Capitalistas honestos, que se arriscam para gerar empregos!
- carlo
- Gênero: Masculino
Re: Capitalistas honestos, que se arriscam para gerar empregos!
Lordakner escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:adolescente babaca.. ou um funcionariozinho chimfrim... idiotas.
...idiotas,...apologetas genocidas... baderneiros.[/b][/color]
Caro moderador,
A força de seus argumentos, aliados à sua opinião pessoal sobre as penas de corrupção no meu país, referendam minha atitude para com sua postagem.
Agora, se qualquer menção ao status quo de seu incensado sistema, mesmo quando REFERENDADA por evidência publicada em noticiário nacional, lhe leva a emitir OPINIÃO PESSOAL, não espere - de minha parte - NENHUM tipo de reverência especial. Não sei que tipo de autoridade está teclando quando olho para a tela do meu computador.
Abraço.
Calma... O cabeça deve ter se irritado com esta frase do rapaz ai acima:
" Sua opinião foi notada e será devidamente avaliada!"
Convenhamos é uma puta de uma gozação. Ocorre que o Cabeça é muito sério nas suas opiniões e isto deve ter sido um chute no saco.

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!
Estou calmo.
Sou sério nas minhas também, quando se trata do povo - que vive comendo merda - por causa da corrupção de meia dúzia.
Crime de lesa-pátria é o pior crime possível.
Se o tópico fosse sobre a invasão de uma fazenda GRILADA por um bacana, que nunca pagou impostos e explorou trabalho infantil durante anos, acho que não haveria apelos para uma justiça de "multas" e "penas sensatas".
Aí a bala na nuca ( como já ocorreu muitas vezes ) seria uma solução plausível!
Sou sério nas minhas também, quando se trata do povo - que vive comendo merda - por causa da corrupção de meia dúzia.
Se o tópico fosse sobre a invasão de uma fazenda GRILADA por um bacana, que nunca pagou impostos e explorou trabalho infantil durante anos, acho que não haveria apelos para uma justiça de "multas" e "penas sensatas".
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."
- carlo
Lordakner escreveu:Estou calmo.
Eu sei que o pessoal vai cair de pau, mas, eu ouvi uma entrevista do Requião um dia destes que disse: "O MST é uma dãdiva de Deus! São milhões de jovens que estão nas escolas rurais e aprendendo a lida com a terra, serão no futuro grandes agricultores, parte deles já plantam cereais orgãsnicos e exportam toneladas para a europa, se estivessem na cidade, estariam no crime e no tráfico."
Apesar de vir de uma família de proprietários de terra ( não griladas, não devolutas, não conseguido através de chicanas cartoriais, ou expulsão de pequenos camponeses) eu sou sensível ao drama social dos sem terra, vou pensar um pouco mais de "perto" no que o Requião tá dizendo.

- Sorrelfa
- Contato:
carlo escreveu:"Eu sei que o pessoal vai cair de pau, mas, eu ouvi uma entrevista do Requião um dia destes que disse: "O MST é uma dãdiva de Deus! São milhões de jovens que estão nas escolas rurais e aprendendo a lida com a terra, serão no futuro grandes agricultores..."
Tinha que ser a anta do governador do Paraná para dizer isso...
É claro que ele vai defender o MST, pois ajudam ele na sua estupida jornada contra os pedágios aqui no estado...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
carlo escreveu:Lordakner escreveu:Estou calmo.
Eu sei que o pessoal vai cair de pau, mas, eu ouvi uma entrevista do Requião um dia destes que disse: "O MST é uma dãdiva de Deus! São milhões de jovens que estão nas escolas rurais e aprendendo a lida com a terra, serão no futuro grandes agricultores, parte deles já plantam cereais orgãsnicos e exportam toneladas para a europa, se estivessem na cidade, estariam no crime e no tráfico."
