Da série: Mas são apenas crianças!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Re: Da série: Mas são apenas crianças!!!

Mensagem por emmmcri »

Luiz Carlos Querido escreveu:Suyndara & Lúcifer: :emoticon45:

...parece que já está nos genes mesmo.

Depois de ler isso aqui e ver gente aplaudindo, eu desisto de debater isso aqui no REV, desisti...
é compreensível...

:emoticon44: :emoticon44: :emoticon44:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

emmmcri escreveu:

Depois de ler isso aqui e ver gente aplaudindo, eu desisto de debater isso aqui no REV, desisti...
é compreensível...

E qual o problema? :emoticon5:

O que você quer que se faça com esses marginais-mirins? Passe a mão na cabeça e sejamos coniventes até eles se transformarem em monstros?

O que eu disse e repito é que existe sim solução para essas crianças: escola!!! :emoticon45:

Criança que cresce na rua, se drogando e fazendo arruaças sempre acabam virando marginais, é isso que quer?

Infelizmente os pais não parecem ter muita responsabidade e consciência para educar os próprios filhos...

Agora, me dizer que um muleque marginal desses não tem consciência do que faz é demais! É claro que eles sabem e fazem justamente pq são imunizados pela "justiça" :emoticon4:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Pra ver como o problema é falta de educação e deficiência na criação...

Meu filho tem apenas 3 anos e ele sabe muito bem que não pode bater nos coleguinhas da turma, embora as outras crianças mordam, ele sempre diz que é errado e que machuca e se comporta muito bem :emoticon45:

Ou seja, além de ter consciência de que morder é errado, ele não se deixa levar pela influência dos coleguinhas :emoticon4:

Daí um menino de 11 anos não sabe discernir certo e errado? Me poupem!
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Apo

Mensagem por Apo »

Eles não param na escola. E se vão, vão para fazer arruaça, dar chutes nos colegas e bater na professora.
E teriam que ficar lá contra a vontade durante o dia todo.

Eu pretendo responder a este tópico. Mas estou pensando.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Pra ver como o problema é falta de educação e deficiência na criação...

Meu filho tem apenas 3 anos e ele sabe muito bem que não pode bater nos coleguinhas da turma, embora as outras crianças mordam, ele sempre diz que é errado e que machuca e se comporta muito bem :emoticon45:

Ou seja, além de ter consciência de que morder é errado, ele não se deixa levar pela influência dos coleguinhas :emoticon4:

Daí um menino de 11 anos não sabe discernir certo e errado? Me poupem!

Mas claro que sabem! Antes disto já sabem ou nem tem ímpetos de bater, morder ou arramcar coisas do outros!

Quem disser que não é porque não sabe criar um ser humano. Ou porque tem um filho com problemas mentais.
Imagem

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Apo escreveu:Eles não param na escola. E se vão, vão para fazer arruaça, dar chutes nos colegas e bater na professora.

Bom, lá em goiânia eles foram pra escola militar :emoticon13: , lá não tinha como fugir e nem se comportar mal...

Mas eu só estou dando um exemplo que eu vi funcionar bem, pode ser que existam outras soluções :emoticon45:

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:
Apo escreveu:Eles não param na escola. E se vão, vão para fazer arruaça, dar chutes nos colegas e bater na professora.

Bom, lá em goiânia eles foram pra escola militar :emoticon13: , lá não tinha como fugir e nem se comportar mal...

Mas eu só estou dando um exemplo que eu vi funcionar bem, pode ser que existam outras soluções :emoticon45:

Internados na escola militar? Boa idéia! Aqui o Colégio Militar é o melhor disparado em disciplina, organização e nos resultados de vestibular. Para crianças dóceis, como a minha, não sou muito a favor. Mas para as que precisam de freio, acho excelente!
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Suyndara escreveu:
emmmcri escreveu:

é compreensível...

E qual o problema ? :emoticon5:

O Componente Nazista aqui. Aquele que serviu de base para o Nazismo fazer suas matanças "justificáveis".

O que você quer que se faça com esses marginais-mirins? Passe a mão na cabeça e sejamos coniventes até eles se transformarem em monstros?

Claro que não.

O que eu disse e repito é que existe sim solução para essas crianças: escola!!!
:emoticon45:

Concordo 100%! Brizola tinha razão !

