Festival de besteiras crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Festival de besteiras crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Acauan escreveu:Em 1971 os espíritas pareciam ter mais presença na mídia. Hoje seitas evangélicas de consistência teológica muito discutível controlam redes de TV e mantém seus propagandistas no ar vinte e quatro horas por dia.

Às vezes, tenho a impressão de que cada vez aparecem mais espíritas ou simpatizantes por aí.
Estou começando a ficar cercado deles.
Seria uma reação à agressividade dos crentes?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:
Acauan escreveu:Em 1971 os espíritas pareciam ter mais presença na mídia. Hoje seitas evangélicas de consistência teológica muito discutível controlam redes de TV e mantém seus propagandistas no ar vinte e quatro horas por dia.

Às vezes, tenho a impressão de que cada vez aparecem mais espíritas ou simpatizantes por aí.

Eu diria que é mais uma ocupação do espaço vazio deixado pelo declínio do catolicismo romano tradicional no Brasil.
Sempre houve por aqui um tipo singular de religiosidade paralela à majoritária, sincrética e um tanto que a gosto do freguês, algo mais próximo do folclore do que da religião autêntica fundamentada em teologia e doutrina rígida.

Tanto o espiritismo kardecista quanto o protestantismo evangélico pentecostal e neo-pentecostal se encaixam nestas categorias de religiosidades paralelas que caem no gosto popular justamente por conta disto, cada qual com suas particularidades.

Os evangélicos, ao autorizar um bando de analfabetos funcionais a criar sua própria teologia e doutrina a partir do livre exame da Bíblia, na verdade destroem qualquer vestígio de teologia e doutrina real, mantendo-se unidos mais pelos códigos congregacionais rígidos, pelo seu apelo de pertencimento social e por vínculos emocionais do que por religiosidade verdadeiramente sólida.

Já os kardecistas, bem, eles vêem em suas doutrinas uma intelectualidade que não existe além da superfície muito fina, por isto mesmo agrada a muita gente na classe média, que comeria as unhas ao ver aqui sua religiosidade comparada à do povão evangélico, quando na verdade apelam a um cientificismo que não entendem bem tanto quanto os crentes se apegam a um livre exame que são incompetentes para praticar.

Este pastiche todo se opões ao centralismo doutrinário e teológico católico romano, que muito bem caga e anda para a opinião dos fiéis por sabê-los ignorantes do básico nestes assuntos, razão porque muita gente foge para segmentos mais anárquicos da religiosidade, onde os brasileiros, não lá muito afeitos à ordem, encontram uma fé mais próxima de suas vocações.
Os malucos dentre os carismáticos católicos que o digam.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Eu acho que o Acauan tem razão. E não era raro ( nem continua sendo) que católicos ( de família católica ) migrassem ou professassem o catolicismo e o espiritismo junto. Pulavam a cerca o tempo todo.
Quando perguntados sobre sua religião, respondiam que era católica " por formação ", mas "atualmente" ou " também " espirita, por ter "cansado um pouco" da Igreja ou ter " encontrado mais respostas" no espiritismo. Alguns simplesmente diziam ( e dizem ) que se "sentem melhor" no espiritismo. Enfim, há uma relação estreita entre as duas vertentes, mas dificilmente alguma tangência no ambiente evangélico.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:
Alcioneijr escreveu:
Fernando Silva escreveu:Normalmente, eu ignoraria baboseiras deste tipo, mas às vezes surgem algumas mais criativas:

Inacreditável as interpretações que tiram da bíblia. Nunca li a bíblia inteira mas fico impressionado com a falta de questionamento dos que aceitam uma verdade como essa.
Mas anime-se Fernando! A internet está aí e as pessoas estão cada vez mais informadas. Creio que bom senso predominará e uma proposta como essa nunca será consenso entre a maioria. :emoticon45:

Meu filho, vai ler a Bíblia TODA, que nem já fez a grande maioria aqui. Depois volte pra conversar com a gente, tá?

Falar em bom senso um cara que nem leu a Bíblia...