Apesar de vir de uma família de proprietários de terra ( não griladas, não devolutas, não conseguido através de chicanas cartoriais, ou expulsão de pequenos camponeses) eu sou sensível ao drama social dos sem terra, vou pensar um pouco mais de "perto" no que o Requião tá dizendo.
Uma vez vi uma entrevista de um membro do MST. Na Manchete, acho.
O repórter perguntou para o cara, que estava na cerca de uma fazenda invadida:
- Você não tem medo de morrer aí?
O cara respondeu, de pronto, apontando para a estrada onde o repórter estava.
- Eu ia morrer AÍ, de qualquer forma.
Virei fã!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."
carlo escreveu:Lordakner escreveu:Estou calmo.
O Requeijão não sabe o que fala. Só o que desvia. Quando que o MST quis ou quererá plantar alguma coisa. O que eles plantar, de verdade, é o comunismo no Brasil. Eles querem mesmo é encher o saco. Quando conseguem um pedaço de terra reclamam que não veio um casal de japonês pra plantar. Sem o casal de japonês, nada feito. Eu quero que eles se danem.

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
E, se eu te apresentar PESSOAS REAIS, cujos pais e avós trabalharam de meeiros a vida inteira, nas terras dos outros?
E, se elas te garantirem que o único sonho delas é ter um pedaço de terra própria, para sustentar os filhos?
Você passa a acreditar?
E, se elas te garantirem que o único sonho delas é ter um pedaço de terra própria, para sustentar os filhos?
Você passa a acreditar?
- carlo
Sorrelfa escreveu:carlo escreveu:"Eu sei que o pessoal vai cair de pau, mas, eu ouvi uma entrevista do Requião um dia destes que disse: "O MST é uma dãdiva de Deus! São milhões de jovens que estão nas escolas rurais e aprendendo a lida com a terra, serão no futuro grandes agricultores..."
É claro que ele vai defender o MST, pois ajudam ele na sua estupida jornada contra os pedágios aqui no estado...
Pedágio^Sou Contra tbm! Aliás quem é favor de pedágio? Só o Zé èdágio(Serra).

- carlo
marta escreveu:carlo escreveu:Lordakner escreveu:Estou calmo.
O Requeijão não sabe o que fala. Só o que desvia. Quando que o MST quis ou quererá plantar alguma coisa. O que eles plantar, de verdade, é o comunismo no Brasil. Eles querem mesmo é encher o saco. Quando conseguem um pedaço de terra reclamam que não veio um casal de japonês pra plantar. Sem o casal de japonês, nada feito. Eu quero que eles se danem.
Nãso sei não Martita, tenho observado o gajo, acho que ele sabe o que fala e manda recados:
" O pessoal ai de trás que querem ser refém da Monsanto e plantar soja trasngênica aqui no Paraná e que usam estas faixas contra mim, desculpe nsra aparecida(deve ser um crente), Vão tomar no rrrrabo (como os sulistas, r palatino, não de garganta como nós), pois então!

Lordakner escreveu:E, se eu te apresentar PESSOAS REAIS, cujos pais e avós trabalharam de meeiros a vida inteira, nas terras dos outros?
Você passa a acreditar?
Eles são do MST??

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
Mistério...
- Sorrelfa
- Contato:
carlo escreveu:Sorrelfa escreveu:carlo escreveu:"Eu sei que o pessoal vai cair de pau, mas, eu ouvi uma entrevista do Requião um dia destes que disse: "O MST é uma dãdiva de Deus! São milhões de jovens que estão nas escolas rurais e aprendendo a lida com a terra, serão no futuro grandes agricultores..."
Pedágio^Sou Contra tbm! Aliás quem é favor de pedágio? Só o Zé èdágio(Serra).
Eu sou a favor dos diabolicos pedágios.
Bem melhor do que ter as estradas nas mãos do estado.
O problema não está no pedágio mais sim em pagarmos IPVA e aquele famigerado imposto sobre combustiveis os quais deveriam servir a manutenção de ruas e rodovias mas que graças ao sinistro sistema tributário brasileiro serve a outros fins.
