removendo medos e desejos que "atrapalhem" seu projeto, permitindo assim que o ser projetado esteja apto a viver eternamente segundo escolhas que, o próprio ser não é capaz de compreender.

Dai alguém que termina esse "treinamento" proclama "ei, não importa o que vocês pensem, o ser que está além de toda a sua possibilidade de entendimento traçou o caminho que vou ensinar a vocês e... não adianta chorar, é assim e pronto, mesmo que não entendam ou concordem".
Sim... isso é religião.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Geek

Mensagem por Geek »

Então vcs acham que um algoritmo trás sempre um resultado previsivel? Pqp... hein...

Geek

Mensagem por Geek »

Simulação por computador é só isso... Simulação. Qual é a duvida? Permite criar modelos mais complexos da realidade. Criar modelos é o que a ciência sempre fez. O que há de pseudo cientifico nisto?
É muito fácil criar espantalhos. Como o conceito de simulação é tão simples (é usada na aeronautica... e não é considerado pseudo aeronautica)... só pode ser malandragem...

Johnny

Mensagem por Johnny »

Geek escreveu:Então vcs acham que um algoritmo trás sempre um resultado previsivel? Pqp... hein...

O problema aqui não é produzir ou não um resultado previsivel e sim um resultado que seja satisfatório, aproveitável e lógico ao próprio algoritmo. Fazer um algoritmo que gere infinitas opções sem sentido é uma coisa mas fazer um algoritmo que produza uma evolução ou correção de si mesmo é outra história.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Existem formigas que exibem comportamento muito complexo na troca de informação até a tomada de decisão sobre o que fazer em seguida... vai saber se pensam e/ou "como" pensam.
Acho lindo é afirmar que isso não passa de "programação instintiva" e ainda "explicar" que é "fruto" de milhões de anos de evolução... Esse pessoal parece que sabe tudo sobre tudo... e também parece que falam sobre o que já foi "provado" e ai de quem contestar, típico comportamento que leva a criação de crenças pseudo-científicas, onde apóiam as crenças em coisas como "simulação por computador" ou "inexistência de SNC".

É fácil comprovar isto. Basta criar um formigueiro a partir de um ovo. Assim garante-se que não tenha havido nenhuma transmissão de conhecimento de uma geração para a outra.
Se o formigueiro se comporta exatamente conforme o esperado, é sinal de que a programação estava embutida nos genes.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Luiz Carlos Querido escreveu:Existem formigas que exibem comportamento muito complexo na troca de informação até a tomada de decisão sobre o que fazer em seguida... vai saber se pensam e/ou "como" pensam.

É fácil comprovar isto. Basta criar um formigueiro a partir de um ovo. Assim garante-se que não tenha havido nenhuma transmissão de conhecimento de uma geração para a outra.
Se o formigueiro se comporta exatamente conforme o esperado, é sinal de que a programação estava embutida nos genes.

Fernando...ham....você comentou errado...(não fui eu quem escrevi isso...)

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Existem formigas que exibem comportamento muito complexo na troca de informação até a tomada de decisão sobre o que fazer em seguida... vai saber se pensam e/ou "como" pensam.

Fernando...ham....você comentou errado...(não fui eu quem escrevi isso...)

Corrigido. É a pressa.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Também acho absurdo essa conclusão apressada de que formigas não pensam.

E fico no aguardo para a manifestação das formigas sobre o assunto.

Johnny

Mensagem por Johnny »

SickBoy escreveu:Também acho absurdo essa conclusão apressada de que formigas não pensam.

Basta encontrar um intérprete de formigas...

Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

SickBoy escreveu:Também acho absurdo essa conclusão apressada de que formigas não pensam.

Basta encontrar um intérprete de formigas...

não dá idéia. ja´há interpretes demais pra dilúvios, terremotos, enchentes, cometas, e toda a gama de fenômenos que afetam nossa vida (sempre atribuindo a eles alguma intenção).

E de que diabos de pensamentos estamos falando? se for algo que possui algum paralelo ao da espécie humana, não precisamos de interpretes, e sim de observação (uma lente de aumento também ajuda).

Se estivéssemos falando de chimpanzés, ou do videomaker... mas formigas? o que vem depois, pedras?

Trancado