Só tenho uma perguntinha pra fazer: interpretações à parte, dê um motivo mentalmente saudável para colocar tanta agressividade e sangue nos Evangelhos com o intuíto de mostrar bons exemplos. Maluquice extrema? Psicopatologia vociferante? Sado-masoquistmo esquizóide? Não seria de bom senso se comunicar através de um palavredo simples, conciso e cheio de metáforas ( se é que pra interpretar!) de melhor qualidade moral?

Abraços.

Olá Apo! Tudo bem?

Olá, querido! Tudo ótimo e você?

Você sempre reagindo com agressividade né? Sempre pronta pra agredir os que não estão em sintonia com você.

Querido é o seguinte: primeiro que é irrelevante a forma da "agressividade", importando muito mais o conteúdo, o que passa nas entrelinhas, mesmo que sob um discurso que se faz de mansinho ( como costumam ser hipocrita ou cinicamente, mas sempre prepotente, o discurso religioso ou crente...) .
Quando você julga o conhecimento das pessoas baseado nos seus pretensos conhecimentos ou sabedoria, sem conhecer-lhes a fundo, faz o pior de todo tipo de agressão: julga erroneamente, rotula rasamente, se coloca acima dos demais através de seus critérios pessoais e tendenciosamente crédulos.
Você não conhece nossas vidas, nem a o Fernando. E pior: generalizou baseado em premissas que excluem a nossa ( não crente) interpretação e ignorou a literalidade das palavras escritas na Bíblia ( por motivos que se sabem óbvios!). O pior é que ainda acha que um dia, através da aceitação da interpretação que os seguidores cegos de cristo, haverá um consenso que acredite que aquelas barbaridades claramente ali expostas se tratam do que valia naquela época de civilização atrasada e bárbara! É o mesmo que dizer querer "interpretar" o fundamentalismo islâmico e ainda justificar o que se vê hoje daqui a mil anos, com outra roupagem. Ex:
- Consta que as mulheres estupradas eram apedrejadas por se tornarem impuras e ser delas a culpa. Daqui a mil anos, muçulmanos vão querer dizer que esta descrição é apenas metafórica, e requer que se atribua estupro e pedras a algo muito lindo e cheio de significado mais profundo! Será a negação cruel da história realmente ocorrida, documentada e retrato do que fizeram e pensaram os homens do Islã de hoje! Mas quererão, quem sabe, reintrepretar! Revisionismos são nojentos!
Assim , não aceito esta sua formalidade em se acusar de agressiva alguém que nega-se a achar cruel ( porque é!) o livrinho sagrado que você quer reintrepretar a seu bel prazer.

Já disse e repito que você precisa de valores morais como a humildade por exemplo.

E e volto a dizer: o que você diz e repete é simplesmente irrelevante para mim, já que julgo vergonhoso querer rever o sentido do que consta clara e humildemente da Bíblia sangrenta e podre!

Eu fiz um comentário concordando como vcs (generalizando ateus) e você vem me apedrejando, tentando mostrar que vc está a anos luz de mim (se colocando em um pedestal). Que coisa feia em?

Não aceito generalizações de ateus, pois não são um rebanho sem personalidade como o são os que querem mascarar o que consta nos evangelhos. Quem apedreja a minha humildade e civilidade é quem nega a todo o custo a maldade e o bizarro advindo do sado-masoquismo do seu deus judaico-cristão. Não queira modificar o que lá consta e nem mudar a História. Seja humilde e aceite, se for capaz, a barbárie cristã e bíblica.
Não dê lições de moral ( infantis) em quem você não pode. É inútil e... pega mal, ein?
Mesmo se estivesse seria uma atitude sábia e fraterna me repassar um pouco do seu conhecimento, mas a sua agressividade só expõe a sua vaidade. A agressividade não leva a nada. Um dia você verá isso.

Nossa, que humilde isto. Fazendo o que critica em mim.

Só por curiosidade: que idade você tem e que experiência de vida ou motivos o levam a acreditar que "um dia" eu verei o que você profetiza que eu verei com tanta certeza ? :emoticon26:

Outra coisa: Só tem bom senso quem lê a Bíblia?

Fique com Deus!

Se você fala em bom senso sobre algo que nem leu, como pode achar que é argumento válido contra quem já leu? Tá brincando né?