Quanto mais rodovias pedagiadas melhor...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Lordakner escreveu:Darkside escreveu:Lordakner escreveu:Interessante a opinião de "manter o Estado fora de tudo e deixar o mercado fazer o serviço".
A questão é que o Estado não tem permitido que a livre iniciativa das pessoas realmente faça o serviço. O setor privado brasileiro é inacreditavelmente estrangulado pelo governo, só você tentando abrir uma empresa pra ter uma idéia...
Não, se você pensar nos grandes apaniguados pelo poder.
Pode ser que o Manoel da Padaria encontre as dificuldades de que você está falando, mas certamente os tubarões não encontram.
Encontram facilidades vergonhosas, são os que sabem quem corromper, quem é vendido.
Subornam e sangram a nação com empréstimos vergonhosos do BNDS,que nunca pagarão.
Fraudam o INSS com contribuições que nunca farão.
Estou mentindo?
Eu não saberia dizer qual parcela dos grandes empresários está mancomunado com políticos em ilegalidades, mas creio que seja uma minoria. Geralmente são apenas algumas empresas envolvidas com o governo de alguma forma, como empreiteiras e agências de publicidade, e estão muito longe de serem a regra.
Vi exemplos de empresários bem sucedidos em minha família e sei as dificuldades que eles passaram sem nunca sequer terem cogitado fraudar qualquer sistema legal.
A corrupção existe porque ela é atrativa para os governantes.Tanto faz pra eles qual empresa aceite realizar a obra ou serviço, não entendem nada sobre qualquer outro assunto que não seja fazer política e se perpetuarem como administradores corruptos do dinheiro alheio. Nesse quadro a corrupção vem à tona, pois a empresa que aceitar conceder mais dinheiro ainda a eles é a que estará prestando o melhor serviço.
A solução para acabar com isso não é dar mais poder ainda aos burocratas, é justamente por já terem poder de sobra para fazer tudo o que quiserem que corrompem as pessoas. Burocratas deveriam estar debaixo um império de leis extremamente rígido que não teriam como burlar, nem adulterar. Restringir sua área de atuação e deixar que as pessoas construam e desenvolvam a sua sociedade, sob uma lei soberana, é o único modo de combater a corrupção.
Lordakner escreveu:Darkside escreveu:Lordakner escreveu:Outra que me comove é atribuir ao Brasil a inoperância de seu sistema.
E quem seria o responsável, senão o próprio país que elege sempre os mesmos governantes corruptos?
O sistema fraudulento e corrupto, que faz parecer que alguém "elege" alguém nesta mierda.
Você só vota em candidato QUE O PARTIDO permite concorrer.
Quem tem dinheiro tem Partido. O Maluf compra a vaga dele, as empreiteiras compram os delegados para que o escolham "Candidato". As empreiteiras e os Bancos financiam a campanha dele. Quem é eleito não é o Maluf. São os donos de Bancos e Empreiteiras que o financiaram. Tem alguma dúvida disto?
A situação é ainda pior, pois quem é eleito é o político sim, que possui muitos outros compromissos com a corrupção que nós nem imaginamos. Mas a situação chegou a tal ponto devido a enorme liberdade dos políticos de administrarem como quiserem os recursos sugados de quem realmente produz alguma coisa, diferente deles. Donos de bancos e empreiteiras estariam interessados somente em tocar suas empresas ao invés de participarem dos negócios de quadrilhas políticas se esses crimes não partissem inicialmente dos burocratas que possuem liberdade demais pra lidar com o dinheiro dos outros, esses últimos sim sendo os maiores interessados.
Lordakner escreveu:Darkside escreveu:Lordakner escreveu:Agora, só para lembrar...Foi os EUA ( paraíso ideológico das senhoritas) quem iniciou a atual Criese Econômica Mundial? Ou foi Cuba?)
