Os Cientistas e a Fé

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Luiz Carlos Querido escreveu:
Fernando Silva escreveu:As regras da ética têm que ter uma boa explicação para existir. Não basta dizer "Deus mandou isto e proibiu aquilo". Se não sabemos por que uma regra existe, então ela não tem valor.

Sei não...Eu acredito que exista muito mais pessoas que cumprem regras sem saber o porquê delas existirem do que o contrário. Por que por exemplo não posso peidar no elevador e posso no cobertor? Você segue as regras de etiqueta para taças de água e vinho? Não deixam de ser regras, de etiqueta, mas regras.
E regras se transformam em leis e daí vira aquela porcaria. POr que eu tenho que passar com o sinal verde numa rua com visibilidade total, sem uma alma viva e com um policial de plantão pronto para multar?

Não posso peidar no elevador porque incomodará os outros.
Regras de etiqueta não têm nada a ver com ética. Variam de um lugar para outro. A ética estaria apenas em seguí-las para não incomodar os outros.
Quanto ao sinal verde, se cada um começar a decidir em que condições uma lei não precisa ser obedecida, vira bagunça. Para julgar essa flexibilidade, existem os tribunais.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Os Cientistas e a Fé

Benetton escreveu:Tanto em 1916 como agora, em torno de 40% dos biólogos, físicos e matemáticos que participaram da pesquisa disseram que acreditavam em um Deus que, segundo a estrita definição do questionário, se comunica com a humanidade e a quem se pode orar "na expectativa de receber uma resposta".

Cientistas continuam sendo gente e continuam sendo influenciados pelo meio em que vivem.
Se sua fé não conflita com sua profissão, suponho que eles tenham a mesma chance de serem crentes que os outros.
Eu sempre me interessei por ciências, era evolucionista e não me desconverti por causa disto e sim porque a coisa era contraditória em si mesma.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

spink escreveu:resumindo: foi o primeiro gênio da cosmologia após as "trevas" da idade média.
e foi um católico fervoroso.

Na Idade Média, a ciência era subordinada à teologia. Partia-se do dogma para se encontrarem os fatos que o comprovassem. Interpretavam-se os fatos de modo a que se encaixassem na visão teológica do mundo.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Benetton escreveu:Eu que cheguei a pensar que o Wallace era ateu...

Mas, afinal, qual a sua religião, Wallace? Você é católico?

Pode responder que católico (o qualquer outra) é o caraio? :emoticon12:

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Apo escreveu:Por que esta necessidade de querer provar qual o percentual de cientistas teístas ou ateus? E se uma parte for cética ou agnóstica? E se os caras mudaram de percepção ao longo da vida?

Parece que o ser humano é um robô pré-programdo, nasceu predestinado a ser o que era para todo o sempre.

- Fulano de tal:
Cientista. Teísta, crente, praticamente, religioso, temente = Maluco, irracional. Ou é mentira que era cientista.

- Beltrano:
Cientista. Ateu, descrente, cético, egocêntrico, revoltado = Coerente, lógico.

- Cicrano:
Religioso. Fervoroso, praticante, irrascível, rezava 25 horas por dia = uma besta humana, mas abençoado e escolhido por Deus apenas para tal obra na Terra = Coerente, lógico.

....

É uma besteira, escapismo, e ilusão. Todo cientista, eu falo de cientista de verdade, aquele que se dedica, vive a ciência, produz e atua nela, é vaidoso e tem um EGO do tamanho das ex duas torres. TODOS, independente daquilo que acreditam, até os que rezam "meu deus, meu deus" e falam de humildade da bíblia ou do kardecudo. Não importa, somos todos vaidosos egocêntricos e tentar fugir disso sempre é falsa moral e falsa humildade! Ainda não conheci um que fugisse a regra...
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Wallace escreveu:

Você é um Teísta sem religião e pronto. Custa responder educadamente?

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Benetton escreveu:
Wallace escreveu:

Tá sou do camdoblé taoísta mulçumano!!!! :emoticon10:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Wallace escreveu:
Benetton escreveu:
Wallace escreveu:

Tá sou do camdoblé taoísta mulçumano!!!! :emoticon10:

Em um post antigo, você defendeu ferrenhamente a originalidade e autenticidade da Bíblia como um crente fanático e agora lança um tópico sobre a crença em Deus dos Cientistas e não quer assumir, HONESTAMENTE, que é um Teísta.

Muitos fazem isso por vergonha. Vi muitos foristas que se comportam assim no extinto fórum do Relatório Alfa.

Pessoas assim, quando questionadas, lançam piadinhas daqui, dali, saem pela tangente acolá com respostas irônicas... mas não dizem que são teístas por vergonha, para não serem criticadas, principalmente quando estão num fórum de ateus. Fazem isso para saírem bem na foto. :emoticon5:

Continue assim. Dessa forma poderá atacar a crença dos outros, ao mesmo tempo que preserva, covardemente, a sua crença de críticas alheias. :emoticon44:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Trancado