Criança que cresce na rua, se drogando e fazendo arruaças sempre acabam virando marginais, é isso que quer?

Claro que não.Quero elas na escola também.

Infelizmente os pais não parecem ter muita responsabidade e consciência para educar os próprios filhos...

Pois é... isso faz deles mais vítimas ainda. Cobrar conciência de uma criança criada nestas condições é um absurdo !

Agora, me dizer que um muleque marginal desses não tem consciência do que faz é demais! É claro que eles sabem e fazem justamente pq são imunizados pela "justiça" :emoticon4:

Uma criança de 9 anos é uma criança de 9 anos,e não pode ser condenada por suas ações como se fosse um adulto, ponto final.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Não, pode ser condenada de acordo com alguma legislação adaptada à criança.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:Não, pode ser condenada de acordo com alguma legislação adaptada à criança.

É talvez seja por ai...
VOLTAIRE

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Citação: Uma criança de 9 anos é uma criança de 9 anos,e não pode ser condenada por suas ações como se fosse um adulto, ponto final.

Me corrijam se eu estiver errado, mas creio que na maioria dos estados dos EUA e alguns paises da Europa e Asia, as crianças delinquentes (pra não chamar de marginais) são, sim, tratados e presos como adultos, não importa a sua idade.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Lúcifer escreveu:Citação: Uma criança de 9 anos é uma criança de 9 anos,e não pode ser condenada por suas ações como se fosse um adulto, ponto final.

Me corrijam se eu estiver errado, mas creio que na maioria dos estados dos EUA e alguns paises da Europa e Asia, as crianças delinquentes (pra não chamar de marginais) são, sim, tratados e presos como adultos, não importa a sua idade.

- Que eu saiba as legislações variam, mas em nenhum lugar civilizado do mundo crianças são tratadas como adultos.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Abmael escreveu:
Lúcifer escreveu:Citação: Uma criança de 9 anos é uma criança de 9 anos,e não pode ser condenada por suas ações como se fosse um adulto, ponto final.

- Que eu saiba as legislações variam, mas em nenhum lugar civilizado do mundo crianças são tratadas como adultos.

Abraços,

Não se trata de tratá-las como adultos e sim de impedir que elas continuem cometendo crimes (e, quem sabe até, recuperá-las, se ainda der tempo).
No Brasil, criminosos "di menor" são praticamente intocáveis, ou por detalhes jurídicos ou porque, na prática, as instituições não funcionam.

Judas

Mensagem por Judas »

Engraçado! Um adolescente de 15 anos ver sua mãe ser estuprada e ficar chocado é perfeitamente compreensível, não?
Mas se um adolescente de 15 anos estuprar uma mulher na frente do marido, certamente é porque ele não tinha noção do que estava fazendo.
Cara! Este país tem que explodir!
Vou pedir ao Wallace pra me emprestar o avatar dele.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:Engraçado! Um adolescente de 15 anos ver sua mãe ser estuprada e ficar chocado é perfeitamente compreensível, não?
Mas se um adolescente de 15 anos estuprar uma mulher na frente do marido, certamente é porque ele não tinha noção do que estava fazendo.

Perfeito!
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Abmael escreveu:

Abraços,

Não se trata de tratá-las como adultos e sim de impedir que elas continuem cometendo crimes (e, quem sabe até, recuperá-las, se ainda der tempo).
No Brasil, criminosos "di menor" são praticamente intocáveis, ou por detalhes jurídicos ou porque, na prática, as instituições não funcionam.

Respondendo ao Abmael, creio que nos paises que tem a religiao islamica como lei, as crianças são tão duramente castigadas quanto os adultos.
Teve um dia que recebi um e-mail om fotos de uma criança (ela devia ter uns oito anos) que foi pega em um roubo simples e bobo de criança. O castigo? Um carro passou pela mão dele inutilizando-a para sempre.

Não estou falando que isso seja certo, (bom, aqui no Brasil, dependendo do caso seria um castigo menor), mas, que dependendo da cultura e religião do país, as crianças são, sim, castigadas como adultos.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Lúcifer escreveu:
Respondendo ao Abmael, creio que nos paises que tem a religiao islamica como lei, as crianças são tão duramente castigadas quanto os adultos.
Teve um dia que recebi um e-mail om fotos de uma criança (ela devia ter uns oito anos) que foi pega em um roubo simples e bobo de criança. O castigo? Um carro passou pela mão dele inutilizando-a para sempre.