Creio que os EUA não são paraíso ideológico de ninguém aqui. Os liberais e anarquistas desejam a diminuição do tamanho do Estado, e o Estado americano é muito maior que qualquer liberal consideraria o ideal. Até mesmo em áreas onde os EUA são conhecidos como "liberais demais", como no sistema de saúde, existe muita burocracia desnecessária que estrangula o mercado e gera todo tipo de ineficiência.
Quanto à crise, ela foi gerada justamente pela ingerência estatal no sistema financeiro. Por que os bancos permitiam que fosse liberado mais crédito do que seria saudável para o mercado, senão porque havia o governo incentivando esse comportamento e garantindo que estaria lá pra interferir mais ainda caso as coisas dessem errado? Pois foi justo o que aconteceu...
Cara, se os EUA não são suficientemente liberais eu acho que o ideário - de alguns - deve se chamar UTOPIA.
Sério, lá - como cá - o Estado fica de fora até o caldo entornar. Quando entorna, o Estado faz o que sempre fez,no Capitalismo: Enche os cofres dos Tubarões enquanto as sardinhas vão se ferrar!
Estou errado?
Infelizmente, observando como os países estão reagindo à crise, o ideal de ver um mundo mais liberal realmente parece distante. Mas não é uma utopia, pois as pessoas com o tempo podem se conscientizar de que tem o direito de trabalhar e manter o fruto de seu trabalho, diminuindo aos poucos a ingerência governamental em seus países.
Sobre os EUA, o governo do George W. Bush acabou de gastar mais de 3 trilhões de dólares. Como é possível que um governo que gasta tanto do dinheiro alheio pode ser considerado liberal? De onde esse dinheiro todo vem? Uma sociedade liberal é uma sociedade onde as pessoas podem trabalhar e usufruir do fruto do seu trabalho, sem que um governo absorva o merecido ganho de seus esforços e gaste onde quiser, quase sempre de maneira insensata. Eu não preciso dizer onde foi que o Bush mais gastou dinheiro...
Outro aspecto dos EUA que vai contra o liberalismo é o protecionismo, política sólida americana que não vai ser abandonada tão cedo.
Existem países que são mais liberais que outros, mas nenhum pode ser considerado um modelo. É um ideal que pode ser perseguido aos poucos, mas qual burocrata estaria disposto a perder seus poderes e recursos pra ver o seu país crescer?
Lordakner escreveu:Darkside escreveu:Lordakner escreveu:Desculpem a interrupção, podem continuar.
Com a palavra, o nobre revolucionário.
Hasta la victoria siempre!
Et in saecula saeculórum.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."
Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237
Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237
Eu leio estas coisas e choro de rir da ingenuidade ou mesmo inocência das pessoas anti teoria da conspiração daqui.
Vejam bem. Impostos criados na época do regime militar estão aí escancarados e ninguém vai tirar. Sò não criaram mais alguns nos últimos anos porquê perceberam que poderiam ter uma revolta real nas ruas. Quem tem carro paga impostos que ninguém sabe para que serve, já que para receber um seguro ao acidentar-se numa estrada do "tipo Minas" é tão certo quanto ganhar na mega.
Vejam bem. Impostos criados na época do regime militar estão aí escancarados e ninguém vai tirar. Sò não criaram mais alguns nos últimos anos porquê perceberam que poderiam ter uma revolta real nas ruas. Quem tem carro paga impostos que ninguém sabe para que serve, já que para receber um seguro ao acidentar-se numa estrada do "tipo Minas" é tão certo quanto ganhar na mega.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Alguém poderia me dizer (SIC) por que só o jornalismo da Globo tem estas informações (Globo e afiliadas ouseja, TODAS AS RADIOS E JORNAIS COM APADRINHAMENTOS POLITICOS POSSÍVEIS NO BRASIL)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Eu lembro que o Sílvio Santos tinha um programa chamado: "a hora do presidente" ou algo assim.