E qual deus você acha que "fica" comigo? O seu? O seu eu dispenso. Arranje outro, que tenha a ver comigo, se tiver condições. Mas não preciso de ficar com ser imaginário algum, visto que estou tão feliz e bem acompanhada de marido e prole.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Esta é do "Ateus do Brasil". O cara tenta justificar a história da jumenta do Balaão.
Quanto à tranquilidade de Balaão em ver a jumenta falando, acho que isso depende do temperamento de cada um. Tem gente que grita só em ver uma barata voando, e olhe que barata tem asas. Já outros, conversam com plantas e se sentem bem assim. A jumenta falar é o mínimo nisso tudo…

E aqui ele explica por que Deus teve que usar um intermediário para falar com Balaão:
se DEUS falasse cara a cara com Balaão fulminaria Balaão. Da mesma maneira se um dia DEUS resolvesse falar cara a cara comigo, ou quem sabe, com todo o respeito, se ELE falasse cara a cara com você.

Como se Deus já não tivesse falado tantas vezes com outras pessoas e até mostrado a bunda para Moisés.

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:Vcs parecem q nunca passaram em frente de um terreiro de macumba e centros espiritas, e assim se fazem-se de cegos, desinformados e inocentes. Um terreiro de macumba e espiritismo sao manifestacoes demoniacas q aprisionam as pessoas e atrasam a vida dos q se entregam a essas praticas. Contudo sao praticas espirituais das trevas q o verdadeiro Deus permite, por enguanto, p mostrar aos q teem um coracao mais duro e insensivel, q o mundo espiritual existe p q o homem naquele dia nao venha com uma retorica furada (hipocrita) desse tipo, querendo se justificar diante de Deus: "A é pq eu ñ sabia..."

Oxente, isto tem a ver comigo!

Atraves do inegavel fenomeno das trevas do mundo do espiritismo toda pobre e mediocre teoria da evolucao de Dawvin, q afirma q só oq existe é o mundo da materia, vem abaixo pois os mediuns de Satanas quando incorporam os espiritos imundos da linha "branca", preta, amarela, vermelha e de toda aguarela de cor, nao estao ali de brincadeira, ensenando ou fazendo teatro, mas realmente estao emprestando seus corpos a servico de Satanas.

Esse cara não sabe nada sobre espiritismo.
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:Esta é do "Ateus do Brasil". O cara tenta justificar a história da jumenta do Balaão.
Quanto à tranquilidade de Balaão em ver a jumenta falando, acho que isso depende do temperamento de cada um. Tem gente que grita só em ver uma barata voando, e olhe que barata tem asas. Já outros, conversam com plantas e se sentem bem assim. A jumenta falar é o mínimo nisso tudo…

E aqui ele explica por que Deus teve que usar um intermediário para falar com Balaão:
se DEUS falasse cara a cara com Balaão fulminaria Balaão. Da mesma maneira se um dia DEUS resolvesse falar cara a cara comigo, ou quem sabe, com todo o respeito, se ELE falasse cara a cara com você.

Como se Deus já não tivesse falado tantas vezes com outras pessoas e até mostrado a bunda para Moisés.

:emoticon266: :emoticon266:

EU ADORO as "interpretações" deles! Se ainda fosse algo que prestasse, mas é só tosquice! Mas o que se pode esperar de interpretar coisas tão bisonhas? Só a minha inocência mesmo, esperar mais do que isto.

Vou perguntar por Alce-ou-Nerd carioca qual a interpretação dele para estas passagens... :emoticon1:
Imagem

Deise Garcia

Lúcifer escreveu:PQP!! Não existia chuva no mundo todo, fora as outras idiotices que escrevem?? E ainda condena o Fernando por pensar demais??

Pois é, mas eu estou curiosa pra saber se o texto foi escrito por homem ou mulher. Gostei da parte que fala do vapor subindo de baixo pra riba.

Apo

Mensagem por Apo »

Deise Garcia escreveu:
Lúcifer escreveu:PQP!! Não existia chuva no mundo todo, fora as outras idiotices que escrevem?? E ainda condena o Fernando por pensar demais??

Pois é, mas eu estou curiosa pra saber se o texto foi escrito por homem ou mulher. Gostei da parte que fala do vapor subindo de baixo pra riba.