- Perceba que em meu post utilizei a expressão "país CIVILIZADO".

Lúcifer escreveu:
Não estou falando que isso seja certo, (bom, aqui no Brasil, dependendo do caso seria um castigo menor), mas, que dependendo da cultura e religião do país, as crianças são, sim, castigadas como adultos.

- Os advogados do fórum podem responder melhor, mas acho que nosso sistema penal é baseado em reeducação e ressocialização e não castigo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Estive pensando num rascunho apenas para começar a discutir algumas mudanças que reduziriam esta falta de limites ( que antigamente não se via em crianças, nem nas ruas, nem nas escolas e nem dentro de casa. Acontecia, sim, mas na escola era muito difícil que um aluno estrangulasse uma professora ou pusesse fogo na sala ).

Não defendo uma volta à palmatória e outras insanidades, mas uma cultura que torne as crianças corresponsáveis pelas conseqüências por elas praticadas contra si mesmas e contra a sociedade em que vivem.

Se antes eram ( e continuam em muitos lugares ) desrespeitadas, abusadas ou simplesmente não tinham vontade própria ( o que as fazia burras e inconseqüentes ), hoje erramos pela negligência ou damos-lhes uma falsa liberdade em hora para a qual não estão preparados. Isto gera erros de avaliação da realidade e de seu papel como inseridas nela.
Compramos tudo que querem para eles, mas fazemos de conta que são apenas crianças quando mordem o amiguinho. Pior: damos a eles um belo exemplo de como ser hipócrita quando, em meio raiva, os obrigamos a fazerem as pazes ( apenas por vergonha da situação ou porque não queremos mais problemas). Ninguém é obrigado a ser amiguinho de ninguém, mas devemos ensiná-los que o espaço físico e emocional do outro precisa ser respeitado. Os adultos que se virem para passar estes valores, pois se não for de livre e expontânea vontade, está previsto em lei e pronto.

Outra falha grave proveniente da falsa aceitação dos "diferentes" é a tal inclusão deles goela a baixo em grupos que têm um perfil mais homogêneo ( que mesmo assim, pode gerar conflitos mais ou menos contornáveis ): crianças e adolescentes com problemas sérios de comportamento não podem de forma alguma colocar os demais em risco. Negar esta possibilidade é gerar uma tensão desnecessário em nome do que poderia ser resolvido de outra forma.
Há escolas que se preparam para receber alunos "diferentes". Por que negar que crianças com problemas precisam de pessoas preparadas para cuidá-las? É só uma questão de meio termo e maturidade entre a renegação e a exposição desnecessária.
Sempre lembro do caso de crianças com compulsões de ordem sexual que trazem muita tensão em sala de aula e são mantidas com crianças que não estã preparadas para tal, o que pode gerar traumas e ser considerado abuso sexual, sim.
Se não queremos que ele seja exilado de um jeito ou de outro e não queremos problemas para professores e diretores com familiares e outros pais de alunos, por que não dar outra solução para o problema, em vez de fazer cara de paisagem?

Algumas coisas práticas poderiam ser colocadas em prática num primeiro momento, já que neste país de faz tanto absurdo, como calendário rotativo e comprar computadores para escolas que nem têm luz...

Por exemplo:

- Baixar a idade para entrar no primeiro ano escolar para 5 anos.
Pedagogismos modernos e interesses políticos do MEC elevaram a idade inicial para 7 anos, mas sempre foi 6 anos até alguns anos atrás.
Algumas crianças, por desejo próprio, depois de fazerem testes básicos de aptidão e maturidade, entravam com 5 anos na escola sem o menor problema. Muitos pais tinham mais filhos com idades semelhantes e acabavam por levar dois de uma só vez.
Escola não é depósito, como alguns podem pensar. Mas crianças podem muito bem começar a encarar os estudos aos 5, pois estão preparadas para algo mais do que fazer baderna o dia todo num terreno baldio.