Aparecia o Fernando ColHorror, com aquelas camisetas ridículas.
A emissora que tem um programa deste deve rezar para que nenhuma informação comprometedora chegue à sua central de Jornalismo!
E O "Jornalismo Investigativo" nunca fez parte da imprensa Nacional.
Aqui parece que o interesse maior é apenas noticiar o fato ocorrido!
A emissora que tem um programa deste deve rezar para que nenhuma informação comprometedora chegue à sua central de Jornalismo!
- Apo
- Gênero: Feminino
A maioria das rodovias "pedagiadas" ou está caindo aos pedaços, ou sempre em reformas superfaturadas.
Não tem escapatória, não. Só ficando em casa...
Não tem escapatória, não. Só ficando em casa...

- Apo
- Gênero: Feminino
Lordakner escreveu:Eu lembro que o Sílvio Santos tinha um programa chamado: "a hora do presidente" ou algo assim.
O Jornalismo nacional está uma vergonha! É repeteco, desencontro, informações desencontradas, lobby, notícia pela metade ( para não se comprometer ou para encher morcilha)...
Jornalismo investigativo? Este então...passou longe!
Sinceramente, eu poderia ter complementado minha formação de Publicitária com Jornalismo ( bastavam mais 2 anos de curso), mas tive crises de consciência - quando pensei em fazer isto para sair da área comercial. Não sei o que é pior...

- O ENCOSTO
- Contato:
Jornalismo investigativo...
Fico me perguntando qual é o conceito de "jornalismo investigativo" que essa gente tanto fala.
Deve ser ver a Fatima bernardes vestida como sherlock holmes, com uma lupa enorme no zóio.
Fico me perguntando qual é o conceito de "jornalismo investigativo" que essa gente tanto fala.
Deve ser ver a Fatima bernardes vestida como sherlock holmes, com uma lupa enorme no zóio.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Nem tanto. È só a percepção de que, quando vaza alguma merda do encanamento, deve haver mais no cano.
Aqui, existe um sem número de interesses econômicos que proíbe a chamada o encanador!
Aqui, existe um sem número de interesses econômicos que proíbe a chamada o encanador!
Editado pela última vez por Lordakner em 01 Abr 2009, 17:28, em um total de 1 vez.
carlo escreveu:Lordakner escreveu:Interessante a opinião de "manter o Estado fora de tudo e deixar o mercado fazer o serviço".
Outra que me comove é atribuir ao Brasil a inoperância de seu sistema.
Agora, só para lembrar...Foi os EUA ( paraíso ideológico das senhoritas) quem iniciou a atual Criese Econômica Mundial? Ou foi Cuba?)
Desculpem a interrupção, podem continuar.
"Senhoritas"?Uia... Tá falando só pra Anna, Marta, Apo, Fabi?
Putz!
Só eu sou "senhora" aqui?

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
Apo escreveu:O Jornalismo nacional está uma vergonha! É repeteco, desencontro, informações desencontradas, lobby, notícia pela metade ( para não se comprometer ou para encher morcilha)...
2.
Existem fatos notórios de Jornalistas honestos que foram "castrados" para não continuar matérias.
O caso de José Maria Rabelo e o Jornal "O Binômio" é famoso aqui em Minas!
"Lauro Campos lembrou que José Maria Rabelo enfrentou a ditadura militar e foi obrigado a buscar asilo político no Paraguai, no Chile e na França, junto com sua esposa e seis filhos, para escapar da morte. Lembrou também que, ao ter seu jornal invadido por um general do Exército, que lhe fez ameaças, José Maria Rabelo deu um murro na cara do oficial. "Ele era um homem tranqüilo, mas aquela calma não ia impedir que sua hombridade e dignidade se afirmassem", explicou o senador."
Lordakner escreveu:Cara, se os EUA não são suficientemente liberais eu acho que o ideário - de alguns - deve se chamar UTOPIA.
