user f.k.a. Cabeção escreveu:Samael escreveu:King In Crimson escreveu:O espiritismo é moralmente mais asqueroso, mas, na prática, o islã vence.
Essa é a questão central. Os vermes que estão a praticar tais barbáries ainda podem dar lugar a um islamismo mais inteligente, uma religião que evolua dialeticamente e que acabe se tornando símbolo, como ocorreu e ocorre com o catolicismo.
No espiritismo costuma ocorrer o inverso: algumas pessoas de caráter sendo moldadas a partir dessa ideologia, da mesma forma, nefasta. A pessoa e a sua crença acabam entrando em contradições tão implícitas que nem mesmo a própria nota. Uma espécie de compartimentação da práxis com relação ``a crença íntima.
Concordo plenamente com o Flávio que atribuir culpa total ao Islã e esquecer em qual contexto cultural tais indivíduos vivem e em qual contexto cultural o próprio islã foi criado é tapar o sol com a peneira.
Para quem não sabe, o Samael leu o Corão umas três vezes antes de postar essa opinião...
Se uma religião, não importando o que ela afirme tacitamente, pode ser usada para convencer sistematicamente terroristas a matar pessoas inocentes só porque elas vivem em países livres, essa religião é asquerosa, e todos os seus seguidores, também o são, independente de terem se convertido ou terem nascido nela.
Prefiro tentar entender a julgar de forma tão simplória. Você, como ser humano, também nasceu, viveu e vive sob determinado contexto ideológico, sendo o seu arbítrio limitado pelo seu contato com o mundo.
Sendo assim, você não está em nenhum patamar moral acima para dizer que todos os islâmicos são asquerosos. Pode até dizer, mas aí sua opinião não terá a validade intelectual que costuma ter.
Sabes bem a minha posição em relação às religiões: viseiras ideológicas e dogmáticas que deveriam, senão se extinguir, serem trabalhadas para que forneçam algo de útil. O problema é que essa é a MINHA opinião. Opinião que deriva das minhas ideologias e do meu contexto. As religiões tinham outras validades em diferentes períodos da História.
Se defendo uma evolução de conceitos no que diz respeito aos ideários religiosos, é unicamente para que não entrem em choque com a moral vigente. Se tais ideários se desintegrarem e sobrar apenas o sentimento de religiosidade, tanto melhor.