Por quê? O vapor desce de cima pra bajo no sexo oposto? Acho que sobe igual nos dois.
Imagem

Alcioneijr

Mensagem por Alcioneijr »

Apo,

Já cansei das suas acusações infundadas que chegam a ser ridículas. A minha idade está no meu perfil se vc quiser saber. Prefiro manter meu foco em coisas mais importantes que provar pra vc que focinho de porco não é tomada.
Vamos fazer um acordo? Se é que isso é possível com pessoas como você.
Eu não falo mais com você e você não fala mais comigo... Pode ser?

Simplesmente me ignore que eu tb farei isso com vc.

Adeus!
Ateísmo como pura vaidade é mais um dogma de certeza que não existe.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

E o cara ainda disse que está esperando pelas bodas com Jesus:
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (2Corintios 11:2)

Acho que ele não gostou do meu comentário:
“Quando você se entregar a Jesus, não se esqueça da
camisinha.” (FernandoAteu cap. 66, vr. 61-60)

Fernando vc já se comporta como uma besta mesmo antes de já ter sido lancado por Deus no manezódromo. Ainda dá tempo de tu salvar a tua cola de ser sapecada no fogo eterno se vc tbm como eu se entregar ao noivo celestial, Jesus.

Apo

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:Apo,

Já cansei das suas acusações infundadas que chegam a ser ridículas. A minha idade está no meu perfil se vc quiser saber. Prefiro manter meu foco em coisas mais importantes que provar pra vc que focinho de porco não é tomada.

Adeus!

Promete que vai apresentar interpretações da estupidez bíblica que me façam ficar humildezinha e quieta?
Se prometer, eu concordo com a proposta. Se não, vou continuar falando com você...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:E o cara ainda disse que está esperando pelas bodas com Jesus.
Acho que ele não gostou do meu comentário:
“Quando você se entregar a Jesus, não se esqueça da
camisinha.” (FernandoAteu cap. 66, vr. 61-60)

Fernando vc já se comporta como uma besta mesmo antes de já ter sido lancado por Deus no manezódromo. Ainda dá tempo de tu salvar a tua cola de ser sapecada no fogo eterno se vc tbm como eu se entregar ao noivo celestial, Jesus.

HUAHUHAHAUAAHUAHUAHUHA!
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:

É homem.

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:

Absolutamente! O espiritismo jamais fará confronto com qualquer seita.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Às vezes, tenho a impressão de que cada vez aparecem mais espíritas ou simpatizantes por aí.

Absolutamente! O espiritismo jamais fará confronto com qualquer seita.

Estou falando no sentido de que as pessoas ficam chocadas com o comportamento agressivo dos crentes e procuram outra religião.

Alcioneijr

Apo escreveu:

Adeus!

Promete que vai apresentar interpretações da estupidez bíblica que me façam ficar humildezinha e quieta?
Se prometer, eu concordo com a proposta. Se não, vou continuar falando com você...

Como eu imaginava. Acordos não são possíveis com pessoas como vc.
Mas deixa pra lá...

Apo

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:

Adeus!

Como eu imaginava. Acordos não são possíveis com pessoas como vc.
Mas deixa pra lá...

:emoticon12:

Vai fugir das interpretações? :emoticon26:
Imagem

Deise Garcia

Acauan escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Eu diria que é mais uma ocupação do espaço vazio deixado pelo declínio do catolicismo romano tradicional no Brasil.
Sempre houve por aqui um tipo singular de religiosidade paralela à majoritária, sincrética e um tanto que a gosto do freguês, algo mais próximo do folclore do que da religião autêntica fundamentada em teologia e doutrina rígida.

Tanto o espiritismo kardecista quanto o protestantismo evangélico pentecostal e neo-pentecostal se encaixam nestas categorias de religiosidades paralelas que caem no gosto popular justamente por conta disto, cada qual com suas particularidades.

Os evangélicos, ao autorizar um bando de analfabetos funcionais a criar sua própria teologia e doutrina a partir do livre exame da Bíblia, na verdade destroem qualquer vestígio de teologia e doutrina real, mantendo-se unidos mais pelos códigos congregacionais rígidos, pelo seu apelo de pertencimento social e por vínculos emocionais do que por religiosidade verdadeiramente sólida.

