Luiz Carlos Querido escreveu:Bom, vamos aos fatos:
Marta, eu sei que você sabe e que todo mundo aqui sabe que nosso problema não é de partido e nunca foi e nunca será.
Qual o nosso problema? Vou responder perguntando, sendo todas as perguntas referentes ao Brasil:
Qual a porcentagem de pessoas que:
1- declaram e pagam imposto de renda corretamente (sem bombril)?
Isto merece até um tópico!
Aqui é o seguinte: me roubam demais para fins escusos. Quando posso dou uma "corrigida" básica na injustiça. O resto de meus impostos pago todos e em dia. Mas não recebo bosta nenhuma que preste por eles.
2- Aguardam onibus na fila e permanece nela até o embarque
Aqui costumam respeitar filas. Aí não? Os mal-educados costumam ser quase linchados.
3- Se levantam do assento destinado à pessoas com necessidades especiais quando uma embarca
Não ando de ônibus faz pelo menos uns 15 anos. Mas evidente que fazia isto quando andava. E sempre via as pessoas fazerem, sim...Assim como as vagas destinadas à deficientes em lugares públicos, estão sempre disponíveis, mesmo com o estacionamento lotado.
Aliás, uma coisa muito comum na minha fase bus, era carregar filhos dos outros no colo. Eu não levantava porque geralmente o ônibus era tão lotado que seria uma manobra complicada. Our
4- Oferecem seu assento à um idoso ou grávida
Depende. Tem idoso mal intencionado e mal educado. Mas se parecer de bom coração, é o que faço e o que costumo ver fazerem. Mas neste quesito há quem prefira a cara de paisagem, como fazem os fumantes quando tão a fim de soltar fumaça na cara de quem não fuma em lugar público ( em filas, por exemplo...)
5- Respeitam a lei do silêncio NATURALMENTE
A maioria respeita. Tá cheio de mal educado arruaceiro, mas geralmente é na praia, em época de festas, carnaval, fim de ano. Talvez nas favelas...onde o legal é fazer barulho de mau gosto ( pagode, briga, funk...)
6- Fazem tudo o que deveria fazer uma pessoa eticamente correta
Este ítem é cheio de relatividade. Teria que criar critérios tantos, que é melhor nem entrar no mérito.
Se pelo menos num destes itens, a porcentagem for pelo menos maior que 10%, então sinto muito em dizer, mas vocês vivem numa utopia tão grande que só a fé cristã mesmo para superar.
Olha...não sei. Durmo todas as noites em 95% das noites do ano no mais absoluto silêncio.
Não é porque obrigam. É porque as pessoas têm que estudar, trabalhar, têm que descansar, dar exemplo aos filhos, conviver em sociedade... e gostam de uma certa organização ao longo do dia. Se bem que tem muita gente que vive na maior bagunça...
BUT...não esqueçamos que não vivo nos 90% da população. Vivo nos 10%. No Brasil, há vários mundos, é um país com realidades heterogêneas convivendo lado a lado.