Se hoje em dia as crianças estão mais espertas, têm muito mais informação, muito mais sociabilidade, muito mais independência ( e de má qualidade, diga-se de passagem ), por que não canalizarmos isto para coisas boas?
Precisamos parar de dar apoio à pedagogos e teorias do tipo Montessori, que tiram toda responsabilidade da criança, todo norte, deixando-as soltas demais. Crianças não se sentem livres nem seguras com este tipo de educação. Elas querem atenção e carinho, e querem ser inseridas em algo que faça sentido para as necessidades delas.

- Até os 5 anos, se não estiver numa creche ou escolinha, que fique protegida em lugar seguro ( sob olhares de adultos ou responsáveis, se bem que este é um grave empecilho...). O problema é que, se a criança têm pais bêbados, abusadores ou malucos, ficar solto na rua também não é opção.
Mas para isto, pais devem ser punidos se acordo com suas faltas em relação aos filhos que trouxeram ao mundo.

Ou estaremos sempre justificando atos violentos de crianças em função de pais ou irmãos ou vizinhos ou daquele programa de computador. Isto não resolve nada. Crianças podem ser muito cruéis, como todo ser humano. Precisam ter noção do mal que estão aprendendo e reproduzindo.

- Creches e escolinhas fora de padrões rigorosos de qualidade não deveriam ser abertos ou permitidos. Deveriam ter um prazo para se adequar ( prazo rígido e realista ), ou ter fechadas as portas.
Não adianta argumentar que é melhor as crianças estarem numa pocilga qualquer do que no meio da rua, porque isto não é argumento.

- As aulas deveriam acontecer em turnos de 5 horas diárias no mínimo e não como é hoje.

- A média deveria voltar a ser 7, como sempre foi. Médias abaixo disto provocam o que sabemos e vemos todos os dias em provas e testes vexatórios. Uma criança que aprende 70% ainda deixou 30% para trás. Imaginem alguns lugares no Estado do Rio de Janeiro, onde a média exigida é 4! Se os alunos gostam de moleza, não seremos nós, adultos, que temos discernimento das conseqüências disto no futuro deles e do país, que vamos conceder esta mamata. Isto acaba afastando os alunos da escola, ao contrário o que muitos pensam. É uma bomba relógio.

- Turnos inversos ( quando não utilizados por aula curricular obrigatória) , deveriam prever outras atividades atrativas e estimulantes, porém sérias e não palhaçadas como estas porcarias que vê em escolas de periferia ( :emoticon9: apenas para tirar a criança da rua e dar comida :emoticon9: ). Se não aprendermos e investir na criança que vai crescer e levá-la a sério desde cedo, ela é que não vai nos levar e nem aos colegas, professores, pais e vizinhos.

- Desde o ensino fundamental ( e até antes), a criança deveria ter noções de ética, boa educação e noção de que existem leis ( e não regrinhas engraçadinhas e retardadas em sala de aula apenas).
Crianças tratadas como retardadas, retardadas serão. Alguns tipos de retardo causam desespero por falta de respeito e reconhecimento do sentido das coisas, o que gera revolta e violência.

Ter noção de existem leis , que existe mal e bem, que existem perigos e atrativos, mas que algumas coisas não se pode fazer mesmo, ou haverá uma punição ( de acordo com o universo de cada idade, e não como adultos, como falaciosamente tentam argumentar aqui e na sociedade em geral).
Noção concreta de que não se faz mal aos animais, às plantas, um ao outro, ao patrimônio privado e público seja já em que idade for, sem vitimizações de espécie alguma.

- Igualmente deveriam aprender que devemos nos respeitar a nós mesmos, construindo uma auto-estima ( que está longe de ser individualismo pejorativo ou egoísmo, como argumentam também falaciosamente muitos...). Que esta condição é independente de raça, idade, condição social, cargo que os pais ocupam e que o trabalho de construção de algo não deve passar pela vitimização e nem pela eliminação através de atos violentos.
Que democracia não é excesso de liberdade e que autoritarismo nada tem a ver com bom-senso.

- A maioridade ( ou o direito e o dever de ser, agir e responder ) deveriam ser desdobrados de acordo com a ação a ser executada. Não é assim que ensinamos nossos filhos? Cada coisa tem a sua hora.
Não é aceitável que aos 17 alguém mate e seja considerado criança. E aos 18 vá comer o pão que o diabo amassou porque roubou um chocolate.
E os fatos e a lógica contrariam o psicologismo que tomou conta da sociedade: Criança que atira pedra no coleguinha é adolescente que mata índio e adulto que comete qualquer tipo de barbarismo. Só que aí já é tarde demais.

