Quem sabe o mal que se esconde no coração do homem?
O Sombra sabe! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!![/color]
Apo escreveu:E ainda tem a questão do "os fins justificam os meios".
Ou seja, alguns podem analisar que a decisão tomada por alguém seja, a priori, um mal indefensável e não relativizável. Mas quando se analisa o que seria da situação sem aquela decisão, a perspectiva muda.
Acauan escreveu:Do mesmo modo a humanidade pode ter maior ou menor conhecimento ou assimilação das leis morais conforme a época e o povo em questão, o que não torna necessariamente as leis morais relativas.
Não é porque antigamente se aceitava a escravidão que podemos dizer que na época a escravidão era certa e muito menos boa.
Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:Do mesmo modo a humanidade pode ter maior ou menor conhecimento ou assimilação das leis morais conforme a época e o povo em questão, o que não torna necessariamente as leis morais relativas.
Não é porque antigamente se aceitava a escravidão que podemos dizer que na época a escravidão era certa e muito menos boa.
Para esses valores absolutos que você descreveu, eu prefiro a palavra "ética".
E prefiro reservar a palavra "moral" para coisas que dependem de costumes aceitos.
Por exemplo, andar pelado numa tribo amazônica é moral, mas é imoral na cidade dos brancos.
Neste exemplo, a ética estaria em se adaptar aos costumes para não provocar escândalo (ou se afastar para não ter que seguir costumes inaceitáveis).
Acauan escreveu:A regra moral ou ética é preservar os outros da ofensa e não códigos de vestimenta.
Fernando Silva escreveu:Acauan escreveu:A regra moral ou ética é preservar os outros da ofensa e não códigos de vestimenta.
O problema é que as pessoas em geral não veem a coisa desta forma. Usar a roupa errada não seria mau por ofender as pessoas e sim por ser um mal em si.
Pessoalmente, acho mais explicativo separar as coisas em "regras absolutas" e "regras relativas à época e ao lugar" ainda que, olhando-se mais de cima, fique claro que o problema é o mal que o ato faz aos outros e não o ato em si.
Johnny escreveu:Mas aí Fernando você está usando o mal como agente e não determina a definição deste agente. Mal absoluto ou relativo?
Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Mas aí Fernando você está usando o mal como agente e não determina a definição deste agente. Mal absoluto ou relativo?
Não entendi. Agente é aquele que pratica o mal e não o mal em si.
E não estou falando em "mal relativo" e sim em "regras relativas".
Johnny escreveu:Fernando Silva escreveu:Johnny escreveu:Mas aí Fernando você está usando o mal como agente e não determina a definição deste agente. Mal absoluto ou relativo?
Não entendi. Agente é aquele que pratica o mal e não o mal em si.
E não estou falando em "mal relativo" e sim em "regras relativas".
Me expressei mal (para variar...)
Mas você respondeu mesmo assim. Estas regras relativas são referentes à algum meio social que as criou, certo?
O poder do Senhor
Um jovem cumpriu o seu dever prestando serviço ao exército e era ridicularizado por ser cristão. Um dia, o seu superior a fim de querer humilhá-lo na frente do pelotão lhe pregou uma peça...
- Soldado Coelho, venha até aqui!
- Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
- Mas senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o que eu lhe ordenei...
- Mas senhor, eu não sei dirigir!
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.
O soldado não temendo, pegou a chave das mãos do seu superior e foi até o veículo. Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua oração.
"Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas mãos e mostre a essas pessoas a sua fidelidade. Eu confio em Ti e sei que podes me ajudar. Amém!"
O garoto, manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o seu superior. Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos...
- O que houve gente? - perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus, Coelho! Como fazemos para tê-lo? - respondeu o superior.
- Basta aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. Mas, porque todos decidiram aceitar o meu Deus?
O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou com ele até o jipe enxugando suas lágrimas. Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo não tinha nem motor!
DEUS CUIDA DOS SEUS E NÃO PERMITE QUE NINGUÉM NOS HUMILHE!
SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA SEMENTE DE JESUS E VOCÊ SEMPRE COLHERÁ O BEM!!!
Fernando Silva escreveu:Mais uma historinha idiota e piegas, da qual não podemos tirar nenhuma lição de moral porque nunca aconteceu.
Substitua-se "Deus" por "fada madrinha" e ela terá o mesmo valor.O poder do Senhor
Um jovem cumpriu o seu dever prestando serviço ao exército e era ridicularizado por ser cristão. Um dia, o seu superior a fim de querer humilhá-lo na frente do pelotão lhe pregou uma peça...
- Soldado Coelho, venha até aqui!
- Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
- Mas senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o que eu lhe ordenei...
- Mas senhor, eu não sei dirigir!
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.
O soldado não temendo, pegou a chave das mãos do seu superior e foi até o veículo. Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua oração.
"Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas mãos e mostre a essas pessoas a sua fidelidade. Eu confio em Ti e sei que podes me ajudar. Amém!"
O garoto, manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o seu superior. Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos...
- O que houve gente? - perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus, Coelho! Como fazemos para tê-lo? - respondeu o superior.
- Basta aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. Mas, porque todos decidiram aceitar o meu Deus?
O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou com ele até o jipe enxugando suas lágrimas. Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo não tinha nem motor!
Fernando Silva escreveu:Mais uma historinha idiota e piegas, da qual não podemos tirar nenhuma lição de moral porque nunca aconteceu.
Substitua-se "Deus" por "fada madrinha" e ela terá o mesmo valor.O poder do Senhor
Recebi de um amigo e estou repassando.. . é uma historia muito linda ...
salgueiro escreveu:A base dessa historieta é o insight, o "aviso", a premonição que ocorre com muitas pessoas.
Cabula escreveu:salgueiro escreveu:A base dessa historieta é o insight, o "aviso", a premonição que ocorre com muitas pessoas.
A mentira
salgueiro escreveu:Cabula escreveu:salgueiro escreveu:A base dessa historieta é o insight, o "aviso", a premonição que ocorre com muitas pessoas.
A mentira
Achei folclórica a historietamas de premonição, insight e aviso eu entendo.
Cabula escreveu:salgueiro escreveu:Cabula escreveu:salgueiro escreveu:A base dessa historieta é o insight, o "aviso", a premonição que ocorre com muitas pessoas.
A mentira
Você já repassou estes e-mails que recebe para várias pessoas e seu desejo foi realizado![]()
salgueiro escreveu:Cabula escreveu:salgueiro escreveu:Cabula escreveu:salgueiro escreveu:A base dessa historieta é o insight, o "aviso", a premonição que ocorre com muitas pessoas.
A mentira
Você já repassou estes e-mails que recebe para várias pessoas e seu desejo foi realizado![]()
Raramente recebo esse tipo de coisa e nunca repasso nada que não seja do interesse do interlocutor, encher o saco alheio não é a minha praia.
E nunca entrei nesse tipo de "corrente".
Cabula escreveu:Pois é, daí se ver que não acontece nada. Apesar dos testemunhos de que manda não se deve dar crédito a essas coisas. As coisas acontecem de bom e de ruim com todas as pessoas, quem acredita em algo atribui o acontecimento às suas crenças.
salgueiro escreveu:Só complementando
Situações "fantasmagóricas" servem como um despertar e não, não tem o potencial de transformar malvados em bonzinhos nem nada do gênero. Mas pode dar sim uma sacudida.