Já os kardecistas, bem, eles vêem em suas doutrinas uma intelectualidade que não existe além da superfície muito fina, por isto mesmo agrada a muita gente na classe média, que comeria as unhas ao ver aqui sua religiosidade comparada à do povão evangélico, quando na verdade apelam a um cientificismo que não entendem bem tanto quanto os crentes se apegam a um livre exame que são incompetentes para praticar.

Este pastiche todo se opões ao centralismo doutrinário e teológico católico romano, que muito bem caga e anda para a opinião dos fiéis por sabê-los ignorantes do básico nestes assuntos, razão porque muita gente foge para segmentos mais anárquicos da religiosidade, onde os brasileiros, não lá muito afeitos à ordem, encontram uma fé mais próxima de suas vocações.
Os malucos dentre os carismáticos católicos que o digam.

Nunca me pareceu que você tivesse grandes conhecimentos da DE. Parece mais uma opinião pessoal e portanto não deve ser considerada censo comum de expressivo número de pessoas.

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:

É homem.

Homem? Santo Deus! Qual a religião que está pregando essa história de vapor de mil anos e outras sandices? Se não fosse hilário seria dramático.

Alcioneijr

Apo escreveu:

Adeus!

Pergunta: Vc não consegue ver no seu dia a dia os prejuízos causados pela falta de humildade nas pessoas?
Porque uma religião ensina então não serve?
Minha filha eu vejo todo dia pessoas querendo impor seu ponto de vista a todo custo, simplesmente porque lhes falta humildade. A consequência disso é obvio: A melhor decisão não é tomada porque um imbecil não teve a humildade de reconhecer que a sua proposta não era a melhor. E assim que a coisa anda.
E quando alguem faz uma pergunta que o arrogante não sabe responder? Sua falta de humildade consome o tempo das pessoas, com ele tentando mostrar que sabe o que na verdade não sabe.

Tudo que a minha religião ensina eu vivo no meu dia a dia e vejo que tem coerência.
Se vc não consegue ver no seu dia a dia como esses valores morais só trazem benefícios a todos, não serei eu que te ensinarei.

Fui!

DIG

Mensagem por DIG »

(...) se vc tbm como eu se entregar ao noivo celestial, Jesus.

Que papo mais...boiola :emoticon38: !

Deise Garcia

DIG escreveu:

Se ela não for espírita já estamos no lucro.

Alcioneijr

Deise Garcia escreveu:
DIG escreveu:

Se ela não for espírita já estamos no lucro.

Que preconceito em?

Apo

Mensagem por Apo »

Alcioneijr escreveu:
Apo escreveu:

Adeus!

Pergunta: Vc não consegue ver no seu dia a dia os prejuízos causados pela falta de humildade nas pessoas?
Porque uma religião ensina então não serve?

Religiões não ensinam humildade alguma! Ensinam a preotência e usam a manipulação, quando não a força bruta e o extermínio!
Minha filha eu vejo todo dia pessoas querendo impor seu ponto de vista a todo custo, simplesmente porque lhes falta humildade. A consequência disso é obvio: A melhor decisão não é tomada porque um imbecil não teve a humildade de reconhecer que a sua proposta não era a melhor. E assim que a coisa anda.

Sim! É isto que se vê desde sempre entre religiões! O mundo é como é por causa delas!
E quando alguem faz uma pergunta que o arrogante não sabe responder? Sua falta de humildade consome o tempo das pessoas, com ele tentando mostrar que sabe o que na verdade não sabe.

Você quer dizer que, mesmo acusando os demais de que não foram capazes ainda de entrar no seu "consenso", não consegue me responder sobre as tais barbáries da Bíblia e eu que eu não estou aceitando a sua humildade? Para tanto, me propõem não debater mais comigo num forum sobre tal assunto ( onde entrou porque quis)? :emoticon38:

Tudo que a minha religião ensina eu vivo no meu dia a dia e vejo que tem coerência.
Se vc não consegue ver no seu dia a dia como esses valores morais só trazem benefícios a todos, não serei eu que te ensinarei.

Fui!

Não há valore morais dignos de respeito nas religiões. Metade são excentricidades sado-masoquistas e o resto é como um pedófilo pervertido ou um homem bomba querer justificar suas boas ações.

Aceito sua desistência. Muito papudo. Fugiu como um covarde.
Imagem

Trancado