Botanico escreveu:Bem, já que a Sra Apodman solicitou minha manifestação, vejamos o que é possível.
Obrigada
Botanico escreveu:Bem, Sra Apodman, pessoas com síndrome de down, ou qualquer outra síndrome, podem ficar doentes de outras coisas que não são manifestações das devidas síndromes. Também podem ficar obsediadas e terem o que chamaríamos de "problemas espirituais". Pois bem, o tal rapaz era "tratado" DO QUE neste local? Certamente não era da cura da síndrome... Faltou me dizer do que ele estava sendo tratado, portanto.
Não sei. A família dizia que ele estava "preso" no mundo espiritual e queriam libertar a consciência dele, pelo que entendi esperavam a cura do "retardo mental" mesmo...
O que me assustou mesmo é que os pais o tiraram do Pestalozzi (é assim que escreve?

) e ele não fazia fisioterapia e nem um outro tipo de tratamento, a não ser o espiritual...Não posso te afirmar que foi o médium que lhes disse para abandonar o tratamento médico ou não.
Que eu saiba, até nas fichinhas de "tratamentos" de alguns centros costuma vir uma observação do tipo "esse tratamento não substitui o tratamento holopático..." ou algo parecido
Era esse ponto que eu esperava que você tocasse
Da forma com que ela colocou, a atitude dos médiuns é de uma irresponsabilidade tamanha que caberia até uma denúncia às autoridades, percebe?
Botanico escreveu:Ponho só a minha dúvida quanto aos "médicos competentes". Como eu identifico um? Soube que lá no Hospital São Paulo, um médico deveria amputar a perna direita de um paciente que estava com trombose; só que ele amputou a perna esquerda... Falando em doenças mentais, houve uma menina que foi abandonada no Juqueri porque umas freiras não queriam cuidar dela. Mas ela era TOTALMENTE normal, só que os "médicos competentes" do Juqueri carcaram remédios nela, que lhe deixaram sequelas, e só quando se começou essa onda de "não-internação" e começaram a avaliar cada paciente passível de não ficar internado é que foram descobrir, uns trinta anos depois, que o problema dela era só de abandono. A classe médica é EXTREMAMENTE CORPORATIVISTA: não admite qualquer controle externo dela. Temos péssimas faculdades formando péssimos médicos, mas a nossa classe médica não vê qualquer problema nisso. Se um paciente é vítima de alguma barbeiragem médica, dificilmente conseguirá qualquer coisa a seu favor.
Daí então a revolta dessa classe médica contra coisas como "centros espíritas" que dizem fazer "curas". Se eles curam (ou não) pessoas que não podem pagar um médico, já pensou que prejuízo é isso para os vencimentos dos médicos?
Bom, mas pq existem médicos de araque todos os pacientes devem fugir dos consultórios?
Eu tenho um problema cardíaco, fui em pelo menos 4 médicos até conseguir um tratamento eficiente e se eu parar de tomar meu remédio morro de infarto...Seria justo me tratar apenas com passe sabendo que o problema é fisiológico?
É disso que estou falando: é perigoso abandonar o tratamento médico e ficar apenas com o espiritual...Aliás, vai até mesmo contra a doutrina: se eu não me trato adequadamente, estou cometendo suicídio passivo, lembra?
Sem contar que Kardec pede para que se escolha a ciência...
E também não estou falando de "curandeiros", isso eu sei que o CRM fica no pé mesmo.
Botanico escreveu:Gostaria de saber qual é a CAUSA da depressão. Gozado que nos tempos que fiz a USP (1981-1987), não me lembro de colega algum meu que houvesse ficado com depressão. Eu tive só um problema de estresse pois não acompanhei o ritmo e não me alimentava bem, mas nada além disso. Já eu aqui, como professor na UFSCar, e como vice-coordenador de curso, volta e meia vêm notícias de alunos com depressão. Houve até um que se suicidou porque a namorada o largou para ficar com outro...
Realmente a CAUSA da depressão eu bem que gostaria de saber qual é. Não me venha dizer que é falta de serotonina no cérebro. Isso eu já sei. O que me interessa é saber como e porque essa serotonina entra em falta. Lembra-me que um criminoso nazista, Ernest Kaltembrunner, ao ser preso e levado a julgamento em Nurembergue, ficava todo alagado em lágrimas de autopiedade, proclamando sua inocência, que não conseguia se concentrar e receava aparecer na corte mal vestido.
Ele sofreu um derrame antes do julgamento e não apareceu nas primeiras semanas. Neste momento foram revelados os crimes cometidos pela Gestapo e SS, da qual ele fora escolhido como representante desses grupos, já que o chefe maior, Heirinch Himmler se suicidara. Os outros réus o receberam friamente quando ele voltou, pois era da maior conveniencia para eles colocarem a culpa de todos aqueles crimes em Kaltembrunner e livrarem suas caras. O cara tava no maior baixo astral, mas foi só a promotoria recorrer como testemunhas a antigos desafetos dele, como Walter Schelemberg, que houve uma radical mudança: Kaltembrunner saiu do ponto mais baixo de sua depressão e partiu para uma defesa vigorosa. Com pouca ajuda de seu advogado, ele preparou uma série de argumentos em defesa própria, que eram notáveis exceto pelo fato de revelarem o mais absoluto desprezo pelos fatos.
Pois é: parece que depressão é uma coisa que vem e vai se muita explicação...
Não sou médica Botânico, mas sei que se trata de desequilíbrios químicos e hormonais, geralmente causados por algum evento trágico...O que acontece nas pessoas idosas é que elas já tiveram várias perdas , se sentem sozinhas, fracas, cansadas e caem num tipo de tristeza profunda...
É claro que mesmo o efeito placebo de uma oração e o carinho dos médiuns vão ajudar muito (não nego que sejam acolhedores e carinhosos, nesses casos), o fato é que muitas vezes é necessário tomar remédios mesmo. E muitos velhinhos morrem por conta disso!
Não custa tomar água fluídica e algumas gotinhas de antidepressivo não é? Acho que os centros espíritas deveriam orientar melhor nesse aspecto

Botanico escreveu:Não sei bem o que quer que eu desminta, Sra Apodman. Lembra-me que num site cético se falavam cobras e lagartos sobre a validade científica da Psicanálise. Talvez seja isso que tenha confundido a Deise quando falou que Psiquiatria não seria reconhecida...
É, talvez ela tenha se confundido...
Até pq o Benetton citou um psiquiatra que estuda mediunidade, essa semana mesmo
E aliás, se vc entrar no site da associações médico-espírita verá que eles tem uma postura mais responsável, uma coisa é aliar o tratamento médico ao espiritual e outra é escolher apenas um e colocar em risco a vida do paciente