Sério, lá - como cá - o Estado fica de fora até o caldo entornar. Quando entorna, o Estado faz o que sempre fez,no Capitalismo: Enche os cofres dos Tubarões enquanto as sardinhas vão se ferrar!
Estou errado?
Cara... Você não deve estar aqui só de brincadeira, deve estar aqui para trocar idéias, aprender e ensinar.
Vamos então pensar sem ideologias e apenas analisar o problema real e as propostas de solução.
A primeira coisa a saber é que nem Brasil nem EUA são liberais.
Quando dizem que os EUA são mais liberais que o Brasil estão usando o termo errado.
Os EUA são na verdade menos intervencionistas que o Brasil e possuem uma democracia mais madura.
Outro ponto a identificar é que não devemos cair na polarização extrema de: "Ou capitalismo ou comunismo".
A saber os dois sistemas entram em discussão só que os dois podem representar coisas diferentes e ensinar coisas importantes.
Estou certo que nenhum socialista aqui defende o socialismo como aplicado em Cuba, China, URSS e tantos outros lugares, normalmente os socialistas de hoje se identificam como algum tipo de social-democracia e não com um sistema de governo fracassado que se mostrou como um 'capitalismo de estado elitista', como gostam de defender os sociais democratas.
Sociais democratas quando falam sobre socialismo não falam sobre esse modelo e argumentam sobre como ele criou uma elite (os governantes comunistas) e não teve sucesso nas propostas de igualdade e de abolir a propriedade privada dos meios de produção. Isso é discutível, mas muitos dizem que a propriedade privada não foi abolida nesses regimes, mas de certa forma passou a ser posse da elite governante.
Entendemos aqui que socialistas não defendem esse modelo.
Isso também é verdade no lado capitalista.
Quando liberais defendem o capitalismo eles do mesmo modo não defendem o capitalismo atual praticado no Brasil, nem o capitalismo menos intervencionista (jamais diga "mais liberal", isso distorce o ponto de vista da ideologia liberal e tira a discussão real de foco) praticado nos EUA.
Do mesmo modo que os socialistas reconhecem o erro do comunismo nos países citados e apontam os problemas do capitalismo moderno e buscam uma alternativa, os liberais também sabem dos problemas do capitalismo no Brasil e no mundo, incluindo o EUA e também buscam a modificação desse sistema e a solução para os problemas do capitalismo moderno.
Aqui entra a parte critica da discussão que impede a maioria dos debates entre liberais e não-liberais (sejam eles socialistas ou não).
As pessoas pensam que ao defender o capitalismo os liberais estão defendendo o sistema atual, assim como pensam que a única alternativa ao sistema capitalista atual é alguma alternativa socialista.
Esse é o erro que impossibilita tantos esquerdistas entender o ponto de vista liberal.
Liberais são contrários ao capitalismo intervencionista atual. Eles buscam uma solução, mas ao invés de uma solução socialista, eles defendem uma solução liberal, entenda essa solução como um capitalismo aperfeiçoado (ou capitalismo liberal).
Do mesmo modo que esquerdistas mais sensatos defendem uma social-democracia que difere do comunismo soviético, os liberais defendem um capitalismo-liberal que difere do capitalismo intervencionista Brasileiro e Norte Americano.
Entendido esse ponto toda a discussão pode sair da lama e avançar livre da cegueira ideológica costumeira.
Sendo assim Lordakner, quando você critica o caso da Camargo Corrêa, você está criticando algo que os liberais também criticam duramente.
Quando critica a crise econômica iniciada no EUA, critica algo que os liberais também criticam e apontam soluções.
É aqui que entra o especto socialista criticado pelo liberais.
O socialismo ao defender a abolição da propriedade privada dos meios de produção acaba entrando em um estado intervencionista poderoso e gigante. A tentativa de socialismo empregada em Cuba e nos países já citados demonstra o perigo de dar a burocratas estatais tamanho poder e isso serve de evidencia chave para os liberais identificarem apropriadamente os malefícios do estado gigante e do intervencionismo.