- Dentro de opções já existentes ( mas precisariam ser ampliadas ), as escolas militares são uma excelente opção para os que têm problemas de disciplina, organização e comportamento ( não os doentes mentais, estes precisam de mais do que um uniforme e regras...).

- Bater ou ofender moralmente professores e colegas precisa de ação punitiva imediata.
Não é possível que adultos fiquem tirando o corpo fora de situações de conflito porque não existe lei, porque criança é criança, porque o filho não é seu, porque não quer perder cliente e porque está pouco se lixando para o que faz o deixa de fazer o aluno. As direções que tenham pulso para fazer isto funcionar. Ou estamos mesmo voltando ao tempo da barbárie, incluindo crianças no meio.

Advertências, suspensões e expulsões ainda existem. Mas alguns casos e escolas simplesmente não se responsabilizam por nada.
A divisão destas tarefas (complicadas...ninguém disse que é fácil) deve ser de responsabilidade da família e dos responsáveis.
Mas parece que estamos esgotados, esmorecendo, ou enxergando só anjinhos onde há seres humanos.

Se a criança tem direitos, os demais alunos também têm.

- Crianças que não se adequarem às regras de boa convivência na escola, ou nenhuma escola, que sejam matriculadas em reformatórios ( aqui há outro problema nada simples, mas isto já é esmorecer de novo).
Reformatórios que não sejam escolas de crime, mas escolas "normais", onde haja mais acompanhamento individual, mais cobrança, sem moleza alguma.

- Boas ações e bom comportamento durante um bom tempo devem ser elogiados e incentivados seriamente, mas não devem ser motivo para "indultos".

- Torturar e matar são crimes graves e devem ser sempre considerados como tal ( a menos que sejam fruto de acidente ou indução de terceiros sob ameaça , óbvio ).
Que se pensem nas penas de acordo com casos e casos.

- Nada de fianças.

- Pais devem responder de alguma forma sobre atos cometidos por filhos, quando ficar comprovado que o comportamento do filho se originou em má educação, mau exemplo, incitamento ou ameaça.

É um rascunho, mas há centenas de idéias esperando por vontade política e aceitação da sociedade.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Palavrórios como "ressocialização " e " reeducação " são apenas discurso vazio. Ninguém sabe como é, como se faz e nem fazem nada disto.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Judas escreveu:Engraçado! Um adolescente de 15 anos ver sua mãe ser estuprada e ficar chocado é perfeitamente compreensível, não?

Se eu ouvir falar de um estuprador de 9 anos eu comento ...
E mando para o livro dos records também...
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:

Que significa isto? Só estupro é crime?
Que falácia baseada numa impossibilidade biológica ( hormonal apenas). O estupro é crime porque é uma invasão, uma violência. Tanto faz se o menino estuprou ou enfiou um garfo na vagina de uma menina. É violência igual.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:
emmmcri escreveu:

Que falácia baseada numa impossibilidade biológica ( hormonal apenas). O estupro é crime porque é uma invasão, uma violência. Tanto faz se o menino estuprou ou enfiou um garfo na vagina de uma menina. É violência igual.

Não , mas um estupro é um crime de adultos ou até adolecentes e não de crianças, ele pegou pesado.
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

emmmcri escreveu:
Apo escreveu:
emmmcri escreveu:

Não , mas um estupro é um crime de adultos ou até adolecentes e não de crianças, ele pegou pesado.

O que é um adolescente e uma criança? defina, por favor
Imagem

Herf

Mensagem por Herf »

Apo escreveu:

Perfeito!

2

Apo

Mensagem por Apo »

Apo escreveu:
emmmcri escreveu:
Apo escreveu:
emmmcri escreveu:

O que é um adolescente e uma criança? defina, por favor

Vamos melhorar a pergunta:

O Judas falou num estupro praticado por um rapaz de 15 anos e você trouxe como contra-argumento um menino de 9.

Pois bem: qual o limite entre 9 e 15 para a passagem da infância para a adolescência?
A partir de que idade um menino estupraria?
Imagem

Trancado