Nos sistemas capitalistas de hoje, essa camada intervencionista é apontada como sendo a característica socialista do capitalismo moderno e o problema a ser corrigido na criação de um capitalismo aperfeiçoado, um capitalismo liberal.
A crise atual originada nos EUA foi causada por essa camada socialista do sistema, foi causada pela intervenção do estado na economia, algo totalmente contrario ao liberalismo e repudiado pelos liberais.
Nos EUA o governo não 'fica de fora até o clado entornar' como você disse. O governo interferiu na economia através de empresas semi-estatais criadas pelo próprio governo e apadrinhadas por ele e fez o caldo entornar. Foi essa intervenção do governo que gerou distorções no mercado e gerou a crise.
Os liberais são contra isso.
O mesmo ocorre no caso da Camargo Corrêa.
A Camargo Corrêa compra políticos para que esses usem de seu poder intervencionista em beneficio dessa empresa.
Quando você dá ao governo o poder de interferir na economia, muitos empresários desonestos são favorecidos por esse intervencionismo ao buscar os governantes afim de se beneficiar desse poder intervencionista. É isso que gera a corrupção e as ligações promiscuas entre governo e iniciativa privada apresentadas pela mídia em casos como o da Camargo Corrêa.
Os liberais apontam esse problema e uma das soluções para ele, não permitir que burocratas tenham esse poder que é sempre mal utilizado (isso a historia demonstra muito bem).
Os socialistas apontam o problema, mas não percebem que o intervencionismo (uma das principais características do socialismo )é justamente um dos pontos nevrálgicos desse problema.
Entendendo isso você vai podem entender melhor o que os liberais do fórum estão dizendo e vai poder para de confundir a defesa do liberalismo, com a defesa do sistema atual, sistema que os liberais são contrários.
Tirar das mãos de burocratas o poder de interferir criminosamente no que não devem não é utopia nenhuma e sim questão de bom-senso.
Achei sua posição lúcida e ponderada.
Concordo com 90%.
Mas ainda creio que o Estado deve ser o orgão que PROMOVE a igualdade social.
"É aqui que entra o especto socialista criticado pelo liberais.
O socialismo ao defender a abolição da propriedade privada dos meios de produção acaba entrando em um estado intervencionista poderoso e gigante. A tentativa de socialismo empregada em Cuba e nos países já citados demonstra o perigo de dar a burocratas estatais tamanho poder e isso serve de evidencia chave para os liberais identificarem apropriadamente os malefícios do estado gigante e do intervencionismo.
Qual seria o problema de um estado poderoso - BEM administrado?
A diferença básica é que os liberais apontam para uma suposta "impossibilidade" da gestão de um estado assim, alegando uma "natureza humana" repleta de cupidez e egoísmo.
Este parece ser um conceito canhestro, simplesmente utilizado por indivíduos que SÃO assim.
Se você é honesto e competente, se pode gerir uma grande empresa com sucesso, o que te impede de gerir um estado, ou empresas estatais da mesma forma, visando o bem comum?
Acha que o homem não pode extrair satisfação da promoção do bem comum?
Abraço.
Concordo com 90%.
Mas ainda creio que o Estado deve ser o orgão que PROMOVE a igualdade social.
"É aqui que entra o especto socialista criticado pelo liberais.
Qual seria o problema de um estado poderoso - BEM administrado?
A diferença básica é que os liberais apontam para uma suposta "impossibilidade" da gestão de um estado assim, alegando uma "natureza humana" repleta de cupidez e egoísmo.
Este parece ser um conceito canhestro, simplesmente utilizado por indivíduos que SÃO assim.
Se você é honesto e competente, se pode gerir uma grande empresa com sucesso, o que te impede de gerir um estado, ou empresas estatais da mesma forma, visando o bem comum?
Acha que o homem não pode extrair satisfação da promoção do bem comum?
Abraço.